Aprenda passo a passo como consultar placa de veículo SP grátis

Aprenda passo a passo como consultar placa de veículo SP grátis

Se você já tentou consultar a placa de veículo e não obteve sucesso, esse texto é para você! Vamos te apresentar as ferramentas que fazem a consulta da sua situação veicular e o passo a passo para você consultar gratuitamente de um jeito rápido, sem a necessidade de ir até o Detran.

Aqui você aprenderá como consultar placa de veículo SP e de outros estados de maneira didática, aprenderá sobre o procedimento de inserção de informações das autoridades no sistema do Detran, o que a mudança das placas influenciam no dia a dia dos brasileiros e dicas para comprar um veículo sem ter dor de cabeça após a compra.

Saiba que o procedimento para consultar placa de veículo é bem simples e rápido e pode ser feito online. Neste artigo você irá aprender tudo sobre como consultar a placa do seu veículo e mais:

  • Para que servem as placas dos veículos
  • Novas Placas no Brasil
  • Consulta online pelo site do Detran
  • Consulta online pelo site do DOK
  • Consulte antes de comprar um veículo
  • Como e por quem é colocado as informações do veículo no site do Detran
  • Como consultar placas de outros estados
  • Como são colocadas as informações do veículo no site do Detran
  • Sem surpresa ao consultar a placa de um veículo
  • Quais os riscos de débitos atrasados
  • Como regularizar a situação do veículo no cartão de crédito?
  • Como eu posso recorrer às multas
  • Fique em dia

Para que servem as placas dos veículos?

Como se fosse o RG dos cidadãos, a placa dos veículos é o recurso de identificação registrado no município do qual foi feito o emplacamento. É através desta identificação que o veículo será reconhecido e também é através dela que multas, advertências, autuações e dívidas serão imputadas.

A placa é diretamente ligada ao dono do veículo, por isso tudo que ocorrer com ela o dono precisa ser notificado, e cairá sobre ele as responsabilidades recorrentes do carro, como dívidas e multas, atualização da documentação entre outros.

No Brasil, as placas como conhecemos de veículos particular, cinza com três letras e quatro números foi implementada em fevereiro de 1990. O sistema brasileiro de emplacamento de veículos dispõe, atualmente, de 6 cores de placas: branco, preto, cinza, azul, vermelho, verde. Elas são para tipos de veículos específicos, mas vamos focar nos veículos particulares que possuem placas cinzas com caracteres pretos.

Esse padrão de emplacamento acaba de receber um novo modelo, a placa do Mercosul. A nova placa manterá as mesmas cores para cada categoria de veículos como atualmente constituídas. Leia sobre ela a seguir.

Novas Placas no Brasil

Planejadas para 2016, adiadas para 2017, 2018, 2019 e agora para 2020, as placas brasileiras vão passar por uma mudança. Com o novo acordo feito entre os países do Mercosul, as placas de veículos brasileiros terão um novo visual.

IPVA atrasado? Parcele em até 12 vezes com 6 cartões diferentes.

Elas irão possuir fundo branco e, na parte superior, o nome do país. Conforme a Resolução do Contran n° 590/2016 as placas terão as seguintes características:

  • Conjunto alfanumérico com quatro letras e três números — no formato ABC1D34
  • Fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do MERCOSUL, ao lado direito a Bandeira do Brasil e ao centro o nome BRASIL
  • Conterá 7 caracteres alfanuméricos estampados em alto relevo, com combinação aleatória de 4 letras e 3 números, a ser fornecida e controlada pelo DENATRAN.
  • Embaixo da bandeira do Brasil devem constar a bandeira do estado e o brasão do município do licenciamento, bem como o respectivo nome da localidade por extenso.

As novas placas devem padronizar os veículos dos países que fazem parte do Mercosul. Modelo já é utilizado na Argentina e no Uruguai. Além disso, a nova mudança visa aumentar a segurança. Segundo o Denatran, serão possíveis quase 500 milhões de combinações diferentes contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro. A nova tecnologia permitirá também diminuir e até extinguir a prática de fraudes e clonagens de veículos, e aumentará a eficiência de rastreios por policiais.

Nova placa Mercosul

Quem deve trocar as placas?

A nova determinação divulgada no Diário Oficial da União no dia 28 de junho de 2019 diz que todos os Detrans precisam começar a instalação das placas nos veículos até o dia 31 de janeiro de 2020. Mas para quem é obrigatório?

A nova placa será exigida nos casos de:

  • Primeiro emplacamento
  • Mudança de município
  • Mudança de estado
  • Furto, roubo, extravio ou dano.

Fora esses casos, não será obrigatório a nenhum veículo particular, representado pela placa cinza, fazer a troca para a nova placa.

Mesmo não sendo obrigatório, alguns estados já começaram a mudança. Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) já existem 2 milhões de veículos circulando com a nova placa.

Como consultar placa de veículo SP?

Seja a placa nova ou a antiga, é necessário que haja consultas constantes para saber a situação do seu veículo, muitas vezes é pela consulta que você percebe que esqueceu de pagar um imposto importante ou muitas vezes é através dela que você sabe que levou uma multa.

Realizar a consulta da placa do seu veículo garante mais controle sobre as finanças que hora ou outra terá que se adequar às taxas implementadas anualmente.

Aqui esclareceremos sobre a funcionalidade e a distribuição das placas dos veículos no Brasil, qual é o setor responsável por isso e de que forma podemos ter acesso a este órgão para obtermos informações.

Ao consultar a placa de veículo SP ou outros estados, você pode saber, por exemplo, a placa de um veículo que fugiu de um acidente, com o recurso é possível encontrar o responsável pelos danos, através de uma consulta de placa minuciosa.

Além disso, ao adquirir um veículo usado, você pode utilizar dados de identificação do veículo para saber se ele possui dívidas com o governo e, assim, você pode se livrar de uma grande dor de cabeça.

Aqui nós apresentaremos duas ferramentas para você consultar seus débitos.

Consulta online pelo site do Detran

Site do detran de SP

A primeira delas e a mais difícil é pelo site do Detran, o órgão disponibiliza uma plataforma para que você consiga realizar a consulta e saber em qual situação seu veículo está, porém, o site contém diversas informações e muitas vezes o que precisamos não está tão claro na tela.

Apesar dessa dificuldade, ele é um bom recurso já que é o próprio órgão estadual que disponibiliza as informações.

Caso você escolha ver seus débitos pelo site do Detran, fizemos um passo a passo para o site do Detran do Estado de São Paulo:

  • Entre no site do Detran SP
  • Na página inicial, clique em “Veículos”
  • Acesse a opção identificada como “Débitos, restrições e vistorias”
  • Escolha entre as opções “Seu veículo” ou “Veículo de terceiros”
  • Opte pelo tipo de informação que deseja consultar: débitos ou informações sobre registro de roubo ou furto.
  • Informe os dados da placa e também Renavam do veículo. O sistema do Detran exige as duas informações
  • Clique em avançar

Depois de seguir todos esses passos você estará mais perto de, finalmente, visualizar a situação do veículo. Basta seguir as demais instruções do sistema.

Consulta placa pelo site do DOK

Página inicial DOK Despachante

Além do site do Detran, você também tem a opção de consultar placa de veículo SP seus débitos e documentos através do nosso site. O DOK é um Despachante com mais de 6 anos de experiência em consultas online, sendo o pioneiro nesse seguimento.

Atualmente o site tem mais de 400 mil acessos por mês e mais de 120 mil pessoas já realizaram a renovação do documento e o parcelamento dos débitos através da consulta do DOK.

A plataforma oferece um suporte completo, desde a usabilidade do site até as formas de pagamentos facilitadas. Tudo pensado em você, para melhorar a sua experiência em renovação de documentos e quitação de dívidas.

A consulta do DOK Despachante também foi pensada para aqueles que não têm muita familiaridade com o mundo digital, a plataforma é intuitiva, ou seja, é só acessar que você imediatamente saberá o que fazer.

No DOK você pode realizar a consulta com a placa ou o Renavam do veículo. Sabendo que nem sempre as pessoas têm paciência ou tempo para seguir tantos passos, o DOK desenvolveu uma ferramenta que necessitam apenas de 3 passos. Você só precisará do Renavam ou da placa do veículo e de um e-mail.

  • Acesse o site do DOK Despachante
  • Informe a placa ou o Renavam
  • Clique em “Consulte Grátis”

Depois de seguir esses 3 passos você verá na tela e receberá as informações diretamente em seu e-mail, em poucos instantes.

Aqui é possível parcelar todos os seus débitos em até 12 vezes e em até 6 cartões diferentes, isso nos possibilita a atingir todos que precisam da comodidade de um despachante online e facilidade das formas de pagamento.

Sabemos que muitas vezes as contas apertam e não temos como pagar certas dívidas, se você fez o planejamento e chegou na hora de pagar IPVA, DPVAT e licenciamento e teve todo o montante, parabenizamos, pois é o que queremos de nossos clientes.

Mas essa não é a realidade de muitos, pois carros dão gastos altos, além deles existem outras diversas contas que comumente as pessoas têm, para esta pessoa queremos dizer que nem tudo está perdido, que existem maneiras de você conseguir se livrar das dívidas de maneira saudável financeiramente. Saiba mais no site do DOK Despachante.

Consultar placa de veículo SP antes de comprar um veículo

Alguns cuidados devem ser tomados antes de comprar um veículo e principalmente se ele for usado. Além dos detalhes mecânicos, é importante que seja observado toda a documentação, isso pode ser feito facilmente seguindo os passos acima.

No site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é possível ter acesso a indicadores de situação do veículo. Como: se há restrição, se existe ocorrência de roubo ou furto ativa; e se existem multas, restrição judicial ou comunicação de venda.

Para ter acesso a essas informações, basta clicar no item “consulta veículo” do menu “certificado veículo”. Mas para fazer a consulta, são necessários o código do Renavam e o número do CPF/CNPJ do proprietário do veículo.

Como consultar placas de outros estados

“Não sou de São Paulo, também consigo consultar a situação do meu veículo pelo site do Detran?” Se essa também é sua dúvida saiba que, em regra, o Detran do seu estado também oferece a consulta de placas online.

Como falamos, nesse artigo você também vai encontrar informações de outros estados além de SP, separamos aqui passo a passo de como você pode fazer a consulta no site do Detran do seu estado. Confira:

Rio de Janeiro

  • Acesse o site do Detran RJ
  • Clique no menu “veículo” · Clique na aba “consultas”
  • Em seguida: “veja o cadastro do seu veículo”.

Para obter informações de roubo ou furto, você deve acessar o site do Denatran.

Manaus

  • Acesse o site do Detran Manaus
  • Clique no menu “veículo”
  • Selecione a opção “situação do veículo”.

Coloque o número do chassi ou o Renavam do automóvel

  • Para verificar multas
  • Acesse o menu “multas”
  • Em seguida em: “consulta multas do veículo”.

Bahia

  • Acesse o site Detran-BA
  • Em seguida clique em “serviços”
  • Clique em “Serviços online”
  • E depois: “Situação do veículo”

Goiás

  • Acesse o site do Detran
  • Clique no ícone: “veículos”
  • Clique em “dados do veículo”
  • Insira sua placa e Renavam
  • Em seguida clique em “consulte”

Rio Grande do Sul

IPVA atrasado
  • Acesse o portal do Detran
  • Clique no menu “consulta de veículos”
  • Insira a sua placa e do Renavam.

Como são colocadas as informações do veículo no site do Detran

Para fazer a consulta da situação do veículo é preciso entender como são colocadas as informações do site do Detran. Tudo começa ao tirar a Carteira Nacional de Habilitação, automaticamente a pessoa passa a ter um cadastro no Detran, a partir disso os dados são inseridos e atualizados na compra e venda de veículos, no pagamento dos impostos anuais, ao cometer infrações de trânsito, ao pedir segunda via de documentos, ao atualizar dados e etc.

Existe toda uma equipe por trás da atualização dos dados, a equipe do Detran é responsável por inserir e atualizar os dados dos cidadãos no sistema. No entanto, muitas partes do processo são automatizadas, ou seja, ao deixar de pagar um tributo automaticamente começará a correr juros, este é um dos processos automatizados dos Detrans.

Saiba agora detalhes de como é inserida uma multa, por exemplo.

Multas

Ao ocorrer a infração de trânsito, a autoridade deverá inserir no sistema do Detran do município, no entanto a falta de inserção ou a falta de notificação não exorta o infrator das autuações. A autoridade tem no prazo máximo de 30 dias, contados da data de cometimento da infração, para a expedir a Notificação de Autuação, dirigida ao proprietário do veículo.

Na notificação constará a data do término do prazo para a apresentação da Defesa de Autuação e/ou Indicação do Condutor pelo proprietário do veículo ou pelo condutor infrator devidamente identificado.

Observação: O Auto de Infração valerá como notificação de autuação quando colhida a assinatura do condutor e a infração for de responsabilidade do condutor ou for de responsabilidade do proprietário e este for o condutor.

Sem surpresa ao consultar a placa de um veículo

Consulta do veículo no site do DOK Despachante

Para você não ter surpresa ao comprar um veículo é extremamente necessário que você saiba o histórico dele através da consulta. Pesquisar o histórico do carro já é uma realidade e é bem fácil de fazer, as buscas podem identificar multas, gravame, renainf, se o veículo tem passagem por leilão, se possui sinistro, se possui raspagem de chassi, entre outros.

Ter essas informações em mãos é mais seguro e garante que você não entrará em maus negócios. Essas informações podem diminuir o valor do veículo, aumentar ou até vetar a negociação de um seguro, além de que pode acarretar em multas e despesas extras para regularizar.

Busca e apreensão do veículo

Uma pesquisa que precisa ser feita é a se o veículo está com busca e apreensão. A busca e a apreensão de veículo se dá quando o credor resolve requerer, por meios jurídicos, o veículo financiado, por falta de pagamento. O mandado é um procedimento que consiste em localizar e tomar o veículo e só pode ser realizado por um oficial de justiça.

Muitas vezes os veículos que estão com busca e apreensão são colocados a venda normalmente em lojas de carros, ou são vendidos através de grupos de redes sociais, boca a boca e etc. O problema disso tudo é a má fé e até mesmo o crime que o proprietário está cometendo ao realizar a prática de vender um veículo alienado e com busca e apreensão.

Para que isso não aconteça é imprescindível que se você está buscando um veículo usado para comprar faça buscas minuciosas sobre o veículo na internet e nos sites confiáveis, como o Detran e o DOK Despachante, não confie apenas no vendedor ou no dono do veículo.

Para saber se o veículo que você está querendo comprar não está com busca e apreensão é necessário que você entre no site do Detran do seu estado. Caso você esteja em São Paulo, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site do Detran: http://www.detran.sp.gov.br/
  • Clique na opção: “Veículos”
  • Clique em: “Débitos, restrições e vistorias”
  • Clique em: “Veículo de terceiros – débitos, restrições e vistorias”
  • Na página seguinte, clique em “Débitos, restrições e vistorias”
  • Preencha com os números de placa e Renavam do veículo
  • Confirme não ser um robô
  • Clique em “avançar”.

Esta simples busca vai garantir que você não tenha dor de cabeça posteriormente e faça um bom negócio.

Quais os riscos de débitos atrasados

Nem sempre a situação financeira vai bem, especialmente no começo do ano. Afinal, é nessa época que várias despesas chegam praticamente juntas, com vencimento próximo um do outro, o que dificulta no orçamento do mês.

No entanto, quando se trata dos débitos do veículo, é importante ter atenção redobrada. Isso porque alguns débitos impedem que o licenciamento seja feito e rodar com o carro que não foi licenciado é infração gravíssima.

Esse é o caso de mais de 500 mil veículos no estado de São Paulo, é por isso que há a grande necessidade de consultar a placa do veículo regularmente.

Nesse sentido, é importante manter os débitos todos quitados para não enfrentar nenhum impedimento no momento de licenciar o veículo. Afinal, o documento emitido no momento do licenciamento, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), é de porte obrigatório.

Por isso, caso um agente de trânsito ou autoridade policial decida abordar um condutor, certamente ele irá solicitar a Carteira de Habilitação (CNH) e também o CRLV. Nesse caso, se o licenciamento não estiver em dia, estará configurada a infração.

Ao atrasar o pagamento do IPVA, multas, DPVAT ou Licenciamento o valor dessa dívida pode aumentar em pouquíssimo tempo e se tiver inscrição na dívida ativa o valor pode dobrar, literalmente dobrar.

Ao fazer a consulta da placa através da plataforma do DOK Despachante você poderá estar parcelando o valor do débito em até 12 vezes e sair imediatamente da dívida ativa.

A cada dia que a pessoa passa sem pagar os impostos é aplicado uma multa. Em caso de atraso, será cobrada uma multa de 0,33% ao dia, fixada em 20% após dois meses, além de juros com base na taxa Selic. O contribuinte já pode ser inscrito na dívida ativa após 60 dias. Se isso ocorrer, a multa passará a ser de 40% do valor do imposto e serão cobrados os custos judiciais do processo.

Consulte constantemente a placa do seu veículo para ter certeza de que não débitos no seu nome ligados ao seu carro.

Saiba o que mais pode acontecer ao atrasar os impostos anuais:

Apreensão do veículo

Certamente a penalidade que mais assusta os proprietários de veículos com o licenciamento atrasado é ter o seu próprio carro apreendido. No entanto, aqui é preciso deixar algumas informações bem claras, pois ainda há muita confusão quando o assunto é apreensão de veículo.

Uma lei que entrou em vigor, ou seja, passou a ser válida em todo o Brasil no final de 2016 revogou o artigo 262 do Código de Trânsito Brasileiro. O que isso significa? Significa que desde a promulgação da Lei 13.281/16 a penalidade de apreensão não existe mais. Contudo, isso não significa que o seu carro não pode ser removido para o pátio do Detran.

A remoção do veículo provocada por irregularidades na documentação, como é o caso do licenciamento atrasado, pode sim acontecer. No entanto, a remoção é uma medida administrativa, diferente da apreensão que era uma penalidade. No final das contas, o que interessa é o seguinte: tanto na apreensão como na remoção o resultado é o mesmo: carro parado no pátio do Detran. Por isso, o melhor a se fazer é consultar placa de veículo SP regularmente.

Pontos na carteira

Além do risco de recolhimento do veículo e da multa gravíssima no valor de R$ 293,47, o proprietário também perde 7 pontos em sua carteira de motorista. Assim sendo, é importante destacar que não importa quem esteja em posição de condutor do veículo, pois em caso de multa por atraso no licenciamento, os pontos são descontados da CNH do proprietário do veículo. Não é possível transferir.

É importante lembrar, que o máximo de pontos que podem ser acumulados dentro do período de 12 meses é 19. Mais do que isso, é possível acabar com a CNH suspensa.

Como regularizar a situação do veículo no cartão de crédito?

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos recursos mais utilizados pelos brasileiros, por ser uma maneira facilitada de parcelamento de contas, ele também pode e deve ser usado para quitação das dívidas recorrentes do veículo. Caso não tenha entendido, vamos explicar.

Ao fazer a consulta da placa de veículos pelo site DOK Despachante por exemplo e notar que você deixou de pagar o licenciamento e IPVA deste ano, você notará que será possível um financiamento da dívida, isso mesmo! O DOK Despachante parcela sua dívida para você se livrar do débito, ou caso seu nome já esteja na dívida ativa, você se livrará da dívida.

Tudo funciona de maneira bastante simplificada, ao entrar no site do DOK e colocar sua placa do carro ou o número do renavan você já inicia a consulta do seu veículo.

Você notará que há a opção de parcelamento, é só escolher o número de parcelas, inserir o número do seu cartão de crédito, e o melhor é que podem ser em até seis cartões de crédito diferentes, ao colocar o número, finalize e aí é só aguardar o documento chegar na sua casa.

Com isso, basta seguir as instruções do site para regularizar essas pendências até que o seu pedido seja confirmado e aprovado com sucesso. Lembre-se que as informações precisam ser preenchidas com o máximo de atenção, pois o sistema faz tudo de forma automatizada. Ou seja, um erro no endereço de entrega poderá influenciar diretamente na entrega do seu documento.

Ademais, o prazo de entrega do documento é de até 5 dias úteis. Exceto nos casos em que o débito já estiver inscrito na dívida ativa, pois nesses casos o prazo de entrega sobe para 10 dias. Simples assim.

Essa foi a nossa maneira encontrada para levar praticidade a pessoas que precisam dela, tudo foi pensado para facilitar o cotidiano corrido presente na vida da maioria dos brasileiros. Conheça os serviços do DOK Despachante.

Fique em dia

Até agora você aprendeu como que você pode consultar todo o histórico de um carro através da placa dele, aprendeu como fazer uma pesquisa minuciosa de todos os detalhes do veículo antes de fazer a compra.

Aprendeu como pagar os débitos do veículo caso haja dívidas durante a consulta da placa. Aprendeu como entrar com recursos e se livrar de multas indevidas que são bem comuns.

Mas para que você não tenha que se preocupar com seu carro, fique em dia com o governo pagando os impostos que estão sobre todos aqueles que possuem um veículo. Faça seu planejamento financeiro e busque recursos como o DOK Despachante para eliminar de uma vez por todas as dívidas veiculares. Nada melhor do que ter a consciência tranquila com a dívidas quitadas. Temos as melhores soluções para você voltar a ter a tranquilidade que merece.

Se gostou desse artigo, se aprendeu algo ou se ficou com dúvida, pedimos a gentileza de deixar nos comentários o seu feedback para que possamos continuar produzindo cada vez mais conteúdos com essa qualidade.

Posts relacionados
Dívida Ativa
Dívida Ativa

Veja mais sobre Dívida Ativa. Na DOK despachante você tira as suas dúvidas sobre documentação, licenciamento e mais. Confira! […]

Leia mais…

Débitos de veículos
Débitos de veículos

Veja sobre débitos de veículos. Tire todas as suas dúvidas sobre débitos do seu veículo aqui na Dok Despahante. Confira! […]

Leia mais…