Saiba tudo sobre IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais tributos cobrados no Brasil. Como o próprio nome diz, deve ser pago por todos os proprietários de veículos automotores, seguindo o calendário divulgado pela Secretaria da Fazenda.

Geralmente, o imposto é cobrado logo no início do ano, antes ou junto com o licenciamento. Os métodos de arrecadação do IPVA, conhecido por ser um dos tributos mais caros do país, variam de acordo com cada estado. Porém, na maioria das vezes, é possível pagá-lo à vista ou parcelado.

Quer entender mais sobre o IPVA? Não sabe como calcular o quanto irá pagar e também não conhece as opções para dividir o valor? Para entender todos os detalhes sobre o tributo, utilize os botões ao lado e navegue pelo conteúdo.

O que é IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo de responsabilidade da Secretaria da Fazenda, o qual deve ser pago a cada ano. O IPVA entrou em vigor em 1986, quando substituiu um imposto rodoviário unificado, conhecido como TRU.

Apesar de englobar as palavras “veículos automotores”, o imposto é válido apenas para automóveis terrestres, incluindo carros, motos, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, excluindo barcos, helicópteros e aviões.

O IPVA é obrigatório para todos os proprietários de veículos do Brasil. Porém, existem diferenças de prazos e valores para cada estado. Já a arrecadação do imposto é dividida da seguinte forma:

  • 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb);
  • 40% para o estado de registro veículo;
  • 40% para o município em que o automóvel está registrado.

Desse modo, o total arrecadado por meio IPVA é destinado não só para a manutenção e melhoria do transporte terrestre no país, mas o valor também é distribuído entre outras áreas, incluindo saúde, educação e segurança pública.

Consultar IPVA online

Atualmente, não é mais necessário ir até um posto de atendimento do órgão responsável para fazer a consulta de IPVA e dos demais débitos do veículo. Hoje em dia, o procedimento pode ser feito pela internet.

Sendo assim, a consulta pode ser feita tanto no site dos órgãos públicos quanto em despachantes credenciados. Aqui no DOK, ao informar a placa do veículo, você pode verificar a situação completa do automóvel. Saiba como:

  1. No formulário de consulta disponível no topo desta página, informe a placa do veículo desejado e informe um e-mail válido. Feito isso, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Em seguida, não só o IPVA, mas também todos os outros possíveis saldos do veículo serão mostrados, incluindo licenciamento, DPVAT e eventuais multas. Fácil, não é mesmo?

Secretaria da Fazenda IPVA

A consulta de IPVA no portal da Sefaz, órgão responsável pelo tributo, é complexa e exige muito mais tempo, mas também funciona. Antes de tudo, é preciso descobrir qual o site referente à Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado.

Para descobrir o endereço eletrônico, basta seguir a estrutura: www.fazenda.[ESTADO].gov.br e utilizar a sigla da unidade federativa desejada no lugar de [ESTADO]. Em São Paulo, por exemplo, o link será: www.fazenda.sp.gov.br.

Sefaz-SP consulta IPVA

Após acessar o site da Sefaz-SP, procure pelo link “IPVA - Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores”. Feito isso, clique em “CONSULTAR DÉBITOS - Veículo Próprio”.

Em seguida, você será levado à autenticação de usuário, onde deverá fazer o login ou cadastro via usuário e senha da Nota Fiscal Paulista. Depois, clique na aba “IPVA” e selecione a opção “Consulta”.

Por fim, uma nova página irá mostrar se o veículo informado está com o IPVA atrasado ou se está no cadastro de devedores do seu estado. Caso queira, você também poderá fazer o download da consulta ao clicar em “Baixar”.

Detran IPVA

Apesar de não ser o órgão responsável pelo recolhimento do IPVA, também é possível fazer a consulta do imposto no site Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado em que o veículo está registrado.

Nesse caso, o procedimento é semelhante à verificação feita no site da Sefaz. Antes de tudo, é preciso descobrir o site do Detran de seu estado. Para isso, basta seguir a estrutura: www.detran.[ESTADO] .gov.br.Em seguida, substitua [ESTADO] pela sigla da unidade federativa desejada.

Detran-SP consulta IPVA

Caso queira fazer a consulta online de IPVA, licenciamento e multas veiculares no portal do Detran do estado de São Paulo, tenha em mãos o documento do automóvel. Para saber todos os detalhes da consulta, siga o tutorial abaixo:

  1. Após acessar o site do Detran-SP, clique em “Veículos”. Em seguida, busque pela opção “Pesquisa de débitos e restrições” e selecione o link “Acesse o serviço”;
  2. Feito isso, você será levado à página “Pesquisa de Débitos e Restrições de Veículo”, onde deverá clicar em “Seu veículo”. Com isso, o órgão exigirá o login ou cadastro;
  3. Após se cadastrar ou informar os dados de acesso, clique em “Entrar”. Em seguida, uma nova tela irá apresentar o CPF e a placa do veículo cadastrado. Se ambos estiverem corretos, selecione o captcha “Não sou um robô” e clique em “Pesquisar”;
  4. Por fim, todos as despesas do veículo serão mostradas. Caso exista alguma pendência, você poderá recorrer aos bancos conveniados, lotéricas ou despachantes credenciados para fazer o acerto.

Valor do IPVA

O valor do IPVA é definido a partir do valor venal (preço de venda) do veículo multiplicado pela alíquota praticada por cada estado. Porém, a porcentagem pode variar de acordo com o tipo do automóvel.

Por isso, antes de fazer o cálculo, é importante consultar o preço de venda do veículo na tabela Fipe, além de verificar a alíquota referente à categoria do automóvel (que varia conforme cada estado), a qual pode ser encontrada no portal da Sefaz.

Cálculo do IPVA

Conforme citado, ao multiplicar o preço de venda do veículo pela alíquota praticada no estado, é possível descobrir o valor do IPVA. No entanto, você não precisa se preocupar em fazer essa conta manualmente, pois o DOK criou uma ferramenta que facilita todo o processo: a calculadora de IPVA.

Para usar a plataforma, é preciso descobrir o valor venal do veículo, o qual pode ser encontrado na tabela Fipe do DOK Despachante. Em seguida, para saber o valor do imposto, basta preencher as seguintes informações sobre o automóvel:

  • Tipo de veículo (carro, moto, ônibus, caminhonete, caminhão ou reboque);
  • Valor venal do veículo (preço de venda);
  • Estado de registro do automóvel.

Depois de preencher as informações acima, basta clicar em “Calcular IPVA”. Com isso, você verá qual o valor do IPVA do seu veículo. É muito simples!

Qual o prazo para pagar IPVA?

Assim como o preço do IPVA, o prazo para pagar o imposto também muda em cada estado. Geralmente, acontece nos primeiros meses do ano, levando em consideração o último número da placa do veículo.

Além disso, o prazo também difere no caso de pagar à vista ou parcelado. Na maioria dos estados, a quitação em cota única é feita logo em janeiro, enquanto a divisão das cotas se estende entre os próximos meses do ano.

IPVA 2024

O calendário de recebimento do IPVA SP 2024 já foi divulgado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. As datas são similares ao ano anterior, com possibilidade de pagamento à vista (com 3% de desconto) ou parcelamento em até cinco vezes (sem desconto). Veja abaixo:

Automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares.

Mês Janeiro Fevereiro Março Abril Maio
Prestação 1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto 2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto
Final de placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 11/jan 11/fev 11/mar 11/abr 11/mai
Final 2 12/jan 12/fev 12/mar 12/abr 12/mai
Final 3 13/jan 13/fev 13/mar 13/abr 13/mai
Final 4 16/jan 16/fev 16/mar 16/abr 16/mai
Final 5 17/jan 17/fev 17/mar 17/abr 17/mai
Final 6 18/jan 18/fev 18/mar 18/abr 18/mai
Final 7 19/jan 19/fev 19/mar 19/abr 19/mai
Final 8 22/jan 20/fev 20/mar 20/abr 20/mai
Final 9 23/jan 23/fev 23/mar 23/abr 23/mai
Final 0 24/jan 24/fev 24/mar 24/abr 24/mai

Com o DOK Despachante, você pode parcelar o IPVA 2024 em até 12 vezes, utilizando até seis cartões de crédito diferentes. Há também a opção de dar uma entrada no boleto bancário e dividir o restante do valor no cartão. Para regularizar a situação do automóvel, basta clicar no botão abaixo:

IPVA caminhão SP

Além do cronograma de vencimentos para veículos leves, a Sefaz-SP também divulga anualmente um calendário de pagamentos para caminhões e tratores, o qual também foi alterado em 2024.

No estado, os donos de caminhões e tratores também têm desconto de 3% ao quitar o IPVA à vista. Confira:

Arraste para o lado para ver mais...
Mês Janeiro Março Abril Maio Julho Agosto Setembro
Prestação Cota Única COM Desonto 1ª prestação Cota Única SEM Desconto 2ª prestação 3ª prestação 4ª prestação 5ª prestação
Final de placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 11/jan
Final 2 12/jan
Final 3 15/jan
Final 4 16/jan
Final 5 17/jan
Final 6 18/jan 20/mar 19/abr 20/mai 20/jul 20/ago 20/set
Final 7 19/Jan
Final 8 22/jan
Final 9 23/jan
Final 0 24/jan
Arraste para o lado para ver mais...

Aqui no DOK Despachante, você pode regularizar os débitos de todas as categorias de veículo em até 12 vezes, incluindo caminhões e tratores. Para isso, basta informar a placa do automóvel e um e-mail válido.

IPVA 2023

Em 2023, por exemplo, o recolhimento do IPVA SP aconteceu nos três primeiros meses do ano, com desconto de 3% para quem pagasse o imposto em cota única até 24 de janeiro. Além disso, o governo do estado de São Paulo permitiu que o imposto fosse parcelado em até cinco vezes. Confira:

Automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares.

Mês Janeiro Fevereiro Março Abril Maio
Prestação Cota Única com desconto de 3% ou a 1ª prestação Cota Única sem desconto ou 2ª prestação
Final de placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 11/jan 11/fev 11/mar 11/abr 11/mai
Final 2 12/jan 12/fev 12/mar 12/abr 12/mai
Final 3 13/jan 13/fev 13/mar 13/abr 13/mai
Final 4 16/jan 16/fev 16/mar 16/abr 16/mai
Final 5 17/jan 17/fev 17/mar 17/abr 17/mai
Final 6 18/jan 18/fev 18/mar 18/abr 18/mai
Final 7 19/jan 19/fev 19/mar 19/abr 19/mai
Final 8 20/jan 20/fev 20/mar 20/abr 20/mai
Final 9 23/jan 23/fev 23/mar 23/abr 23/mai
Final 0 24/jan 24/fev 24/mar 24/abr 24/mai

Caminhões e caminhões-tratores.

Arraste para o lado para ver mais...
Mês Janeiro Março Abril Maio Julho Agosto Setembro
Prestação Cota Única com desonto 3% 1ª prestação Cota Única sem desconto 2ª prestação 3ª prestação 4ª prestação 5ª prestação
Final de placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 11/jan
Final 2 12/jan
Final 3 13/jan
Final 4 16/jan
Final 5 17/jan
Final 6 18/jan 20/mar 20/abr 20/mai 20/jul 20/ago 20/set
Final 7 19/Jan
Final 8 20/jan
Final 9 23/jan
Final 0 24/jan
Arraste para o lado para ver mais...

Se ao conferir a tabela de vencimentos do IPVA 2023, você notou que deixou de pagar o imposto até o prazo obrigatório, regularize a situação do seu veículo em até 12 vezes com o DOK Despachante. Para isso, basta clicar no botão abaixo:

Como pagar IPVA?

O acerto do IPVA pode ser feito em bancos conveniados, casas lotéricas ou despachantes credenciados. Na maioria dos estados, basta informar o Renavam para que o imposto seja regularizado. Em certos lugares, ainda é preciso emitir uma guia no site da Sefaz para quitar o tributo.

Além disso, os acertos devem ser feitos até a data-limite divulgada pela Secretaria da Fazenda do estado de registro do automóvel. Caso deixe de pagar o tributo no prazo, o proprietário terá que arcar com acréscimos diários.

Posso pagar IPVA no despachante?

Além das redes bancárias e das casas lotéricas, você também pode contar com os despachantes para pagar o IPVA. No DOK, por exemplo, são oferecidas diversas opções e todo o procedimento pode ser feito pela internet. Saiba como:

  1. Vá até o formulário de consulta disponível no topo desta página, informe a placa do veículo e um e-mail ativo. Em seguida, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Feito isso, serão mostradas todas as pendências do automóvel informado, selecione quais deseja pagar e clique em “Escolher forma de pagamento”;
  3. Na tela seguinte, selecione uma das opções: cartão (em até 6 cartões), boleto bancário, boleto + cartão ou PIX. Após escolher o método para pagar, clique em “Continuar para entrega”;
  4. Na próxima tela, informe os dados pessoais solicitados e clique em “Continuar para resumo”;
  5. Após verificar se todas as informações estão corretas, clique em “Finalizar pedido”. Feito isso, basta aguardar a aprovação do seu pedido.

IPVA parcelado: como funciona?

As opções de parcelamento do IPVA diferem em cada estado. Em São Paulo, por exemplo, o valor do imposto pode ser dividido em até cinco vezes. Nesse caso, o proprietário do veículo não recebe desconto no preço do tributo.

Caso o número de cotas disponíveis em seu estado não for o suficiente, a melhor opção é recorrer a um despachante credenciado. Aqui no DOK, é possível dividir o valor do IPVA em até 12 vezes, utilizando até seis cartões diferentes. Se preferir, você pode dar entrada no boleto bancário e parcelar o restante no cartão.

É preciso imprimir o IPVA?

Com a digitalização de diversos processos, muitas das guias de boletos veiculares deixaram de ser impressas. Atualmente, basta informar o Renavam para quitar o tributo na maioria dos estados.

Porém, se seu estado não oferece essa facilidade, será preciso emitir o documento de arrecadação no site da Secretaria da Fazenda ou em um banco conveniado. Depois, você poderá fazer a impressão da guia ou pagar via internet banking.

Segunda via IPVA: como tirar?

Se você perdeu o boleto do IPVA, não é necessário ir até um posto de atendimento da Sefaz para emitir um novo documento. Agora, é possível gerar a segunda via no portal da instituição. Em certos casos, a guia é emitida diretamente no site do banco conveniado.

Porém, também a como quitar o imposto apenas pela placa do veículo ou Renavam. Para isso, você pode contar com as facilidades do DOK Despachante. Assim, não será necessário emitir nenhuma guia para pagar tanto o IPVA quanto o licenciamento.

O que acontece se não pagar IPVA?

Conforme mencionado, deixar de pagar o IPVA pode gerar diversos problemas ao proprietário do veículo. Pode-se dizer que, não regularizar o imposto, gera uma “bola de neve”, pois os acréscimos por dia de atraso se tornam cada vez mais altos.

No início, o condutor pagará 0,33% de percentuais diários sobre o valor do imposto, até atingir o limite de 20%. Fora isso, o dono do automóvel pode ser inscrito na lista de devedores do estado (Dívida Ativa) Nesse caso, os acréscimos moratórios serão de 40%.

E os problemas continuam, não pagar o IPVA pode impedir o licenciamento. Com isso, se o motorista for flagrado dirigindo o automóvel irregular, pagará multa gravíssima no valor de R$ 293,47, terá sete pontos adicionados à CNH e o veículo será apreendido.

Já pensou ter que arcar com todos os valores relacionados ao IPVA vencido? Para saber mais sobre o assunto e evitar os problemas citados, acesse nossa página sobre o tema e saiba todos detalhes sobre como regularizar o imposto em atraso.

IPVA atrasado: como pagar?

Se, ao fazer a consulta de débitos veiculares, você identificou que o IPVA 2022, 2023 ou de anos anteriores está em atraso, é importante fazer o pagamento do imposto o quanto antes. Assim, você evitará juros cada vez mais altos.

E aqui no site do DOK Despachante, sabemos que o tributo tem preço alto, ainda mais quando está em atraso. Por isso, oferecemos formas facilitadas de pagamento, com parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. É só clicar no botão abaixo:

Isenção de IPVA: quem tem direito?

Você sabia que algumas pessoas têm direito à isenção do IPVA? Para conseguir o benefício, é preciso que o interessado se enquadre em uma das categorias exigidas em seu estado.

Na maioria das vezes, a isenção é concedida para quem se encaixa nas seguintes características:

  • Pessoas com Deficiência (PcD): em geral, estão isentas do IPVA pessoas com deficiência física ou mental (grau severo ou profundo);
  • Proprietários de veículos registrados na categoria aluguel: segundo o artigo 135 do CTB, os veículos de aluguel são destinados ao transporte de passageiros de linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado;
  • Donos de automóveis antigos: no estado de São Paulo, por exemplo, proprietários de veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do imposto.

Se você se enquadra em uma ou mais das categorias citadas, leia nosso conteúdo sobre isenção de IPVA e saiba todos os detalhes e passos para conseguir o benefício em sua unidade federativa.

Procurando mais informações sobre o IPVA?

IPVA Atrasado

Saiba mais

Dívida Ativa

Saiba mais

Isenção de IPVA

Saiba mais
Consulte grátis e pague o IPVA em até 12x

Perguntas frequentes

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Como puxar o IPVA?

Atualmente, é possível contar com as ferramentas de consulta de despesas veiculares para puxar o IPVA. Para isso, basta acessar o site da Sefaz com o número do Renavam ou fazer a verificação apenas pela placa do veículo com o DOK Despachante.

Qual a data-limite para pagar do IPVA?

O prazo para quitar o IPVA varia conforme o último número da placa do veículo, as datas também diferem em cada unidade federativa. Por isso, é importante consultar o site da Sefaz do estado em que o automóvel está registrado.

Como pagar IPVA online?

É possível pagar o IPVA online via internet banking ou com o DOK Despachante, por meio da segunda opção, é possível parcelar em até 12 vezes, utilizando seis cartões diferentes e sem sair do conforto de casa.

Onde consultar o valor do IPVA?

Para saber o valor do IPVA, é preciso multiplicar o valor de venda do automóvel pela alíquota praticada no estado em que o veículo está registrado. Para facilitar esse processo, o DOK Despachante oferece a calculadora de IPVA, uma ferramenta automatizada que facilita todo o procedimento.

Como gerar boleto IPVA SP?

No estado de São Paulo, não é mais necessário emitir boleto para pagar o IPVA, pois o imposto pode ser regularizado pelo Renavam do veículo em redes bancárias, lotéricas ou em despachantes credenciados.

E, no DOK, é possível quitar o tributo apenas com a placa do automotor.

Tire todas as dúvidas