Valor do IPVA

Valor do IPVA

O valor do IPVA, ou Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é calculado de acordo com a Tabela Fipe. Para isso, deve-se levar em consideração a alíquota do estado e as características do veículo. Saiba mais sobre esse imposto e veja como consultar o valor do IPVA aqui, no blog do DOK Despachante.

IPVA: o que é?

O IPVA é um documento obrigatório, juntamente com o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

Ao contrário dos outros dois, o IPVA não é de responsabilidade dos órgãos de trânsito. Isso porque ele é um imposto estadual para veículos terrestres, pertencente ao Sistema Tributário do país. Deste modo, o valor arrecadado é distribuído entre o governo estadual, os municípios e os setores de educação.

Consultar valor do IPVA

Realizar a consulta é muito importante para garantir que você esteja em dia com as pendências do veículo, além de evitar juros e multas. Para ver o valor do IPVA, basta procurar por ‘’Tabela Fipe 2019’’ em qualquer site de busca. Nessa tabela, você terá acesso a todos os modelos e seus respectivos valores venais.

Alíquotas e cálculo do IPVA em São Paulo

  • Veículos movidos a gasolina e os biocombustíveis: 4%;
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás: 3%;
  • Picapes cabine dupla: 4%;
  • Picapes cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%;
  • Caminhões: 1,5%.

Com a porcentagem correspondente ao seu tipo de veículo em mãos, basta multiplicar pelo valor venal disponível na Tabela Fipe. Confira um exemplo abaixo:

  • Valor venal do veículo: R$ 20.050,00
  • Alíquota: 4%
  • Cálculo: 20.050 x 0,04 = R$ 802,00 é o valor exato do IPVA

Vale lembrar que os descontos e as formas de pagamento variam de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, há 3% de desconto se o valor for pago à vista em janeiro. No entanto, em alguns estados, é possível obter até 10% de desconto, caso o proprietário realize o pagamento integral no primeiro mês do ano. Caso você não tenha a quantia inteira ainda, fique tranquilo, é possível parcelar em até 12 vezes, através do DOK Despachante.

Por que é importante pagar o IPVA?

O proprietário que não efetuar a quitação do IPVA, não consegue fazer o licenciamento do veículo. Sem a renovação desse documento, o motorista passa a estar sujeito à infração gravíssima e ao recolhimento do veículo ao pátio. É importante lembrar que somente o não pagamento do IPVA não é considerado infração.

Porém, se você está com o IPVA atrasado, ainda é possível reverter essa situação com o DOK Despachante. Em nosso site, você resolve todos os débitos do veículo em apenas cinco passos, sem sair de casa. Confira!

  1. Vá até o campo de consulta de documento no início desta página;
  2. Informe a placa ou Renavam do veículo que deseja licenciar e o seu e-mail;
  3. Clique em Consultar;
  4. Siga as instruções até que a operação seja concluída com sucesso;
  5. Aguarde a entrega (de 5 a 10 dias úteis).

Resolva tudo em minutos com o DOK Despachante

Somos o melhor despachante online do Brasil. Aqui, você encontra soluções para quitação de licenciamento, multas, IPVA e muito mais. Não deixe para depois e parcele em até 12 vezes o valor do IPVA!

Posts relacionados
Consultar situação do veículo

Consultar situação do veículo

Saiba como consultar a situação do veículo aqui. Na DOK despachante você tira as suas dúvidas sobre documentação, licenciamento e mais. Confira! […]

Leia mais…

DPVAT 2019

DPVAT 2019

Consulta DPVAT 2019 saiba mais aqui. No DOK despachante você tira as suas dúvidas sobre documentação e mais. Confira! […]

Leia mais…