Saiba como pagar IPVA atrasado

Se você perdeu o prazo para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e não sabe onde regularizar a cobrança, saiba que é possível quitar o tributo normalmente. Porém, serão adicionados acrescimos cada vez mais altos ao valor final.

Em certos casos o IPVA vencido pode causar um grande problema: a inscrição do nome do proprietário do veículo no cadastro de devedores do governo. Desse modo, o condutor ficará com o “nome sujo” e também será impedido de fazer o licenciamento do veículo, o que impossibilitará o automóvel de circular pelas vias públicas do país.

Leia este conteúdo e descubra como regularizar o IPVA de um jeito que cabe no seu bolso e tire todas as dúvidas sobre o assunto. Se preferir, use os botões abaixo ao lado para ler um trecho específico.

IPVA atrasado da multa?

A princípio, deixar de quitar o IPVA no prazo obrigatório divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) não gera multa. Nesse caso, ao invés de ser multado, o proprietário do veículo terá que pagar acréscimos cada vez mais altos.

Porém, se o atraso no IPVA impedir o licenciamento, o condutor será multado por cometer uma infração gravíssima. Dessa forma, terá que pagar multa de R$ 293,47 e terá sete pontos adicionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ter o automóvel apreendido.

No entanto, se a demora na quitação não impossibilitar o licenciamento do automóvel, os acréscimos serão de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20% sobre o valor do imposto. Além disso, também serão aplicados acréscimos mensais equivalentes ao valor da Selic.

Atrasar o IPVA resulta em dívida ativa?

Além de todos os problemas citados acima, quem atrasar o IPVA corre o risco de ser inscrito na lista de pessoas que estão em débito com o governo, ou seja, estão com o “nome sujo”.

De acordo com a Sefaz-SP, depois de ter o nome inscrito na dívida ativa, os acréscimos moratórios corresponderão a 40% do preço do imposto. Por isso, é recomendável pagar a taxa quanto antes para evitar que o valor se torne ainda mais alto.

Com o DOK Despachante, você pode pagar online as despesas veiculares atrasadas em até 12 vezes. Se preferir, há como dar entrada no boleto bancário e dividir o restante do valor em até seis cartões diferentes.

Como consultar IPVA atrasado?

Depois de conhecer todos os problemas relacionados ao atraso no IPVA, a primeira coisa a ser feita é a consulta as possíveis pendências do veículo para saber se o imposto já foi pago ou não. Para isso, você pode recorrer aos órgãos oficiais ou fazer a verificação no site do DOK.

A consulta pelo site do Detran ou da Secretaria da fazenda pode ser feita online, mas exige dados como Renavam, placa e chassi do automóvel. Para fazer o procedimento com o DOK Despachante, basta informar a placa do veículo desejado.

Para saber todos os detalhes sobre como realizar a consulta online nos sites mencionados, acompanhe os próximos tópicos e conheça as vantagens de fazer a verificação de pendências do veículo pela internet.

Consultar IPVA atrasado pelo Renavam

Uma das formas de consultar o IPVA atrasado é pelo Renavam. O Registro Nacional de Veículos Automotores é um código válido para todo o Brasil e pode ser encontrado no documento do automóvel.

O primeiro passo para realizar o procedimento é ter o Certificado de Registro de Veículo (CRLV) em mãos. Em seguida, o proprietário poderá realizar a verificação diretamente pela internet, utilizando a ferramenta de consulta da Sefaz ou do Detran.

Consulta IPVA Sefaz

Se você prefere fazer o procedimento online, basta acessar o site da Sefaz de seu estado. Para descobrir o endereço eletrônico, siga a estrutura: www.fazenda.[estado].gov.br e utilize a sigla de sua unidade federativa no lugar de [estado]. Em São Paulo, por exemplo, o link será: www.fazenda.sp.gov.br.

Após acessar o portal da Sefaz-SP, clique em “IPVA - Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores”. Em seguida, selecione a opção “CONSULTAR DÉBITOS - Veículo Próprio”. Feito isso, será necessário fazer login ou se cadastrar via usuário e senha da Nota Fiscal Paulista.

Ao realizar o login ou cadastro, procure por IPVA e clique em “Consulta de Débitos”. Feito isso, uma nova página irá mostrar se o veículo cadastrado apresenta boletos em atraso ou inscritos na lista de devedores. Após consultar, você também poderá fazer o download das informações ao clicar em “Baixar”.

Detran consulta IPVA

Mesmo não sendo o órgão responsável pelo IPVA, a consulta do imposto também pode ser feita no site do Detran de seu estado. Nesse caso, o procedimento é similar à verificação feita no portal da Sefaz, pois o proprietário do veículo também precisará se cadastrar e informar o Renavam do automóvel.

Como cada estado possui o próprio órgão, as etapas para a consulta das pendências veiculares podem ser diferentes. Por isso, mostraremos como é feita a verificação de IPVA atrasado no site do Detran-SP. Confira:

  1. Acesse o site do Detran-SP e clique em “Veículos”. Em seguida, procure por “Pesquisa de débitos e restrições” e selecione o botão “Acesse o serviço”;
  2. Na página seguinte, selecione a opção “Seu veículo”. Feito isso, faça o login no site do Detran-SP ou cadastre-se e clique em “Entrar”;
  3. Em seguida, uma nova página irá apresentar a placa do veículo e o CPF do proprietário. Se ambos estiverem corretos, selecione o captcha “Não sou um robô”, depois clique em “Pesquisar”;
  4. Por fim, todas as despesas em aberto do automóvel serão mostradas, incluindo IPVA atrasado e todas as possíveis pendências.

Consultar IPVA atrasado pela placa

Você sabia que além de consultar o IPVA atrasado pelo Renavam, também é possível fazer essa verificação online pela placa do veículo? Esse método é muito mais simples e exige pouquíssimo tempo.

Como os órgãos oficiais solicitam o Renavam, você poderá recorrer ao DOK Despachante para fazer uma consulta grátis pela placa do veículo. Para isso, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. No formulário de consulta disponível no topo desta página, preencha os espaços em branco com seu e-mail e a placa do veículo. Feito isso, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Em seguida, não só o IPVA atrasado, mas todas as outras pendências do automóvel serão mostradas, incluindo licenciamento, DPVAT e eventuais multas.

Onde pagar IPVA atrasado?

O IPVA atrasado pode ser pago normalmente nos despachantes, lotéricas ou bancos conveniados. Na maioria dos estados, basta informar o Renavam para regularizar o imposto. Porém, em certas unidades federativas, ainda é necessário emitir a guia de arrecadação no portal da Sefaz.

No entanto, se o imposto já estiver no cadastro de devedores, o procedimento será um pouco diferente. No estado de São Paulo, por exemplo, o proprietário do veículo terá que emitir uma guia no site da Procuradoria Geral (PGE-SP).

Pagar IPVA atrasado no despachante

Contudo, também é possível contar com as facilidades de um despachante online para quitar o IPVA atrasado. Ao optar por quitar as despesas veículares com o DOK, você torna o caminho mais prático.. Siga o tutorial abaixo e regularize seu veículo:

  1. No formulário de consulta presente no topo da página, digite a placa ou Renavam do veículo e insira um e-mail válido. Feito isso, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Em seguida, todas as pendências do automóvel serão mostradas, selecione os quais deseja pagar e escolha a forma ideal para você (parcelado ou à vista). Depois, é só aguardar a aprovação do pedido.

Após a quitação do boleto, mesmo em casos de nome cadastrado na lista de devedores, é gerada a baixa do registro automaticamente.

Posso parcelar IPVA atrasado?

Antes do vencimento, o governo disponibiliza duas opções para quitar o IPVA: à vista ou parcelado. Em São Paulo, o valor do imposto pode ser dividido em até cinco vezes, de janeiro a maio.

Para aqueles que perderam o prazo, é possível recorrer aos despachantes online credenciados para regularizar a situação do veículo, pois com eles é possível fazer isso de forma rápida, segura e cheia de facilidades.

Como parcelar IPVA atrasado SP?

Se você é proprietário de um veículo registrado no estado de São Paulo e atrasou o IPVA, fique tranquilo, pois há como regularizar a situação do automóvel com o DOK Despachante.

Nós sabemos que o IPVA é um tributo caro e que, muitas vezes, muitos condutores não têm condições de regularizar o imposto antes da data-limite definida pela Secretaria da Fazenda.

Ainda mais que, na maioria dos casos, o IPVA deve ser quitado na mesma época do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), período em que é preciso renovar a matrícula das crianças, comprar material escolar etc. Isso demanda economia e planejamento financeiro, algo que nem sempre é possível, pois imprevistos podem ocorrer.

Por isso, aqui no DOK Despachante, você pode parcelar o IPVA atrasado em até 12 vezes, utilizando até seis cartões diferentes. Além disso, é possível dar entrada no boleto bancário e dividir o restante do valor no cartão. É só clicar no botão abaixo!

Em quantas vezes posso parcelar IPVA atrasado?

Sabendo de situações inesperadas que podem acontecer na vida dos condutores, o DOK possibilita o parcelamento do IPVA do ano vigente e de períodos anteriores em até 12 vezes, para que essa taxa não pese tanto no bolso, pois não há desconto no parcelamento.

Além disso, o governo também permite dividir o IPVA atrasado através da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP). No entanto, o processo é burocrático e exige mais tempo em comparação aos despachantes online.

E, ao esperar pelo parcelamento disponibilizado pelo governo do estado de registro do veículo, você ainda corre o risco de ter que arcar com juros cada vez mais altos.

Então, se o IPVA 2022, 2023 ou de outros anos estiver atrasado, não espere mais! Pegue agora mesmo o seu cartão de crédito e conte com as facilidades de pagamento do DOK. Clique no botão abaixo, livre-se da burocracia e regularize seu veículo de forma prática e segura.

Posso andar com o IPVA atrasado?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir o veículo com IPVA em atraso não é uma infração de trânsito. No entanto, é recomendável manter as despesas do automóvel em dia para evitar acréscimos e a possível inscrição na lista de devedores do estado de registro do veículo, a dívida ativa.

IPVA atrasado dá multa?

Se o atraso no IPVA impedir o licenciamento, o veículo ficará irregular. Desse modo, o automóvel não poderá circular pelas vias públicas do país, pois não estará de acordo com as normas de trânsito. Assim, se o condutor for flagrado circulando com o IPVA vencido, sofrerá com as penalidades impostas pelo artigo 230 do CTB.

Com isso, terá que arcar com as seguintes penalidades:

  • Multa gravíssima de R$293,47;
  • Acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Apreensão do veículo no pátio do Detran até que as pendências sejam regularizadas.

Tem como tirar os juros do IPVA atrasado?

Em geral, não é possível tirar os juros do IPVA em atraso. Na verdade, o que acontece é que muitos estados brasileiros oferecem a possibilidade de parcelar o imposto. E, em algumas das vezes, os juros são reduzidos para facilitar o pagamento.

IPVA atrasado cancela a CNH?

O IPVA atrasado, em si, não é motivo de cancelamento da CNH. Dessa forma, o que cancela a CNH são algumas multas de natureza gravíssima que acabam suspendendo o documento.


Procurando outras informações sobre IPVA?

IPVA

Saiba mais

IPVA 2024

Saiba mais

Dívida Ativa

Saiba mais
Consulte grátis e pague o IPVA atrasado em até 12x

Perguntas frequentes

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tirar todas as dúvidas

O que acontece se eu atrasar o IPVA?

O atraso no IPVA resulta em acréscimo de 0,33% ao dia, até o limite de 20% sobre o valor do tributo. Além disso, não pagar o imposto pode impedir o licenciamento do veículo e o nome do proprietário poderá ser inscrito no cadastro de devedores estadual.

Como faço para pagar o IPVA atrasado?

O IPVA atrasado pode ser pago em bancos conveniados, lotéricas ou despachantes credenciados pelo órgão responsável. Em caso de inadimplência, a melhor solução é recorrer ao DOK Despachante para parcelar o valor em até 12 vezes.

Pode pagar IPVA atrasado com cartão?

A princípio, não há como pagar o IPVA atrasado com cartão em redes bancárias ou em casas lotéricas. Porém, no DOK Despachante, é possível quitar o imposto em 12 vezes, utilizando até seis cartões diferentes.

Quanto tempo pode andar com o IPVA atrasado?

É possível andar com o IPVA atrasado até a data de vencimento do licenciamento. Caso contrário, o veículo ficará impedido de circular pelas vias públicas. Se o condutor for flagrado com o CRLV irregular, pagará multa gravíssima (R$ 293,47), terá sete pontos adicionados à CNH e o automóvel será apreendido.

Como descobrir se o IPVA está atrasado?

Para saber se o IPVA está atrasado, o ideal é fazer uma consulta de pendências veiculares. No DOK Despachante, essa verificação é grátis e pode ser feita pela placa do automóvel desejado.

Posso parcelar IPVA atrasado?

No DOK Despachante, você pode parcelar o IPVA atrasado do seu veículo em até 12 vezes no cartão de crédito. Tudo isso online, ou seja, sem sair de casa!

Tirar todas as dúvidas