Desconto IPVA 2024: saiba quem tem direito ao desconto e como calcular o imposto

Por: Gregory Packs

Publicado em 11 de abril de 2022 | Atualizado em 18 de janeiro de 2024

Capa para artigo sobre desconto no IPVA no blog DOK Despachante

Salve, Motorista! Como você já deve saber, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual cobrado anualmente para os proprietários de veículos automotores. Mas você sabia que pode pagar com desconto o IPVA 2024? 

Quer entender como vai funcionar, como calcular e quem tem direito ao desconto no IPVA? Então, leia este artigo até o final! 

IPVA 2024: o que mudou?

O valor do IPVA varia de acordo com o modelo, categoria e também com o estado no qual o veículo está registrado.  Normalmente, o preço do IPVA diminui a cada ano, isso porque este imposto é calculado por meio do valor venal do veículo, que também costuma ficar mais barato com o passar do tempo. 

No entanto, em 2021, o preço dos veículos subiu, até mesmo dos seminovos, o que também deixou o IPVA 2022 mais caro. Isso aconteceu por conta da inflação, câmbio em alta e falta de componentes eletrônicos na indústria, devido à pandemia.  

ipva 2024

Em 2023, esta situação já muda um pouco. Apesar do grande aumento no valor venal dos veículos seminovos, no ano passado, a variação no preço não foi tão notória quando comparada à de 2021, o que deixou o valor do IPVA, semelhante ao de 2022. 

A mesma situação ocorre em 2024, com a variação de preço mais estabilizada quando comparada aos anos anteriores.

Desconto no IPVA 2024

Geralmente, o desconto oferecido pela Sefaz é de 3% para os contribuintes que pagarem em cota única. No estado de São Paulo, em 2024, esse valor de desconto voltou a valer para motoristas que pagaram o tributo à vista no mês de janeiro.

No entanto, motoristas que optaram por realizar o pagamento da taxa em cota única no mês de fevereiro, não receberão o desconto de 3%. Isso também vale para quem escolher o pagamento parcelado, que poderá ser dividido em até cinco vezes este ano. 

No Paraná, em 2024, o desconto é de 6% para pagamentos realizados à vista no mês de janeiro. Assim como em SP, o parcelamento do IPVA 2024 poderá ser feito em até cinco vezes, sem desconto.

Em Minas Gerais, o calendário para pagamento do IPVA 2024 também inicia no mês de janeiro. Para ter direito ao desconto de 3%.

O estado do Rio de Janeiro também oferece o desconto de 3% para cota única. Mas, o calendário do pagamento com desconto finaliza no dia 22 de janeiro.

É importante destacar que cada estado brasileiro possui suas próprias regras para o desconto do IPVA 2024. Para saber o valor exato do desconto e também o calendário de pagamento, acesse o site da Sefaz do local de registro do seu veículo.

Carro híbrido tem desconto no IPVA?

Outros motoristas que também têm direito ao desconto no IPVA 2024, são os proprietários de veículos híbridos. No estado de São Paulo, apenas na capital, este desconto é de 50% do valor total do IPVA do automóvel.

Como conseguir desconto no IPVA atrasado? 

Além do desconto de 3% no pagamento convencional do tributo, a Sefaz-SP também realiza alguns programas de pagamento com benefícios para quitar o IPVA atrasado.

Em 2021, por exemplo, o projeto “Débito Parcelado” ofereceu desconto de até 40% nos juros e nas multas de ICMS e IPVA que estavam atrasados ou inscritos em dívida ativa.  

No entanto, este programa foi ofertado apenas até dezembro de 2021. Por isso, em 2024, os contribuintes que possuem taxas atrasadas devem quitá-las, sem nenhum desconto, com a Sefaz, caso não esteja em dívida ativa, ou com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), se o proprietário já foi inscrito no Cadin.

Outra opção é procurar um despachante credenciado, como o DOK, que oferece condições de parcelamento em até 12 vezes para quitar o IPVA atrasado. 

Para verificar descontos no IPVA atrasado e condições de pagamento, em outros estados brasileiros, o motorista deve entrar em contato diretamente com a Sefaz de registro do veículo. 

Como gerar desconto no IPVA com Nota Fiscal Paulista

Além dos benefícios oferecidos pelo governo, também é possível usar créditos da Nota Fiscal Paulista para obter desconto no valor do IPVA 2024.

Esta opção fica disponível apenas no mês de outubro de cada ano, neste caso, é preciso fazer o cadastro no site da Nota Fiscal Paulista e realizar o seguinte procedimento: 

  • Acesse o Sistema da Nota Fiscal Paulista com usuário e senha ou com certificado digital;
  • No menu “Conta Corrente”, clique em “Utilizar Créditos”;
  • Escolha a opção de abatimento no valor do IPVA.

O consumidor pode escolher entre usar o valor integral ou parcial para abater o imposto. Caso envie um valor acima do que é necessário, o dinheiro será estornado na conta corrente da Nota Fiscal Paulista.  

Vale lembrar que o veículo deve estar no nome do usuário cadastrado no programa para que o desconto seja válido.  


Saiba mais sobre IPVA

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso: 


Diferença entre desconto e isenção de IPVA

Na regulamentação do IPVA existem diversos tipos de benefícios e direitos destinados aos motoristas, entre eles, o desconto e a isenção de IPVA.  

Enquanto o desconto é um benefício concedido a todos os proprietários de veículos e deixa o valor do IPVA mais baixo, a isenção é uma lei que concede a alguns condutores específicos o direito à dispensa do pagamento desse tributo.  

Mais uma vez, vale destacar que, como o IPVA é um imposto estadual, as regras, tanto de desconto quanto de isenção, variam de acordo com cada unidade federativa do país. 

Em São Paulo, são isentos do pagamento do IPVA:  

  • Motorista de táxi e mototáxi;
  • Pessoa com grau moderado, grave ou gravíssimo de deficiência ou de transtorno do espectro do autismo;
  • Entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático;
  • Ônibus ou micro-ônibus utilizado no transporte urbano ou metropolitano, em fretamento contínuo ou no transporte escolar.

Como calcular o IPVA: entenda o cálculo

Além de conhecer os descontos para IPVA 2024, também é muito importante saber como este tributo é calculado para, assim, poder realizar um planejamento financeiro consistente.

Apesar de tratar-se de um tributo estadual em que cada região possui algumas regras diferentes, a base utilizada para o cálculo do IPVA 2024 é a mesma para todo o país.

Esse cálculo de preço é feito sobre o valor venal do veículo que, por sua vez, relaciona-se ao valor do veículo na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

Para os veículos novos, o valor utilizado como base é aquele que consta na nota fiscal. 

Para chegar ao valor final do IPVA, você, motorista, deve multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota estadual e dividir por 100. 

Lembrando que a alíquota é a porcentagem de tributo que será cobrada, estabelecida por cada estado.

Em SP, por exemplo, o valor da alíquota para o IPVA 2023 é de 4% para carros, 2% para motos, caminhonetes e ônibus e 1,5% para caminhões.

Já no Paraná, o valor da alíquota é de 3,5% para carros, motos e caminhonetes e 1% para caminhões, ônibus, veículos de locadoras e de transporte público de passageiros.

DOK Despachante consulta IPVA

Caso você não queira fazer a conta manualmente, também é possível saber o valor da sua taxa consultando a calculadora de IPVA do DOK!

Além disso, no nosso site, você consegue ver todos os demais débitos veiculares. Basta acessar nossa página inicial e informar a placa do seu veículo ou RENAVAM e um e-mail atualizado.  

Parcelamento do IPVA 2024

Não conseguiu pegar o desconto à vista e terá que parcelar o IPVA 2024? Calma! Além da consulta, aqui no DOK, também é possível quitar todos os débitos do seu veículo, de forma online, em até 12x e com seis cartões diferentes.

Confira como fazer: 

  • Acesse nossa página ou app;
  • Preencha o formulário disponível no topo da página com a placa do veículo e um e-mail válido, depois é só clicar em “Consulte Grátis”;
  • Após isso, todas as despesas veiculares em aberto serão listadas e você poderá escolher quais e como pagar;
  • Complete os dados solicitados, confira todas as informações e finalize;
  • Pronto! Basta aguardar a aprovação do pedido!

Conclusão 

Neste artigo, vimos que é possível obter desconto no IPVA 2023, pagando dentro dos prazos estabelecidos no calendário de cada estado brasileiro. 

Geralmente, o desconto no IPVA 2024 concedido pela Sefaz é, em média, 3% em cota única. Enquanto que, para pagamentos parcelados, é importante verificar a norma de cada estado.

Além disso, podemos ver que descontos para IPVA em atraso são concedidos apenas por meio de programas de negociação.

ipva 2024

Quando não há programas disponíveis, é indispensável que o motorista procure a Sefaz ou a PGE do seu estado para tentar negociar pessoalmente os tributos atrasados. 

Lembrando que, aqui no DOK, você consegue consultar todos os débitos do seu veículo que estão em aberto e ainda parcelá-los em até 12 vezes, utilizando seis cartões diferentes! 

Gostou deste artigo e quer ficar por dentro de todas as novidades? Acompanhe nosso blog e siga-nos no YouTubeFacebook, TikTok e Instagram

TAGS: mei tem desconto no ipva/ qual o desconto do ipva a vista/desconto ipva sp


Perguntas frequentes sobre Desconto no IPVA

Qual o desconto do IPVA à vista? 

No estado de São Paulo e no Paraná, em 2024, o desconto no valor do IPVA é de 3% para pagamento à vista.

Até quando é possível pagar IPVA com desconto?  

Em São Paulo, é possível pagar o valor do IPVA 2024 com desconto apenas no mês de janeiro.

Tem como pagar IPVA atrasado com desconto?  

Sim, é possível. Mas é necessário ter algum programa do governo que disponibilize isso em atuação. Caso o contrário, também é possível entrar em contato e negociar diretamente com a Sefaz ou a Procuradoria Geral do seu estado.



Posts relacionados