Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

Licenciamento online: como fazer?

Fazer o licenciamento online é uma ótima alternativa para regularizar o débito sem sair de casa. O pagamento da taxa garante a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento obrigatório que comprova que o automóvel está apto a circular pelas vias públicas brasileiras.

Desse modo, se o condutor atrasar o pagamento do licenciamento e for flagrado por um agente de trânsito, terá que pagar multa gravíssima no valor de R$ 293,47. Além disso, o automóvel ficará apreendido no pátio do Detran até a regularização do débito.

Por isso, é recomendável pagar o licenciamento o quanto antes para evitar problemas futuros. Se você deseja regularizar o débito pela internet, pode contar com o DOK Despachante para parcelar a taxa em até 12 vezes.

Licenciamento 2022: Divulgada a nova tabela de vencimentos

Como pagar licenciamento pela internet?

Para fazer o licenciamento de veículo online, você poderá recorrer aos bancos credenciados ao Detran de seu estado e pagar via internet banking. Nas redes bancárias, será necessário informar o Renavam do automóvel para quitar a taxa.

No entanto, o DOK Despachante oferece formas facilitadas de pagamento, incluindo parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, PIX e boleto bancário. Além disso, não é necessário informar o Renavam para quitar o débito, basta informar a placa do veículo. Saiba como:

  1. No formulário de consulta disponível no topo da página, informe a placa do veículo e um e-mail válido. Em seguida, clique em “Consulte grátis”;
  2. Feito isso, todos os possíveis débitos do automóvel serão mostrados na tela seguinte, incluindo licenciamento, IPVA, seguro DPVAT e eventuais multas. Para quitá-los, clique em “Escolher forma de pagamento”;
  3. Na próxima tela, selecione uma das opções: “Cartão”, “Boleto”, “Boleto + Cartão” ou “PIX” e clique em “Continuar para entrega”;
  4. Feito isso, informe se você deseja emitir o documento digital ou impresso. Depois, preencha os campos com seus dados pessoais e clique em “Continuar para resumo”;
  5. Na tela final, após conferir se todas as informações estão corretas, clique em “Finalizar pedido”. Assim que concluir todos os processos, basta aguardar a aprovação do pagamento.

Documentos online: pagar débitos veiculares pela internet

Você sabia que também é possível regularizar não só o licenciamento, mas toda a documentação e os demais débitos do veículo pela internet? Para isso, você pode contar com as facilidades do DOK Despachante.

Com o DOK, é possível pagar o IPVA, solicitar a transferência de veículos, pedir a segunda via de documentos, entre outros serviços. Aqui, o pagamento online é muito mais simples e leva muito menos tempo.

Licenciamento Detran SP

Conforme mencionado, as datas para a renovação do licenciamento são determinadas pelo final da placa dos veículos. As tabelas com essas informações podem ser encontradas no portal do Detran de cada estado.

Em 2022, a tabela para a regularização do licenciamento no estado de São Paulo será a seguinte para carros e motos:

Carrros e motos
Mês de Licenciamento Final de placa
Julho 1 e 2
Agosto 3 e 4
Setembro 5 e 6
Outubro 7 e 8
Novembro 9
Dezembro 0

Tabela licenciamento SP: caminhões e tratores

Além do cronograma de licenciamento de carros e motos, o Detran-SP ainda divulga um calendário de vencimentos para caminhões e tratores. Nesse caso, o pagamento começa em outubro e termina em dezembro, também considerando o último número da placa do veículo. Confira:

Caminhões e tratores
Mês de Licenciamento Final de placa
Outubro 1, 2, 3 e 4
Novembro 5, 6 e 7
Dezembro 8, 9 e 0

Consulta de licenciamento 2022

Com o DOK Despachante, você pode consultar o licenciamento 2022 e todos os outros débitos veiculares de forma prática e segura. Para isso, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Vá até o formulário de consulta disponível no topo desta página, informe a placa do veículo desejado e um e-mail válido. Feito isso, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Por fim, todas as possíveis pendências do automóvel serão mostradas, incluindo licenciamento, IPVA, seguro DPVAT e eventuais multas.

Depois de identificar os débitos do veículo, você poderá contar com o DOK para pagá-los em até 12 vezes, utilizando seis cartões de crédito diferentes. Se preferir quitar as taxas à vista, também é possível fazer o pagamento via PIX ou por boleto bancário.

Taxa de licenciamento 2022

Assim como o calendário de vencimentos do licenciamento, é importante lembrar que o valor do débito varia de acordo com cada estado. Por isso, é recomendável consultar essa informação no portal do Detran referente ao local de registro do veículo.

Geralmente, os órgãos apresentam sites semelhantes. Portanto, para acessar o Detran de seu estado, basta digitar www.detran.ESTADO.gov.br na barra de endereços do seu navegador e substituir “ESTADO” pela sigla da unidade federativa desejada.

Como parcelar o licenciamento?

O licenciamento é um débito que não pode ser parcelado nos bancos conveniados ao Detran ou em lotéricas. Por isso, a melhor opção é recorrer ao DOK Despachante para pagar a taxa em até 12 vezes.

Parcelar licenciamento pode ser uma ótima alternativa para não pesar tanto no bolso. Afinal, embora a organização financeira seja importante, sabemos que imprevistos podem acontecer.

Com isso, o DOK permite o uso de até seis cartões diferentes. Caso utilize o cartão de terceiros, lembre-se de informar os dados do titular. No entanto, se preferir, você pode pagar parte do valor à vista e parcelar o restante no crédito.

O que acontece se não pagar o licenciamento?

Ficar em dia com o licenciamento é essencial para circular pelas vias públicas brasileiras sem qualquer problema. Ao licenciar o veículo, o CRLV é renovado, demonstrando que o proprietário regularizou todas as pendências do automóvel.

Sendo assim, por meio do licenciamento, comprova-se que todas as multas e débitos do veículo, como seguro DPVAT e IPVA foram quitados, o que demonstra que o automóvel está apto a circular conforme as normas de trânsito.

Confira o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o licenciamento de veículos:

  • “Art. 130. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do estado onde estiver registrado o automóvel.”
  • “Art. 131. O Certificado de Licenciamento Anual será expedido ao veículo licenciado, vinculado ao Certificado de Registro, no modelo e especificações estabelecidos pelo Contran. (...)
  • § 2º O veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.”
  • “Art. 133. É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual. O porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.”

2° via licenciamento

Com a digitalização do CRLV, não é mais necessário solicitar a segunda via do licenciamento. Caso perca ou danifique a versão impressa em folha sulfite comum (A4), você não precisará recorrer ao Detran.

Depois de baixar a versão PDF do CRLV digital, você poderá fazer a impressão a qualquer momento, basta utilizar tinta preta e verificar se o documento estará em página única, conforme orienta o Detran-SP.

Além disso, é importante estar atento a possíveis falhas de impressão que possam comprometer a legibilidade do QR Code, pois esse código assegura a veracidade do CRLV em meio eletrônico.

Caso tenha perdido o smartphone em que o documento estava instalado, basta utilizar outro dispositivo móvel para acessar o certificado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, site do Detran de seu estado ou portal do Senatran.

Vale lembrar que o CRLV-e só poderá ser emitido ou renovado se todos os débitos do veículo estiverem em dia, e com o DOK Despachante, você pode regularizar todas as taxas em até 12 vezes, basta clicar no botão abaixo:

Licenciamento atrasado: o que pode acontecer?

Sabemos que dificilmente alguém escolhe ficar com o licenciamento atrasado. Geralmente, isso acontece quando a situação financeira não vai bem, impactando no pagamento das contas.

No entanto, se o condutor for parado por uma blitz de trânsito e estiver com licenciamento em atraso, é preciso saber que existem consequências nada agradáveis. São elas:

  • Multa gravíssima no valor de R$ 293,47;
  • Apreensão do veículo no pátio do Detran;
  • Acréscimo de sete pontos na CNH.

Se além do licenciamento, o veículo também estiver com o IPVA atrasado, o nome do proprietário poderá ser inscrito na dívida ativa, ou seja, o condutor corre o risco de ficar com o “nome sujo”.

Mas com o DOK, é possível quitar os débitos atrasados à vista ou em até 12 parcelas. Em apenas cinco dias úteis após a confirmação do pagamento, você terá acesso à documentação. Já em casos de dívida ativa, o prazo sobe para 10 dias.

Como parcelar licenciamento atrasado?

Com o DOK, além de pagar o licenciamento deste ano, você também pode regularizar o débito atrasado em até 12 vezes no cartão de crédito. Se preferir, o pagamento também pode ser feito à vista por meio de boleto bancário ou via PIX.

Além de ter a possibilidade de usar até seis cartões de crédito diferentes, é permitido pagar com o cartão de terceiros. Nesse caso, não se esqueça de preencher corretamente os dados do titular.

O DOK Despachante tem como objetivo simplificar a burocracia e oferecer diversas opções de pagamento. Assim, é garantido que você pague os débitos sem sair de casa e, com isso, possa circular pelas vias públicas conforme as leis de trânsito.

Procurando conteúdos sobre Licenciamento?

Licenciamento Online

Saiba mais

Licenciamento 2022

Saiba mais

Licenciamento atrasado

Saiba mais

Consultar grátis licenciamento online

Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Quando vence o licenciamento do meu veículo?

Os prazos de vencimento do licenciamento variam conforme cada estado. Em São Paulo, por exemplo, o licenciamento 2022 para carros e motos é feito entre julho e dezembro, já o de caminhões ocorre entre setembro e dezembro.

Posso parcelar o documento e multas do meu veículo?

Os bancos conveniados do Detran não oferecem formas de parcelar os débitos veiculares. Porém, o DOK Despachante permite dividir as taxas em até 12 vezes no crédito, incluindo licenciamento, DPVAT, IPVA e multas.

Receberei o documento do veículo em qual endereço?

Ao pagar o licenciamento com o DOK Despachante e optar por ter o documento impresso em papel timbrado, você poderá escolher o endereço de sua preferência para receber o CRLV-e em uma carteira de couro personalizada.

Posso pagar online o documento de motos e caminhões?

Com o DOK Despachante, você pode pagar online o documento de qualquer veículo registrado no estado de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Por que contratar os serviços do DOK Despachante?

Além da agilidade e facilidade de quitar os débitos veiculares online, o DOK Despachante oferece formas de pagamento facilitadas, incluindo o parcelamento em até 12 vezes em seis cartões de crédito diferentes.

Tire todas as dúvidas