Como baixar o CRLV digital

Por: Gregory Packs

Publicado em 08 de janeiro de 2021 | Atualizado em 29 de dezembro de 2023

como baixar o crlv digital Dok Despachante capa

Para baixar o CRLV digital no computador e realizar a impressão em casa, o proprietário do automóvel deve acessar o portal on-line do Detran do estado de registro do veículo.

É preciso ter uma conta no portal do Detran, se ainda não for cadastrado, é possível criar um cadastro na hora. Após acessar sua conta, é preciso informar o número do Renavam, placa do veículo, número de telefone e o código que será enviado por SMS.

Concluindo esses passos, o usuário poderá baixar o CRLV digital.

Vale lembrar que o download só será possível se o veículo já estiver licenciado, seja em SC, PR ou SP. Licenciamento em atraso ou vencido não possibilita o download do documento.

ipva 2024
como baixar o crlv digital Dok Despachante infografico

Como baixar CRLV digital no celular?

Baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo no celular não é um processo complexo, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu smartphone;
  • Preencha o cadastro com seus dados, preste atenção para preencher corretamente;
  • Um link será enviado ao seu e-mail para a ativação da conta do aplicativo;
  • Informe o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV;
  • Crie uma “chave de acesso” contendo 4 dígitos;
  • Pronto! Agora você tem acesso ao CRLV Digital.

Para baixar e ter a opção em PDF é preciso ir no menu superior direito e clicar em “Opções”, em seguida em “Exportar”, clique na opção “PDF” e exporte o arquivo.

O que é CRLV digital?

O CRLV digital, ou CRLV-e é a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, mais conhecido como “documento do veículo”.

Desde maio de 2020 a versão impressa, no papel verde, deixou de existir. Agora, o documento fica disponível no portal on-line do Detran, Denatran e no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

O documento digital é de porte obrigatório e tem a mesma validade jurídica que o impresso. Para aqueles que preferem circular com o documento em mãos, é possível fazer a impressão por conta própria.

O documento deve ser impresso em folha única, com tinta preta e o QR Code deve estar presente na impressão.

Como acessar CRLV digital?

O CRLV digital pode ser acessado por diferentes canais, sendo eles o portal on-line do Detran, pelo Portal de Serviços do Denatran e por aplicativo para smartphone.

Qual é o melhor app CRLV?

No momento, o melhor aplicativo para ter acesso ao CRLV digital é o mesmo que o da CNH Digital, o Carteira Digital de Trânsito.

Este aplicativo é uma parceria entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Detran. Funciona de forma off-line, possibilitando o acesso aos documentos mesmo sem estar conectado na internet e está disponível para Android e iOS.

Carteira Digital de Trânsito

Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo de serviços do Governo Federal. Através do aplicativo, o usuário tem acesso a dois documentos importantes para circular em vias públicas brasileiras.

Com ele, o usuário tem acesso a Carteira Nacional de Habilitação digital, que está disponível desde dezembro de 2018, e desde maio de 2020, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo passou a ser digital, também sendo acessível pelo aplicativo CDT.

Pelo aplicativo também é possível ter acesso a lista de infrações cometidas, multas e débitos pagos ou a serem pagos, além de receber chamados de recall, informações e campanhas de educação no trânsito.

App DOK Despachante

O Despachante DOK começa o ano de 2021 com uma novidade: agora temos aplicativo para smartphone! Por enquanto, o app está disponível apenas para Android, mas em breve os usuários de iOS também poderão utilizar esse serviço.

O aplicativo, que está em sua primeira versão, servirá como uma extensão do nosso site, sendo possível cadastrar os veículos de sua propriedade através da placa, número do Renavam e e-mail.

Com os veículos cadastrados, será possível fazer a consulta e pagamento de débitos, multas, documentos e acompanhar os pedidos, além de ser notificado sempre que chegar a hora de regularizar o licenciamento de cada veículo.

Clientes que de São Paulo que fizerem pedidos em nosso site, podem baixar o aplicativo e ter acesso ao CRLV diretamente na seção documentos do app. Para os demais estados, o CRLV-e deve ser baixado no app da CDT.

Como compartilhar CRLV digital

como baixar o crlv digital Dok Despachante celular

É possível compartilhar o mesmo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em até cinco aparelhos celulares diferentes.

Para isso, é preciso que todos os interessados em ter acesso ao CRLV-e baixem o aplicativo CDT em seu smartphone. O proprietário do veículo deverá fazer a solicitação de envio pelo seu próprio celular, informando o CPF do condutor que deseja compartilhar o documento.

O condutor que receber o compartilhamento terá acesso ao documento no aplicativo, mas ficará impedido de ter o documento na versão em PDF.

Como adicionar CRLV digital de outra pessoa?

Só é possível adicionar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo no nome de outra pessoa se for feito o cadastro no aplicativo com os dados dela.

Caso já tenha uma conta cadastrada com seus dados, mas queira usar o veículo e documento de outra pessoa, é necessário sair do seu perfil e entrar na conta nova.

Como adicionar 2 CRLV digital?

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) permite o cadastramento de mais de um CRLV, pois entende que uma pessoa pode ter mais de um automóvel.

Para que o cadastro seja feito, é preciso informar o número do Renavam e o código de segurança do Certificado de Registro do Veículo de cada veículo a ser adicionado.

Saiba mais sobre CRLV:

Acesse os links abaixo para saber mais sobre Licenciamento:



Posts relacionados