Parcelamento de IPVA no cartão é com o DOK Despachante

O DOK é o primeiro despachante online do Brasil, tendo como missão simplificar a burocracia e proporcionar diversas condições de pagamento. São oferecidos muitos serviços, como licenciamento online, parcelamento de IPVA e multas. Desse modo, você pode resolver todas as pendências do seu veículo em um só lugar.

Navegue pelo site para conhecer mais vantagens e realizar o parcelamento de IPVA em casa, no trabalho ou onde quer que você esteja!

Quais as consequências do pagamento do IPVA atrasado?

Pagar o IPVA atrasado pode custar caro, e não é só por causa de dinheiro. Os prejuízos envolvem uma tremenda dor de cabeça, sobretudo pelo risco de ficar impedido de rodar com o carro.

IPVA Atrasado o que acontece?

O IPVA em atraso impede que o licenciamento do veículo seja feito e sem esse documento, o condutor fica impedido de transitar com o seu carro. É isso que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conjunto de normas que ditam sobre o trânsito no país, em seu artigo 230, ao especificar infrações médias, graves e gravíssimas.

“Art. 230. Conduzir o veículo:
(...) V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;
Infração - Gravíssima;
Penalidade - multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa - remoção do veículo (...)”

A seguir estão listadas todas as consequências que o IPVA atrasado pode causar.

Apreensão do veículo

Ao atrasar o pagamento do IPVA, um dos principais riscos aos quais o proprietário de um veículo está sujeito é a remoção do veículo para o pátio do Detran.

Multa

De acordo com o dispositivo legal, rodar com o veículo que não está devidamente licenciado configura infração gravíssima. A multa cobrada nesses casos é de R$ 293,47.

Pontos na carteira

Outra consequência que o IPVA atrasado pode provocar é a perda de 7 pontos na carteira, uma das punições aplicadas nos casos de infração gravíssima.

Divida Ativa

Outra consequência que o IPVA atrasado pode provocar é a eventual inscrição do nome na dívida ativa — espécie de cadastro do governo que reúne os contribuintes em débito.

Por se tratar de um imposto cobrado anualmente, ao deixar de fazer o pagamento por mais de um ano, o proprietário já fica sujeito a ter o nome inscrito na dívida ativa. Quando isso acontece, o valor em atraso passa a sofrer incidência de altos juros, podendo, em alguns casos, até mesmo dobrar ou triplicar o valor.

Má notícia também para quem pretende vender o carro: dívida pendente atrapalha na negociação da venda, pois é dificil encontrar quem não se importe em comprar um veículo endividado.

Como saber se o IPVA atrasado está inscrito na dívida ativa?

Se você tem alguma dúvida quanto aos débitos do seu veículo, saiba que é possível esclarecer em nosso site. Basta informar o seu Renavam e E-mail no formulário presente na página inicial, ou aqui no final desta página, e clicar em "Consulte grátis" para receber a análise.

Como pagar IPVA atrasado pela internet?

Para pagar o IPVA atrasado não é mais necessário fazer malabarismo com o seu orçamento. Aqui pelo site do DOK Despachante é possível regularizar o seu licenciamento online e pagar os débitos referentes ao IPVA atrasado em até 12x no seu cartão de crédito. Outra boa notícia: você pode usar mais de um cartão para isso. Veja o passo a passo:

  • Vá até o campo de consulta de documento no início desta página;
  • Informe a placa ou Renavam do veículo que deseja licenciar e o seu e-mail;
  • Clique em Consultar;
  • Siga as instruções até que a operação seja concluída com sucesso!

Feito isso, basta aguardar a entrega do licenciamento chegar em seu endereço. O prazo é de até 5 dias úteis para os casos que ainda não há inscrição na dívida ativa, e de 10 dias quando a dívida ativa já foi feita.

Como saber se o IPVA atrasado está inscrito na dívida ativa?

Se você tem alguma dúvida quanto aos débitos do seu veículo, saiba que é possível esclarecer em nosso site. Basta informar o seu Renavam e E-mail no formulário presente na página inicial, ou aqui no final desta página, e clicar em "Consulte grátis" para receber a análise.

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

IPVA atrasado

O IPVA é cobrado sempre nos primeiros meses do ano, muitas vezes e por diversos motivos, nem todos conseguem arcar com o montante completo ou o parcelamento em 3x liberado pelo governo, não é o suficiente. Para isso, existe o DOK Despachante, aqui é possível o parcelamento em até 12x.

Como pagar IPVA atrasado

Com o IPVA atrasado não é possível fazer o licenciamento e isso pode acarretar multas e apreensão do veículo, para que isso não aconteça o DOK Despachante disponibiliza a opção de parcelamento das dívidas veiculares de maneira facilitada.

Consultar IPVA atrasado

É possível consultar o valor do IPVA atrasado através do site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu estado. O DOK Despachante também disponibiliza a consulta do IPVA atrasado.

Parcelar IPVA atrasado

Após o atraso do IPVA não há jeito, o governo vai cobrar o valor do IPVA à vista e ainda com juros e encargos, caso você queira parcelar terá que fazer através de um despachante. Aqui no DOK temos todas as facilidades que você merece, conheça.

IPVA atrasado dá multa?

O IPVA atrasado por si só não permite multas, no entanto sem o pagamento do IPVA não é possível fazer o licenciamento, esse que por sua vez é passível de multas e apreensão do veículo.

Tire todas as dúvidas
Consulte grátis
GIF de Loading

Aguarde, consultando seu documento =)