Dívida Ativa

Para entender melhor o que é a dívida ativa, é necessário saber mais sobre o IPVA. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto obrigatório para os proprietários de veículos e deve ser pago anualmente. Essa arrecadação é feita por cada estado.

O não pagamento do IPVA acarreta em punições como multas, apreensão do veículo, perda do bem e o proprietário pode ter o nome na tão temida dívida ativa. O próprio nome desta punição é sugestivo, mas vamos explicar de forma detalhada o que ela significa.

O que é a Divida Ativa de veículo

Como o IPVA é um imposto anual, se o proprietário do veículo atrasar esse pagamento por mais de um ano, o seu nome é inscrito na dívida ativa. A partir daí, o valor do imposto começa a aumentar até que seja quitado. O imposto, na dívida ativa, pode dobrar ou até mesmo triplicar.

O não pagamento desse tipo de débito pode resultar em grandes problemas, como restrição de crédito ou até mesmo execução fiscal.Este último é basicamente ter um bem confiscado pelo governo com a finalidade de cobrir a dívida.

Consulta Dívida Ativa

Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: “Como saber se o veículo tem dívida ativa?”. Em nosso site, é possível fazer a consulta dos seus documentos. Inclusive, você consegue realizar o pagamento do IPVA atrasado. É sempre muito importante realizar esse tipo de consulta, pois somente dessa maneira você fica sempre ciente das suas dívidas e da legalidade do seu veículo.

Caso queira fazer a consulta da dívida ativa, basta acessar o site do Detran do estado em que seu veículo está registrado e acessar a página da “Dívida Ativa”. Lá, é possível checar os débitos virtualmente e também requisitar um extrato.

E como pagar a Dívida Ativa?

O pagamento pode ser feito pelo próprio site do governo, pelo qual é possível gerar o boleto. O pagamento demora em torno de cinco dias úteis para ser concluído.

O estado de São Paulo oferece anualmente o Programa de Parcelamento de Débitos (PPD). A finalidade deste programa é parcelar todos os débitos, inclusive a dívida ativa. O pagamento à vista pode ter desconto dependendo do estado, então, no momento de pagar, é importante avaliar a sua atual situação financeira.

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

O que é dívida ativa?

Dívida ativa é um recurso do governo federal, lá são inscritos os dados do contribuinte que deixar de pagar órgãos públicos tais como IPVA, Receita Federal, Ministério dos Transportes, Ministério do Trabalho, INSS, multas eleitorais, etc, é semelhante aos órgãos protetores de crédito existentes no setor privado.

Consulta dívida ativa

A dívida ativa pode ser facilmente consultada através do site do DOK Despachante, por lá é possível ver detalhadamente quais os débitos precisam ser pagos.

Parcelamento de dívida ativa

Muitos acreditam que não é possível fazer o parcelamento da dívida ativa, pois é um dívida do governo. No entanto, é possível parcelar através do DOK Despachante em até 12x.

Como pagar dívida ativa

Ela pode ser paga à vista ou parcelada. O parcelamento, muitas vezes, é o mais procurado por se tratar de valores altos, já que enquanto o débito estiver na dívida ativa os juros referente ao valor não pago, continua.

Dívida ativa estadual

Todas as dívidas com órgãos públicos tanto municipais, estaduais e federais podem ir parar na dívida ativa.

Tire todas as dúvidas
Consulte grátis
GIF de Loading

Aguarde, consultando seu documento =)