DPVAT 2019

DPVAT 2019

O DPVAT 2019 deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos automotores, incluindo carros de passeio e motos. Criado em 1974, o seguro obrigatório cobre e indeniza vítimas de acidentes de trânsito causados independentemente do responsável. Qualquer vítima de acidente em território nacional pode solicitar o seguro DPVAT, incluindo os motoristas e pedestres.

O seguro DPVAT possui grande importância para assegurar os direitos das vítimas em acidentes de carro e moto. Para renovar o seguro, a Dok Despachante oferece recursos práticos para manter a documentação regularizada. Confira tudo sobre o assunto e saiba como realizar o pagamento do DPVAT 2019.

Seguro DPVAT 2019: por que realizar o pagamento?

Pagar o DPVAT 2019 é uma tarefa que exige atenção especial dos motoristas brasileiros. Ao manter o seguro regularizado, qualquer pessoa que sofre um acidente de trânsito pode solicitar a indenização, que costuma conter uma quantia em dinheiro e cobertura das despesas médicas e hospitalares, desde que seja comprovado.

Mesmo o motorista que causou o acidente e não está com o pagamento do DPVAT em dia tem direito a receber indenização. Mas vale lembrar que é preciso manter o pagamento do seguro em dia, para que não aconteça nenhum tipo de transtorno em caso de urgência.

Como funciona a cobertura do seguro DPVAT?

As indenizações do DPVAT são pagas individualmente, não importando o número de pessoas envolvidas no acidente. Para entender melhor a cobertura do DPVAT, confira abaixo as categorias que têm direito a algum tipo de indenização:

Morte

Em caso de óbito, o valor segurado é pago metade ao cônjuge e, o restante, aos herdeiros da vítima, desde que comprovem a hereditariedade.

Invalidez

O valor da indenização por invalidez depende do grau de saúde da vítima. Pessoas consideradas inválidas em caráter definitivo, após o tratamento médico, são beneficiárias do DPVAT.

Menores de idade

Vítimas com menos de 16 anos têm indenização paga aos seus representantes legais (pai, mãe ou tutor). Aqueles entre 17 e 18 anos podem receber o benefício, desde que assistidos pelos responsáveis e com alvará judicial.

IPVA atrasado

Despesas médicas e hospitalares

A própria vítima pode ser beneficiada com o reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS) do DPVAT. Em caso de assistência médica conveniada com o SUS, é facultado à vítima optar por atendimento particular.

Saiba como solicitar o DPVAT

O procedimento para receber a indenização do DPVAT é bastante simples, já que não é preciso nomear procurador para o recebimento da indenização. A própria vítima ou algum dos beneficiários pode fazer o pedido através de um dos pontos de atendimento do DPVAT. É necessário apresentar documentos e comprovar o pagamento anual do seguro.

Pagar valor DPVAT 2019: como fazer?

Como você já sabe, pagar o valor do DPVAT 2019 garante uma série de direitos às vítimas de acidentes de trânsito. Por isso, é importante ficar atento quanto às normas de pagamento do seu estado, para evitar situações burocráticas e atrasos em casos de emergência.

Na grande maioria dos estados, o pagamento do seguro DPVAT 2019 deve ser realizado juntamente com o do IPVA. A data de vencimento do DPVAT pode variar de estado para estado. Para realizar uma consulta , basta acessar o site do Detran do seu estado.

Seguro DPVAT 2019: conte com a Dok Despachante

Conte com a ajuda da DOK, o seu despachante online, para colocar os débitos pendentes em dia e fazer o licenciamento 2019 e IPVA 2019 do seu veículo. Aqui, é possível realizar uma série de serviços com segurança e sem sair do conforto da sua casa. Não deixe de renovar o seu DPVAT!

Posts relacionados
Dívida Ativa
Dívida Ativa

Veja mais sobre Dívida Ativa. Na DOK despachante você tira as suas dúvidas sobre documentação, licenciamento e mais. Confira! […]

Leia mais…

Débitos de veículos
Débitos de veículos

Veja sobre débitos de veículos. Tire todas as suas dúvidas sobre débitos do seu veículo aqui na Dok Despahante. Confira! […]

Leia mais…