Entenda como o DOK Despachante promove a educação no trânsito com seus conteúdos

Por: Gregory Packs

Publicado em 19 de abril de 2023 | Atualizado em 21 de dezembro de 2023

Capa de artigo sobre educação no trânsito | DOK Despachante | Descrição: um pedestre atravessando a faixa, prestes a ser atropelado por um carro.

Salve, Motorista! Você sabe o que é educação no trânsito, qual sua importância prática ou em quais momentos ela deve ser iniciada? 

Meu nome é Victor Watanabe, e como parte do time de comunicação do DOK Despachante, fiz este texto para te contar tudo isso em detalhes. Confira! 

O que é educação no trânsito? 

O Art.76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fomenta um projeto fortíssimo de implementação da educação no trânsito. 

Segundo esse artigo, tudo começa pela educação infantil, passando pelo ensino fundamental e, posteriormente, o ensino médio e universitário. 

Gostou do que viu sobre o DOK?

As pretensões do projeto vão além de passar o básico do trânsito nas escolas. O projeto inclui a: 

  • Formação de professores na área de educação no trânsito;
  • Criação de grupos especializados em levantamento de dados estatísticos;
  • Elaboração de práticas para a redução de acidentes de trânsito, junto às universidades.

No entanto, mesmo com o projeto marcado em lei pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) desde 1997, nada além de atividades básicas de trânsito, em maior parte feitas na educação infantil, foi implementado pelo Ministério da Educação. 

Com isso em mente, cabe a cada um de nós, motorista ou não, agir de maneira consciente e respeitosa nas vias de trânsito e, para além disso, educar aqueles que estão à nossa volta. Só assim poderemos aumentar a segurança no trânsito

Qual a importância da educação no trânsito? 

O ponto de partida para entender a importância da educação no trânsito é o respeito pelo próximo. 

Quando cada um faz a sua parte de forma organizada, consciente e segura, as chances de um eventual problema surgir são pequenas. 

Tal conceito é inerente do processo de pensamento de um motorista que entende a direção defensiva como a melhor forma de conduzir, sempre pensando no: 

  • Trajeto;
  • Clima;
  • Veículo e via;
  • Seu próprio estado físico, humor e psique pessoal.

Ao colocar a educação no trânsito como lógica de pensamento, todos saem ganhando. Afinal, ela nos torna mais justos, respeitosos, organizados e conscientes. 

Infográfico estilo mapa mental relativo a importância da direção defensiva preventiva na educação no trânsito | DOK Despachante
Infográfico feito por Gabriel dos Santos Rodrigues | DOK Despachante

A educação no trânsito é fundamental para a preservação da vida 

Quem conduz, o faz para ir de um lugar para outro, assim como também andam os pedestres e pedalam os ciclistas. 

É imprescindível lembrar que atrás de todo volante ou guidão existe um ser humano. Parece algo óbvio demais falando assim, mas talvez seja justamente por isso que às vezes nos esquecemos. 

Aquele que divide a via com você não é apenas um motorista/caminhoneiro/pedestre/ciclista, mas também o pai/filho/tio/avô/primo/irmão/amigo/vizinho de alguém. 

Por isso, me dói tanto ver a quantidade de acidentes de trânsito e as situações com qual eles acontecem, visto que uma boa educação no trânsito poderia evitar muitos deles. 

Segundo estudo aplicado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação em 2020, as maiores causas de mortes no trânsito são: 

  • Dirigir com excesso de velocidade;
  • Conduzir o veículo embriagado;
  • Falta de atenção no trânsito;
  • Desobediência da sinalização.

Todas essas causas são evitáveis, mas a falta de comprometimento e respeito pelo próximo, aumentam muito o perigo das condições adversas encontradas nas vias de trânsito, sendo o motorista a mais perigosa delas.  

Além disso, são poucos os que sabem fazer os primeiros socorros no trânsito de forma apropriada, habilidade mais que importante para garantir que os danos de um possível acidente sejam reduzidos.

Infográfico estilo mapa mental sobre a importância da preservação da vida como um dos pilares da educação no trânsito | DOK Despachante
Infográfico feito por Gabriel dos Santos Rodrigues | DOK Despachante

Entenda qual a importância da educação ambiental no trânsito 

A consciência socioambiental para os motoristas e todos os usuários das vias, incluindo pedestres, ciclistas, motoqueiros, caminhoneiros e entre outros, é parte essencial da educação no trânsito. 

Para além de levar uma multa ou cometer um crime ambiental, faz parte da responsabilidade dos motoristas zelar pela qualidade das vias que são cercadas pela fauna e flora, e também cumprir os requisitos para que os níveis de poluição sejam os mais baixos possíveis. 

Como membros atuantes do meio de trânsito que usufruímos, temos a obrigação de nos preocupar com a poluição do ar, água e vias, além da poluição sonora emitida pelos automóveis e o som automotivo fora dos padrões.

Infográfico retratando a importância da responsabilidade socioambiental na educação no trânsito | DOK Despachante
Infográfico feito por Gabriel dos Santos Rodrigues | DOK Despachante

Saiba mais sobre as novidades do DOK 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Quem é o DOK Despachante e qual é a sua contribuição para a educação no trânsito? 

Há mais de 16 anos de atuação, o DOK Despachante revolucionou o mercado de pagamento dos débitos veiculares ao inserir a consulta gratuita das pendências pela placa. 

Hoje, com mais de 200 mil clientes atendidos e satisfeitos, é o maior despachante online do Brasil e conta com as mais diversas formas de pagamento para que você, Motorista, não tenha que se preocupar e possa resolver tudo de forma rápida e fácil. 

Além de pagamentos, também é uma de suas preocupações mais importantes transmitir informações úteis, confiáveis e atualizadas, sobre as mais diversas áreas do mundo automotivo e nos mais diversos formatos. Confira abaixo! 

Infográfico sobre como do DOK Despachante contribui para a educação no trânsito, no blog, YouTube e redes sociais | DOK Despachante
Infográfico feito por Gabriel dos Santos Rodrigues | DOK Despachante

Educação no trânsito: artigos de blog 

Ler os artigos do blog do DOK é uma ótima forma de praticar a educação no trânsito de forma pessoal. 

Aqui, você encontra textos sobre os mais diversos temas, desde licenciamento atrasado até explicações sobre como montar um recurso de multa

Então, se você gosta de ler e quer se informar, o blog é o lugar certo! 

DOK no YouTube: vídeos de educação no trânsito 

Para aqueles que gostam de conteúdos mais curtos e preferem ver e ouvir, o DOK também publica vídeos no YouTube. 

Acesse o canal do DOK Despachante e lembre-se de se inscrever para não perder nenhuma novidade! 

Campanhas de educação no trânsito nas mídias sociais 

A segurança tem sido tema de diversas campanhas nas redes sociais do DOK Despachante, afinal, ela é parte fundamental da educação no trânsito. 

Seja no Instagram, Facebook ou TikTok, a educação no trânsito sempre estará presente, mesmo que de forma descontraída. 

Se você quer se educar ou dar aquela indireta para alguém que não está dirigindo de forma respeitosa, acesse as redes sociais do DOK e confira as postagens. 

Pague as pendências do veículo no DOK Despachante 

Falar sobre a educação no trânsito vai além de ensinar as regras e boas práticas das vias e a relação com seus usuários. 

Ela também deve tratar as finanças dos veículos, afinal de contas, multas e pagamentos anuais como licenciamento e IPVA também fazem parte do mundo automotivo. 

Para entender como consultar e pagar as pendências do veículo, sigas os próximos passos: 

  • Acesse o site ou baixe o app do DOK Despachante;
  • Faça uma consulta gratuita usando a placa do veículo e seu melhor e-mail;
  • Selecione os débitos que deseja quitar, bem como a forma de pagamento;
  • Efetue o pagamento;
  • Pronto!

No DOK Despachante, quitar os débitos do seu veículo é simples e rápido, como deve ser! Não importa se são multas, IPVA, licenciamento ou Dívida Ativa, aqui, você resolve tudo sem sair de casa. 

Conclusão  

Como vimos, a educação no trânsito está regulamentada no CTB, mas ainda não foi plenamente incorporada às instituições de ensino. 

Cabe, então, a nós, enquanto indivíduos da sociedade, fazer o nosso melhor para manter o trânsito seguro, humano e tranquilo. 

Pode até ser clichê, mas trate os outros melhor do que gostaria de ser tratado. Mudar a realidade de inúmeros acidentes que acontecem nas vias é algo possível, mas exige comprometimento e respeito pelo próximo. 

Além disso, não deixa de ser fundamental saber e respeitar as leis de trânsito, como efetuar primeiros socorros, não dirigir embriagado e nem mexendo no celular. A mudança está em cada um de nós. 

Se gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar. Afinal, propagar informações úteis e de confiança também é uma maneira de ajudar na conscientização sobre a educação no trânsito. Muito obrigado por ler até o fim e até o próximo tema! 

TAGS: educação do transito/ no trânsito/ opinião sobre cidadania e transito/ filme sobre educação no trânsito 


Perguntas frequentes sobre educação no trânsito 

Como podemos melhorar a educação no trânsito? 

A educação no trânsito deve ser incluída desde o ensino básico, como regulamenta o CTB. No entanto, não cabe apenas aos motoristas praticá-la, afinal, todos usam as vias de trânsito.

Qual atitude deixa o trânsito mais seguro, educado e humano? 

Respeitar as sinalizações da via, limites de velocidade, sinais de outros motoristas e pedestres, além de manter a calma e não dirigir com sono ou sob influência de substâncias psicoativas são alguns dos exemplos de como agir no trânsito de forma humanizada e respeitosa.

O que não se deve fazer no trânsito? 

Excesso de velocidade, beber e dirigir e usar o celular enquanto dirige são as três principais causas de mortes no trânsito brasileiro. Contudo, existem muitas outras. Por isso, respeite as leis de trânsito e dirija defensivamente.

Como ser consciente no trânsito? 

A direção defensiva preventiva é uma ótima maneira de aumentar a consciência no trânsito, visto que com ela, o motorista prevê quais situações terá de lidar durante o trajeto e pode se preparar melhor, antes e durante a direção.



Posts relacionados