Departamento de marketing do DOK: conheça as equipes que ajudam a aproximar você do mundo veicular

Por: Gregory Packs

Publicado em 09 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 31 de outubro de 2023

Capa sobre o departamento de marketing | DOK Despachante

Salve, Motorista! O departamento de marketing de uma empresa é, em grande parte, responsável pela imagem que o público tem sobre a instituição. 

Eu me chamo Victor Watanabe e, neste artigo, vou te contar sobre o departamento de marketing do DOK, o primeiro despachante online do Brasil. 

O que é marketing? 

Segundo um dos pais do marketing, Philip Kotler, “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”. 

Isso significa que o marketing atua em prol de criar, entregar, agregar valor e satisfazer os desejos e necessidade do mercado e do público. 

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Qual o objetivo do marketing? 

Cada empresa ou pessoa (aquela em que o marketing pessoal é a chave do “negócio” – como as celebridades e influencers), visa alcançar um objetivo específico. 

O marketing providencia as ferramentas para que isso aconteça. 

Aqui no DOK Despachante, nós, do departamento de marketing, entendemos que nosso objetivo é facilitar a vida dos motoristas brasileiros, oferecendo a melhor experiência por meio das nossas soluções completas acerca do mundo veicular. 

Qual a função do marketing? 

O departamento de marketing, dependendo da sua composição, pode ter várias funções, por exemplo: 

  • Gerar mais vendas;
  • Atrair mais clientes;
  • Fazer parcerias;
  • Melhorar a experiência dos clientes;
  • Impulsionar as publicações;
  • Engajar o público.

Estas são apenas algumas das funções que o marketing pode ter.  

Conforme o objetivo a ser alcançado, a função do marketing pode ser alterada ou atualizada, mas, de modo geral, depende: 

  • Da capacidade da equipe;
  • Dos recursos disponíveis;
  • De planejamentos estratégicos.

Quem é o DOK Despachante? 

O DOK Despachante existe há 16 anos e o departamento marketing teve grande papel nessa trajetória. 

Entre tentativas, erros e acertos de sucesso, um dos grandes impulsionadores do DOK foi o marketing, afinal, seria complicado transitar para o meio digital sem essa área. 

Com mais de 200 mil clientes atendidos, somos o único despachante online que atende todo o estado de São Paulo e Paraná. 

Não é à toa que o DOK Despachante é seguro, prático e comprometido com o mundo auto e com você, Motorista. Conheça um pouco mais dos nossos serviços, abaixo. 

Pague os débitos veiculares com as melhores condições no DOK!  

O DOK Despachante é um facilitador de pagamentos, ou seja, aqui ajudamos os motoristas a pagar as pendências veiculares. 

Sejam elas IPVA, licenciamento, multas de trânsito ou até mesmo dívida ativa, aqui você pode quitar todos os débitos em até 12x no cartão. 

As formas de pagamento DOK são permissivas e atendem a diferentes necessidades. 

Os pagamentos podem ser feitos em: 

  • Pix;
  • Boleto;
  • Cartão de crédito em até 12x;
  • Boleto + mais cartão.

Não está convencido? Então, descubra os dez motivos para pagar os débitos com o DOK

Infográfico sobre as equipes do departamento de marketing do DOK | DOK Despachante
Infográfico feito por Livia Pereira | DOK Despachante

Saiba mais sobre as novidades DOK 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Entenda a estrutura do departamento de marketing do DOK Despachante 

O departamento de marketing do DOK Despachante é composto por colaboradores de diversas áreas de atuação, mas todas unidas com um mesmo propósito: garantir que você, Motorista, tenha a melhor experiência com os nossos serviços e da forma mais tranquila possível. 

Confira, abaixo, algumas das funções dos times do departamento de marketing do DOK! 

Ad Ops 

Ad Ops é a sigla dada para advertising operations – operação de anúncios, traduzindo do inglês. 

Segundo o Gestor de Marketing do DOK Despachante, Alexandre Queiroz, esse “é um time responsável por fazer a compra de espaços publicitários”

Mas, o que isso significa na prática, Victor? Falar em comprar espaços publicitários parece uma coisa tão sofisticada, né? 

Geralmente, esses espaços publicitários são comprados em leilões, nos quais várias empresas competem pelo local que querem disponibilizar seus anúncios. 

Seja na página de um site, como o UOL, ou em um buscador, como Google, é de responsabilidade da equipe de Ad Ops selecionar e comprar esses locais. 

Customer Experience – CX 

CX é a sigla dada à Customer Experience – experiência do cliente, traduzindo do inglês. 

Segundo Luana Gomes, gestora da equipe de CX do DOK, o objetivo dessa área é ouvir o cliente. 

Mas, Victor, só ouvir ao cliente basta? Não exatamente, mas, esse é o primeiro e mais importante passo. 

A equipe sabe ouvir, enxergar, reconhecer e transformar as dicas e dores dos clientes em “insights para toda a empresa”

Utilizar esses insights como oportunidades para oferecer a melhor experiência do cliente com a empresa é o que move os colaboradores de CX do DOK, comenta Luana. 

Dentro de suas funções no dia a dia, estão: 

  • A coleta de insights nos meios em que o cliente é ativo, como o Google e o Reclame Aqui;
  • Estudos e análises dessa coleta para aprimorar a experiência do cliente dentro da empresa.

É claro que existem outros processos internos a esses dois que destaquei aqui, mas este é o panorama geral do profissional de CX do departamento de marketing do DOK Despachante. 

Design 

Existem dois tipos diferentes de design no departamento de marketing do DOK. 

O primeiro deles é o design de produto, no qual é avaliado a interface, os botões, além da qualidade da usabilidade das páginas do site e blog. 

Neste tipo, as análises contam muito para saber o que melhorar, e auxiliados pela equipe de CX, este trabalho fica mais detalhado e elaborado. 

O objetivo de todo Product Design é construir produtos que garantam uma ótima experiência do usuário e respondam às necessidades e objetivos de negócio – comenta o UX Designer, Arnon Cardoso Cornette.

O segundo tipo é o designer de conteúdo. Esse é o profissional que transforma as ideias da equipe em peças audiovisuais – fotos, vídeos, postagens, infográficos etc. 

Extremamente aliado aos times de redes sociais e SEO, essa equipe produz as artes que atraem mais gente para nossos conteúdos e, também, ajuda os usuários que já nos acompanham a entendê-los com mais facilidade. 

Email 

Coordenado e supervisionado pelo Gestor do departamento de marketing, Alexandre Queiroz, este é um time que utiliza o e-mail para enviar avisos e informações importantes para o cliente. 

Lembretes de prazos, informações úteis e dicas são alguns dos exemplos dos conteúdos abordados. 

O nome da prática trabalhada por este time é Email marketing. 

Geralmente usada para vendas, aqui no DOK, a equipe responsável por isso no departamento de marketing se preocupa mais com você, Motorista. 

Afinal de contas, quem avisa amigo é! 

Novos negócios 

Lembra que lá em cima, no tópico de funções do marketing eu citei a formação de parcerias? É justamente esse o papel da área de Novos Negócios. 

Gerenciada pela Thais Oliveira, dentro do departamento de marketing da empresa, seu objetivo é trazer novos parceiros para a empresa e facilitar a comunicação do DOK com eles. 

Esse é um trabalho muito importante no marketing, é sobre olhar para o mercado e reconhecer o que nos falta, de modo a sempre tentar melhorar e dar suporte às outras áreas da empresa, relata Thais.

Produto 

De acordo com o Gerente de Produto do DOK, Thiago Calistro, o dia a dia da equipe envolve fazer constantes pesquisas com o usuário, entendendo comportamento, estudando dados e mercado para adequar nosso produto e deixar ele da melhor forma para nossos clientes. 

A área de produto no departamento de marketing do DOK Despachante engloba, principalmente, páginas do site, mas não deixa de olhar para os botões, menu e acessos. 

Em termos de entendimento, compare os profissionais de produto com desenvolvedores. 

Contudo, ao invés de construir as páginas e suas ferramentas, eles checam e desenvolvem a funcionalidade delas. 

Grande aliado da equipe de CX, os colaboradores de Produto garantem uma completa usabilidade e navegação para os nossos usuários. 

Redes sociais 

Liderado pela Gestora de Social Media, Paola Cesar, esta é a equipe que faz a gestão das redes sociais e interação com o público.

É imprescindível que o DOK tenha uma presença digital sólida. E para isso, nós contamos com as redes sociais e a produção de conteúdo para fortalecer o posicionamento da marca e autoridade no segmento, comenta Paola.

A equipe de Redes Sociais (Social Media) do departamento de marketing do DOK é grande e bem diversificada, pois conta com colaboradores das áreas de: 

  • Designer de conteúdo;
  • FilmMaker (profissional que faz a captação dos vídeos);
  • VideoMaker (profissional que edita os vídeos);
  • Apresentadora;
  • Estagiária de Roteirista;
  • Estagiários de Social Media.

Dialogando principalmente com as equipes de CX, SEO e Design, os colaboradores de Social Media do DOK estão presentes nas seguintes redes: 

Siga-nos nas redes sociais, Motorista, e confira o trabalho incrível que nossa equipe faz para deixar sua relação com o mundo automotivo mais prática e tranquila! 

SEO 

Search Engine Optimization é a sigla para SEO. O termo traduzido do inglês refere-se à otimização feita nos conteúdos em prol de boas posições nos mecanismos de busca. 

Em linhas gerais, o que faz o SEO é produzir artigos de acordo com critérios definidos pelo Google para que fiquem bem ranqueados em diferentes pesquisas (palavras-chave). 

Se, por exemplo, a palavra-chave “licenciamento SP 2023” nortear o tema de um artigo e estiver bem posicionado na primeira página de um buscador como o Google, significa que o conteúdo foi reconhecido pelos robôs como um dos melhores textos sobre o tema. 

São alguns critérios do Google para textos bem posicionados: 

  • Criação de conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas;
  • Boa distribuição de palavras-chave;
  • Fontes de conteúdo de confiança, relevância e autoridade no tema em questão.

Segundo o Gestor do time de SEO do DOK, Junior Dias, o nosso objetivo é se tornar o maior e mais relevante projeto web no segmento de despachante online do Brasil! 

E para que isso aconteça, é necessário trabalhar em metodologias que auxiliam o desenvolvimento profissional de cada colaborador, que potencializam o desenvolvimento da equipe em alavancas de crescimento em etapas como: jornada do cliente, experiência do usuário e usabilidade. 

Conheças nossas vagas e trabalhe no primeiro despachante online do Brasil! 

O DOK Despachante está no mercado há 16 anos e se consagrou como o primeiro despachante online do Brasil. 

Proporcionando várias inovações ao mundo auto, como o sistema gratuito de consulta de débitos veiculares pela placa, ferramentas como calculadora de IPVA e Tabela FIPE e as formas de pagamento diversificadas, o DOK já atendeu mais de 200 mil clientes. 

Somos vários profissionais de áreas bem diferentes focados em um único grande objetivo: tornar a sua vida, Motorista, muito mais fácil. 

Se você compartilha da paixão que nos move e gostaria de percorrer essa estrada conosco, acesse nossa página do LinkedIn para checar as vagas abertas!

Venha para o DOK! Enquanto houver motoristas para ajudar, nossas rodas não param de girar.  

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Conclusão 

Como vimos, o departamento de marketing do DOK Despachante é grande e bem diversificado, mas todos atuam em união para que você tenha a melhor experiência possível, Motorista. 

Do contato direto com o cliente até os bastidores das telas do site e blog, trabalhamos para facilitar e melhorar sua relação com o mundo automotivo. 

Quer saber mais sobre as outras áreas do DOK, para além do departamento de marketing? Então, acesse o blog e confira os artigos da categoria Novidades DOK. Esperamos por você! 

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Perguntas frequentes sobre o departamento de marketing

Quais são os setores de marketing? 

Existem vários setores dentro do que chamamos de marketing, cada um com seus objetivos e estratégias. Alguns deles são: redes sociais, SEO, produto e design.

Qual é a função do departamento de marketing? 

Dependendo da empresa ou pessoa, o marketing desempenha funções diferentes. Mas, de modo geral, ele é o impulsionador do objetivo a ser alcançado.

Quem trabalha no setor de marketing? 

Diferentes formações trabalham com marketing hoje em dia, como jornalistas, publicitários e vendedores. Porém, nada impede que alguém de áreas diferentes, como saúde ou literatura, se interesse por alguma etapa do marketing e trabalhe com isso.



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