Primeiro emplacamento do seu veículo? Passo á passo

Primeiro emplacamento do seu veículo? Passo á passo

Emplacar um automóvel significa que ele terá uma identificação, ou seja, uma placa. Com ela, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) pode saber qual é a história daquele veículo: ele foi vendido? Ele já teve muitas multas? Ele é novo? Assim, é o primeiro emplacamento do seu veículo? Compreenda o passo a passo.

 

Concessionária realiza o emplacamento

Muitos que adquirem um novo automóvel pedem à concessionária para emplacar e isso, realmente, é possível. Quando o indivíduo opta pela concessionária, ela já possui muitas informações, já que ela que comercializou o veículo, e vai ao DETRAN. No entanto, o que torna a ajuda da concessionária meio inviável é o preço que ela pede para emplacar: mesmo com a variação que existe entre as concessionárias, é alto.

Primeiro emplacamento do seu veículo

Proprietário consegue emplacar

Vale dizer que o proprietário não necessita da concessionária para conseguir o emplacamento: buscando o DETRAN, ele mesmo emplaca. Entretanto, o proprietário apenas poderá emplacar se tiver o RENAVAM. Aqueles que ainda não possuem o seu RENAVAM conseguem esse documento facilmente: o site do DETRAN sempre mostra um formulário que, preenchendo-o, gera-se o RENAVAM.

 

Nota fiscal

Quando o proprietário for ao DETRAN para pedir o emplacamento, ele precisará mostrar a nota fiscal. Dessa forma, o DETRAN saberá que aquele automóvel foi, verdadeiramente, comprado.

 

Financiamento?

É normal que os indivíduos adquiram automóveis usando financiamento e esses veículos também devem ser emplacados. Assim, o proprietário deverá mostrar ao DETRAN o Gravames, ou seja, o registro do automóvel nesse sistema.

 

Carro teve vistoria?

O DETRAN somente emplaca veículos que tiveram uma vistoria. Mesmo que o automóvel seja novo, é indicado que uma vistoria aconteça, inclusive para determinar que a concessionária comercializou um veículo exatamente como ela anunciou. Importante: indica-se que o proprietário fale com o DETRAN e questione sobre os locais dessa vistoria.

 

Documentos

Existem documentos diferentes que o DETRAN solicita e isso depende se quem vai emplacar o automóvel é uma pessoa jurídica ou se é uma pessoa física. Na primeira, o Departamento Estadual de Trânsito pedirá o CNPJ e também os dados de quem represente a companhia legalmente. Sendo pessoa física, os documentos são o comprovante de residência e os usuais (CPF somado ao RG). Vale dizer que, quando o proprietário estiver com todos esses dados, ele irá ao setor de lacração.

 

Usando o despachante

Os despachantes são o jeito menos trabalhos e também menos custoso de conseguir o emplacamento. Além disso, o despachante Dok tem mais uma funcionalidade além de cuidar do emplacamento: ele orienta. Os proprietários que escolhem o despachante gastam menos e ainda são assessorados com relação a dúvidas, a documentos e qualquer outra questão.

Vale dizer que, contratando o despachante para efetivar o emplacamento, o proprietário já fica mais orientado com relação a outra obrigatoriedade: o licenciamento. Afinal, se ele procurou o despachante e conseguiu um emplacamento sem inconvenientes, ele também pode procurá-lo para o licenciamento online.

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts