Emplacar um automóvel significa que ele terá uma identificação, ou seja, uma placa. Com ela, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pode saber qual é a história daquele veículo: ele foi vendido? Ele já teve muitas multas? Ele é novo? Sendo assim, é o primeiro emplacamento do seu veículo? Compreenda o passo a passo.
Concessionária realiza o emplacamento
Muitos que adquirem um novo automóvel pedem à concessionária para emplacar e isso, realmente, é possível. Quando o indivíduo opta pela concessionária, ela já possui muitas informações, já que ela que comercializou o veículo, e vai ao Detran. No entanto, o que torna a ajuda da concessionária meio inviável é o preço que ela pede para emplacar: mesmo com a variação que existe entre as concessionárias, é alto.
Proprietário consegue emplacar
Vale dizer que o proprietário não necessita da concessionária para conseguir o emplacamento: buscando o Detran, ele mesmo emplaca. Entretanto, o proprietário apenas poderá emplacar se tiver o Renavam. Aqueles que ainda não possuem o seu Renavam conseguem esse documento facilmente: no site do Detran. Ao acessá-lo, preencha o formulário e gere o seu Renavam.
Nota fiscal
Quando o proprietário for ao Detran para pedir o emplacamento, ele precisará mostrar a nota fiscal. Dessa forma, o Detran saberá que aquele automóvel foi, verdadeiramente, comprado.
Financiamento?
É normal que os indivíduos adquiram automóveis usando financiamento e esses veículos também devem ser emplacados. Assim, o proprietário deverá mostrar ao Detran o Gravame, ou seja, o registro do automóvel nesse sistema.
Carro teve vistoria?
O Detran somente emplaca veículos que tiveram uma vistoria. Mesmo que o automóvel seja novo, é indicado que uma vistoria aconteça, inclusive para determinar que a concessionária comercializou um veículo exatamente como ela anunciou. Importante: indica-se que o proprietário fale com o Detran e questione sobre os locais dessa vistoria.
Documentos
Existem documentos diferentes que o Detran solicita e isso depende se quem vai emplacar o automóvel é uma pessoa jurídica ou se é uma pessoa física. Na primeira, o Departamento Estadual de Trânsito pedirá o CNPJ e também os dados de quem represente a companhia legalmente. Sendo pessoa física, os documentos são o comprovante de residência e os usuais (CPF e RG). Vale dizer que, quando o proprietário estiver com todos esses dados, ele irá ao setor de lacração.
Usando o despachante
Os despachantes são o jeito menos trabalhosos e também menos custoso de conseguir o emplacamento. Além disso, o Despachante DOK tem mais uma funcionalidade além de cuidar do emplacamento: ele orienta. Os proprietários que escolhem o despachante gastam menos e ainda são assessorados com relação a dúvidas, a documentos e qualquer outra questão.
Vale dizer que, contratando o despachante para efetivar o emplacamento, o proprietário já fica mais orientado com relação a outra obrigatoriedade: o licenciamento. Afinal, se ele procurou o despachante e conseguiu um emplacamento sem inconvenientes, ele também pode procurá-lo para o licenciamento online.
Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas da Informação e Marketing Digital criou o primeiro despachante online, estando preparado para mercado com frota de 26 milhões de veículos no estado de São Paulo.