Tração 4×4: força e desempenho em qualquer terreno

Por: Gregory Packs

Publicado em 25 de março de 2024 | Atualizado em 17 de abril de 2024

capa artigo tração 4x4- DOK

Salve, Motorista! Seja para aventuras off-road ou para o dia a dia na cidade, os carros 4×4 estão conquistando cada vez mais adeptos por sua força e versatilidade.

Mas, afinal, você sabe como funciona a tração 4×4 e quais os melhores veículos desse tipo para comprar no Brasil? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Como funciona a tração 4×4?

A tração 4×4, também conhecida como tração nas quatro rodas, é um sistema que distribui a força do motor para todas as quatro rodas do veículo, garantindo maior aderência, controle e segurança em diversos tipos de terreno, desde lama e areia até neve e cascalho.

Para isso, a tração 4×4 depende do funcionamento conjunto de diversos componentes, tais como:

ipva 2024
  • Eixos: transmitem a força do motor para as rodas;
  • Diferenciais dianteiro e traseiro: permitem que as rodas de cada eixo girem em velocidades diferentes, facilitando as curvas e manobras;
  • Diferencial central: divide a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro;
  • Semi-eixos: conectam os diferenciais às rodas;
  • Juntas homocinéticas: permitem que as rodas girem em ângulos diferentes, importantes para a suspensão e o sistema de direção;
  • Caixa de transferência: transfere a força do motor para o diferencial central;
  • Redução de marcha: amplia o torque do motor, ideal para superar obstáculos de terrenos difíceis.

Tipos de tração 4×4

Repleta de tecnologia e inovação constante, a tração 4×4 apresenta diferentes tipos, que se adequam às necessidades de cada perfil. Confira:

  • Tração 4×4 permanente: a força do motor é distribuída para as quatro rodas, de forma constante e uniforme;
  • Tração 4×4 sob demanda: esse sistema permite alternar entre tração 4×2 e 4×4 conforme a necessidade, o que proporciona economia de combustível em situações que não exigem tração nas quatro rodas;
  • Tração 4×4 integral: a força do motor é distribuída de forma inteligente e calculada entre os eixos, otimizando o desempenho em diferentes terrenos.
infográfico sobre os componentes do sistema de tração 4x4 - DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Veículos 4×4 são ideais para quem?

Ideias para trilhas, acessar lugares remotos e também para uma direção segura em condições climáticas adversas, os veículos 4×4 são perfeitos para quem busca aventura, liberdade e versatilidade.

Por isso, se você…

  • É amante de uma aventura off-road;
  • Trabalha em áreas rurais;
  • Gosta de atividades ao ar livre, como camping ou pesca,

… os 4×4 podem ser uma excelente escolha para te levar a qualquer lugar, com segurança, conforto e desempenho. 

Além disso, veículos 4×4 são robustos e fortes o suficiente para aguentar todo o peso adicional da blindagem de carros, sem comprometer mecanismos essenciais do automóvel, tornando-os ideais para esse upgrade de segurança e proteção. 

Vantagens e desvantagens de veículos 4×4

Como tudo na vida, os veículos 4×4 também possuem vantagens e desvantagens que podem impactar diretamente na decisão de compra e na sua experiência positiva ou negativa com o automóvel. 

Afinal, os carros 4×4 realmente são bastante diferenciados dos demais veículos. Confira a tabela de prós e contras da tração 4×4:

VantagensDesvantagens
Força, robustez e desempenhoPreço elevado de veículos usados e também 0km
Versatilidade de terrenosNão é um carro econômico e tem um maior consumo de combustível
Conforto e segurança off-roadManutenção e higienização cara, complexa e especializada
Geralmente acompanha diversas tecnologias embarcadasSeguro auto com preço mais elevado
Pode vir acompanhada de bagageiro e caçamba, como nas camionetasPouca estabilidade em curvas fechadas e em alta velocidade
Pode servir tanto para lazer quanto para trabalho, no caso dos utilitários e caminhonetesImpacto ambiental devido a maior emissão de gases

Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Os melhores carros 4×4 para comprar em 2024

  • Fiat Toro 4×4: design moderno, interior espaçoso, boa relação custo-benefício, além de contar com opção de motor 2.0 flex;
  • Chevrolet S10 4×4: opções de motor flex e diesel, robustez e capacidade de carga, além de tecnologia avançada de segurança e conectividade;
  • Chevrolet Trailblazer 4×4: motor 2.8 turbodiesel, design imponente, interior espaçoso, além de uma impressionante capacidade de reboque de até 3.500 kg;
  • Ford Ranger 4×4: motor 2.2 turbodiesel, robustez e capacidade off-road, além de tecnologia avançada de segurança e conectividade;
  • Toyota SW4 4×4: motor 2.8 turbodiesel, confiabilidade e robustez lendárias e também com espaço interno para até 7 pessoas;
  • Toyota Hilux 4×4: motor 2.8 turbodiesel, robustez e confiabilidade lendárias, líder de vendas em seu segmento;
  • Mitsubishi Pajero Sport 4×4: SUV grande com motor 2.4 turbodiesel, tração 4×4 permanente e bom desempenho off-road;
  • Mercedes-Benz GLA 250 4MATIC: SUV compacto premium com motor 2.0 turbo, tração 4×4 integral e design sofisticado;
  • Renault Oroch 4×4: caminhonete compacta com motor 1.6 flex, tração 4×4 sob demanda e bom custo-benefício;
  • Tracker 4×4: SUV compacto com motor 1.8 flex, tração 4×4 sob demanda e bom espaço interno.

Para escolher o automóvel 4×4 ideal, é preciso considerar todas as suas necessidades, definir seu orçamento, pesquisar a fundo cada modelo e realizar o test drive antes da compra.

Além disso, caso esteja pensando em comprar um 4×4 usado, não se esqueça de verificar a Tabela Fipe, além de consultar a placa do veículo para garantir de que não há débitos e pendências no documento. 

Tendências

As principais tendências para o futuro do segmento 4×4 no mundo incluem:

  • Aumento da eletrificação, com o lançamento de modelos híbridos e elétricos;
  • Maior foco em tecnologias de segurança e conectividade;
  • Desenvolvimento de picapes autônomas;
  • Crescimento da demanda por picapes compactas e SUVs com tração 4×4.

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir tudo sobre veículos 4×4: como funciona esse sistema de tração, tipos, vantagens e desvantagens, os melhores carros 4×4 para comprar em 2024, tendências e muito mais!

Além disso, também ficou por dentro de dicas para fazer um bom negócio na compra de um 4×4 usado. E lembre-se, Motorista, precisou regularizar a situação do veículo? Conte com o DOK.

Aqui no DOK, você pode parcelar multas, IPVA, licenciamento e outros débitos veiculares em até 12 vezes, de forma prática, fácil e completamente livre de burocracias. Acesse o site e redescubra a tranquilidade.

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.

TAGS: duster 4×4 / jeep 4×4 / ecosport 4×4 / fiat panda 4×4


Perguntas frequentes sobre 4×4

O que é sistema 4×4?

Um sistema de tração 4×4, também conhecido como tração nas quatro rodas, distribui a força do motor para todas as rodas do veículo, proporcionando maior aderência e controle em terrenos off-road, como lama, areia, cascalho e até mesmo neve.

Quanto custa um carro 4×4?

O preço médio de um carro 4×4 no Brasil varia bastante, entre R$ 80.000 e R$ 400.000, dependendo de diversos fatores como marca, modelo, ano de fabricação e opcionais.

Quais são os veículos 4×4?

Os veículos 4×4 mais comuns são SUVs, picapes, caminhonetes e jipes.



Posts relacionados