EcoSport 4×4: características, modelos e dicas

Por: Gregory Packs

Publicado em 27 de março de 2024 | Atualizado em 26 de abril de 2024

capa artigo ecosport 4x4 características, modelos e dicas -DOK

Salve, Motorista! Está pensando em comprar um Ecosport 4×4, mas não sabe se ainda vale a pena ter esse veículo? 

Então, trouxemos um conteúdo completo para que você possa conhecer todos os detalhes do Ecosport 4×4, incluindo consumo, preço médio, vantagens e desvantagens. Acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro. Boa leitura!

Saiba mais sobre o Ford Ecosport 4×4

A Ford Ecosport é creditada como responsável por popularizar o segmento de SUVs compactos no Brasil, sendo lançado em 2003.  Naquele momento, os SUVs eram veículos grandes e robustos, com preços elevados. 

O Ecosport chegou como uma opção mais acessível e urbana, atendendo a um público que desejava um carro alto e espaçoso para o dia a dia, sem abrir mão da dirigibilidade e da manobrabilidade.

ipva 2024

Percebendo a boa aceitação do modelo e a demanda por um veículo compacto com habilidades off-road, a Ford lançou pouco depois a versão 4×4, chamada EcoSport 4WD.

Isso ocorreu por volta de 2004, ampliando o leque de consumidores para aqueles que buscavam se aventurar em terrenos mais acidentados sem precisar migrar para um veículo de porte maior.

Ecosport 4×4 é bom?

Sim! O veículo é uma boa opção, pois, como o modelo é usado, pode ser uma alternativa mais em conta em relação a SUVs 4×4 de outras marcas, tendo em vista que o veículo deixou de ser fabricado em 2022.

Ecosport 4×4 diferenciais

O EcoSport 4×4 não é um jipe raiz, mas se você curte pegar uma estrada de terra, enfrentar trilhas leves de final de semana ou precisa de um carro que lide bem com ruas sem pavimentação, o sistema de tração inteligente 4×4 se mostra vantajoso.  

Esse sistema prioriza a tração dianteira para economizar combustível no asfalto, mas acopla automaticamente a tração traseira quando identifica perda de aderência.

No mais, o EcoSport mantém o tamanho compacto e a agilidade no trânsito urbano, facilitando manobras em ruas estreitas e vagas apertadas. Ainda, os modelos mais recentes possuem seis marchas.

Como funciona a tração 4×4 do Ecosport?

Diferente do sistema 4×4 tradicional, que envia torque constantemente para as rodas traseiras, a tração do EcoSport é sob demanda, mas o que isso quer dizer?

Isso significa que o veículo permanece na tração dianteira para economizar combustível no asfalto.  E quando o sistema detecta perda de aderência, como em terrenos off-road, automaticamente transfere torque para as rodas traseiras, proporcionando maior estabilidade e tração.

Qual o diferencial do Ecosport 4×4?

O diferencial do Ecosport 4×4 está relacionado principalmente ao sistema de tração (AWD). Diferente do tradicional, que envia torque constantemente para as rodas traseiras, a tração do Ecosport é sob demanda. Isso significa que:

  • O veículo permanece na tração dianteira para economizar combustível no asfalto;
  • Quando o sistema detecta perda de aderência, como em terrenos off-road, automaticamente transfere torque para as rodas traseiras, proporcionando maior estabilidade e tração.
Infográfico sobre qual o diferencial do escosport 4x4-DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Ainda compensa comprar Ecosport 4×4 em 2024?

Encontrar um Ecosport 4×4 usado pode ser uma alternativa mais econômica em relação a SUVs 4×4 de outras marcas equivalentes, pois o modelo saiu de linha em 2022. 

Enquanto não se pode esperar o desempenho de um Jeep, por exemplo, o Ecosport 4×4 se sai bem em terrenos acidentados e estradas de terra, graças ao sistema de tração inteligente 4×4.

Porém, como a Ford encerrou a produção do Ecosport, significa que a disponibilidade de peças a longo prazo pode ser menor em comparação a carros fabricados hoje. Atualmente, a empesa está focada nos modelos Ranger, Maverick e F-150.

Quais os modelos de Ecosport disponíveis?

Dentre as versões disponíveis, vale destacar a topo de linha Storm 4×4, que surgiu em 2018, conhecida pelo seu visual aventureiro e pela presença do sistema de tração integral inteligente.

Além do sistema de tração, o Ecosport Storm 4×4 geralmente contava com diferenciais estéticos em relação às versões convencionais, como rodas.

Há também o modelo Freestyle, conhecido como a configuração mais vendida do Ecosport. O equilíbrio entre visual aventureiro, itens urbanos e motorização flexível (geralmente 1.6 ou 2.0 com opção de câmbio automático nas versões mais recentes) fez do modelo Freestyle um SUV compacto versátil e competitivo no mercado.

ipva 2024

Quanto custa a Ecosport 4×4?

O Ecosport saiu de linha em 2022, então você só encontrará modelos usados. O preço varia de acordo com o ano e versão e pode ser encontrado na Tabela Fipe do DOK Despachante.

Conclusão

Motorista, como você pôde notar, o Ecosport 4×4 é um veículo interessante para quem busca uma opção para o dia a dia, em especial, na cidade. Porém, como o modelo saiu de linha em 2022, é importante considerar a compra do carro atualmente.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.  

Tags: ecosport 4×4 antiga, ford 4×4 ecosport, cardan ecosport 4×4, como funciona a tração 4×4 da ecosport


Perguntas frequentes sobre Ecosport 4×4

Qual modelo EcoSport é 4×4?

Existem duas versões 4×4 do Ecosport: a Freestyle e a Storm.

Como funciona o sistema 4×4 do EcoSport?

O EcoSport tem tração 4×4 inteligente, que envia torque para as rodas traseiras automaticamente quando necessário.

Qual o valor do EcoSport 4×4?

O EcoSport saiu de linha em 2022, então você só encontrará modelos usados. O preço varia de acordo com o ano e versão e pode ser encontrado na Tabela Fipe.



Posts relacionados