Pajero 4×4: o Mitsubishi lendário dos ralis

Por: Gregory Packs

Publicado em 09 de abril de 2024 | Atualizado em 09 de abril de 2024

Capa Artigo Pajero 4x4 premiações, modelos, história e muito mais! | DOK

Salve, Motorista! Se você é entusiasta das competições de ralis, com certeza já ouviu falar da Pajero 4×4. Com versões icônicas como TR4, Sport, Dakar e Full, esse SUV ícone de vendas já está em sua quinta geração. 

Continue a leitura e conheça a história da lendária Pajero 4×4, a grande campeã do rally!

40 anos do Mitsubishi Pajero

O Mitsubishi Pajero foi lançado em 1982, marcando o início de uma linha de modelos conhecida por seu sucesso em ralis ao longo de 40 anos. 

No entanto, sua história remonta a 1934, quando o governo japonês solicitou veículos capazes de superar terrenos desafiadores com força e desempenho para uso militar. 

Assim, o Mitsubishi Motors respondeu com o protótipo PX33, que se destacou por ser o primeiro veículo no Japão a ter tração nas quatro rodas. Quase 50 anos mais tarde, em 1982, esse projeto se concretiza na Pajero 4×4. 

Cinco Gerações do Pajero 4×4

Baseado em um veículo militar, mas lançado em época de paz, a Pajero marcou história não só por se tornar o primeiro veículo japonês a ser premiado em competições mundiais de rali, mas também pela coleção invejável de vitórias no ramo. 

Confira as gerações da Mitsubishi Pajero 4×4:

Primeira geração (1982 – 1991)

Em 1982, a Mitsubishi lançou a primeira geração do Pajero, um veículo off-road robusto 4×4 desde sua origem e disponível em carrocerias de duas ou três portas. 

Equipado com uma variedade de motores, incluindo um potente turbo diesel de 2.3 litros, o Pajero logo se tornou uma escolha popular entre os entusiastas do off-road. 

Logo em 1983, fez uma estreia impressionante no Rally Dakar, conquistando o primeiro lugar na categoria diesel em 1985. E acredite, motorista, essa foi somente a primeira glória de uma longa trajetória de sucesso do Pajero na competição.

Foto de Mitsubishi primeira geração Pajero 4x4 | DOK

Segunda geração: a chegada do Pajero Sport (1991 – 1999)

A segunda geração do Pajero trouxe consigo um design de camioneta mais arredondado, proporcionando maior conforto aos passageiros, e apresentou opções de carroceria de três e cinco portas. 

Além disso, a linha foi enriquecida com motores mais potentes, como o V6 a gasolina de 3.0 litros e o turbo diesel de 2.8 litros. Em 1997, o Mitsubishi lançou a Pajero Sport, uma versão mais luxuosa e urbana da Pajero. 

E, como dito anteriormente, o sucesso do Pajero no Rally Dakar se manteve, com o modelo conquistando a categoria diesel por impressionantes 12 vezes consecutivas entre 1997 e 2007.

Foto de Mitsubishi segunda geração Pajero 4x4 | DOK

Terceira geração: Pajero TR4 é um sucesso de vendas (1999 – 2006)

A terceira geração do Pajero apresentou um design mais moderno e sofisticado, com interior mais espaçoso e tecnologias avançadas, como suspensão dianteira independente promovendo mais conforto e dirigibilidade, além de controle de tração eletrônico elevando a aderência em terrenos escorregadios a outro patamar.

Também vale destacar os motores a gasolina e diesel mais potentes e eficientes introduzidos, que fizeram do Pajero o “Carro do Ano” em 2004 no Brasil. 

Em 2006, o Pajero lidera o ranking de SUV mais vendido no país pelo 10º ano consecutivo, consolidando ainda mais sua posição como um ícone entre os brasileiros. A versão mais famosa e mais querida da terceira geração desse veículo foi o Pajero TR4, que contava com tração 4×2 e uso urbano.

Foto de Mitsubishi terceira geração Pajero 4x4 | DOK
Pajero TR4

Quarta Geração: honra e glória no Pajero Dakar (2006 – 2021)

Mantendo sua reputação de robustez e confiabilidade, a quarta geração, também conhecida como Pajero Full, apresentou um design mais aerodinâmico e interior mais luxuoso, sendo equipada com um motor V6 a gasolina de 3.0 litros e uma transmissão automática de 5 velocidades.

E, sim, motorista! Foi nessa geração que a edição especial Pajero Dakar foi lançada, em 2010, para comemorar os 25 anos de vitórias do Pajero no Rally Dakar. 

Após quatro décadas de história, a produção do Pajero no Brasil foi encerrada em 2021.

Foto de Mitsubishi quarta geração Pajero 4x4 | DOK
Pajero Dakar

Quinta Geração: o luxo e glamour do Novo Pajero Sport Legend (2024)

A Mitsubishi Motors anunciou a chegada da linha 2024 do Pajero Sport no Brasil, destacando a nova versão topo de linha chamada Legend. 

Esse novo Pajero busca honrar a tradição do modelo em competições de rally, como o famoso Dakar, além de competir com rivais como a Toyota SW4 Diamond, conhecida como uma das opções mais luxuosas da categoria. 

O Pajero Sport Legend se destaca como a versão mais luxuosa do Pajero Sport com design imponente e interior sofisticado que o tornam perfeito para quem busca conforto e exclusividade. Confira algumas características do novo Pajero Sport Legend:

  • Acabamento em Black Piano;
  • Rodas aro 20 com acabamento escurecido;
  • Teto solar;
  • Sistema de som premium;
  • Aquecimento da primeira e segunda fileira de bancos;
  • Chave presencial com partida por botão;
  • E mais!
Foto de Mitsubishi quinta geração Pajero 4x4 | DOK

Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Vale a pena comprar o Mitsubishi Pajero 4×4?

A decisão de comprar um Pajero 4×4 depende das suas necessidades e preferências individuais. 

Com muitos pontos positivos, mas também outros negativos, é preciso considerar diversos fatores tanto do veículo como da sua rotina e orçamento, bem como comparar outras opções no mercado.

Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens do Pajero 4×4:

Vantagens 

Conheça, a seguir, os principais pontos fortes do Pajero 4×4:

  • Capacidade off-road excepcional, com tração nas quatro rodas, bloqueio do diferencial central e suspensão robusta;
  • Espaço interno amplo e confortável, para até 7 pessoas, com assentos macios e boa ergonomia;
  • Baixo nível de ruído dentro da cabine, mesmo em velocidades mais altas;
  • Carro com alta durabilidade, se for bem cuidado;
  • Recursos de segurança, como airbags frontais e laterais, freios ABS e controle de estabilidade;
  • Rede de concessionárias Mitsubishi ampla e bem distribuída;
  • Peças de reposição readily available;
  • Custo de manutenção relativamente acessível.

Desvantagens

Conheça as principais fraquezas do Pajero 4×4:

  • Consumo de combustível elevado, especialmente no Pajero a diesel;
  • Tanque de combustível de 70 litros, o que pode limitar a autonomia em viagens longas;
  • Visibilidade traseira e lateral limitada;
  • Design considerado por muitos como ultrapassado;
  • Não possui alguns dos recursos tecnológicos mais recentes encontrados na concorrência;
  • Preço elevado.

Conclusão

Recém-chegado ao Brasil, o Mitsubishi Pajero Sport Legend é a escolha ideal para quem procura um SUV top de linha, exclusividade e luxo.

Já para quem procura um SUV 4×4 confiável, confortável e espaçoso, ideal para aventuras off-road, viagens longas com a família ou um carro robusto para o dia a dia, a melhor opção é buscar por um dos Pajeros 4×4 produzidos até 2021 no Brasil. 

ipva 2024

No entanto, é importante observar que essa busca deve ser feita no mercado de veículos usados. Por isso, para garantir uma compra segura, é essencial verificar a situação do veículo consultando a placa junto ao Detran, para identificar possíveis multas e atrasos no IPVA. E caso seja necessário regularizar a situação do veículo, fique tranquilo, motorista!

Afinal, aqui no DOK, você realiza o licenciamento online e fica em dia com IPVA, multas e outros débitos veiculares de maneira prática, fácil e livre de burocracias. Basta acessar o site do DOK e conhecer as formas de pagamento que cabem no seu bolso!

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: carro pajero, pajero preço, consumo pajero tr4


Perguntas frequentes sobre Pajero 4×4

Qual o valor do Pajero 4×4?

Os preços do novo Pajero Sport Legend têm início a partir de R$ 409 mil.

Qual o consumo do Pajero 4×4?

Em média, o Pajero costuma fazer 8,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, com diesel, e 7,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com gasolina.

Quais são os tipos de Pajero 4×4?

Os principais tipos de Pajero são: Pajero TR4, Full, Dakar, Sport e Sport Legend.



Posts relacionados