Seguro
SUSEP corretores: como encontrar uma corretora de seguro confiável
Salve, Motorista! Buscar um seguro confiável e adequado às suas necessidades pode ser um desafio, não é mesmo? Afinal, com […]
Salve, Motorista! Se você é entusiasta das competições de ralis, com certeza já ouviu falar da Pajero 4×4. Com versões icônicas como TR4, Sport, Dakar e Full, esse SUV ícone de vendas já está em sua quinta geração.
Continue a leitura e conheça a história da lendária Pajero 4×4, a grande campeã do rally!
O Mitsubishi Pajero foi lançado em 1982, marcando o início de uma linha de modelos conhecida por seu sucesso em ralis ao longo de 40 anos.
No entanto, sua história remonta a 1934, quando o governo japonês solicitou veículos capazes de superar terrenos desafiadores com força e desempenho para uso militar.
Assim, o Mitsubishi Motors respondeu com o protótipo PX33, que se destacou por ser o primeiro veículo no Japão a ter tração nas quatro rodas. Quase 50 anos mais tarde, em 1982, esse projeto se concretiza na Pajero 4×4.
Baseado em um veículo militar, mas lançado em época de paz, a Pajero marcou história não só por se tornar o primeiro veículo japonês a ser premiado em competições mundiais de rali, mas também pela coleção invejável de vitórias no ramo.
Confira as gerações da Mitsubishi Pajero 4×4:
Em 1982, a Mitsubishi lançou a primeira geração do Pajero, um veículo off-road robusto 4×4 desde sua origem e disponível em carrocerias de duas ou três portas.
Equipado com uma variedade de motores, incluindo um potente turbo diesel de 2.3 litros, o Pajero logo se tornou uma escolha popular entre os entusiastas do off-road.
Logo em 1983, fez uma estreia impressionante no Rally Dakar, conquistando o primeiro lugar na categoria diesel em 1985. E acredite, motorista, essa foi somente a primeira glória de uma longa trajetória de sucesso do Pajero na competição.
A segunda geração do Pajero trouxe consigo um design de camioneta mais arredondado, proporcionando maior conforto aos passageiros, e apresentou opções de carroceria de três e cinco portas.
Além disso, a linha foi enriquecida com motores mais potentes, como o V6 a gasolina de 3.0 litros e o turbo diesel de 2.8 litros. Em 1997, o Mitsubishi lançou a Pajero Sport, uma versão mais luxuosa e urbana da Pajero.
E, como dito anteriormente, o sucesso do Pajero no Rally Dakar se manteve, com o modelo conquistando a categoria diesel por impressionantes 12 vezes consecutivas entre 1997 e 2007.
A terceira geração do Pajero apresentou um design mais moderno e sofisticado, com interior mais espaçoso e tecnologias avançadas, como suspensão dianteira independente promovendo mais conforto e dirigibilidade, além de controle de tração eletrônico elevando a aderência em terrenos escorregadios a outro patamar.
Também vale destacar os motores a gasolina e diesel mais potentes e eficientes introduzidos, que fizeram do Pajero o “Carro do Ano” em 2004 no Brasil.
Em 2006, o Pajero lidera o ranking de SUV mais vendido no país pelo 10º ano consecutivo, consolidando ainda mais sua posição como um ícone entre os brasileiros. A versão mais famosa e mais querida da terceira geração desse veículo foi o Pajero TR4, que contava com tração 4×2 e uso urbano.
Mantendo sua reputação de robustez e confiabilidade, a quarta geração, também conhecida como Pajero Full, apresentou um design mais aerodinâmico e interior mais luxuoso, sendo equipada com um motor V6 a gasolina de 3.0 litros e uma transmissão automática de 5 velocidades.
E, sim, motorista! Foi nessa geração que a edição especial Pajero Dakar foi lançada, em 2010, para comemorar os 25 anos de vitórias do Pajero no Rally Dakar.
Após quatro décadas de história, a produção do Pajero no Brasil foi encerrada em 2021.
A Mitsubishi Motors anunciou a chegada da linha 2024 do Pajero Sport no Brasil, destacando a nova versão topo de linha chamada Legend.
Esse novo Pajero busca honrar a tradição do modelo em competições de rally, como o famoso Dakar, além de competir com rivais como a Toyota SW4 Diamond, conhecida como uma das opções mais luxuosas da categoria.
O Pajero Sport Legend se destaca como a versão mais luxuosa do Pajero Sport com design imponente e interior sofisticado que o tornam perfeito para quem busca conforto e exclusividade. Confira algumas características do novo Pajero Sport Legend:
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
A decisão de comprar um Pajero 4×4 depende das suas necessidades e preferências individuais.
Com muitos pontos positivos, mas também outros negativos, é preciso considerar diversos fatores tanto do veículo como da sua rotina e orçamento, bem como comparar outras opções no mercado.
Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens do Pajero 4×4:
Conheça, a seguir, os principais pontos fortes do Pajero 4×4:
Conheça as principais fraquezas do Pajero 4×4:
Recém-chegado ao Brasil, o Mitsubishi Pajero Sport Legend é a escolha ideal para quem procura um SUV top de linha, exclusividade e luxo.
Já para quem procura um SUV 4×4 confiável, confortável e espaçoso, ideal para aventuras off-road, viagens longas com a família ou um carro robusto para o dia a dia, a melhor opção é buscar por um dos Pajeros 4×4 produzidos até 2021 no Brasil.
No entanto, é importante observar que essa busca deve ser feita no mercado de veículos usados. Por isso, para garantir uma compra segura, é essencial verificar a situação do veículo consultando a placa junto ao Detran, para identificar possíveis multas e atrasos no IPVA. E caso seja necessário regularizar a situação do veículo, fique tranquilo, motorista!
Afinal, aqui no DOK, você realiza o licenciamento online e fica em dia com IPVA, multas e outros débitos veiculares de maneira prática, fácil e livre de burocracias. Basta acessar o site do DOK e conhecer as formas de pagamento que cabem no seu bolso!
Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.
Tags: carro pajero, pajero preço, consumo pajero tr4
Os preços do novo Pajero Sport Legend têm início a partir de R$ 409 mil.
Em média, o Pajero costuma fazer 8,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, com diesel, e 7,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com gasolina.
Os principais tipos de Pajero são: Pajero TR4, Full, Dakar, Sport e Sport Legend.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1