Pajero 4×4: o Mitsubishi lendário dos ralis

Por: Gregory Packs

Publicado em 09 de abril de 2024 | Atualizado em 09 de abril de 2024

Capa Artigo Pajero 4x4 premiações, modelos, história e muito mais! | DOK
banner da campanha "comece 2025 sem débitos" que oferece desconto de 30% para pagar débitos veiculares de 10 a 12x | DOK

Salve, Motorista! Se você é entusiasta das competições de ralis, com certeza já ouviu falar da Pajero 4×4. Com versões icônicas como TR4, Sport, Dakar e Full, esse SUV ícone de vendas já está em sua quinta geração. 

Continue a leitura e conheça a história da lendária Pajero 4×4, a grande campeã do rally!

40 anos do Mitsubishi Pajero

O Mitsubishi Pajero foi lançado em 1982, marcando o início de uma linha de modelos conhecida por seu sucesso em ralis ao longo de 40 anos. 

No entanto, sua história remonta a 1934, quando o governo japonês solicitou veículos capazes de superar terrenos desafiadores com força e desempenho para uso militar. 

Assim, o Mitsubishi Motors respondeu com o protótipo PX33, que se destacou por ser o primeiro veículo no Japão a ter tração nas quatro rodas. Quase 50 anos mais tarde, em 1982, esse projeto se concretiza na Pajero 4×4. 

Cinco Gerações do Pajero 4×4

Baseado em um veículo militar, mas lançado em época de paz, a Pajero marcou história não só por se tornar o primeiro veículo japonês a ser premiado em competições mundiais de rali, mas também pela coleção invejável de vitórias no ramo. 

Quer manter seu veículo em dia?

Confira as gerações da Mitsubishi Pajero 4×4:

Primeira geração (1982 – 1991)

Em 1982, a Mitsubishi lançou a primeira geração do Pajero, um veículo off-road robusto 4×4 desde sua origem e disponível em carrocerias de duas ou três portas. 

Equipado com uma variedade de motores, incluindo um potente turbo diesel de 2.3 litros, o Pajero logo se tornou uma escolha popular entre os entusiastas do off-road. 

Logo em 1983, fez uma estreia impressionante no Rally Dakar, conquistando o primeiro lugar na categoria diesel em 1985. E acredite, motorista, essa foi somente a primeira glória de uma longa trajetória de sucesso do Pajero na competição.

Foto de Mitsubishi primeira geração Pajero 4x4 | DOK

Segunda geração: a chegada do Pajero Sport (1991 – 1999)

A segunda geração do Pajero trouxe consigo um design de camioneta mais arredondado, proporcionando maior conforto aos passageiros, e apresentou opções de carroceria de três e cinco portas. 

Além disso, a linha foi enriquecida com motores mais potentes, como o V6 a gasolina de 3.0 litros e o turbo diesel de 2.8 litros. Em 1997, o Mitsubishi lançou a Pajero Sport, uma versão mais luxuosa e urbana da Pajero. 

Mantenha seu veículo em dia!

E, como dito anteriormente, o sucesso do Pajero no Rally Dakar se manteve, com o modelo conquistando a categoria diesel por impressionantes 12 vezes consecutivas entre 1997 e 2007.

Foto de Mitsubishi segunda geração Pajero 4x4 | DOK

Terceira geração: Pajero TR4 é um sucesso de vendas (1999 – 2006)

A terceira geração do Pajero apresentou um design mais moderno e sofisticado, com interior mais espaçoso e tecnologias avançadas, como suspensão dianteira independente promovendo mais conforto e dirigibilidade, além de controle de tração eletrônico elevando a aderência em terrenos escorregadios a outro patamar.

Também vale destacar os motores a gasolina e diesel mais potentes e eficientes introduzidos, que fizeram do Pajero o “Carro do Ano” em 2004 no Brasil. 

Em 2006, o Pajero lidera o ranking de SUV mais vendido no país pelo 10º ano consecutivo, consolidando ainda mais sua posição como um ícone entre os brasileiros. A versão mais famosa e mais querida da terceira geração desse veículo foi o Pajero TR4, que contava com tração 4×2 e uso urbano.

Foto de Mitsubishi terceira geração Pajero 4x4 | DOK
Pajero TR4

Quarta Geração: honra e glória no Pajero Dakar (2006 – 2021)

Mantendo sua reputação de robustez e confiabilidade, a quarta geração, também conhecida como Pajero Full, apresentou um design mais aerodinâmico e interior mais luxuoso, sendo equipada com um motor V6 a gasolina de 3.0 litros e uma transmissão automática de 5 velocidades.

E, sim, motorista! Foi nessa geração que a edição especial Pajero Dakar foi lançada, em 2010, para comemorar os 25 anos de vitórias do Pajero no Rally Dakar. 

Quer manter seu veículo em dia?

Após quatro décadas de história, a produção do Pajero no Brasil foi encerrada em 2021.

Foto de Mitsubishi quarta geração Pajero 4x4 | DOK
Pajero Dakar

Quinta Geração: o luxo e glamour do Novo Pajero Sport Legend (2024)

A Mitsubishi Motors anunciou a chegada da linha 2024 do Pajero Sport no Brasil, destacando a nova versão topo de linha chamada Legend. 

Esse novo Pajero busca honrar a tradição do modelo em competições de rally, como o famoso Dakar, além de competir com rivais como a Toyota SW4 Diamond, conhecida como uma das opções mais luxuosas da categoria. 

O Pajero Sport Legend se destaca como a versão mais luxuosa do Pajero Sport com design imponente e interior sofisticado que o tornam perfeito para quem busca conforto e exclusividade. Confira algumas características do novo Pajero Sport Legend:

  • Acabamento em Black Piano;
  • Rodas aro 20 com acabamento escurecido;
  • Teto solar;
  • Sistema de som premium;
  • Aquecimento da primeira e segunda fileira de bancos;
  • Chave presencial com partida por botão;
  • E mais!
Foto de Mitsubishi quinta geração Pajero 4x4 | DOK

Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Vale a pena comprar o Mitsubishi Pajero 4×4?

A decisão de comprar um Pajero 4×4 depende das suas necessidades e preferências individuais. 

Mantenha seu veículo em dia!

Com muitos pontos positivos, mas também outros negativos, é preciso considerar diversos fatores tanto do veículo como da sua rotina e orçamento, bem como comparar outras opções no mercado.

Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens do Pajero 4×4:

Vantagens 

Conheça, a seguir, os principais pontos fortes do Pajero 4×4:

  • Capacidade off-road excepcional, com tração nas quatro rodas, bloqueio do diferencial central e suspensão robusta;
  • Espaço interno amplo e confortável, para até 7 pessoas, com assentos macios e boa ergonomia;
  • Baixo nível de ruído dentro da cabine, mesmo em velocidades mais altas;
  • Carro com alta durabilidade, se for bem cuidado;
  • Recursos de segurança, como airbags frontais e laterais, freios ABS e controle de estabilidade;
  • Rede de concessionárias Mitsubishi ampla e bem distribuída;
  • Peças de reposição readily available;
  • Custo de manutenção relativamente acessível.

Desvantagens

Conheça as principais fraquezas do Pajero 4×4:

  • Consumo de combustível elevado, especialmente no Pajero a diesel;
  • Tanque de combustível de 70 litros, o que pode limitar a autonomia em viagens longas;
  • Visibilidade traseira e lateral limitada;
  • Design considerado por muitos como ultrapassado;
  • Não possui alguns dos recursos tecnológicos mais recentes encontrados na concorrência;
  • Preço elevado.

Conclusão

Recém-chegado ao Brasil, o Mitsubishi Pajero Sport Legend é a escolha ideal para quem procura um SUV top de linha, exclusividade e luxo.

Já para quem procura um SUV 4×4 confiável, confortável e espaçoso, ideal para aventuras off-road, viagens longas com a família ou um carro robusto para o dia a dia, a melhor opção é buscar por um dos Pajeros 4×4 produzidos até 2021 no Brasil. 

Quer manter seu veículo em dia?

No entanto, é importante observar que essa busca deve ser feita no mercado de veículos usados. Por isso, para garantir uma compra segura, é essencial verificar a situação do veículo consultando a placa junto ao Detran, para identificar possíveis multas e atrasos no IPVA. E caso seja necessário regularizar a situação do veículo, fique tranquilo, motorista!

Afinal, aqui no DOK, você realiza o licenciamento online e fica em dia com IPVA, multas e outros débitos veiculares de maneira prática, fácil e livre de burocracias. Basta acessar o site do DOK e conhecer as formas de pagamento que cabem no seu bolso!

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: carro pajero, pajero preço, consumo pajero tr4


Perguntas frequentes sobre Pajero 4×4

Qual o valor do Pajero 4×4?

Os preços do novo Pajero Sport Legend têm início a partir de R$ 409 mil.

Qual o consumo do Pajero 4×4?

Em média, o Pajero costuma fazer 8,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, com diesel, e 7,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com gasolina.

Quais são os tipos de Pajero 4×4?

Os principais tipos de Pajero são: Pajero TR4, Full, Dakar, Sport e Sport Legend.



Posts relacionados