Jeep 4×4: saiba tudo sobre consumo, modelos e dicas

Por: Matheus Packs

Publicado em 27 de março de 2024 | Atualizado em 12 de abril de 2024

capa artigo jeep 4x4 saiba tudo sobre- DOK

Salve, Motorista! Está pensando em adquirir um novo veículo 4×4 para encarar trilhas, passeios off-road e curtir toda a liberdade que esse tipo de veículo proporciona? Então, que tal saber mais sobre o Jeep?

Neste artigo, separamos dicas valiosas para te auxiliar na escolha do seu Jeep 4×4, além de te explicar todos os trâmites para mantê-lo em dia de forma prática. Boa leitura!

Conheça mais sobre o Jeep 4×4

Os Jeeps surgiram durante a Segunda Guerra Mundial para atender à necessidade militar de um veículo leve, ágil e com tração nas quatro rodas.  

Após a guerra, esses veículos se tornaram populares mundialmente pelo seu espírito aventureiro, tração 4×4, resistência e capacidade de enfrentar qualquer terreno, conquistando o coração de muitos, especialmente, dos exploradores.

ipva 2024

Hoje, os Jeep 4×4 vão além do off-road. Eles oferecem versões modernas e confortáveis para o asfalto, sem deixar de lado sua capacidade off-road. Seja para encarar trilhas, passeios em família ou curtir a aventura urbana, há um carro 4×4 perfeito para cada necessidade.

O que levar em conta na hora de escolher o Jeep 4×4?

Escolher o Jeep 4×4 ideal vai depender do seu estilo de vida e de onde pretende levar o seu carro.  Por isso, separamos alguns pontos para te ajudar a fazer a melhor escolha. Confira:

  • Uso principal: Está em busca de um veículo robusto e confortável para o dia a dia, mas que mantenha a capacidade 4×4 para uma aventura eventual? A Jeep oferece opções para todos os casos, desde o Wrangler Rubicon, preparado para trilhas, até o Compass 4×4, que une dirigibilidade urbana com a capacidade off-road da marca.
  • Passageiros e capacidade de carga: Quantas pessoas costumam te acompanhar? Analise o tamanho e a disposição interna do veículo. A Jeep oferece modelos com configurações de 2 a 7 lugares, e algumas opções ainda contam com bancos traseiros rebatíveis para ampliar a capacidade de carga.
  • Tipo de terreno: Pretende encarar trilhas com lama, areia ou escalada de pedras? Então, avalie o sistema 4×4 do carro, pois alguns modelos contam com diferentes modos de tração selecionáveis para você ter a melhor performance em diferentes ambientes. Ainda, é bom lembrar que a maioria dos modelos têm seis ou nove marchas.
Infográfico sobre o que levar em conta na hora de escolher o Jeep 4x4-DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Jeep 4×4 a diesel ou gasolina: qual escolher?

Escolher entre um Jeep 4×4 a diesel ou gasolina vai depender, antes de tudo, do preço atual do combustível, do quanto você roda por ano e do seu padrão de uso do carro.

Em alguns casos, a opção por gasolina ou flex (como o Renegade) pode ser mais vantajosa, já que esse tipo de motor tende a ser mais econômico a médio e longo prazo, mesmo que o motor diesel seja mais eficiente. 

Além disso, se você roda pouco por ano, a economia de combustível do diesel, mesmo que fosse vantajosa por litro, pode não compensar o preço inicial do veículo movido a esse tipo de combustível, sem contar que os custos de manutenção tendem a ser mais elevados.

Quando o Jeep 4×4 a diesel é indicado?

Os motores a diesel geralmente oferecem mais torque e potência, o que se traduz em melhor desempenho nas retomadas de velocidade e subidas íngremes.

Isso pode ser vantajoso para quem pega estrada com frequência, especialmente para rebocar trailers ou enfrentar rotas montanhosas.

Qual o consumo médio de um Jeep 4×4?

O consumo de combustível de um Jeep 4×4 varia bastante de acordo com o modelo, tipo de motor e o seu padrão de uso.

Por exemplo, o Jeep Compass 4xe é o campeão de economia entre os Jeep 4×4, podendo chegar a incríveis 26,1 km/l de gasolina no ciclo urbano. Este modelo é um híbrido plug-in que combina um motor elétrico com propulsão a combustão.

Além da economia de combustível, o Compass 4xe oferece a possibilidade de rodar somente com o motor elétrico por curtos trajetos urbanos, o que ajuda a reduzir a poluição e os gastos com gasolina.


Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Quais os principais modelos de Jeep no mercado?

A Jeep se consolidou como uma marca referência em SUVs, oferecendo diversos modelos que combinam habilidade off-road com características distintas para atender a variados perfis. Confira os principais tipos encontrados no Brasil:

Jeep Renegade

O Renegade é um SUV compacto de entrada da Jeep, conhecido por seu visual aventureiro e dirigibilidade urbana. Sendo assim, é ideal para condutores que buscam um veículo compacto e versátil para o dia a dia na cidade, com a capacidade de encarar pequenos trechos off-road.

Jeep Compass

Oferece um porte intermediário entre o Renegade e os modelos maiores da Jeep. O Compass agrega mais espaço interno e conforto ao usuário, sem comprometer a reconhecida capacidade off-road da marca. 

Desse modo, essa é uma excelente opção para famílias pequenas e médias que buscam um veículo funcional para a rotina urbana e também para passeios de final de semana.

Além disso, o Jeep Compass foi o SUV médio lançado mais vendido de 2023.

Jeep Commander

Projetado para famílias que necessitam de um SUV espaçoso e com capacidade para sete ocupantes, o Commander oferece conforto e mantém o DNA off-road característico da Jeep. É uma escolha inteligente para quem faz viagens frequentes e precisa levar bastante bagagem no caminho.

Jeep Grand Cherokee 

Topo de linha da Jeep, o Grand Cherokee representa a combinação perfeita entre luxo, conforto e capacidade off-road. É direcionado a um público que exige um veículo imponente tanto para uso urbano quanto para trilhas off-road moderadas.

 Jeep Wrangler 

Ícone da marca Jeep, o Wrangler é reconhecido mundialmente por sua vocação off-road extrema. É o modelo perfeito para entusiastas do fora de estrada que buscam enfrentar trilhas desafiadoras, com lama, pedras e terrenos acidentados.

Tabela fipe Jeep 4×4

Agora que você já sabe os principais modelos de Jeep vendidos no Brasil, chegou o momento de consultar os preços para descobrir qual carro é a melhor opção para o seu orçamento. Para isso, recomendamos a consulta da Tabela Fipe.

A Tabela Fipe é uma ferramenta que pode ser encontrada diretamente no site do DOK Despachante de forma 100% gratuita. Ela é extremamente importante para identificar se o veículo desejado tem um preço justo.

Para utilizar a ferramenta, basta informar “marca”, “modelo”, “ano/combustível” do veículo desejado e clicar no botão escrito “Consultar tabela”. Feito isso, você terá acesso ao valor venal do carro desejado.

ipva 2024

Contudo, é importante lembrar que os lançamentos costumam ter o preço bem mais alto em comparação aos seminovos. Portanto, os carros usados e em boas condições também podem ser uma ótima opção.

Conclusão

Motorista, como você conseguiu notar, há diferentes opções de Jeep 4×4 disponíveis no mercado, cada uma atendendo a diferentes tipos de uso. Dessa forma, vale considerar o modelo de sua preferência, uso e orçamento disponível.

Outra coisa muito importante é consultar a Tabela Fipe, disponível no site do DOK Despachante, para conferir o preço do Jeep 4×4 de sua preferência.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.  


Perguntas frequentes sobre o Jeep 4×4

Qual Jeep é 4×4?

Há diferentes tipos de Jeep 4×4, um dos mais conhecidos é o Renegade.

Tem Jeep Renegade 4×4?

Sim, o Renegade é um dos modelos Jeep que oferece tração 4×4 .

Qual o consumo do Jeep Renegade 4×4 diesel?

 O consumo do Jeep Renegade 4×4 diesel é de: 9,6 km/l na cidade;
7,3 km/l na estrada.



Posts relacionados