Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Multas de Trânsito

Multa RENAINF: você sabe o que é?

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 11/12/2017


O Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) é um sistema que registra infrações cometidas por um condutor quando ele está em uma unidade federativa diferente daquela em que seu veículo está registrado. Ou seja, quando um motorista viaja para outro Estado e acaba cometendo uma infração, o sistema oferece um banco de dados para que a multa chegue até onde ele reside.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Nacional de Transportes (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) são os órgãos que geralmente fazem as abordagens dos veículos e aplicam as chamadas multas Renainf, que serão consideradas como um débito no Detran do lugar onde o veículo está registrado.

Criado em 2004, o Renainf é um importante sistema de controle que integra as informações de veículos a todos os órgãos de trânsito do país, o que facilita que o condutor do veículo possa ser autuado e posteriormente comunicado pelo Detran do seu Estado.

Anuncio Despachante DOK

Vamos conhecer melhor este sistema e quais Estados participam do Renainf. Preparado? Acompanhe!

Como funciona o Renainf?

Como cada Estado tem seu Detran, que mantém o registro de todos os veículos, condutores que viajam para outros Estados e cometem infrações de trânsito podem ser detectados e autuados.

Com as informações do veículo e do condutor, o órgão notifica o motorista do fato que ocorreu em outro Estado diferente do seu. Via de regra, a multa será revertida para o Estado onde houve aplicação da multa e não para o local onde o veículo está registrado.

Anuncio Despachante DOK

Todos os estados participam?

Nem todos os Estados participam do sistema. São adeptos ao registro nacional: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Sergipe e Rio Grande do Sul.

Contudo, em breve outros locais também devem aderir ao sistema de notificação de infrações.

Como pagar a multa Renainf?

As multas aplicadas em veículos fora do seu Estado de registro podem ser pagas de duas maneiras, sendo que até a data de vencimento, nos bancos conveniados ao Sistema de Cobrança Renainf do Estado de origem do infrator ou nas agências do Bradesco e Banrisul.

Anuncio Despachante DOK

No caso de você esquecer e deixar passar a data de vencimento, ainda é possível quitá-lo em algum banco que esteja conveniado na listagem fornecida pelo Renainf.

licenciamento-dok-ipva-detran

E no caso de Licenciamento de veículo com multa Renainf?

A regra é clara: não pode haver qualquer tipo de débito ou multa no processo de transferência ou licenciamento. E isto também vale para multa Renainf, e pode ser normalmente online multa renainf.

Se você achava que ao sair do seu Estado de origem ficava imune a aplicação de multas por infrações, estava errado. Importante:

Anuncio Despachante DOK
  • Para apresentar defesa ou recursos, você poderá fazer no Detran de origem, que remeterá ao Estado onde a infração foi cometida;
  • Caso o recurso seja negado, a multa será lançada tanto no registro do condutor quanto no prontuário do automóvel.

Tome cuidado quando for viajar para outros Estados. Observe as regras de trânsito e dirija com prudência!

Gostou do nosso post? Compartilhe conosco sua opinião. Esperamos por você!



Consultar