Emplacamento: Veículos Brasileiros Terão Placa do Mercosul

Emplacamento: Veículos Brasileiros Terão Placa do Mercosul

Muitas vezes ficamos confusos com tantas novidades envolta de itens obrigatórios nos veículos, é preciso sempre estar atento as novidades, que muitas vezes ocorrem anualmente.

Muitas vezes ficamos confusos no que realmente é obrigatório ou não, mas é preciso sempre estar verificando a disponibilidade e prazos para atualizações nos veículos.

Uma novidade que vem gerando muitas dúvidas atualmente é referente ao emplacamento de veículos que em breve estarão equipados com um modelo de emplacamento diferente, em breve entrara em vigor a resolução 590 do CONTRAN que é obrigatório veículos novos transitar com emplacamento no padrão Mercosul, esta resolução torna obrigatório a partir de 10 de janeiro de 2017 o emplacamento no padrão Mercosul em veículos zero quilometro.

Qual prazo para fazer emplacamento obrigatório?

A resolução inicialmente será válida apenas para veículos novos que serão emplacados conforme o padrão Mercosul a partir de janeiro de 217, também serão incluídos nessa atualização veículos que estejam em processo de transferência de município ou venda.

A placa do padrão Mercosul é semelhante a que é usada na União Européia. Sendo que no modelo Mercosul as placas terão fundo branco e parte superior azul, com a bandeira do Pais de origem do veículo e o logotipo do Mercosul, as cores e letras serão diferentes dependendo o tipo do veículo.

Essa resolução veio para facilitar e dar segurança para a circulação de veículos entre países que fazem parte do bloco Mercosul, mas a previsão é que até 2020 todos os veículos sejam emplacados devidamente no padrão Mercosul.

O que muda com o novo modelo de placas?

Essa implementação veio para facilitar a circulação de veículos em demais territórios pertencentes ao bloco. Também garante que essas novas placas sejam mais difícil de serem falsificadas por estarem cadastradas em um banco conjunto. Mas muitos ficam pensando o que irá mudar com esse novo modelo de placa, então entenda melhor o que será diferente do atual modelo:

  • As placas terão mais letras e números, serão compostas por 4 letras e 3 números que poderão estar embaralhadas como no modelo;
  • Terão novas cores e as letras serão de cores diferentes para cada tipo de veículo;
  • Estados e cidades estão presente com nome e brasão;
  • A placa possuirá marca d’agua com o objetivo de dificultar a falsificação;
Posts relacionados
Licenciamento 2020
Licenciamento 2020

O licenciamento 2020 é fundamental para comprovar que todos os débitos do veículo foram quitados no ano vigente, como multas, […]

Leia mais…

Licenciamento de moto
Licenciamento de moto

Veja como efetuar o licenciamento de sua moto. Na DOK despachante você tira as suas dúvidas sobre documentação, licenciamento e mais. Confira! […]

Leia mais…