Dia Nacional do Trânsito: criação e influência na segurança das vias

Por: Redator DOK

Publicado em 11 de outubro de 2022 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

Capa do artigo sobre o Dia Nacional de Trânsito | DOK Despachante

Salve, Motorista! Você sabe na prática o que é o Dia Nacional do Trânsito, qual é a intenção da data e por que foi criada? Então, fica comigo que neste artigo, vou falar sobre tudo isso e muito mais. 

Segundo dados da Folha de S.Paulo, no ano de 2020, 36% dos óbitos por acidente de trânsito foi de motociclistas – dos mais de 32 mil acidentados. 

Em Maio deste ano, o Portal g1, apresentou dados dos 3 últimos anos sobre a gravidade dos acidentes envolvendo os motociclistas. 

De acordo com a reportagem, as maiores consequências em acidentes de moto são: 

Mantenha seu veículo em dia!
  1. Lesão na medula – com 40% dos casos; 
  1. Amputação – representando 19%; 
  1. Lesão encefálica – chegando aos 17% dos casos registrados. 

Por isso, datas como o Dia Nacional do Trânsito são tão importantes para promover a conscientização sobre o aumento da segurança nas vias.

O que é o Dia Nacional do Trânsito e como surgiu?

O Dia Nacional do Trânsito é celebrado no dia 25 de setembro e é o marco final da Semana Nacional do Trânsito que, geralmente, acontece dos dias 18 a 25 do mesmo mês.  

A data surgiu em 1997, ano da implementação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – mais parecido com o que conhecemos hoje. 

O intuito de ter uma mobilização nacional fora do mês de Maio, relacionada ao trânsito, serve para:  

  1. Promover a reflexão e conscientização de medidas de segurança no trânsito; 
  1. Comemorar a implementação do CTB de 1997; 
  1. Problematizar que, o uso excessivo de automóveis e motocicletas causa sérios problemas ao bem-estar socioambiental. 

Ademais, é importe ressaltar que a segurança no trânsito necessita da participação e responsabilidade de todos.  

Você sabia que não são apenas os motoristas, motociclistas e caminhoneiros que possuem papel fundamental para garantir a segurança das vias?

Ciclistas, pedestres e passageiros também precisam fazer a sua parte em prol da melhoria da qualidade do trânsito nacional.

Semana do Trânsito

A Semana do Trânsito de 2022 foi promovida pelo Ministério da Infraestrutura (MINFRA) – órgão responsável pela política nacional de trânsito e transporte (ferroviário, rodoviário e aquaviário). 

O tema da edição deste ano, definido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), foi o mesmo do Maio Amarelo 2022: “juntos salvamos vidas”. 

Durante a Semana Nacional do Trânsito que acontece em setembro (18 – 25), os órgãos responsáveis pela legislação, regularização e aplicação da qualidade de vida nas vias, realizam uma série de atividades e intervenções, visando a conscientização e reflexão sobre as consequências dos modelos atuais da nossa sociedade que tanto depende dos automóveis. 

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre as atividades desenvolvidas para aumentar a segurança das vias e sobre a campanha da Semana do Trânsito.

Atividades sobre o Dia Nacional do Trânsito

Como dito, os órgãos responsáveis pelo trânsito no país possuem papel fundamental no desenvolvimento das atividades de conscientização durante a Semana e Dia Nacional do Trânsito. 

Além do CONTRAN – órgão coordenador, normativo e consultivo máximo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), de acordo com Art.7 do CTB, os demais órgãos responsáveis são divididos em: 

  1. Órgãos normativos
  • CETRAN – Conselhos Estaduais de Trânsito;
  • CONTRADIFE – Conselho de Trânsito do Distrito Federal;
  1. Órgãos executivos
  • DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito;
  • DETRAN – Departamentos Estaduais de Trânsito;
  1. Órgãos fiscalizadores; 
  • PRF – Polícia Rodoviária Federal;
  • PM – Polícia Militar;
  1. Órgãos recursais; 
  • JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infração. 

Suas principais ações no mês de Setembro envolvem questões como:  

  • O combate da direção violenta no trânsito;
  • Atendimento psicológico às vítimas de acidentes de trânsito;
  • Incentivo e conscientização sobre a utilização da direção defensiva preventiva baseada nas normas de segurança no trânsito.

Cidades como Sorocaba, Aperipê, Franca e muitas outras, trabalharam suas campanhas com temas que também foram discutidos na cerimônia da Semana do Trânsito e da Mobilidade

É possível conferir o cronograma da semana na página do Ministério da Infraestrutura do ‘gov.br’. 

Infográfico tabela sobre os órgãos formadores do Sistema Nacional de Trânsito | DOK Despachante

Saiba mais sobre a segurança no Dia Nacional do Trânsito

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Mês do trânsito: outras ações

Além das ações que os órgãos que compõem o SNT movimentam – com mais ênfase – em Maio e Setembro, existem outras iniciativas que promovem a conscientização de um trânsito mais seguro e responsável, além da reflexão sobre a diminuição do uso de automóveis. 

Uma dessas iniciativas é o Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de Setembro, em cidades brasileiras e europeias. O objetivo da data é advertir sobre a dependência que criamos com os automóveis e como isso afeta negativamente a rotina e o planeta. 

Confira o vídeo para o Dia Mundial sem Carro, da campanha de 2022, de Portugal, para a Semana Europeia da Mobilidade. 

Outra ação desenvolvida foi a Semana da Mobilidade – esta brasileira – elaborada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.

A ação ocorreu em parceria com a Semana Nacional do Trânsito de 2022 e o BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com o objetivo de realizar uma série de estudos sobre as demandas que garantem as políticas públicas sobre a relação entre mobilidade e sustentabilidade no país.

Setembro amarelo: trânsito

Apesar de Setembro ser o mês das campanhas de prevenção ao suicídio, ele também é o mês da semana e Dia Nacional do Trânsito. 

Durante este período de uma semana em Setembro, acontece a extensão das campanhas de Maio amarelo, pela diminuição do número de acidentes viários, com a apresentação de soluções possíveis de mobilidade. 

Em 2021, foi o último ano da década de Ação para Segurança no Trânsito, que começou em 2011, definido pela ONU – Organização das Nações Unidas. 

Mesmo que a ênfase para as campanhas tenha sido para essa última década (2011 – 2021), manter uma forte estrutura de campanha para a conscientização da segurança no trânsito ainda é imprescindível.

Qual a diferença entre o Setembro e Maio Amarelo do trânsito?

Com certeza você já viu ou participou de alguma campanha sobre o Maio Amarelo na sua cidade, certo?

Como dito anteriormente, as ações desse mês, são focadas em segurança no trânsito, as quais são apresentadas, principalmente, a comparação dos dados numéricos da quantidade de acidentes das vias do ano atual com anos anteriores.  

Já em Setembro, são apresentadas as possíveis soluções a partir de atividades e ações sobre como garantir um trânsito mais seguro. 

Vale ressaltar que a cor amarela foi escolhida como sinonimo de alerta. Assim como as placas amarelas de trânsito avisam os motoristas de algo que está por vir, o amarelo é uma advertência geral para a conduta dos motoristas nas vias. 

Infográfico sobre a diferença entre Maio e Setembro amarelo do trânsito | DOK Despachante

Dicas de segurança para o Dia Nacional do Trânsito

A segurança no trânsito é peça indispensável para a melhora do bem-estar dos usuários das vias. Praticar uma direção responsável é auxiliar no respeito à vida, além de ajudar a manter as vias em bom estado de conservação. 

Confira abaixo, algumas dicas de segurança no trânsito para implementar no seu dia a dia.  

1 – Circule na velocidade correta

O limite máximo e mínimo de velocidade de uma via de trânsito varia conforme sua classificação. E por mais que seja necessário, não é em todo trecho da via que há uma placa indicando o limite de velocidade. 

Pensando nisso, descubra quais são esses limites para cada tipo de via clicando aqui. 

Apesar de existir um limite máximo, é aconselhável que este apenas seja atingido nos momentos em que: 

  • O fluxo de trânsito esteja tranquilo;
  • Aconteça algum caso de emergência.

Circular fora dos limites permitidos para mais ou para menos pode acarretar em uma multa por velocidade. 

Quer consultar se consta algum débito de multa no seu veículo, mas não sabe onde? No DOK Despachante, você faz isso gratuitamente e ainda pode regularizar os débitos pendentes, caso eles existam, em até 12x no cartão de crédito.

2 – Adote uma direção defensiva preventiva

Dirigir defensivamente é agir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas que você pode encontrar nas vias de trânsito. 

Existem duas vertentes de direção defensiva. A primeira delas é a corretiva, na qual o motorista atua de forma a compensar seus erros e dos demais motoristas, com apenas sua aptidão e habilidade no volante. 

Já a segunda, a preventiva, se baseia na ideia de toda e qualquer ação e decisão que o motorista toma antes de dirigir. Na direção defensiva preventiva o motorista sabe: 

  • O caminho que vai seguir;
  • A previsão do tempo;
  • Quanto de gasolina tem no tanque;
  • Se há acidentes na via;
  • A velocidade máxima e mínima da via;
  • Quando foi a última revisão do carro;
  • O tempo de viagem;
  • Que é extremamente proibido dirigir embriagado, segundo Art. 165 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro.

Ao saber de tudo isso e muito mais, é possível se planejar a fim de evitar grandes transtornos. Leia este artigo e veja algumas outras dicas de como implementar uma direção defensiva.

3 – Saiba o que fazer em caso de acidente de trânsito

Quando você se envolve ou se depara com um acidente viário, o tempo e a tomada de decisão devem ser o objetivo final. Isso porque, eles influenciarão com maior ou menor ênfase a probabilidade de: 

  • Os acidentados sobreviverem;
  • Demais motoristas ficarem prejudicados no acidente.

É importante saber que em momentos de acidente a ordem de prioridade é:  

  • Neutralizar o local garantindo sua segurança (para as vítimas e demais motoristas);
  • Chamar o resgate;
  • Atender a vítima.

Saiba mais sobre o que fazer em caso de acidentes, no nosso artigo de primeiros socorros.

Conclusão

O Dia Nacional do Trânsito tem papel estrutural de formação e conscientização de bons motoristas. Além de medir as práticas inseguras nas vias e trazer soluções de mobilidade, a data também serve como medidor aos motoristas para auto avaliarem seu estilo de direção. 

É importante ressaltar que as boas práticas de bem-estar ao trânsito devem ser cumpridas toda vez que for dirigir, não apenas em Maio e Setembro. 

Uma direção cuidadosa que preza pela vida deve ser adotada a todos os momentos para diminuir o número severo de acidentes de trânsito no país.

TAGS: datas comemorativas transito/ pesquisa sobre o trânsito/ o que é comemorado no dia 25 de setembro/ dia nacional do agente de transito/ quando é a semana do trânsito



Perguntas Frequentes

Qual é o Dia Nacional do Trânsito?
O Dia Nacional do Trânsito acontece no último dia da Semana Nacional do Trânsito, 25 de Setembro. A semana acontece anualmente entre 18 e 25 de Setembro. Ambos atuam como reforço do Maio Amarelo na luta pela diminuição dos acidentes de trânsito.
Qual o objetivo da Semana Nacional do Trânsito?
A semana tem como objetivo realizar ações educativas que visam conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito, além de promover soluções de mobilidade urbana.
Qual é o elemento mais importante no trânsito?
O principal elemento no trânsito é a capacidade dos motoristas de aplicarem a direção defensiva, visto que essa prática defende que a vida dos usuários das vias é mais importante que tudo.
Posts relacionados