DOK Despachante faz transferência de veículo? Entenda

Por: Gregory Packs

Publicado em 23 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 01 de março de 2024

Capa de um artigo sobre o dok despachante transferência para o blog DOK

Olá, Condutor! Você sabe como funciona o serviço de transferência em despachantes?

Vender ou comprar um veículo sempre é bom, pena que esse processo também envolve muitas burocracias. Só de pensar em reconhecer firma, fazer vistoria, ir no Detran…Vish! Dá até uma desanimada né?

Felizmente, é possível fazer esse processo com ajuda da internet, sem precisar perder várias horas em agências de trânsito. Leia nosso artigo até o final para saber como facilitar sua transferência!

Como funciona a transferência de veículos no DOK?

Podemos resumir o processo de transferência em quatro passos, são eles:

ipva 2024
  • No primeiro passo: o cliente faz o pedido do serviço online ou presencialmente;
  • No segundo passo: o interessado deve fazer a vistoria veicular, na nossa plataforma fornecemos o contato de oficinas credenciadas para marcar o serviço;
  • Na terceiro passo: nossa equipe entra em contato com o cliente para combinar a entrega dos documentos, nós mandamos um motoboy até sua casa. A partir daí, damos entrada no pedido de transferência no Detran;
  • Finalmente no quarto passo: nós enviamos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) digital para o novo proprietário do veículo. O documento pode ser entregue apenas na versão online ou na versão impressa e digital, isso vai da preferência de cada cliente.
Infográfico de um artigo sobre o dok despachante transferência para o blog DOK.

Quanto tempo um despachante leva para transferir um veículo?

A transferência é um processo obrigatório que precisa ser feito quando há mudança de proprietário ou de localidade do automóvel. O Detran permite que o comprador tenha até 30 dias a partir da data de assinatura do CRV (Certificado de Registro do Veículo) ou ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) para completar o processo.

Caso o contrário, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o comprador cometerá infração grave e pagará multa. Para que você não se perca neste processo e tenha que pagar penalidade, confira como funciona uma transferência:

Infográfico sobre processo de transferência para no DOK Despachante o blog DOK

A transferência pode ser feita 100% online?

Entre as facilidades de fazer um documento com um despachante está o conforto de não precisar sair de casa, não é mesmo? Entretanto, não tem como fugir de algumas etapas presenciais, como a vistoria, por exemplo.

Para dar início ao processo de transferência no nosso site, o interessado deve seguir dois pré-requisitos: ter o laudo da vistoria e estar com o CRV ou ATPV-e (versão digital dos documentos CRLV e CRV) assinado e reconhecido firma pelo comprador e vendedor.

Vale lembrar que é possível dar início ao processo conosco antes de fazer a vistoria, neste caso nossa equipe entra em contato para orientar como proceder com o laudo e depois que esteja tudo em ordem combinamos a retirada dos documentos.

Já no caso das assinaturas, é preciso ir até o cartório para assinar o verso do CRV e reconhecer firma, porém, atualmente esse processo já pode ser feito remotamente. Na semana passada, o governo federal anunciou que os interessados podem assinar o ATPV-e por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), sem necessidade de ir até um cartório.

ipva 2024

Nos casos de assinaturas online, é preciso imprimir o documento em folha sulfite branca A4, sem timbre, marca d’água ou equivalente, para que a nossa equipe possa retirar e levar a documentação até o Detran.

Qual o valor da transferência veicular?

Todo ano o valor da transferência sofre mudanças, além disso, esse preço também altera conforme o estado do país. Atualmente, a transferência custa R$396,75.

Quais processos da transferência o DOK não faz?

É importante frisar que há despachantes online que só atuam no estado de São Paulo. Sendo assim, não fazem esse serviço para condutores que moram fora de São Paulo, e também não realizam troca de estado no registro.

Em 2022, alcançamos mais de 400 transferências realizadas no DOK

Só em 2022, nós já conseguimos ajudar mais de 400 condutores a regularizar suas transferências. Com a implantação do serviço online, auxiliamos muito mais pessoas.

Segundo Alexandre Queiroz, gestor de marketing do DOK, “a transferência online foi criada há 2 anos, com o objetivo de poupar nosso cliente de passar horas em filas, aqui ele não precisa sair de casa para realizar esse processo”.

Arte sobre o dok despachante transferência para o blog DOK.

Entenda os diferenciais da transferência no DOK

Além da praticidade de receber seu documento em casa, outra vantagem que oferecemos são as formas de pagamento.

No DOK, você consegue quitar seu documento em até 12x, com 6 cartões diferentes. Além disso, também dá para pagar uma parte por meio do boleto e dividir o resto no cartão crédito.

Saiba mais sobre o DOK

Conheça um pouco mais da nossa história:

TAGS: dokdocumentomoto/ dokconfiavel/ despachantesp



Perguntas Frequentes

Como faço minha Transferência online?
Antes de iniciar o processo, é preciso ter o CRV ou ATPV-e assinados e com firma reconhecida. Depois disso, você pode ir até à página de transferência, consultar seu veículo e seguir as recomendações.
Posso fazer transferência de moto no DOK Despachante?
Pode sim, nós fazemos transferência de moto, carro, caminhão e caminhonete.
É possível fazer parcelamento de transferência no DOK?
Sim, nós parcelamos em até 12x.
Posts relacionados