Despachante não entrega documento? Entenda as etapas do seu pedido

Por: Jéssica Santos

Publicado em 02 de março de 2022 | Atualizado em 02 de março de 2022

Despachante não entrega documento? Entenda as etapas do seu pedido | mulher segurando celular e vendo o QR code do seu CRLV-e

Olá, Condutor! Você já ouviu falar que despachante não entrega documento? Nós trouxemos esse tema para esclarecer os mitos e explicar sobre os processos de documentação veicular.

Por isso, resolvemos desvendar cada etapa para você: desde a aprovação do pedido até o envio do DOK documento, leia este artigo e entenda mais sobre esse assunto. Boa leitura!

Documento Despachante: Entenda o CRLV-e

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – eletrônico (CRLV-e) é a união entre dois documentos, abaixo falaremos mais sobre cada um:

O Certificado de Registro de Veículo (CRV), também conhecido como Documento Único de Transferência (DUT), até a implantação do sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) em 1985, é o documento que contém os dados e especificações de registro do veículo e de seu proprietário. Por isso, a transferência de propriedade é feita por meio desse certificado.

O CRV não precisa de renovação anual, e era necessária a atualização do documento em alguns casos, por exemplo, modificações físicas no veículo ou alteração de informações de financiamento e outras quaisquer que precisassem trocar os registros contidos nele.

O  Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório que deve ser renovado anualmente, é a licença que o automóvel possui para circular em vias públicas certificando que ele não representa nenhum perigo ambiental ou representa uma ameaça contra a vida do dono e dos outros cidadãos.

No CRLV a gente também encontra as principais características do automóvel e os dados do proprietário, a diferença mais marcante entre o CRV e o CRLV é a data, pois o licenciamento será renovado com o período do ano vigente.

Ambos eram impressos em papel-moeda, os famosos “verdinhos” , porém conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) nº 809/20 o CRV e CRLV se reúnem agora em um único documento o CRLV-e em versão digital.

Entenda a ATPV-e

A mesma resolução que atualizou o CRLV-e também instituiu a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), sendo a partir de 04/01/2021 a autorização que formaliza e comprova a transferência de propriedade de veículo.

Documento DOK é entregue no prazo

Nossos processos são sempre muito bem elaborados e feitos com total dedicação. Primeiramente, desde o seu primeiro contato com o nosso site, tenha certeza que seus dados estão seguros.

Depois, durante todo seu acesso até o fechamento do pedido, nossa equipe estará totalmente preparada para atendê-lo, deixando tudo muito bem explicado para que você não saia com nenhuma dúvida.

Mas você não deve imaginar como funciona tudo por trás das telas do computador, não é?
São diversos departamentos dentro da nossa empresa que cuidam de todos os processos até o seu documento chegar pronto nas suas mãos ou ficar disponível no aplicativo.

Para regularizar o CRLV é necessário quitar todos os débitos vencidos, ou seja, todas as taxas como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT) e Multas vencidas até aquela data, devem estar pagas, ou serem pagos na hora da solicitação.

Por isso, se você pensa que despachante não entrega documento, é importante frisar que um pedido aprovado, sem pendências, é entregue no prazo estipulado com garantia de excelência em todo o processo.

DOK Despachante: etapas do processo

Feito o pedido do seu licenciamento online DOK, o nosso setor de logística entra em ação. É ele que mediante a verificação de bloqueios ou débitos pendentes fica responsável pela análise individual das solicitações. Sendo assim, em caso de apontamentos que impeçam o processamento do seu documento, os responsáveis devem anexar o incidente no painel interno do nosso sistema e então o cliente será notificado.

Veja o que diz nossa colaboradora do setor, Korine Modesto.

Sou responsável por verificar cada pedido. Analiso o CRV que me mostra todas as pendências do veículo. Também consulto a Base Estadual que aponta se existe comunicação de venda, óbito ou Renajud. Todo o processo é manual e minucioso. Fazemos tudo com muita cautela para que o documento possa estar pronto no prazo e sem nenhum impedimento.

O que pode gerar atraso na entrega do meu documento?

Lembrando que a emissão do documento depende da liberação e baixas de débitos dos órgãos responsáveis como a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado e demais órgãos autuadores.

Sendo assim, precisamos deixar claro que o despachante não entrega documento caso exista algum bloqueio: pode ser desde bloqueios diversos até um REJANUD (Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores) esse será um impedimento para haver a emissão da sua solicitação.

Os casos que prolongam o processo, são: débitos vencidos sobre IPVA e Multas, nesses acontecimentos o pagamento deve ser feito e aguardar a baixa em sistema para poder prosseguir com o pedido. Entretanto, se o imposto for cadastrado em Dívida Ativa ou se Multas Renainf forem localizadas, o documento leva mais tempo para ser liberado.

É importante lembrar que durante o percurso, nossa equipe de atendimento é acionada imediatamente.

Como seu documento chega até você

Você já deve ter notado que são inúmeros os processos pelo qual passa um pedido até ele ser devidamente aprovado e enviado.

  • Pedido realizado via site;
  • Análise de Fraude;
  • Análise de restrições e débitos;
  • Aprovação do pagamento.

Agora é a hora de mostrar os detalhes da entrega. Vamos lá?

Ainda no setor de logística, após a aprovação, seu documento passa por um tratamento todo especial, é colocado em uma carteira de couro personalizada e anexamos no pacote uma cartinha escrita com muito carinho e respeito, sempre agradecendo pela sua confiança em nosso trabalho.

  • Aprovação;
  • Envelopamento;
  • Envio;
  • Entrega em até 2 dias úteis pela transportadora.

É importante destacar que se o despachante não entrega documento, pode existir algum problema na entrega. Aqui no DOK a transportadora deve gerar um ticket pedindo a atualização dos dados, a gente entra em contato imediatamente com nosso cliente, pede e acompanha o reenvio.

Despachante parcelamento de documentos: Pague seus débitos em até 12 vezes

Você já parou para pensar no tempo que precisaria disponibilizar para separar toda aquela papelada, agendar horários, parar seus afazeres e enfrentar filas quilométricas para regularizar seus documentos? Parece cansativo só de ler, né?!

É por isso que estamos aqui! Nossa missão é facilitar o seu dia a dia sendo um intermediário entre você e os órgãos de seu estado, eliminando toda e qualquer insegurança, e burocracia que possa surgir no meio do caminho. Clique aqui e descubra quantas horas de fila o DOK já poupou para seus clientes.

O DOK Despachante online é muito mais do que a resolução de trabalhos burocráticos. Nossa plataforma oferece permite que você realize consultas de débitos com os números da placa do seu veículo sem nenhuma dificuldade. Além disso, oferecemos as mais diversas formas de pagamento! Regularize seu documento pagando em até 12 vezes e em até 6 cartões diferentes.

TAGS: despachante documento de moto / despachante e documento / dok licenciamento



Perguntas Frequentes

DOK Despachante é confiável?
DOK Despachante é credenciado e está há mais de 15 anos no mercado de pagamentos de débitos veiculares atendendo de forma online com toda segurança.
Em qual situação despachante não entrega documento?
Não é possível fazer a emissão de um documento veicular em alguns casos de bloqueios e outras situações atípicas que gerem um impedimento, mas é sempre necessário realizar consultas junto ao seu prestador de serviço.
Como fazer documento de carro online?
Escolha uma plataforma online segura, faça seu pedido pelo site, recolha as taxas e receba seu documento no local de sua escolha.
Posts relacionados