Multa por empinar moto: tudo o que você precisa saber

Por: Pedro Errador

Publicado em 20 de junho de 2022 | Atualizado em 23 de junho de 2022

Capa artigo multa por empinar moto - DOK Despachante

Fala, Condutor! Com certeza você já viu alguém empinando ou dando grau em uma moto nas ruas e até ficou com vontade de fazer igual com a bicicleta, não é mesmo? Mas sabia que empinar moto em locais proibidos pode gerar multa e uma grande dor de cabeça? Nesse artigo, destacamos tudo o que você precisa saber sobre as multas, penalidades e até os locais permitidos para a prática.

O que é o grau de moto?

O grau de moto, também conhecido como malabarismo, é o movimento de empinar a motocicleta, equilibrando-a apenas em uma roda e controlando-a com o freio traseiro. A técnica foi criada na década de 70, pelo californiano Doug Domokos, que se tornou o maior recordista da categoria e ficou conhecido como “The Wheelie King”.

Domokos faleceu em um acidente de avião no final do ano 2000, mas deixou um grande legado, seguido até hoje por pilotos de moto. Com o passar dos anos, a prática de empinar moto foi ficando famosa e a taxa de acidentes aumentando consideravelmente, fazendo com que a manobra se tornasse proibida e resultasse em multa.

Riscos por empinar moto

Um dos motivos de empinar a moto ser proibido, é que além do condutor colocar a sua segurança em risco, pois pode perder o equilíbrio a qualquer momento, fica difícil de enxergar o que está acontecendo à sua volta, como carros, postes e pedestres. Arriscando assim, a vida de outras pessoas e tornando o trânsito perigoso. 

Segundo uma pesquisa feita em 2020, pela Younder, empresa de treinamentos para segurança do trabalho, a pandemia não segurou quem pratica os malabarismos de moto. Entre todos os estados brasileiros, os líderes por infrações de grau são: São Paulo com mais de 400 mil, Minas Gerais com 385 mil e o Ceará com 376 mil, tendo os motociclistas como maior alvo de indenizações, com uma taxa de 79%.

Como funciona a multa por empinar moto?

Segundo o artigo 244, inciso III, conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor fazendo malabarismo ou se equilibrando em apenas uma das rodas está sujeito a multa gravíssima, recolhimento da motocicleta ao pátio e na perda da carteira de habilitação que ficará suspensa por 12 meses.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consultar multas

Quite suas dívidas
em até 12x

No mesmo artigo podemos ver outras proibições para os motociclistas: 

  • Conduzir qualquer tipo de moto sem capacete ou vestuário adequado, segundos as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito);
  • Transportar passageiro sem capacete ou fora do assento localizado atrás de quem está pilotando;
  • Transportar crianças abaixo de 10 anos ou que não consiga cuidar da própria segurança;
  • Rebocar outro veículo;
  • Não estar com as mãos no guidão;
  • Transportar cargas que atrapalhem a condução da motocicleta.

Quanto é a multa por empinar moto?

Quando falamos de multas, pode parecer algo bem confuso devido aos diversos tipos e suas classificações, mas se você quer entender mais sobre todos os tipos de infrações e seus valores, clique aqui. Contudo, a multa por empinar moto está na categoria gravíssima, custando R$293,47. Além da perda da CNH, suspensão de 12 meses e recolhimento da motocicleta.

Infográfico multa por empinar moto - DOK Despachante

Empinar moto é crime?

Uma dúvida frequente é se empinar moto é considerado um crime e isso depende bastante. Por exemplo, se o condutor estiver empinando em local proibido e for pego por policiais, serão aplicadas as punições acima. Agora, se acontecer de acertar alguma pessoa, sair do local sem prestar socorro, estiver sem CNH ou fugir dos policiais, será considerado crime de trânsito.


Saiba mais sobre multas de trânsito, CNH e documentação de moto.

Quer saber mais sobre multas de trânsito, CNH e documentação de moto? Leia mais artigos do DOK Despachante e descubra vários conteúdos sobre o assunto: 


Onde é permitido empinar motos sem gerar multa?

Com todas essas informações, fica difícil de acreditar, mas sim, existe uma possibilidade para que as pessoas que gostam de praticar o grau de moto, façam de maneira  legal e até mesmo ganhem um espaço adequado para isso. 

Quem tiver interesse em buscar um local permitido para empinar moto, deve ir até a Secretaria de Esportes e Lazer da sua cidade e solicitar um espaço. Caso essa solicitação seja aprovada, serão determinados dias e horários para a prática. Todavia, as regras são muito rigorosas. Qualquer pessoa que for pega empinando nas ruas após sair da área permitida, o local será fechado para qualquer um.

Campeonato de Stunt 

Para você que gosta de praticar malabarismos com a motocicleta, sabia que existe um campeonato de empinar moto sem risco de multa? Isso mesmo, na década de 80, foi criado o torneio “Wheeling” que teve seu nome alterado em 2013, para “Stunt” e conta com campeonato brasileiro para classificação mundial. 

Imagem campeonato Stunt - DOK Despachante
Campeonato de Stunt (Reprodução: Mundocross)

O torneio consiste em resistência e habilidade. Na primeira etapa, o piloto terá cinco minutos para realizar manobras com a roda da frente e com a traseira. Já na segunda parte, são apenas dois minutos e somente com a parte traseira da moto, onde quem errar e cair, é eliminado.  

No ano de 2021, o campeonato contou com a presença do brasileiro Diego Cristian Mafra, que ficou em 9° lugar na edição mundial do Stunt que ocorreu na República Tcheca, conhecido como Czech Stunt Day.

Manobras utilizadas no Stunt

  • Grau: manobra onde a moto é empinada somente com a roda traseira;
  • Zerinho: dar grau com a moto em círculo;
  • Superman: piloto fica deitado na moto com as pernas para trás;
  • Joelinho: consiste em ficar de joelhos na moto enquanto empina;
  • No hands: empinar e controlar a moto sem as mãos.
Infográfico manobras de moto - DOK Despachante

Pagamento de multas online

Sabemos que muitas vezes consultar e/ou pagar multas é um processo burocrático, mas para facilitar o seu lado, existe o DOK Despachante. Oferecemos formas de pagamento especiais para caber no seu bolso, tudo isso de forma rápida, fácil, segura e totalmente online, sem você precisar sair da sua casa. 

Para isso, entre no site do DOK, preencha nosso formulário de consulta somente com a placa do seu veículo, um e-mail e pronto, já será possível acessar todos os seus débitos. Além disso, no DOK, você pode parcelar suas multas em até 12x no cartão de crédito, com até seis cartões de crédito diferentes. Contudo, se você é do tipo de pessoa que prefere quitar tudo de uma vez ou não possui cartão de crédito, pode pagar à vista por meio de cartão, boleto ou PIX.

Como recorrer a multa por empinar moto?  

Para você que foi multado por dar grau de moto injustamente, saiba que existem alguns órgãos onde é possível recorrer contra esse tipo de multa:

  • Defesa prévia: é a primeira maneira que o condutor tem de se defender, tendo o prazo para recorrer marcado na carta;
  • Recurso de 1ª Instância (JARI): tem como função julgar a multa de forma administrativa com autonomia de decisão;
  • Recurso de 2ª Instância (CETRAN): quando o processo foi contra decisão do juiz responsável, passando por um grupo de juízes para julgamento. 

Lembrando que o recurso pode ser feito de forma online, basta entrar no site responsável pela infração como Detran, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Polícia Rodoviária, Polícia Militar etc.

Conclusão

Dar grau de moto tem se tornando cada vez mais comum nas ruas. Com isso, muitas pessoas observam e até sentem vontade de reproduzir, mas se o condutor for pego fora do local permitido, receberá uma multa gravíssima por empinar moto, perda da CNH e recolhimento da moto ao pátio.

Se você for realmente apaixonado pelo esporte, pode ir até a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura da sua cidade e pedir por um espaço para praticar o quanto quiser e sem medo. Agora, se você gosta de manobras e competições, existe um campeonato de manobras com moto, chamado “Stunt”, que conta com as disputas nacionais e internacionais. 

Por fim, se você foi multado e precisa regularizar a situação, entre no site do DOK para conferir todos os débitos do seu veículo e pague em até 12 vezes no cartão, boleto e agora também aceitamos PIX. Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre trânsito? Acesse nosso blog.

TAGS: Direção perigosa / Jogo de dar grau / Foto de grau de moto / Proibido dar grau



Perguntas Frequentes

O que é o grau de moto?
O grau de moto é a prática de fazer manobras para empinar a motocicleta, deixando a roda dianteira no alto enquanto se equilibra na traseira.
O que é o artigo 244?
Segundo o artigo 244, inciso III, do CTB, empinar moto (ou em outras palavras, conduzir motocicleta equilibrando-se apenas em uma das rodas) é uma infração gravíssima, cujas penalidades são bastante rígidas.
Quem inventou o grau de moto?
Surgiu na década de 70, quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando-a com o freio traseiro e passou a fazer exibições de suas habilidades.
Posts relacionados