Isenção de IPVA em Santa Catarina: como funciona em 2022

Por: Guilherme Dalbem

Publicado em 19 de janeiro de 2022 | Atualizado em 21 de janeiro de 2022

Capa de isenção de IPVA de SC | DOK

Olá, Condutor! Você já pensou em se isentar do pagamento dos seus impostos? Sabia que existe a possibilidade de isenção de IPVA em SC? Pois é, alguns proprietários catarinenses podem deixar de pagar o tributo.

Sabemos que pagar as taxas e impostos todos os anos pode ser um desafio. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar a conseguir o benefício.

Leia este artigo até o final e descubra tudo sobre a isenção de IPVA em Santa Catarina, como dar entrada com o pedido e fazer o processo de forma simples.

O que é isenção de IPVA

Primeiramente, para entender o que é a isenção, você precisa saber o significado desta tarifa.

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo de cobrança anual que deve ser pago todos os anos por proprietários de automóveis terrestres. Ou seja, veículos de passeio, utilitários, motocicletas, caminhões e ônibus registrados no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Sobretudo, a cobrança do imposto é feita pela Secretaria da Fazenda (SEFA) de cada estado. Que é o órgão responsável pelo custeio de dívidas públicas, como educação, saúde, segurança e trânsito.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consultar IPVA

Parcele seu IPVA
em até 12x

Já a isenção de IPVA é um tipo de dispensa do pagamento do imposto criado pelos governos estaduais. Com objetivo de auxiliar os proprietários de veículos com condições especiais na cobrança do tributo.

Saiba mais sobre a isenção de IPVA em Santa Catarina

Tanto a gestão do IPVA quanto a concessão de isenção do imposto são ações tomadas pela Secretaria da Fazenda de cada estado. Portanto, as regulamentações são diferentes de uma região para outra.

Em Santa Catarina, por exemplo, o direito à isenção do IPVA acontece em casos específicos, com foco em pessoas com deficiência que precisam de veículos adaptados, ou então autoridades do estado.

Débitos veiculares | DOK

Entretanto, além da isenção do tributo, existe também a imunidade, que é uma categoria diferente de serviço. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre imunidade de IPVA e descubra quais são as diferenças entre as duas categorias, como elas funcionam e qual delas é válida para cada situação.

Lei Isenção IPVA SC: o que diz

Por ser um assunto complexo, a isenção de IPVA envolve várias informações. E agora que você sabe o que é o imposto e para que serve, chegou a hora de saber mais acerca da legislação que regulamenta a sua concessão.

Primeiramente, você tem que entender que a concessão da isenção de IPVA é de competência do gerente Regional da SEFAZ/SC do município do requerente da isenção. Logo, é de responsabilidade dele a validação do direito ao serviço.

Em segundo lugar, o serviço deve ser solicitado com um requerimento protocolado no órgão fazendário local, mais comumente nas unidades da Secretaria da Fazenda da sua cidade.

Saiba agora como funciona a isenção de IPVA, quem tem direito ao serviço e como é a entrada no processo para conseguir o benefício.

A isenção de IPVA é feita no Detran?

Muitas pessoas acreditam que a administração do IPVA é feita pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), mas isso não é verdade.

Mesmo sendo a autarquia de maior poder de trânsito nos estados brasileiros, o Detran realiza apenas a fiscalização de veículos. Garantindo assim, a segurança dos motoristas por meio da aplicação de multas, de vistorias de automóveis e educação de condutores.

Desse modo, como o IPVA é um imposto e tem função integralmente fiscal/tributária, ele é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda.

Tabela de IPVA SC 2022

Como mencionado, o IPVA é organizado de forma independente em cada estado brasileiro. Por isso, as datas de pagamento variam de acordo com a localidade de registro do veículo.

Em Santa Catarina, o recolhimento do imposto é separado por final de placa, como nos calendários de licenciamento anual de veículos. Assim, em cada mês, um grupo de veículos precisa pagar uma parcela do IPVA.

Além disso, em 2022, a regularização do tributo pode ser feita à vista ou parcelada em até 3 vezes pela Secretaria da Fazenda de SC. Mas vale lembrar que esse ano não há desconto para quem optar pelo pagamento em uma só vez.

Veja abaixo a tabela completa do IPVA de Santa Catarina:

Final de placaCota únicaParcelamento
1ª parcela2ª parcela3ª parcela
1último dia do mês de janeiro10/0110/0210/03
2último dia do mês de fevereiro10/0210/0310/04
3último dia do mês de março10/0310/0410/05
4último dia do mês de abril10/0410/0510/06
5último dia do mês de maio10/0510/0610/07
6último dia do mês de junho10/0610/0710/08
7último dia do mês de julho10/0710/0810/09
8último dia do mês de agosto10/0810/0910/10
9último dia do mês de setembro10/0910/1010/11
0último dia do mês de outubro10/1010/1110/12

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina (SEFAZ/SC)

Isenção IPVA SC, quem tem direito?

Igualmente ao pagamento, a concessão da isenção de IPVA muda de um estado para outro. Dessa forma, as condições que dão direito ao serviço também são diferentes de acordo com a região de registro do veículo.

Isenção de IPVA | DOK

Veja abaixo a lista completa das situações que isentam os proprietários de veículos do pagamento do IPVA, exclusivamente, em Santa Catarina:

  • consulados do governo brasileiro;
  • instituições religiosas;
  • associações de pais e amigos;
  • ambulâncias;
  • máquinas agrícolas;
  • táxis;
  • veículo adaptado para ser conduzido por motorista portador de deficiência física;
  • veículo terrestre com 30 anos ou mais de fabricação;
  • ônibus e micro-ônibus utilizados em transporte urbano de passageiros;
  • veículo de 2 ou 3 rodas com cilindrada não superior a 200 cm³;
  • veículo objeto de furto ou roubo, enquanto não estiver na posse do proprietário;
  • automóveis com placa do tipo “duas letras e três ou quatro algarismos”;
  • veículo sinistrado não recuperável, ou que tenha sido objeto de apropriação indébita;
  • veículo terrestre equipado com motor de cilindrada não superior a 2.000 cm3 de propriedade de pessoa portadora de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista.

Sabemos que são inúmeras as condições que permitem a isenção de IPVA. Por isso, separamos as que mais geram dúvidas para falarmos sobre.

Desse modo, saiba mais sobre algumas das categorias de isenção e como solicitar o serviço nesses casos.

Isenção IPVA por doenças SC

Em Santa Catarina, existe a possibilidade de isenção de IPVA para pessoas portadoras de deficiência, sejam elas físicas ou mentais.

Entretanto, muitas pessoas que têm doenças também possuem esse direito, mas não em todos os casos.

Apenas os laudos de doenças não isentam proprietários de veículos em SC do pagamento do imposto. Afinal, existem algumas doenças que deixam sequelas nos pacientes pós tratamento e, consequentemente, essas pessoas se tornam portadoras de deficiência. E são esses casos que dão direito à isenção de IPVA.

Veja abaixo casos específicos de pessoas que têm direito à isenção de IPVA por doença.

Visão monocular: tem direito à isenção de IPVA SC?

No caso de deficiência visual, a isenção de IPVA pode ser concedida para portadores tanto de deficiência adquirida quanto congênita.

Nas duas situações, o portador de deficiência (ou de visão monocular) que deseja solicitar a isenção de IPVA precisa se enquadrar em uma das seguintes exigências:

  • portar acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho;
  • ou ter campo visual inferior a 20º (conforme a tabela de Snellen).

Isenção IPVA por câncer SC, como funciona?

Igualmente nos casos de isenção por doenças no geral, proprietários de veículos que querem solicitar o serviço de IPVA e são portadores de câncer não têm o direito ao benefício garantido apenas com o laudo de tumor.

Dessa maneira, é necessário que o paciente tenha adquirido alguma sequela e seja considerado portador de deficiência física ou visual para que o processo de isenção seja válido.

Assim, o processo ocorrerá como isenção de IPVA para PCD e não apenas como em caso de paciente com câncer. E serão solicitados laudos médicos que comprovem o porte de deficiência e a incapacidade do proprietário de dirigir veículo não adaptado para que a validação do pedido seja feita.

Isenção de IPVA PCD SC: entenda

Conforme mencionado, em todos os casos de doença, proprietários de veículos precisam comprovar o porte de deficiência física e serem nomeados PCD com laudo médico.

Quem tem direito à isenção de IPVA PCD | DOK

Entretanto, existem algumas especificações na isenção de IPVA para PCD, veja abaixo quem tem direito ao serviço conforme o art. 4º da Lei n° 14.967/09 de Santa Catarina. Veja quais são:

  • motorista portador de deficiência física que o impeça de dirigir veículo normal;
  • veículo de propriedade de pessoa portadora de autismo, deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou de seu responsável legal.

Saiba mais sobre IPVA

Quer saber mais sobre isenção de IPVA? Leia mais artigos do DOK e saiba mais sobre como funciona e quem direito nas diferentes situações:


Isenção do IPVA SC carros antigos, como funciona?

Assim como no caso de isenção de IPVA para PCD, vários estados brasileiros permitem o serviço para automóveis antigos. E, em Santa Catarina, não é diferente.

No estado, os proprietários de veículos registrados no Detran com 30 ou mais anos de fabricação possuem direito à isenção de IPVA.

Portanto, todos os veículos de Santa Catarina que foram fabricados a partir de 1992 não estão mais passíveis do pagamento do tributo. Assim, podem circular sem nenhuma irregularidade sem que o IPVA seja pago.

Isenção de IPVA para motos

Além disso, algumas motocicletas também possuem direito à isenção de IPVA.

Em Santa Catarina, todos os proprietários de motocicletas, sejam elas de 2 ou 3 rodas, que não excedam cilindradas de 200cm³ podem solicitar a isenção para os seus veículos.

Isenção de IPVA moto | DOK

Consultar IPVA SC e isenção

Quer saber sobre a situação do seu IPVA ou como pagar as dívidas do seu veículo?

Acesso o site do DOK e faça a sua consulta! Preenchendo nosso formulário com a placa do seu automóvel ou o Renavam mais um endereço de e-mail, você já consegue ter acesso às pendências do seu veículo.

E o melhor é que com o DOK você parcela todos esses débitos em 12 vezes, com até 6 cartões de crédito diferentes.

Como pedir isenção de IPVA em Santa Catarina

Eventualmente, em Santa Catarina, existem duas formas de dar entrada no pedido de isenção de IPVA.

A primeira e mais burocrática é feita por meio do site da Secretaria da Fazenda de SC. Na opção “Administração tributária”, é possível encontrar a aba de IPVA e Isenções ou TTD “Tratamento Tributário Diferenciado”. Usando o site da SEFA/SC, você deverá preencher os formulários da sua categoria de isenção e encaminhar os documentos solicitados para que o processo seja iniciado.

Entretanto, é fundamental que você esteja atento em todas as etapas e acompanhe o seu pedido pelo site do órgão com frequência, afinal o procedimento pode ser demorado.

Como solicitar isenção de IPVA | DOK

Mas com o DOK, conquistar o benefício é muito mais fácil e rápido. Saiba mais sobre a nossa consultoria de isenção de IPVA e descubra como deixar de pagar o imposto.

Documentos para solicitar isenção de IPVA em Santa Catarina

Como mencionado, existem diversas documentações envolvidas no processo de isenção de IPVA. Além disso, a quantidade de papelada exigida pode mudar dependendo da situação.

Veja abaixo os principais documentos solicitados na maioria das situações:

  • Documentos do dono do veículo (como RG e CPF);
  • CNH do condutor do veículo;
  • Documento de propriedade do veículo (nota fiscal do automóvel em caso de veículos novos ou CRLV no caso de veículos usados);
  • Laudo médico que ateste a incapacidade do proprietário de conduzir automóvel normal;

Solicitar Isenção de IPVA em 2022

Solicitar a isenção de IPVA pode ser um processo demorado e chato. Afinal, exige um apanhado de documentos, formulários e procedimentos.

Por isso, diversos contribuintes acabam desistindo no meio e não continuam com o requerimento de isenção de IPVA até o final. Conte com o DOK que a gente te ajuda!

Com o DOK, você conta com serviços especializados em documentos veiculares que te ajudam a economizar o seu tempo e ainda a fazer tudo com muito mais simplicidade.

TAGS: isenção de ipva para deficientes sc / isenção ipva sc / isenção ipva sc pcd



Posts relacionados