Legalizar carro rebaixado

Goste você ou não, já está mais do que comprovado que carros rebaixados são considerados uma paixão para muitos. Contudo para evitar riscos como: se acidentar conduzindo um carro que não é seguro, levar multas por conduzir o seu próprio carro ou até de ter o veículo apreendido, é necessário que os amantes da prática lembrem-se de legalizar carro rebaixado.

Para quem não sabe o que exatamente é um carro rebaixado, de forma resumida, são os carros com um visual mais baixo do que os que vemos normalmente pelas ruas. Para alcançar esse visual, os proprietários fazem algumas modificações na suspensão, responsável pela estabilidade do veículo. Com isso, o chassi fica mais próximo das rodas e o automóvel ganha o visual semelhante ao de um carro esportivo.

Como legalizar carro rebaixado

Antes de fazer as modificações necessárias para transformar o carro em um carro rebaixado, se o proprietário quiser rodar normalmente com o seu veículo sem se expor a riscos, é necessário legalizar carro rebaixado. As etapas incluídas nesse processo começam antes das modificações. São elas:

  • 1º Autorização do Detran: o interessado em legalizar carro rebaixado deverá, primeiramente, pedir uma Autorização Prévia do DETRAN, junto ao órgão executivo de trânsito de seu estado, para poder executar alterações em seu carro. Para isso, você deverá se dirigir ao DETRAN mais próximo de você e preencher um requerimento. Nessa etapa, o Detran fará uma vistoria no veículo e o ideal é que você já informe exatamente quais são as modificações que deseja fazer para saber se é ou não possível.

  • 2º Realizar a modificação no automóvel: Com essa autorização em mãos, o 2º Passo é realizar o sonho de rebaixar o carro. Você poderá levar o veículo ao seu mecânico de confiança para realizar a mudança, desde que siga exatamente as normas listadas pela resolução 479 do Contran. Dentre as recomendações estão: "A altura mínima do veículo até o chão é de 10 centímetros, contados a partir da parte mais baixa do veículo".

  • 3º Inspeção de segurança: Tudo pronto, o terceiro passo é levar o veículo para a inspeção de segurança a uma entidade autorizada pelo INMETRO para realizar a inspeção de segurança veicular. Essa inspeção tem o papel de garantir que o veículo, após as modificações, continua seguro o suficiente para rodar em vias públicas.

  • 4º Emissão do CSV: Após a aprovação do veículo na inspeção de segurança, será emitido o CSV (Certificado de Segurança Veicular) e com esse documento o proprietário poderá, finalmente, apresentar o CSV ao DETRAN e solicitar o novo documento do veículo – agora de cara nova.

Como consultar a situação do seu veículo pela internet

Contudo, não é possível legalizar carro rebaixado se houver qualquer registro de débitos pendentes. Por isso, antes de começar todo o processo, que pode ser feito com o DOK Despachante, o melhor a fazer é consultar a situação do veículo.

Isso pode ser feito de forma bem simples em nosso site:

  • Informe a Placa ou Renavam – Aqui vai uma boa notícia, para consultar a situação do seu veículo pelo nosso site é possível usar o número do Renavam ou a placa do carro no campo de "Consulta de veículos"
  • Informe o seu e-mail – Ao solicitar a consulta nós enviaremos um orçamento completo contendo todos os débitos atualizados registrados em seu veículo. Para isso, é necessário que você informe também o seu e-mail.
  • Regularize a situação do veículo – Depois de receber o orçamento completo em seu e-mail, é hora de escolher a forma de pagamento, que pode ser boleto à vista ou cartão de crédito em até 12 vezes.

Depois do pagamento ser aprovado, faremos a quitação dos débitos pelo Detran e enviaremos o documento em seu endereço. Assim, com os débitos do veículo em dia, você pode legalizar carro rebaixado com tranquilidade. No DOK é assim: fácil, rápido e você não precisa pegar filas em banco ou no Poupatempo.

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Como legalizar carro rebaixado

Traga toda a documentação no escritório em Sorocaba.

  • CRV - Certificado de Registro de Veículo, original com firma autenticada do proprietário anterior
  • Cópia Simples RG/CPF ou CNH
  • Cartão do CNPJ (Se pessoa jurídica)
  • Comprovante de Endereço Recente (Até 3 meses).
  • Vistoria Inmetro

Quanto custa para legalizar um carro rebaixado

Através do DOK Despachante a taxa fica em torno de R$ 250 reais.

Carro rebaixado precisa legalizar?

Sim, através da resolução nº 479 do Contran autoriza-se a circulação de veículos com suspensões modificadas, com no mínimo 10 cm de distância entre a carroceria e o solo, a alteração desde estar devidamente mencionada no CRV e no CRLV.

Carro rebaixado dá multa?

Desde que a documentação do veículo esteja de acordo com o mesmo, para tanto é necessário que modificação das suspensões seja mencionada no CRV e no CRLV.

Onde legalizar carro rebaixado

Nós do DOK Despachante ajudamos você em todo o processo de legalização do carro rebaixado, visite nosso escritório em Sorocaba-SP.

Tire todas as dúvidas
Consulte grátis
GIF de Loading

Aguarde, consultando seu documento =)