Como escolher o carro zero ideal?

Por: Redator DOK

Publicado em 11 de dezembro de 2019 | Atualizado em 19 de abril de 2021

carro novo

Na hora de escolher o carro ideal, muitas dúvidas surgem. Qual o melhor modelo? O preço é bom? Como é o desempenho do veículo? Entre dúvidas e mais dúvidas, o motorista pode acabar ficando perdido. Pensando nisso, preparamos um artigo completo com dicas para você escolher o carro zero.

Quer saber mais? Continue lendo!

Dicas para quem deseja comprar um carro zero

Modelo

Na hora de escolher o veículo ideal, é preciso saber do que você precisa. Assim, analise o que o veículo trará de benefícios à sua rotina. É claro que o modelo do carro importa, mas em algumas situações, o modelo mais bonito do mercado não corresponde ao que você realmente deseja.

Para os solteiros, os modelos compactos hatch podem ser uma ótima opção. Para uma família, os carros maiores, com porta-malas grande como os sedãs e SUVs, são opções melhores. Você pode saber quais são os modelos mais econômicos do ano no nosso blog.

ipva 2024

Preço

Antes de partir para a compra de um carro, é preciso que você tenha um orçamento. Assim, na hora de escolher, só verá modelos que correspondem com o que você pode pagar.

Além disso, é preciso levar em conta que os gastos com o carro não se resumem ao veículo em si, mas com combustível, revisões, documentação, IPVA, entre outros. Para saber mais sobre estes gastos necessários para o veículo, acesse o site do DOK Despachante.

Faça pesquisas

Antes de ir a uma concessionária comprar o carro, pesquise muito através da internet, observe anúncios e entenda quais são os preços em comparação com as vantagens de cada veículo. Quanto mais você pesquisar e se informar, maior a chance de acertar na escolha.

Test drive é fundamental

É impossível saber como um veículo funciona sem testá-lo. Assim, antes de comprar o carro zero, faça o test drive na loja. Lembre-se que este é o carro que acompanhará você todos os dias, então, se não gosta de algum detalhe, esta é a hora de comprovar.

Converse com outros usuários do carro

Durante o momento de pesquisa, vale conversar com as pessoas que já utilizam o carro, assim, você consegue entender de perto como é a performance do carro, quais são os gastos com combustível, entre outros detalhes.

Peça um desconto

Depois de entender tudo sobre o veículo escolhido, você precisa negociar a compra. Esta pode ser a fase mais complicada, mas precisa ser feita. Primeiro, foque em conseguir um desconto; veículos que estão saindo de linha ou passando por mudanças, por exemplo, podem gerar maiores descontos.

Se não houver um desconto, você precisa pedir, mostrando que está por dentro de qual lugar o veículo está ocupando no mercado.

Se não houver um desconto, ou se o vendedor começar a aparecer com outras alternativas, desista do negócio. O melhor a fazer é buscar outras ofertas.

Financiamento

Conheça todas as opções disponíveis para financiamento, mesmo as que não são da própria concessionária. Cada lugar apresentará uma condição diferente, e em alguns lugares você encontra mais vantagens.

Além disso, é fundamental que você saiba quanto pode pagar por mês na parcela do financiamento. Também é bom dar o maior valor possível de entrada no veículo para que as parcelas sejam mais baixas.

Erros cometidos na hora de comprar um carro zero

Considerar apenas o valor da parcela

Um dos maiores erros cometidos por quem compra um carro zero é esquecer que, além das parcelas, existem outros gastos com o veículo como combustível, seguro, manutenção, entre outras coisas. Assim, é preciso manter uma reserva de dinheiro para manter o veículo em dia.

Deixar se enganar por promoções

Algo que você precisa levar em consideração é que as lojas e concessionárias empurram promoções que, à primeira vista, parecem muito vantajosas. No entanto, com o passar do tempo você percebe que está gastando mais que o necessário com o veículo. Assim, tome cuidado com a promoção e para que veículo ela se direciona.

Deixar de conferir as taxas de juros

Antes de assumir um financiamento, calcule as taxas de juros cobradas, porque podem subir mais do que você estava esperando no começo.

“Dar” o carro para a loja ou concessionária

Muita gente que compra um carro zero acaba vendendo o usado. Se for o seu caso, o ideal é negociar ao máximo o valor do carro, não deixando o veículo usado por um valor muito baixo. É importante que você se lembre que o valor do carro usado será usado para a entrada do novo, assim, negocie o maior valor possível.

Comprei um carro zero, e agora?

Depois de comprar um carro novo você precisa regularizar a situação dele.

Primeiro, você deve registrar o carro em até 30 dias depois da emissão da nota fiscal, afim de obter o CRV (Certificado de Registro do Veículo). Apenas com o CRV é que você pode emplacar seu veículo, além de obter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o documento que deve estar sempre com você. Para emitir os certificados você deve agendar junto ao Detran.

Os documentos necessários para a emissão dos certificados são: original e cópia do RG, CPF e CNH, comprovante de residência recente (até 90 dias), nota fiscal original da concessionária com decalque do chassi, duas cópias do formulário do Renavam preenchido e, caso o carro seja financiado, leve o contrato original, além de uma cópia assinada por todos os envolvidos.

Para obter os certificados é necessário pagar taxa de emplacamento, escolher a placa e dar entrada no CRV. Para retirar o certificado é preciso comparecer ao Detran da sua cidade.

ipva 2024

Tudo isso pode ser feito com a ajuda de um despachante. Conheça os serviços que o DOK oferece de forma online no site.

Nesse artigo você pôde tirar as dúvidas sobre como escolher o carro zero ideal, com dicas sobre o que fazer e o que não fazer.

Para mais conteúdo como esse, acesse nosso blog.

Se você gostou do post, compartilhe!



Posts relacionados