DOK documentos: entenda todos os processos de um despachante online

Por: Gregory Packs

Publicado em 16 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 27 de novembro de 2023

DOK documentos

Olá, Condutor! Você sabe como funcionam o DOK documentos online e seus processos?

Nós sabemos que lidar com burocracias é uma tarefa que além de ser difícil, é muito chata. Separar documentos, perder tempo em filas e depois descobrir que a documentação estava errada, essa já foi a trabalhosa realidade de muitos condutores.

Entretanto, não é mais necessário passar por isso, já que hoje, além de contar o despachante tradicional, a documentação veicular também pode ser feita de forma online. A decisão de qual despachante escolher irá depender das necessidades de cada um, mas para isso é preciso entender a diferença entre os serviços.

Para saber tudo sobre como funciona um despachante, quais são suas vantagens e como ele funciona na internet, continue lendo este artigo! Boa leitura!

O que faz um despachante:

Enquanto muitas pessoas só de ouvirem falar em burocracia já querem correr para bem longe, podemos dizer que um despachante faz o caminho inverso. Este profissional é responsável por fazer pedidos e encaminhamentos de documentos junto a órgãos públicos.

No Brasil, existem três tipos de despachantes o aduaneiro, o documentalista e o de trânsito.

O DOK, por exemplo, é um despachante de trânsito. Somos uma empresa registrada e credenciada atuamos junto a instituições como o Detran e a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) para representar nossos clientes em casos de regularização de débitos veiculares.

Pode ser que agora você esteja se perguntando: “quais são as vantagens de contratar um despachante?”

Além de livrar as pessoas de processos burocráticos, outra grande vantagem deste serviço é a possibilidade de parcelamento. Dificilmente os órgãos públicos fazem parcelamento de impostos e taxas, e quando fazem geralmente é apenas em 3x, tendo isso em vista é um ótimo negócio procurar por um despachante, pois eles conseguem dividir essas taxas em mais parcelas.

Os impostos veiculares não são nada baratos e poder dividir o valor e de “quebra” ainda se livrar de toda dor cabeça de se preocupar com filas, documentação e prazos ajuda muito a rotina dos condutores.

Infográfico para artigo sobre despachantes online, no blog DOK Despachante.A arte contém as seguintes informações:Tipos de despachantesAduaneiro: responsável pelo desembaraço de mercadorias e bagagens nas alfândegas.Documentalista: trabalha com vários tipos de documentos registro e licença de carteiras de habilitação, alvarás de funcionamento, documentação de veículos e vistoriaDe trânsito: despachante focado na documentação de veículos.

Saiba mais sobre o DOK

Conheça um pouco da nossa história:


Documento e Despachante: como funciona o processo

Agora que entendemos como um despachante de trânsito pode auxiliar na vida de muitos condutores, você já pensou o quanto um despachante online ajudaria?

Por isso, para facilitar a vida dos nossos clientes, criamos uma plataforma digital em que é possível regularizar seus débitos veiculares sem sair de casa e com diversas formas de pagamento. Deste modo, você consegue regularizar seu documento de um jeito especial.

Para contratar os serviços de um despachante online, basta escolher qual documento você irá regularizar, fornecer alguns dados e por fim realizar o pagamento. Confira na sequência como funciona a contratação de cada serviço!

DOK documento: quais os serviços oferecidos?

São inúmeros os serviços oferecidos pela nossa plataforma, alguns processos como o de transferência de propriedade ainda exigem alguns procedimentos presenciais, por exemplo, a inspeção deve ser feita em uma empresa terceirizada e enviada junto aos documentos necessários.

Entretanto, esta é uma minoria, a maior parte das taxas podem ser recolhidas de modo remoto e você recebe o documento prontinho sem burocracia e regularizado.

Confira abaixo, duas das nossas principais atividades:

IPVA online DOK:

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos tributos mais caros do Brasil e normalmente é cobrado logo no início do ano, um período repleto de diversas contas. Diante disso, seria de grande ajuda a possibilidade de parcelar o valor dessa taxa.

Sendo assim, conforme falamos anteriormente uma das grandes vantagens do despachante é o parcelamento de documentos, o DOK Despachante online parcela os valores em até 12x e com até 6 cartões diferentes, além de disponibilizar outras formas de pagamento.

Veja o passo a passo de como quitar seu IPVA com a gente:

  • Acesse nossa página de IPVA;
  • No formulário, digite a placa do seu veículo e um e-mail atualizado;
  • Depois disso clique em “Consulte grátis”
  • Veja os débitos na coluna da esquerda;
  • E por fim, escolha como deseja pagar na coluna da direita.

Licenciamento online DOK

O licenciamento é uma tarifa obrigatória que deve ser paga anualmente para que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) seja emitido, é por meio desse registro que o condutores circulam dentro da lei pelas vias.

De acordo com o CTB, conduzir com o documento atrasado é uma infração gravíssima, com penalidade de R$293,47 e acréscimo de sete pontos na carteira. Imaginamos que um nenhum condutor deseja por isso, por isso é muito importante quitar este débito. Veja o passo a passo de como pagar o licenciamento online:

  • Entre na nossa página de licenciamento e localize o banner de consulta;
  • No primeiro campo, digite a placa ou Renavam do veículo;
  • No segundo campo, informe um e-mail valido e depois clique em “Consulte grátis”;
  • Por fim, escolha a forma de pagamento e conclua o pedido.

Despachante documento de moto: aprenda a regularizar seu veículo

Você sabia que as motos são consideradas veículos leves? Pois é, este tipo de automóvel corresponde aqueles que possuem peso bruto total (PBT) de até 3.500kg. Sendo assim, as motocicletas fazem parte dessa categoria.

Portanto, os procedimentos para pagar os débitos da sua moto e rodar tranquilo são os mesmo aos de um carro, basta fazer o pagamento das taxas exigidas ou pendentes. Abaixo, te ensinaremos a fazer a consulta.

DOK Documentos | documento moto

Consulta de débitos

Você pode consultar todos os débitos do seu automóvel como: multas, penalidades ANTT e seguro DPVAT, ou seja, todos os valores, atrasados ou não, podem ser consultados e regularizados.

Vale lembrar que você também consegue pagar as tarifas separadamente. Por exemplo, se ao consultar os seus débitos aparecerem em aberto uma multa e o IPVA, você consegue quitar apenas uma das taxas.

Relembre como consultar os débitos:

TAGS: documento despachante/ licenciamento online dok/ despachante documento de moto



Posts relacionados