Tour pelos departamentos: a importância dos desenvolvedores para os clientes

Por: Gregory Packs

Publicado em 25 de novembro de 2022 | Atualizado em 20 de fevereiro de 2023

capa do artigo sobre o time de desenvolvedores- DOK Despachante

Salve, Motorista! Mais um tour pelos departamentos do DOK por aqui, e hoje, vamos apresentar nosso time de desenvolvedores ou como carinhosamente chamamos, nossos “devs”.

O atendimento do DOK é majoritariamente online, por isso, ficar fora do ar não é uma possibilidade, além de gerar muita bagunça. E você sabia que são os programadores que garantem que fiquemos sempre online?

imagem de desenvolvedores | DOK Despachante
Parte do time de desenvolvedores | DOK

O que faz um desenvolvedor?

O desenvolvedor ou programador é o profissional mais importante dentro da tecnologia e é ele que escreve, planeja e executa os softwares da web, tais como sites, blogs, aplicativos ou sistemas operacionais.

Dentro dessa profissão existem várias especializações e como um trabalho que inclui muitas fases, é normal que exista um responsável por cada etapa do processo dentro das empresas.

Após conhecer o DOK

Mas, isso pode variar de acordo com a necessidade de cada organização, sendo bastante comum ter no mínimo, um front-end e um back-end na equipe.

Qual a diferença entre desenvolvedor front-end e back-end?

Para entender a diferença, primeiro você precisa saber o que cada um desses profissionais realiza.

O front-end, que em tradução literal significa “extremidade dianteira”, é a parte visível do programa que vai ser desenvolvido. Isto é, o desenvolvedor de front é aquele responsável pela parte do software que o usuário enxerga e interage, como botões, banners, formulários etc.

Enquanto o back-end é o contrário, esse fica responsável pela parte que o usuário não vê, ou seja, toda a estrutura interna do programa, como os códigos html etc.

infográfico sobre a diferença entre desenvolvedor back end e front end - DOK Despachante

Veja quem compõe o time de desenvolvedores do DOK

Hoje, o time de desenvolvedores do DOK é composto por 11 profissionais que são liderados pelo gestor Leonardo Matsui, que começou sua jornada na empresa por convite do CEO Gregory Packs, assim que a transformação digital se iniciou.

A equipe é subdividida em grupos e cada um deles é encarregado por uma parte do sistema. São eles: arquitetos de softwares, desenvolvedores back-end, desenvolvedores front-end, desenvolvedores mobile e desenvolvedores DevOps.

Dentro dessas equipes, há níveis de experiência, que são: estagiário, júnior, pleno, sênior e tech lead.

Alguns lugares definem tech lead não como uma classificação hierárquica, mas sim como uma área de atuação. – comenta o gestor Leonardo.

Desenvolvedor back-end

O grupo de trabalho de back-end do DOK, é composto por cincos colaboradores, sendo eles: um tech lead, Ângelo Kokiso, dois profissionais plenos, Edson Moretti e Walyson Maxwel, e dois estagiários, André Siqueira e Vitor Delfino.

Desenvolvedor front-end

Além do tech lead, Leonardo Matsui, que está presente em todas as subdivisões para orientar os processos de desenvolvimento, no front-end, estão também Fábio chagas e Gustavo Venceslau, colaboradores sênior e júnior, respectivamente.

Arquiteto de Softwares:

Essa é uma função basicamente sênior e muito analítica, pois é na qual são feitas as previsões dos possíveis problemas e as estratégias para sua resolução. Os encarregados dessa missão são os seniores Ângelo Kokiso e Felipe Oliveira.

O desenvolvedor mobile, codifica, testa e executa os programas para aparelhos móveis, como os sistemas Android e IOS.

Aqui, o time é formado por três pessoas: o gestor do departamento, Leonardo Matsui, como tech lead, Randerson Thallys (sênior) e a Amanda Cleto (pleno).


Saiba mais sobre os departamentos do DOK:

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai gostar de saber disso. Confira:


O que o desenvolvedor faz pelos clientes do DOK?

Agora que você já sabe como o time é dividido, chegou a hora de saber o que fazem pelos clientes e toda empresa.

Como o DOK é o maior despachante online do Brasil, ficar fora do ar não é uma opção, tanto para os nossos canais de autoatendimento, quanto no atendimento via WhatsApp.

Dessa forma, são nossos “dev’s” que cuidam para que todas as instabilidades de sistemas sejam resolvidas o mais rápido possível e ocorram com menos frequência.

Mas não é só isso, há muito mais por trás desse trabalho tão essencial, como o de certificar a segurança digital e o conforto do usuário na navegação dos sistemas do DOK, garantindo que sejam intuitivos e fáceis de usar.

Segurança web

Para nós, que trabalhamos com serviços financeiros, a segurança de dados é primordial. Por isso, a prevenção de fraude e invasão de qualquer natureza é feita pela nossa equipe de desenvolvedores 24h por dia.

Experiência do usuário

Nossa maior preocupação é com o bem-estar do cliente em todas as etapas, pensando nisso, temos times de SEO e UX que trabalham lado a lado dos desenvolvedores para garantir a melhor experiência dentro do site, blog e aplicativo da empresa.

imagem da equipe de desenvolvedores | DOK Despachante

Como se tornar um desenvolvedor?

De acordo com a CNN, só no último ano, houve um aumento de 671% na demanda por profissionais na área de tecnologia. Como esse setor profissional está super em alta, a procura por especialização também vem aumentando.

Há diversas graduações na área da tecnologia, como ciência da computação, engenharia da computação, engenharia de software, etc. Mas se você quer entrar no mercado de forma rápida, o curso ideal é o de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, um tecnólogo com duração entre dois e três anos.

Caso ainda não tenha certeza se gosta dessa área, aconselhamos que faça primeiro um curso técnico com duração de um ano. Você encontra esse tipo de formação em instituições gratuitas como ETEC e Senac (com programa de bolsa), por exemplo.

Conclusão

Cada um dos colaboradores do DOK, tem extrema importância para a empresa e para o cliente, que é a nossa principal preocupação hoje.

Mesmo que o contato da área de desenvolvedores com o cliente seja indireto, todos os passos são realizados pensando na experiência final do usuário nas plataformas.

Além disso, essa é a equipe que está por trás do pagamento de débitos, mais rápido e seguro que o DOK oferece.

Neste artigo, você conheceu um pouco sobre a profissão de desenvolvedor, que é tão importante e vem crescendo cada vez mais no mercado.

Esperamos ter ajudado quem tem interesse em saber na prática o que um desenvolvedor pode fazer por uma empresa e a diferença que ele faz na vida dos clientes.

Se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais: YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram.

TAGS: desenvolvedor de software / desenvolvedor web / desenvolvedor java / o que é desenvolvedor full stack


Perguntas frequentes sobre desenvolvedores

Qual a função de um desenvolvedor?

O desenvolvedor é o profissional responsável pela programação em todos os níveis, desde escrever os códigos até o acompanhamento de performance do projeto.

O que é Product Owner?

O product owner, ou especialista em produto, é responsável pela otimização dos interesses dos stakeholders (público potencial) pelo produto/serviço da empresa, sempre priorizando a necessidade do cliente.

Qual a diferença entre programador e desenvolvedor?

Todo desenvolvedor é também programador, mas a diferença na prática é que o programador assume a parte mais operacional, escrevendo os códigos, por exemplo. Enquanto quem está atuando como desenvolvedor precisa ter um olhar mais amplo do projeto, pensando em todos as fases até o usuário final.



Posts relacionados