DOK Despachante tem plano de carreira? Vem ser DOKER

Por: Redator DOK

Publicado em 01 de novembro de 2022 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

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Salve, Motorista! Você sabe o que é um plano de carreira e quais são os tipos mais aplicados pelas empresas? 

Então, fica ligado, pois neste artigo, vou apresentar quais são os planos que o DOK tem para seus colaboradores e muito mais! 

O que é plano de carreira? 

Como o nome indica, plano de carreira nada mais é do que um esquema de expectativas e intenções sobre determinada carreira profissional. 

Esse, é um modelo que pode ser usado por qualquer tipo de empresa, mas também por qualquer pessoa que queria esboçar seus desejos de carreira. 

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Siga lendo para descobrir como trabalhar esse conceito em ambos os casos. 

O que é plano de carreira dentro de uma empresa? 

Dentro de uma empresa, o plano de carreira, funciona em uma chave um pouco diferente do que individualmente. 

Nesse caso, aplica-se uma expectativa externa sobre o candidato/colaborador em seu caminho profissional dentro da empresa. 

Aqui, em maior ou menor grau, já está definido todas as posições hierárquicas que o(a) colaborador(a) pode alcançar, além de todas as competências necessárias para isso. Como por exemplo: 

  • Formação acadêmica e especialização (caso precise);
  • Habilidades gerais e específicas ao trabalho a ser desenvolvido;
  • Tempo de permanência no último cargo que ocupou;
  • Quais licenças e certificados de relevância possui.

Como fazer um plano de carreira pessoal? 

No caso individual, o plano de carreira funciona quase, se não totalmente, sobre as suas próprias expectativas. 

Independentemente se estiver no começo da sua carreira profissional ou mudando de área/nicho de trabalho, o plano de carreira pessoal opera da mesma forma que o empresarial. 

É necessário saber quais são as competências e qualificações que você precisa obter para chegar no objetivo que considera mais significativo. 

Isso quer dizer que você deve: 

  • Identificar quais são seus interesses profissionais;
  • Estabelecer um objetivo concreto;
  • Aumentar suas qualificações, com cursos e eventos da área, por exemplo;
  • Traçar metas que estejam de acordo com o objetivo;
  • Verificar o plano periodicamente e atualizá-lo caso seja necessário.

Existe uma ferramenta que pode ajudar nesse processo, chamada mapa de carreiras. Nela, foram traçadas e interligadas diferentes jornadas profissionais, de modo a mostrar a variedade de trabalhos que várias pessoas com a mesma experiência podem exercer. 

Quais são os tipos de plano de carreira? 

Existem diversos tipos/modelos de planos de carreira que as empresas aplicam em sua estrutura e fornecem para seus colaboradores. 

Com o surgimento de novas formas de trabalho, como o home office – escritório em casa, traduzido do inglês – ampliou-se a possibilidade de uma única empresa oferecer diferentes planos de carreira aos seus colaboradores. 

Contudo, essa não é uma novidade gerada pelo home office. Corporações que possuem modelos de contrato distintos entre os funcionários já apresentavam planos de carreira diferentes para cada um deles. 

Veja abaixo, os seis tipos de plano de carreira mais usados. 

Plano de carreira em linha 

Aqui, a estrutura de crescimento de trabalho oferecida ao colaborador é bastante rígida e hierárquica. 

Muito presente em instituições públicas e militares, o plano de carreira em linha apresenta desenvolvimento em uma única direção, impossibilitando a mudança de cargo ou área. 

As promoções são dadas conforme tempo de permanência no cargo e resultados entregues (para o caso militar). 

Plano de carreira em Y 

Conforme acontece o desenvolvimento do colaborador dentro da empresa, é bem comum que ele seja promovido a um cargo de liderança. 

Porém, ocupar um cargo de gestor nem sempre é o desejo de todo o profissional. 

A carreira em “Y” ou em “T” como também é conhecida, ajuda nessa questão. Quando o profissional promovido não quer liderar uma ou mais equipes, ele tem a possibilidade de ocupar um cargo de especialização e pesquisa. 

Essa é a vantagem desse plano de carreira: fornecer dois caminhos possíveis, de modo que, profissionais de perfis diferentes ocupem papéis de alta credibilidade dentro da empresa. 

Plano de carreira em W 

O plano em “W” oferece uma terceira opção de cargo: a gestão de projetos. E funciona com a mesma estrutura da carreira “Y”. 

Basicamente, esse cargo é como uma mistura entre liderança e especialização, uma vez que o profissional atua em determinados projetos como um consultor técnico da empresa. 

Plano de carreira em rede 

Dando ainda mais possiblidades ao colaborador, na carreira em rede é possível escolher diferentes cargos entre várias áreas de interesse para especialização. 

Nesse modelo, o colaborador tem mais liberdade para mudar de área de atuação, mas não significa que ele possa ocupar qualquer cargo. 

A mudança deve ser feita para os cargos que o colaborador esteja apto/qualificado a ocupar. 

Plano de carreira horizontal 

Geralmente, as empresas sem uma divisão hierárquica apresentam esse tipo de plano. 

O modelo não apresenta grande possibilidade de crescimento e reconhecimento de carreira (por empresas fora desse modelo), mas há aumento salarial conforme os resultados de cada colaborador. 

Plano de carreira em paralelo 

Estruturalmente mais competitivo que os demais, o plano de carreira em paralelo funciona muito por comparação, isto é, avalia-se colaboradores de um mesmo nível e promove aquele com mais resultados. 

Uma vez promovidos, ocupam uma posição maior na hierarquia da empresa, como líderes e/ou gestores. 

Esse modelo é muito comum nas empresas em que o colaborador precisa bater metas, como por exemplo, para vendedores e funcionários de telemarketing.

Infográfico sobre os tipos de plano de carreira | DOK Despachante

Benefícios de um plano de carreira 

Um plano de carreira bem elaborado é essencial para o colaborador e para a empresa. Uma vez que ajuda no engajamento das equipes e agrega valor simbólico para ela. 

O primeiro benefício – e de mais direto impacto, diz respeito aos processos seletivos. 

Na maioria dos casos, são feitos pela equipe de RH (Recursos Humanos), portanto, apresentar um (ou mais) plano(s) de carreira gera: 

  • Transparência ao entrevistado, visto que ele fica ciente das práticas e condições de trabalho da empresa;
  • Facilidade ao próprio processo seletivo, já que apenas os profissionais com perfis selecionados pela sua relevância e qualificação na vaga serão entrevistados.

Segundamente, o plano de carreira também acaba servindo para reter funcionários. 

Apresentar uma possibilidade clara de crescimento profissional (mesmo que distante a um primeiro momento), é ótimo para a empresa, visto que diminui a rotatividade (entrada e saída constante de colaboradores) 

Uma alta rotatividade pode causar: 

  • Baixa produtividade, pela falta de profissionais para desempenhar determinadas funções;
  • Uma reputação ruim para a empresa;
  • Um clima negativo entre os colaboradores;
  • O favorecimento de conflitos internos.

Por fim, ter um plano forte e justo, serve como forma de valorizar o colaborador, que terá melhores condições e oportunidades para crescer profissionalmente junto da empresa. 


Saiba mais sobre o DOK

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Qual a diferença entre plano de carreira e cargos e salários 

Diferente do plano de carreira, o plano de cargos e salários é como uma política interna dedicada à composição de cada empresa. 

Esse plano é construído com base na: 

  • Estrutura e função dos cargos de uma corporação;
  • Pesquisa de média salarial de mercado para os cargos desejados;
  • Criação da estrutura salarial: organização das funções e médias salariais para cada cargo;
  • Elaboração da política salarial: “regras do jogo corporativo”, com informações sobre treinamentos, qualificações e promoções para que todos saibam quais são os objetivos e metas para crescer na empresa.

Já o plano de carreira, como vimos, é quem determina quais são as possibilidades e condições de crescimento profissional do colaborador.

infográfico da diferença entre plano de carreira e plano de cargos e salários | DOK Despachante

Afinal, o DOK Despachante tem plano de carreira? 

Apesar de não ser fortemente institucionalizado, o plano de carreira do DOK Despachante apresenta uma semelhança com o plano “W”, dentre os seis apresentados. 

Funciona assim: os profissionais são contratados com base na disponibilidade de vagas para uma ou mais áreas. Os cargos podem ser tanto de nível estágio até os mais avançados (analista, gestor ou consultor). 

Uma vez dentro da empresa, o colaborador desenvolve as funções de sua área conforme a demanda. Mas nada impede que ele se integre com outros setores, em projetos específicos ou até mude de cargo e área (desde que aprovado pelos diretores). 

Bruna Freitas, começou como estagiária de RH no DOK Despachante e atualmente ocupa o cargo de assistente do setor. Em entrevista, ela compartilhou como funciona o plano de carreira da empresa: 

Geralmente, as empresas maiores têm um plano de carreira realmente definido em papéis, mas aqui no DOK, é muito tranquilo em relação a isso. Pois uma pessoa que entra em atendimento por exemplo, pode estar cursando algum curso, se interessar e migrar de área. 

Além dessa flexibilidade, a empresa possui três tipos de contratações para seus colaboradores. Confira abaixo! 

Colaborador CLT 

Os profissionais do DOK que ocupam as áreas de Recursos Humanos, Financeiro, Atendimento ao Cliente e Limpeza possuem contratação em formato CLT, ou seja, são amparados pela Consolidação das Leis do Trabalho. 

No setor do RH e financeiro por exemplo, o plano de carreira percorre pelos cargos de estagiário(a), assistente e analista. 

Os colaboradores desses setores ganham salário (valor varia de acordo com o cargo) e vale transporte, além de possuírem banco de horas para negociação de atrasos e faltas sem justificativa. 

Pessoa Jurídica – PJ 

Os contratos de pessoa jurídica (PJ) da empresa são destinados às áreas de: 

  • CX: Customer Experience ou Experiência do Cliente (traduzido do inglês), que trabalha em melhorar a relação do cliente com a marca;
  • Vídeo: edição, gravação, fotografia e roteiro estão unidos no setor de vídeo do DOK e cuidam principalmente do canal de YouTube;
  • Social Media: mídias sociais, do inglês, é a equipe que gere o Instagram, LinkedIn, Facebook e demais redes da empresa;
  • Desenvolvimento: cuida da programação do site, blog e aplicativo;
  • Produto: responsáveis pelo planejamento e desenvolvimentos dos produtos do DOK;
  • SEO: Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) é a equipe responsável pelo conteúdo do blog e site, de modo que apareça nas melhores posições orgânicas do Google e outras buscadores;
  • Jurídico: equipe de advocacia que cuida de trâmites internos e externos ao DOK.

Todos os “funcionários” PJ, na prática, são empresas que prestam serviços como colaboradores. 

Dependendo da área de atuação, eles têm maior ou menor margem para promoções que envolvam mudança de cargos. 

Seus salários são pensados num valor cheio que englobe o vale transporte, a partir da negociação da expectativa salarial do colaborador junta da empresa. 

Estagiário 

Com possibilidade de atuar em qualquer área, os estagiários do DOK aprendem e se desenvolvem de acordo com as demandas de produção, com a possibilidade de atuar em projetos de outros setores. 

Sua primeira promoção é a efetivação na área de destaque (muitas vezes a que foi contratado para trabalhar). 

Com duração de contrato de um ano, recebe bolsa estágio, vale transporte e trabalha seis horas por dia, de segunda a sexta-feira, totalizando em 30 horas semanais. 

Carreiras de sucesso no DOK 

O DOK Despachante atende os motoristas como despachante credenciado ao Detran (Departamento estadual de trânsito), garantindo ainda mais confiança e segurança em seus serviços

Recentemente, uma das nossas colaboradoras, obteve uma vitória, que se relaciona muito bem com o plano de carreira pessoal e profissional. Confira!

Luana Tinelo Gomes: dedicação e mudança 

Imagem de Luana Tinelo Gomes | DOK Despachante

Contratada no DOK para a função de Estagiária de Social Media, Luana Tinelo Gomes, mostrou possibilidades para uma mudança de carreira, que foi aceita e incentivada pela diretoria da empresa. 

Em conversa com seu gestor da época, criou e mudou seu cargo, para Estagiária de Pesquisa e Análise de Mercado, no qual desenvolveu a primeira ‘persona’ (consumidor ideal) do DOK. 

Incentivada pelo CEO Gregory Packs, começou a estudar mais sobre o tema e foi efetivada para trabalhar com Pesquisa de Mercado. Tudo isso em aproximadamente um ano.

Após perceber que precisava entender a voz do cliente ainda melhor, em meados de julho de 2022, mudou de cargo novamente e agora é Analista de Experiência do Cliente (CX). 

Quando eu descobri que a maioria das coisas que eu já fazia enquanto estagiária, eram para a experiência do cliente, me aprofundei mais na área, fiz um curso para ter uma base de conhecimento e montei uma apresentação para os gestores, que foi aprovada, comenta Luana. 

Faça parte do time do DOK 

Desde sua fundação, o DOK cresce constantemente. Isso aconteceu graças ao seu propósito de facilitar a vida dos motoristas, e claro, pelo desempenho de seus colaboradores. 

Com mais de 16 anos de experiência de mercado, o DOK já atendeu e conquistou mais de 200 mil clientes. 

Ficou interessado no plano de carreira mais flexível do DOK Despachante? Então não perca tempo, embarque nessa corrida e vamos juntos até a linha de chegada! 

Nos canais de recrutamento da empresa, você acompanha todas as vagas disponíveis e pode se candidatar para a que melhor se encaixar no seu perfil e plano profissional. Confira no LinkedIn

Conclusão 

Como vimos, apesar de muito parecidos, os planos de carreira pessoais e empresariais operam de forma diferentes. 

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Enquanto o primeiro foca em suas expectativas e desejos, o segundo diz respeito às necessidades de determinada empresa sobre você. 

Existem mais modelos de carreira do que os seis apresentados, contudo, esses são os mais comuns no Brasil. O plano do DOK Despachante é mais flexível e tem maior similaridade com a carreira “W”. 

Os colaboradores se desenvolvem na área contratada, mas não ficam restritos a ela, ou seja, podem mudar de time conforme necessidade e demanda. 

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Perguntas frequentes sobre o DOK

Como falar com DOK Despachante? 

Pelo WhatsApp DOK Despachante – 55 (15) 30422030, redes sociais ou chat do site, é possível entrar em contato. Além disso, você pode ser atendido no escritório da empresa localizado na Praça Frank Speers, 12 – Jardim Santa Rosália, Sorocaba – SP, 18095-020.

Como funciona o DOK Despachante?

A maioria dos clientes do DOK são atendidos pela internet, devido à praticidade oferecida. No site, é possível verificar e pagar os débitos veiculares, como IPVA, licenciamento, multas e muito mais.

Como saber se um despachante é credenciado no DETRAN? 

Basta olhar no site do Detran do seu estado para saber quais são as empresas parceiras e procurar por despachantes credenciados.



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