DEMUTRAN: saiba o que é e como evitar multa

Por: Redator DOK

Publicado em 06 de dezembro de 2023 | Atualizado em 29 de dezembro de 2023

Capa Artigo DEMUTRAN saiba o que é e como evitar multa | DOK

Salve, Motorista! Você já se deparou com normas que podem variar de uma região para outra?

Isso porque é comum que as diferenças geográficas e até culturais causem impacto na maneira como as pessoas dirigem, e é para garantir a segurança de todos que existe a multa DEMUTRAN.

A seguir, você conhecerá um pouco sobre o DEMUTRAN e esclarecerá de uma vez por todas diversas dúvidas sobre o funcionamento desse órgão de trânsito.

Aproveite esta leitura para aprender um pouco mais sobre como o trânsito é organizado no país e como você pode manter a situação do seu veículo sempre regular. Confira!

O que é DEMUTRAN?

DEMUTRAN é a abreviação do Departamento Municipal de Trânsito e refere-se a uma instituição que geralmente está ligada às prefeituras municipais.

De maneira geral, seu intuito é regularizar o trânsito local e garantir que as estradas estejam sendo utilizadas da melhor maneira possível.

Trata-se de uma instituição essencial para a segurança brasileira, uma vez que promove uma fiscalização local e adequada ao cumprimento das leis regionais.

Quem dirige costuma ter bastante contato com o DEMUTRAN, já que é lá que muitas questões rotineiras são solucionadas.

O DEMUTRAN está presente em todas as cidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mantendo um contato direto com outras entidades municipais e participando ativamente das decisões que influenciam o fluxo de carros, motos e outros veículos. 

Como e por que surgiu o DEMUTRAN?

A fundação do DEMUTRAN varia de acordo com o histórico de cada cidade, não havendo uma data única para o seu nascimento.

No entanto, é possível dizer que desde a década de 80, a necessidade de promover estratégias locais de fiscalização de trânsito resultou em um aumento significativo dessas instituições. 

Como é de conhecimento geral, as cidades têm autonomia para determinar algumas regulamentações próprias de condução segura, o que exigiu a criação de um sistema capaz de interpretar casos de forma mais localizada e aplicar adequadamente as regras instituídas pelo município.

Para que serve o DEMUTRAN?

Essa resposta pode ser encontrada no próprio Código de Trânsito Brasileiro, que abordou o DEMUTRAN no seu código 24. De acordo com o CTB, as funções dos órgãos municipais incluem:

“Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

I – cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;

II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais e promover o desenvolvimento, temporário ou definitivo, da circulação, da segurança e das áreas de proteção de ciclistas.”


Saiba mais sobre multas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


O DEMUTRAN pode multar?

Motorista, agora que você sabe o que significa DEMUTRAN, pode estar se perguntando se esse órgão de trânsito pode te multar. Sendo um órgão oficial de fiscalização de trânsito e estando ligado ao SNT e ao DETRAN, o DEMUTRAN está em posição de aplicar multas e penalidades aos motoristas que descumprirem as normas de trânsito. 

Mas, caso isso aconteça com você, não se preocupe. Hoje em dia, existem ótimas alternativas para garantir a regularização do seu veículo de maneira rápida, fácil e extremamente acessível. Ao final deste artigo, apresentaremos uma dica muito importante para quem enfrenta essa demanda. Continue lendo para descobrir!

Que tipos de multas podem ser aplicadas pelo DEMUTRAN?

O DEMUTRAN, enquanto entidade reconhecida pelas normas de trânsito nacionais, pode aplicar os quatro tipos de multas existentes, sendo elas a leve, a média, a grave e a gravíssima. Confira o resumo de cada uma delas:

  • Infração leve: adiciona três pontos à CNH;
  • Infração média: adiciona quatro pontos à CNH;
  • Infração grave: adiciona cinco pontos à CNH;
  • Infração gravíssima: adiciona sete pontos à CNH.
Infográfico sobre que tipos de multas podem ser aplicadas pelo DEMUTRAN | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Levei multa do DEMUTRAN, o que fazer?

Motorista, se você levar uma multa do DEMUTRAN, saiba que existem maneiras de regularizar rapidamente a situação da sua CNH. Uma alternativa é recorrer da decisão, mas essa estratégia pode ser demorada e não resultar em sucesso.

Outra opção é o pagamento da multa em pouquíssimo tempo e voltar a circular tranquilamente pelas ruas. Se essa for a sua escolha, a melhor solução é optar pelo DOK Despachante.

No DOK, em poucos passos, você pode fazer uma consulta completa e gratuita da situação do seu veículo. Basta inserir a região de registro, a placa e o seu e-mail. 

Caso tenha multas ou outros débitos em aberto, você já poderá realizar o pagamento para regularizar o seu veículo, e é aqui que entra a principal vantagem, é possível parcelar multas em até 12 vezes e com até seis cartões de crédito. 

Gostou da ideia? Então faça uma consulta e volte a dirigir com a certeza de que está em dia com a lei!

Conclusão

Motorista, neste artigo, vimos que o DEMUTRAN desempenha um papel essencial na regulação e fiscalização das vias dos municípios.

ipva 2024

Através de suas atribuições, o DEMUTRAN não apenas pode aplicar multas, mas contribuir para a conscientização dos condutores, promovendo um trânsito mais seguro para todos na região. 

Também é importante lembrar que, caso tenha sido multado, motorista, você pode contar com o DOK para regularizar o seu veículo! Basta acessar o nosso site, fazer uma consulta e realizar os pagamentos dos débitos em até 12 vezes!

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: demultran cnh/ o que é demutran/ o que significa demutran/ demutran cnh


Perguntas frequentes sobre o DEMUTRAN

O que é DEMUTRAN e qual a sua função?

DEMUTRAN é o Departamento Municipal de Trânsito, ou seja, um órgão municipal que tem como objetivo a fiscalização e o gerenciamento do trânsito em uma cidade. Essa instituição está diretamente ligada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e pode aplicar multas e penalidades se suas normas forem desrespeitadas.

Como pagar multa do DEMUTRAN?

Por meio do site do DOK Despachante, que oferece serviços online e com oportunidades de pagamento de multas em até 12 vezes, com diferentes cartões de crédito. Se quiser, você também pode fazer uma consulta gratuita de débitos abertos no site que é reconhecido pelo DETRAN.

Como recorrer multa do DEMUTRAN?

É preciso seguir o protocolo indicado nos portais oficiais do DEMUTRAN da sua cidade. No entanto, pode ser um processo demorado e sem sucesso.

Quais municípios têm DEMUTRAN?

Todos os municípios ligados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) contam com um DEMUTRAN.



Posts relacionados