DEMUTRAN: saiba o que é e como evitar multa

Por: Redator DOK

Publicado em 06 de dezembro de 2023 | Atualizado em 29 de dezembro de 2023

Capa Artigo DEMUTRAN saiba o que é e como evitar multa | DOK

Salve, Motorista! Você já se deparou com normas que podem variar de uma região para outra?

Isso porque é comum que as diferenças geográficas e até culturais causem impacto na maneira como as pessoas dirigem, e é para garantir a segurança de todos que existe a multa DEMUTRAN.

A seguir, você conhecerá um pouco sobre o DEMUTRAN e esclarecerá de uma vez por todas diversas dúvidas sobre o funcionamento desse órgão de trânsito.

Aproveite esta leitura para aprender um pouco mais sobre como o trânsito é organizado no país e como você pode manter a situação do seu veículo sempre regular. Confira!

Descubra multas

O que é DEMUTRAN?

DEMUTRAN é a abreviação do Departamento Municipal de Trânsito e refere-se a uma instituição que geralmente está ligada às prefeituras municipais.

De maneira geral, seu intuito é regularizar o trânsito local e garantir que as estradas estejam sendo utilizadas da melhor maneira possível.

Trata-se de uma instituição essencial para a segurança brasileira, uma vez que promove uma fiscalização local e adequada ao cumprimento das leis regionais.

Quem dirige costuma ter bastante contato com o DEMUTRAN, já que é lá que muitas questões rotineiras são solucionadas.

Descubra multas

O DEMUTRAN está presente em todas as cidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mantendo um contato direto com outras entidades municipais e participando ativamente das decisões que influenciam o fluxo de carros, motos e outros veículos. 

Como e por que surgiu o DEMUTRAN?

A fundação do DEMUTRAN varia de acordo com o histórico de cada cidade, não havendo uma data única para o seu nascimento.

No entanto, é possível dizer que desde a década de 80, a necessidade de promover estratégias locais de fiscalização de trânsito resultou em um aumento significativo dessas instituições. 

Como é de conhecimento geral, as cidades têm autonomia para determinar algumas regulamentações próprias de condução segura, o que exigiu a criação de um sistema capaz de interpretar casos de forma mais localizada e aplicar adequadamente as regras instituídas pelo município.

Descubra multas

Para que serve o DEMUTRAN?

Essa resposta pode ser encontrada no próprio Código de Trânsito Brasileiro, que abordou o DEMUTRAN no seu código 24. De acordo com o CTB, as funções dos órgãos municipais incluem:

“Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

I – cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;

II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais e promover o desenvolvimento, temporário ou definitivo, da circulação, da segurança e das áreas de proteção de ciclistas.”


Saiba mais sobre multas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


O DEMUTRAN pode multar?

Motorista, agora que você sabe o que significa DEMUTRAN, pode estar se perguntando se esse órgão de trânsito pode te multar. Sendo um órgão oficial de fiscalização de trânsito e estando ligado ao SNT e ao DETRAN, o DEMUTRAN está em posição de aplicar multas e penalidades aos motoristas que descumprirem as normas de trânsito. 

Mas, caso isso aconteça com você, não se preocupe. Hoje em dia, existem ótimas alternativas para garantir a regularização do seu veículo de maneira rápida, fácil e extremamente acessível. Ao final deste artigo, apresentaremos uma dica muito importante para quem enfrenta essa demanda. Continue lendo para descobrir!

Descubra multas

Que tipos de multas podem ser aplicadas pelo DEMUTRAN?

O DEMUTRAN, enquanto entidade reconhecida pelas normas de trânsito nacionais, pode aplicar os quatro tipos de multas existentes, sendo elas a leve, a média, a grave e a gravíssima. Confira o resumo de cada uma delas:

  • Infração leve: adiciona três pontos à CNH;
  • Infração média: adiciona quatro pontos à CNH;
  • Infração grave: adiciona cinco pontos à CNH;
  • Infração gravíssima: adiciona sete pontos à CNH.
Infográfico sobre que tipos de multas podem ser aplicadas pelo DEMUTRAN | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Levei multa do DEMUTRAN, o que fazer?

Motorista, se você levar uma multa do DEMUTRAN, saiba que existem maneiras de regularizar rapidamente a situação da sua CNH. Uma alternativa é recorrer da decisão, mas essa estratégia pode ser demorada e não resultar em sucesso.

Outra opção é o pagamento da multa em pouquíssimo tempo e voltar a circular tranquilamente pelas ruas. Se essa for a sua escolha, a melhor solução é optar pelo DOK Despachante.

No DOK, em poucos passos, você pode fazer uma consulta completa e gratuita da situação do seu veículo. Basta inserir a região de registro, a placa e o seu e-mail. 

Descubra multas

Caso tenha multas ou outros débitos em aberto, você já poderá realizar o pagamento para regularizar o seu veículo, e é aqui que entra a principal vantagem, é possível parcelar multas em até 12 vezes e com até seis cartões de crédito. 

Gostou da ideia? Então faça uma consulta e volte a dirigir com a certeza de que está em dia com a lei!

Conclusão

Motorista, neste artigo, vimos que o DEMUTRAN desempenha um papel essencial na regulação e fiscalização das vias dos municípios.

Através de suas atribuições, o DEMUTRAN não apenas pode aplicar multas, mas contribuir para a conscientização dos condutores, promovendo um trânsito mais seguro para todos na região. 

Parcelar multa (desktop) [CTA]

Também é importante lembrar que, caso tenha sido multado, motorista, você pode contar com o DOK para regularizar o seu veículo! Basta acessar o nosso site, fazer uma consulta e realizar os pagamentos dos débitos em até 12 vezes!

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: demultran cnh/ o que é demutran/ o que significa demutran/ demutran cnh


Perguntas frequentes sobre o DEMUTRAN

O que é DEMUTRAN e qual a sua função?

DEMUTRAN é o Departamento Municipal de Trânsito, ou seja, um órgão municipal que tem como objetivo a fiscalização e o gerenciamento do trânsito em uma cidade. Essa instituição está diretamente ligada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e pode aplicar multas e penalidades se suas normas forem desrespeitadas.

Como pagar multa do DEMUTRAN?

Por meio do site do DOK Despachante, que oferece serviços online e com oportunidades de pagamento de multas em até 12 vezes, com diferentes cartões de crédito. Se quiser, você também pode fazer uma consulta gratuita de débitos abertos no site que é reconhecido pelo DETRAN.

Como recorrer multa do DEMUTRAN?

É preciso seguir o protocolo indicado nos portais oficiais do DEMUTRAN da sua cidade. No entanto, pode ser um processo demorado e sem sucesso.

Quais municípios têm DEMUTRAN?

Todos os municípios ligados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) contam com um DEMUTRAN.



Posts relacionados