CRLV Digital PR é válido? Entenda tudo sobre e veja como baixar o seu!

Por: Gregory Packs

Publicado em 17 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

capa de artigo sobre CRLV digital PR - DOK Despachante capa

Salve, Motorista! Desde a Deliberação nº180 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de dezembro de 2019, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo passou a ser digital. No estado do Paraná, o CRLV digital PR já está disponível.

Quer saber tudo sobre o documento? Acompanhe este artigo.

Afinal, CRLV Digital PR é válido em 2024?

No Paraná, o documento digital está disponível para os proprietários de automóveis desde junho de 2019, mas foi em 2020 que o Certificado Digital ganhou forças no território nacional. E, em 2021, o CRLV Digital passou a ser obrigatório para os condutores de todo o Brasil.

Portanto, sim, o CRLV Digital PR é válido em todo o estado. A versão eletrônica do “documento do carro”, como é popularmente conhecido, tem a mesma validade jurídica da versão impressa e para ter o documento, é necessário ter quitado todos os débitos e impostos obrigatórios.

ipva 2024

Vale lembrar que circular pelas vias públicas brasileiras com o veículo sem estar licenciado é uma infração de natureza gravíssima, punível com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$293,47 e remoção do veículo ao pátio para regularização.

Há três meios de solicitar o CRLV Digital no Paraná: pelo aplicativo, internet ou postos de atendimento do Detran. Aprenda como realizar a solicitação em cada situação, no decorrer deste artigo!

E o CRLV impresso, ainda pode ser usado?

Como em 2021, o uso do CRLV-e passou a ser obrigatório, a versão impressa em papel moeda verde foi extinguida. Porém, ainda é possível fazer a impressão do documento, mas agora é por conta do próprio condutor do veículo e em folha sulfite A4 comum.

O CRLV impresso no papel moeda verde permaneceu válido apenas enquanto estivesse dentro do prazo de validade, portanto, a partir de 2022, quando foi necessário emitir um novo licenciamento, o documento já veio na versão digital.

Porém, como dito anteriormente, para aqueles que preferem circular com o documento físico em mãos, existe a possibilidade de imprimir o CRLV por conta própria. Essa impressão deve ser feita em folha sulfite comum tamanho A4, com tinta preta.

O documento deve ser impresso em sua totalidade e em alta qualidade, em página única e é indispensável a presença do QR Code na impressão, visto que é por ele que a autenticação do documento é feita pelas autoridades.

Para imprimir o CRLV, é preciso baixá-lo por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou por meio do portal on-line do Detran PR. Entenda mais a seguir.

Como baixar CRLV digital PR?

Como citado no começo deste artigo, há três maneiras de baixar o CRLV Digital PR. A seguir, explicaremos o passo a passo de cada uma.

Pelo App Carteira Digital de Trânsito

  • Primeiramente, veja se seu Certificado de Registro de Veículo (CRV) tem código de segurança. Caso não tenha, procure uma unidade de atendimento do Detran para emitir o CRLV-e;
  • Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no Google Play (Android) ou na App Store (iOS);
  • Informe o código de segurança do CRV e o Renavam;
  • Adicione seu(s) veículo(s);
  • Baixe o CRLV-e.

Emitir CRLV Digital PR pela Internet

  • Acesse o site do Detran PR e clique na opção “CRLV-e“;
  • Escolha se deseja emitir o documento pessoa física ou jurídica;
  • Na tela seguinte. leia as instruções e clique no botão verde “emitir”;
  • Informe o CPF do proprietário do veículo;
  • Faça um cadastro autenticado na Central de Segurança.

Com autocadastro na Central de Segurança:

  • Informe o Renavam e a placa do veículo;
  • Clique em “Continuar”;
  • Selecione a opção “Gerar Documento CRLV-e”;
  • Baixe o CRLV-e Paraná.

Com Certificado Digital, Biométrico ou Fé Pública:

  • Selecione o veículo e clique em “continuar”;
  • Na sequência, selecione o botão “Gerar Documento CRLV-e”;
  • Baixe o CRLV-e do Paraná.

Unidades de atendimento do Detran-PR

  • Verifique uma unidade de atendimento Detran PR mais perto de você;
  • Selecione a opção “Outros Serviços de Veículo” para agendar um horário para atendimento.

No dia e horário marcados, apresente:

  • Documento oficial com foto e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Débitos veiculares quitados.

Procurador autorizado pelo proprietário deve portar:

  • Documentos da pessoa fí­sica citados acima;
  • Documento oficial com foto e CPF do procurador;
  • Procuração conforme normas do Detran/PR.

Saiba mais sobre documento do veículo

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Onde baixar aplicativo do Detran Paraná?

Se você nunca ouviu falar, saiba que o aplicativo do órgão público no Paraná é o Detran InteliGente, compatível com sistema operacional Android e iOS, ou seja, disponível para download no Google Play e na App Store.

Com o Detran InteliGente, o cidadão pode consultar os pontos da carteira de habilitação, verificar o andamento da emissão da CNH, emitir um extrato de débitos do veículo (IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e infrações) e também o extrato das multas pagas.

O aplicativo possibilita solicitar emissão da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitir guias de pagamento de multas, IPVA e licenciamento, recuperar o número de processos do Detran e, ainda, agendar atendimento para unidades onde o serviço está disponível.

Como usar o aplicativo para o CRLV digital PR?

Além das maneiras de emitir e baixar o CRLV Digital PR citadas anteriormente, vale destacar que quando se trata do aplicativo Detran InteliGente, o documento fica disponível apenas como segunda via.

Para acessar o app Detran InteliGente, é preciso ser um usuário cadastrado. Os procedimentos e requisitos são:

  • Possuir celular;
  • Ter um e-mail ativo;
  • Assinar o termo de adesão em uma unidade de cadastro.

Como pagar o licenciamento 2024 PR?

O pagamento do licenciamento de 2024 do estado do Paraná pode ser feito de quatro formas: internet banking ou aplicativo de bancos credenciados, em casas lotéricas, em agências bancárias e em despachantes credenciados.

Caso escolha pagar em bancos ou casa lotéricas, é preciso emitir a guia de pagamento no site do Detran, depois se dirigir até a agência e informar o código Renavam do veículo ou digitar o código de barras da guia no app do banco.

Agora, se você busca comodidade e praticidade, pode contar com o DOK, o maior despachante online do Brasil para licenciar seu veículo.

Aqui, além do licenciamento, também é possível quitar todas as pendências veiculares, como IPVA, multas e Dívida Ativa, de maneira parcelada. Isso mesmo, você pode parcelar seu CRLV PR em até 12x no cartão. Veja como é simples:

  • Acesse nosso site;
  • Informe a placa ou RENAVAM junto de um e-mail válido;
  • Confira as pendências em aberto e selecione todas que deseja pagar. Mas lembre-se: só é possível licenciar o veículo depois de quitar todos os débitos e aqui você pode incluir tudo num mesmo pagamento;
  • Escolha a melhor forma de pagamento: cartão em até 12x, boleto, pix ou boleto + cartão;
  • Preencha os dados solicitados e finalize o pedido;
  • Agora é só aguardar e acompanhar o andamento do processo.

Vale destacar que assim que seu pedido chega em nossa base, ele passa por uma série de processos antes de ser finalizado, como análise antifraude, aprovação da operadora do cartão, liberação dos órgãos responsáveis etc.

Portanto, não se desespere, em qualquer sinal de imprevisto, nossa equipe de atendimento entrará em contato.

É possível fazer licenciamento digital PR?

Conforme falado anteriormente, o CRLV PR, também conhecido como “licenciamento”, atualmente, é emitido somente em sua forma digital.

Portanto, os condutores do Paraná farão o licenciamento digital, que depois de pago, pode ser baixado ou impresso, de acordo com o que indicamos no início do texto.

Ainda é feito o envio do CRLV no Detran PR?

Se você, motorista, ainda tem esperanças de que o CRLV volte em sua versão física em papel-moeda, a resposta é não, ele não vai voltar, pelo menos não existe uma previsão para isso.

Como dito, a norma para todos os estados emitirem o documento em formato digital, sem o uso de papel-moeda, é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e está em vigor por meio da deliberação nº 180, desde 30 de dezembro de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

ipva 2024

Conclusão

Neste artigo, você viu que o CRLV Digital PR é válido desde 2019 e que, desde 2021, passou a ser obrigatório e a única maneira de emissão do documento.

Também conferiu as maneiras de baixar o CRLV, imprimir em casa e até como regularizar a situação do seu veículo.

Por fim, é válido lembrar que não licenciar o veículo é uma infração gravíssima, com multa de R$293,47, sete pontos na CNH e remoção do automóvel ao órgão autuador. Dessa forma, para evitar transtornos, conte com o DOK para pagar o licenciamento em até 12x.

TAGS: crlv digital Paraná / como baixar crlv digital pr / detran pr crlv digital / documento de veículo digital pr


Perguntas frequentes sobre CRLV digital PR

Como baixar o CRLV Digital PR?

O CRLV Digital PR pode ser baixado de duas formas: pela internet no site do Detran ou pelo app Carteira Digital do Trânsito.

Quanto tempo depois de pago o CRLV Paraná fica pronto?

Depende. Se o veículo não tiver nenhum débito além do licenciamento, o Detran pode liberar o documento em até 48 horas úteis. Em caso de pendências em aberto, pode levar de cinco a sete dias úteis.

Como imprimir o CRLV 2023 PR?

Apesar de não ser mais obrigatório, o CRLV PR pode ser impresso em casa, com papel sulfite branco no tamanho A4, tinta preta e em alta qualidade, de modo que o QR Code fique legível.



Posts relacionados