CRLV Digital PR é válido? Entenda como baixar o seu!

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 17 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 23 de abril de 2021

crlv digital pr dok despachante capa

Com a Deliberação nº 180 do Contran de dezembro de 2019, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), passou a ser digital. No estado do Paraná, o CRLV digital PR já está disponível.

No Paraná o documento digital está disponível para os proprietários de automóveis desde junho de 2019, mas foi em 2020 que o Certificado Digital ganhou forças no território nacional.

Em 2021, o uso do CRLV-e passou a ser obrigatório, extinguindo a versão impressa em papel moeda verde. Porém, ainda é possível fazer a impressão do documento, mas agora é por conta do condutor e em folha sulfite A4 comum.

Há três meios de solicitar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Digital no Paraná, sendo eles pelo aplicativo, internet e postos de atendimento do Detran. Aprenda como realizar a solicitação em cada situação com o decorrer deste artigo!

crlv digital pr dok despachante doc

Afinal, CRLV Digital PR é válido em 2021?

Em 2021 o CRLV Digital é obrigatório para todos os condutores de todo o Brasil. Sendo assim, o Certificado de Registro e Licenciamento Digital PR é, não só válido, como obrigatório.

A versão digital do “documento do carro”, como é popularmente conhecido, tem a mesma validade jurídica da versão impressa e para ter o documento é necessário ter quitado todos os débitos e impostos obrigatórios.

Lembrando que circular pelas vias públicas brasileiras com o veículo sem estar licenciado é uma infração de natureza gravíssima, punível com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47 e remoção do veículo para regularização

E o CRLV impresso, ainda pode ser usado?

O CRLV impresso no papel moeda verde só é válido ainda se estiver dentro do prazo de validade, mas quando for necessário emitir um novo licenciamento, este será na versão digital.

licenciamento

Para aqueles que preferem circular com o documento físico em mãos, existe a possibilidade de imprimir o CRLV por conta própria. Essa impressão deve ser feita em folha sulfite comum, tamanho A4, com tinta preta.

O documento deve ser impresso em sua totalidade em página única e é indispensável a presença do QR Code na impressão, já que é por ele que a autenticação do documento é feita.

Para imprimir o CRLV é preciso baixá-lo através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou por meio do portal on-line do Detran PR.

Como baixar CRLV digital PR?

Como citado no começo deste artigo, há três maneiras de baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Digital PR. A seguir explicaremos o passo a passo de cada maneira.

Pelo App Carteira Digital de Trânsito

  • Verifique-se que seu Certificado de Registro de Veículo (CRV) tem código de segurança. Caso seu CRV não tenha o código, procure uma unidade de atendimento do Detran para emitir o CRLV-e;
  • Baixe o aplicativo no Google Play (Android) ou na App Store (iOS);
  • Informe o código de segurança do CRV e o Renavam;
  • Adicione seu(s) veículo(s);
  • Baixe o CRLV-e.

Pela Internet

Sem certificado digital

  • Verifique se seu Certificado de Registro de Veículo (CRV) tem código de segurança. Caso seu CRV não tenha o código, procure uma unidade de atendimento do Detran para emitir o CRLV-e;
  • Faça seu cadastro na Central de Segurança;
  • Informe o código de segurança do CRV, Renavam e placa;
  • Baixe o CRLV-e.

Com certificado digital

  • Conecte seu certificado digital para fazer o cadastro na Central de Segurança;
  • Informe o Renavam e a placa;
  • Baixe o CRLV-e.

Unidades de atendimento do Detran-PR

  • Encontre uma unidade de atendimento perto de você;
  • Agende um horário para atendimento como Outros Serviços de Veículo.

No dia e horário marcados, apresente:

  • Documento oficial com foto e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Débitos quitados.

Procurador autorizado pelo proprietário deve trazer:

  • Documentos da pessoa fí­sica citados acima;
  • Documento oficial com foto e CPF do procurador;
  • Procuração conforme normas do Detran/PR.

Onde baixar aplicativo do Detran Paraná?

O aplicativo do Detran Paraná mudou de nome e interface em 2019, passando a ser o Detran InteliGente. O aplicativo é compatível com sistema operacional Android e iOS, disponível para download no Google Play e na App Store.

Com o Detran InteliGente o cidadão pode consultar os pontos da carteira de habilitação, verificar o andamento da emissão da CNH, emitir um extrato de débitos do veículo (IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e infrações) e também o extrato das multas pagas.

O aplicativo possibilita solicitar emissão da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitir guias de pagamento de multas, IPVA e licenciamento, recuperar o número de processos do Detran e, ainda, agendar atendimento para unidades onde este serviço está disponível.

crlv digital pr dok despachante inteligente

Como usar no aplicativo CRLV digital PR?

O CRLV Digital fica disponível no aplicativo Detran InteliGente como segunda via do documento. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Para acessar o portal Detran InteliGente, é preciso ser um usuário cadastrado. Os procedimentos e requisitos são:

  • possuir celular;
  • ter um e-mail;
  • assinar o termo de adesão em uma unidade de cadastro.

Como pagar o licenciamento 2021 PR?

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consulte grátis

seu licenciamento
e pague até 12x

O pagamento do licenciamento de 2021 do estado do Paraná pode ser feito através de internet banking, aplicativo de bancos. Nessas opções, basta informar o código Renavam do veículo ou digitar o código de barras da guia de pagamento.

Outra opção é através das agências bancárias autorizadas pelo Detran PR, portando as guias de pagamento ou o número Renavam do veículo. Os bancos autorizados são:

  • Banco do Brasil;
  • Sicredi;
  • Bancoob;
  • Banco Rendimento e seus autorizados.

É possível fazer licenciamento digital PR?

Como falado anteriormente, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, também conhecido como “licenciamento”, em 2021 é emitido somente em sua forma digital.

Portanto, os condutores do Paraná farão o licenciamento digital, que pode ser feito pelo próprio portal online do Detran PR.

Ainda é feito o envio do CRLV no Detran PR?

De acordo com o portal do Detran PR, o órgão continua emitindo e enviando o documento físico em 2021.

A norma para que todos os estados comecem a emitir o documento em formato digital, sem o uso de papel-moeda, é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da deliberação nº 180 de 30 de dezembro de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

licenciamento

Esta deliberação estipula prazo limite de adaptação até 30 de junho.

Saiba mais sobre documento do veículo

Para saber mais sobre o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo acesse os links abaixo!



Perguntas Frequentes

CRLV Digital PR tem validade?
O CRLV deve ser renovado todos os anos, através do licenciamento anual de veículos, regularização de responsabilidade do Detran do estado do Paraná.
Como obter CRLV digital PR?
É possível obter o CRLV Digital do estado do Paraná por meio do aplicativo Detran InteliGente, onde é preciso ser um usuário cadastrado e assinar o termo de adesão.
O que é Detran PR CRLV digital?
No estado do Paraná, é possível utilizar o CRLV na versão digital, que pode ser adquirido no aplicativo do Detran InteliGente.
Posts relacionados