Cadastro Positivo de Condutores: conheça todos os detalhes do programa de benefícios

Por: Redator DOK

Publicado em 23 de janeiro de 2023 | Atualizado em 20 de dezembro de 2023

Capa do artigo sobre o Cadastro Positivo de Condutores | DOK Despachante

Salve, Motorista! Você já conhece o Cadastro Positivo de Condutores? Essa ferramenta possibilita que motoristas com um bom histórico no trânsito tenham direito a diversos benefícios e até mesmo descontos. 

Quer saber mais como funciona o Cadastro Positivo e como se registrar? Então, acompanhe este artigo até o final! 

O que é cadastro positivo de condutores?

O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), mais conhecido como Cadastro Positivo de Condutores (CPC), é um sistema nacional que incentiva os motoristas a estabelecerem boas práticas de direção no trânsito.  

O CPC foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e está disponível para que condutores de todo o Brasil se registrem desde o dia 13 de outubro de 2022.

ipva 2024

Esse programa, visa que condutores que não cometeram infração de trânsito sujeita à pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos últimos 12 meses, tenham acesso a benefícios junto às empresas parceiras do programa.  

Conheça, abaixo, quais as vantagens que o Cadastro Positivo pode te oferecer. 

Benefícios do cadastro positivo de condutores

Quem não gosta de ganhar descontos, não é mesmo, Motorista? Pois é, o Cadastro Positivo de Condutores oferece diversas vantagens, inclusive descontos, aos condutores que apresentarem um bom histórico no trânsito nos últimos 12 meses. 

Esses benefícios podem incluir, por exemplo, isenção e/ou descontos de taxas de serviços públicos e privados, cashback, condições diferenciadas na locação de veículos e contratação de seguros, além de descontos em estacionamentos, pedágios, entre outros. 

Todas essas vantagens são oferecidas por empresas e instituições que se cadastraram na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), preenchendo um formulário online disponibilizado pelo órgão. 

Algumas das empresas cadastradas são: 

Vale destacar que são as empresas participantes do programa, com selo oficial de “Parceiro do Bom Condutor“,  que decidem quais benefícios oferecerão aos motoristas e também os valores referentes aos descontos. 

Como fazer o cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores?

Ficou interessado em fazer parte do Registro Nacional Positivo de Condutores?  

A primeira coisa que você deve saber é que, como se trata de um cadastramento voluntário, você mesmo deverá fazer o seu registro por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Senatran.  

É importante lembrar que, tanto pelo aplicativo, quanto por outros locais autorizados pelo Denatran, você terá que fornecer uma autorização prévia para a liberação do seu nome completo e CPF no sistema. Por isso, é importante ler todos os termos com muita atenção. 

Além disso, todos os dados fornecidos ficarão sob responsabilidade do Governo Federal, mais especificamente da Senatran. Por esse motivo, é indispensável que o motorista tenha uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro. 

Acompanhe o passo a passo para registrar sua CNH no Cadastro Positivo e usufruir de todos os benefícios citados: 

  • Abra o aplicativo CDT e clique na aba “Condutor”;
  • Na próxima tela, clique em “Acessar Cadastro Positivo”;
  • Na sequência, abrirá uma tela com as informações sobre o Cadastro Positivo, clique no ícone “Autorizar Participação”;
  • Aparecerá o Termo de Autorização, leia com atenção e clique em “Li e concordo com o termo e condições de autorização”;
  • Após isso, clique em “Autorizar”;
  • Pronto! Seus dados já estão registrados e disponíveis no RNCP.

Aprenda a fazer conta no gov.br

Para conseguir fazer o login na CDT, o motorista deve ter uma conta ativa no gov.br nos níveis prata ou ouro. Mas, o que é isso? O gov.br é o sistema oficial de serviços digitais que são oferecidos pelo Governo Federal.

O usuário que possui cadastro neste sistema, com um único login e senha, tem acesso a diversos serviços, como assinaturas digitais de documentos, e-Título (Título Eleitoral Digital), Carteira de Trabalho Digital, solicitação de Seguro-Desemprego, inscrição no INSS, CNH digital (CDT) e entre outros.  

Criar uma conta no gov.br é simples e gratuito. Primeiramente, basta você acessar o site oficial do gov.br e clicar em “Entrar com o gov.br”, mesmo que você não tenha conta. 

Na próxima tela, o site solicitará o seu número de CPF, digite este dado e clique em “Continuar”.  

A partir disso, o sistema mostrará ao usuário todas as próximas etapas, que consiste no preenchimento e confirmação dos dados pessoais. 

Após finalizar a confirmação de todos os dados solicitados, sua conta bronze estará pronta para uso. No entanto, como falamos anteriormente, é necessário ter uma conta prata ou ouro no gov.br para que seja possível fazer o registro no Cadastro Positivo. 

Esses níveis referem-se aos graus de segurança da conta gov.br. Para conseguir uma conta no nível prata ou ouro, é necessário utilizar recursos de confirmação, como reconhecimento facial por meio do app gov.br, com conferência da sua foto na base de cadastro da Justiça Eleitoral (TSE) e/ou selo internet banking. 

O usuário que ainda não possuir biometria cadastrada no TSE, apenas poderá criar a conta nível prata ou ouro por meio de bancos credenciados. 

Lembrando que, a conta ouro é o grau máximo de segurança que uma conta gov.br pode alcançar, por isso, essas etapas são indispensáveis. 

Infográfico sobre passo a passo do Cadastro Positivo de Condutores| DOK Despachante
Infográfico elaborado por Bruno Saito | DOK Despachante

Saiba mais sobre CNH

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso:


Como consultar o cadastro positivo de condutores?

Você é um condutor ou uma empresa participante do Cadastro Positivo, ou seja, que possui o selo de “Parceiro do Bom Condutor“, e quer saber como consultar um motorista registrado no programa? É muito fácil!

Primeiramente, para fazer esta consulta, você precisa estar logado na sua conta gov.br nos níveis prata ou ouro.  

Após fazer o login, acesse o Portal de Serviços da Senatran e procure pela aba “Verifique se um condutor está na base de bons condutores”. 

Já na aba indicada, busque pelo motorista no Cadastro Positivo por meio do nome completo e CPF. Dessa forma, caso seja cadastrado no RNPC, o Portal da Senatran apontará a inclusão dos dados no sistema.  

O motorista pode ser excluído do RNPC?

Existem algumas situações nas quais o motorista pode ter seus dados excluídos do Cadastro Positivo. Algumas delas são: 

  • Cometer infração com atribuição de pontos;
  • Ter a CNH suspensa;
  • Ter a CNH cassada ou vencida há mais de 30 dias;
  • Estar cumprindo pena de reclusão;
  • Solicitar a exclusão do cadastro.

Em todas as situações listadas acima, o motorista não poderá usufruir das vantagens oferecidas pelo Cadastro Positivo de Condutores.  

Um novo cadastro poderá ser feito após o motorista regularizar a situação da sua CNH em um órgão, no entanto, um novo período de contagem de 12 meses será iniciado a partir do momento da regularização. 

Infográfico sobre benefícios do Cadastro Positivo de Condutores| DOK Despachante
Infográfico elaborado por Bruno Saito | DOK Despachante

Dicas para se tornar um bom motorista para o cadastro positivo

O número de acidentes e infrações de trânsito seguem crescendo todos os dias nas estradas brasileiras.  

O Cadastro Positivo de Condutores chega como um importante programa de incentivo para colaborar na redução desses números, recompensando os motoristas que mantiverem uma direção consciente, respeitando as leis de trânsito e prezando pela segurança de todos. 

Pensando em ajudar você, Motorista, que quer melhorar seus hábitos no trânsito para, assim, poder fazer parte do RNPC, listamos algumas atitudes e precauções que podem ajudá-lo. 

  • Conheça bem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): conhecer e entender bem o CTB é o primeiro passo para você se tornar um bom motorista. Isso porque ter conhecimento sobre as leis de trânsito é o que te ajudará a respeitá-las, evitando multas, pontos na carteira ou até mesmo a perda da CNH;
  • Pratique uma direção defensiva: essa ação é essencial para evitar acidentes, proporcionando uma direção mais segura para você e todos os outros motoristas e pedestres que circulam na via;
  • Mantenha o seu veículo em boas condições: fazer revisões periódicas ajuda a evitar falhas mecânicas e outros transtornos que podem ocasionar a obstrução do trânsito e até mesmo acidentes;
  • Faça aula para habilitados: se você se sente inseguro ou tirou sua CNH há muito tempo, fazer aulas para habilitados pode ser uma boa opção para ganhar mais preparo, sentir-se mais seguro e/ou relembrar o CTB. Essa ação, além de colaborar para evitar acidentes, vai ajudá-lo a respeitar as leis de forma mais consciente, contribuindo, também, para a redução de infrações.

Pague multas e débitos do veículo com o DOK

Gostou dos benefícios do Cadastro Positivo de Condutores, mas possui multas e/ou outras dívidas veiculares em aberto?   

Como falamos, para se registrar no CPC é essencial estar no mínimo 12 meses sem infrações registradas na CNH. 

O primeiro passo para isso, é deixar toda a documentação do seu veículo e a sua CNH em dia. Parece muita coisa? Calma!  

Aqui no DOK Despachante, você pode consultar de forma gratuita as pendências do seu veículo e ainda quitá-las da maneira que mais couber no seu bolso. 

Além disso, o DOK facilita o pagamento de multas, IPVA, licenciamento e Dívida Ativa, parcelando em até 12 vezes e você ainda pode utilizar até seis cartões diferentes, pagar à vista no boleto ou Pix, além de poder dar uma entrada e parcelar o restante no cartão. 

Acesse nosso site agora mesmo, insira o número da placa do veículo junto de um e-mail válido, no formulário de consulta no topo da página, aguarde alguns segundos e pronto, todos os déficits serão exibidos e para pagá-los, basta seguir o passo a passo indicado. 

Conclusão

Neste artigo, você pôde conhecer o Cadastro Positivo de Condutores, entender como funciona e quais são alguns dos benefícios e descontos oferecidos aos motoristas que não acumularem infrações pelo período de 12 meses. 

Além disso, aprendeu como se cadastrar no Registro Nacional Positivo de Condutores para participar do programa e, também, a criar uma conta gov.br para obter acesso ao RNPC. 

Ainda te mostramos algumas dicas para se tornar um bom motorista, criar hábitos mais saudáveis no trânsito para diminuir o número de infrações e, assim, ser elegível ao CPC. 

E aí, Motorista, pronto para fazer parte do Cadastro Positivo e usufruir de todas as vantagens do programa?  

Lembre-se de, antes de fazer o cadastro, consultar a situação do seu automóvel e quitar os débitos, para isso, conte com o DOK

Gostou deste artigo e quer ficar por dentro de todas as novidades? Acompanhe nosso blog e siga-nos no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram

TAGS: cancelar cadastro positivo/ cadastro positivo é seguro/cadastro positivo detran/como ativar cadastro positivo 


Perguntas frequentes sobre Cadastro Positivo de Condutores

Cadastro positivo de condutores é bom ou ruim?  

O Cadastro Positivo de Condutores é um programa de benefícios, ou seja, bom para quem gosta de vantagens, como descontos em diversos serviços cadastrados pelas empresas participantes.

Cadastro positivo de condutores é seguro?  

Para se registrar no Cadastro Positivo de Condutores é necessário ter uma conta no gov.br nos níveis prata ou ouro. Esses níveis referem-se aos graus de segurança da conta, sendo o nível ouro o mais alto e, portanto, o mais seguro.

Quais as vantagens do cadastro positivo de condutores?  

O Cadastro Positivo oferece diversas vantagens aos motoristas cadastrados. Algumas delas são: desconto em estacionamentos e pedágios, cashback, preços especiais na locação de veículos, contratação de seguros e muitos outros.



Posts relacionados