O que é órgão emissor CNH e como identificá-lo?

Por: Redator DOK

Publicado em 21 de novembro de 2023 | Atualizado em 17 de maio de 2024

Capa Artigo O que é órgão emissor CNH e como identificá-lo

Salve, Motorista! Se você, ao olhar para os seus documentos, já se perguntou onde estão todas as informações e o que elas significam, especialmente no que diz respeito ao órgão emissor CNH, saiba que não está sozinho.

Muita gente tem questionamentos sobre vários detalhes desse documento que é tão importante na vida dos motoristas brasileiros. Por isso, hoje vamos analisar o que é o órgão emissor CNH e como achá-lo. 

Uma boa sugestão é salvar este artigo para poder acessar este guia sempre que quiser e ter total autonomia sobre seus próprios documentos, desde o órgão emissor CNH (também conhecido como órgão expedidor) até os detalhes que poucas pessoas conhecem. Boa leitura!

O que é órgão emissor CNH?

Motorista, você provavelmente já sabe que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que autoriza pessoas de todo o país a conduzirem veículos motorizados. Mas o que você também não saiba – ainda – é que o órgão emissor CNH é um dado presente nesse registro e que pode ser exigido em diversas ocasiões.

Recebeu multa?

Basicamente, o órgão emissor CNH define a entidade responsável por emitir e fiscalizar as carteiras de motorista em diferentes estados e regiões do Brasil. É muito similar ao que existe no RG, mas é voltado às instituições de trânsito. 

Quais são os tipos de órgão emissor CNH?

Agora que você sabe o que significa órgão emissor, deve estar se perguntando quais são os tipos existentes. Basicamente, ele é constituído pela sigla do estado em questão e por uma abreviatura da entidade responsável na região. Aqui estão alguns exemplos:

  • DETRAN-SP: Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo
    Código: SPTRANS;
  • DETRAN-RJ: Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro
    Código: DETRAN-RJ;
  • DETRAN-MG: Departamento de Trânsito de Minas Gerais
    Código: DETRAN-MG;
  • DETRAN-DF: Departamento de Trânsito do Distrito Federal
    Código: DETRAN-DF;
  • DETRAN-RS: Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul
    Código: DETRAN-RS.

Saiba mais sobre CNH

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Onde encontrar o órgão emissor CNH?

Identificar o órgão emissor CNH é muito simples. Essa informação consta na parte frontal do documento e, na maioria das vezes, está perto da foto do motorista. Essa informação pode mudar um pouco de acordo com o ano em que o registro foi emitido, bem como o estado. Mas seguindo essa orientação, é muito provável que você encontre esse dado.

Recebeu multa?

Se o seu caso for de uma CNH mais antiga, vale conferir o lado de trás. É possível que conste um espaço com “observações” ou “observações gerais”, no qual era comum posicionar o estado da habilitação e o órgão emissor.

É possível encontrar o órgão emissor CNH online?

Uma vez que você sabe a resposta para “órgão expedidor cnh onde fica”, pode querer saber se é possível acessá-lo de forma mais tecnológica. Em tempos digitais, muitos documentos já são reconhecidos em suas versões online a partir do celular. Com a CNH, não é diferente.

O aplicativo do Detran-SP, por exemplo, oferece um passo a passo muito simples para adquirir a versão digital desse registro tão importante. Essa é uma alternativa interessante para quem quer mais facilidade no dia a dia, sendo reconhecido em diversas situações e, muitas vezes, cumprindo o mesmo papel do modelo físico. 

Basicamente, basta baixar gratuitamente o app, fazer o seu registro, repassar as informações pedidas e fazer o download da habilitação. Lá, você poderá acessar o órgão expedidor CNH facilmente, seguindo as mesmas orientações fornecidas anteriormente.

Recebeu multa?

Mas atenção: antes de inserir qualquer dado pessoal, tenha absoluta certeza de que está no aplicativo oficial do governo e que seu dispositivo é seguro.

O que mais você pode encontrar na sua CNH?

Motorista, saber qual o órgão emissor da CNH é apenas uma das muitas informações que você pode encontrar nesse documento. Entre os itens que você pode identificar a respeito do motorista, destacam-se:

Infográfico sobre o que você pode encontrar na sua CNH | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Além desses itens, também é possível encontrar o Prazo de validade do Exame Médico e o Código EAR na CNH, que indica que o motorista “exerce atividade remunerada”.

Quando o órgão emissor CNH é pedido?

Geralmente, o órgão emissor CNH é solicitado no preenchimento de formulários e documentos específicos para questões de trânsito, como a renovação e processos de transferência de categoria.

Descubra débitos

A verificação online de informações sobre a CNH também pode exigir esse código, que pode ser encontrado perto da foto do condutor na parte frontal do documento. Sendo assim, saber identificar esse dado é importante para aqueles que precisam lidar com questões ligadas ao trânsito.

O que muda de um órgão emissor CNH para o outro?

As maiores diferenças entre um órgão emissor CNH e outro estão nos critérios específicos que cada estado pode ter para a fiscalização dessa documentação.

Entre essas diferenças, incluem-se procedimentos de exames, requisitos para emissão, normativas e regulamentações regionais, prazo de validade, realização de exames médicos, restrições específicas, educação para o trânsito, processo de renovação CNH e acessos de tecnologia e serviço online.

O ideal é sempre conferir quais são as normas definidas pelo seu órgão emissor CNH e garantir que está sempre de acordo com elas. Se precisar de ajuda para conferir a situação do documento, o DOK Despachante está disponível para oferecer consultas e garantir melhores condições de pagamentos de multas.

Recebeu multa?

Com isso, você poderá aproveitar as vantagens do Cadastro Positivo de Condutores e usufruir dos benefícios de estar em dia com as instituições de trânsito.

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre a importância de saber qual é o órgão emissor CNH para qualquer motorista. Isso possibilita uma visão mais clara sobre as informações contidas no documento de habilitação.  

Além disso, entender as diferenças entre os tipos de órgão emissor e que cada estado possui normas específicas, ajuda você, motorista, a lidar com questões relacionadas ao trânsito de maneira mais eficaz. 

Lembre-se que manter-se atualizado e em conformidade com as normas do seu órgão emissor CNH não apenas garante a regularidade do seu documento, mas também proporciona uma experiência melhor no trânsito. Por isso, conte com o DOK para consultas, suporte e pagamentos e fique em dia com os órgãos de trânsito. 

Descubra débitos

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: órgão emissor da carteira nacional de habilitação, qual o órgão emissor da cnh, órgão expedidor cnh onde fica


Perguntas frequentes sobre o órgão emissor CNH

Onde é o órgão emissor da CNH?

Nas versões mais modernas de CNH, ele está perto da foto do motorista na parte frontal do documento. Em documentos mais antigos, pode estar na aba de “observações” ou “observações gerais”, na parte posterior do registro.

Quem emite a CNH?

Atualmente, a CNH brasileira é emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), que é dividido por estados e pelo Distrito Federal.

O que é órgão emissor da CNH?

É a especificação de qual foi o setor regional do DETRAN responsável por emitir um determinado documento. Sendo assim, o motorista deve respeitar as normas determinadas por essa entidade.



Posts relacionados