Aprenda a fazer a Suspensão de CNH

Aprenda a fazer a Suspensão de CNH

Suspensão de CNH: Quem possui CNH corre o risco de cometer algum equívoco e acabar infringindo o Código de Trânsito Brasileiro que está em vigor.

Isso pode ser um descuido qualquer, uma ultrapassagem feita em local inapropriado são algumas das razões que levam o motorista a ser multado e perder pontos na carteira. Mas quando ele acaba sendo autuado várias vezes e levando pontos na carteira no período de um ano o seu direito de dirigir pode ser suspenso.

Algumas infrações são tão graves que ao ser cometida já resultam no procedimento administrativo para que aconteça a suspensão desse direito. Ao receber essa punição o condutor fica impossibilitado de dirigir qualquer tipo de veículo no período que a suspensão esteja valendo.

Suspensão de CNH: Período

O período de suspensão varia de um mês a um ano. Isso depende dos critérios que foram definidos pelo Contran em suas Resoluções. Apesar de existirem várias situações que acarretem nessa punição. Somente uma delas está com o período de suspensão especificado na Lei 11.705/08 que é dirigir sob os efeitos do álcool.

Mas independentemente de qual situação o tenha levado a suspensão da CNH o Código de Trânsito prevê que o motorista tem direito a ampla defesa. Para quem já está com a habilitação suspensa é possível se utilizar de recursos administrativos à Junta Administrativa de Recurso de Infração, JARI, e, posteriormente, ao Conselho Estadual de Trânsito, o CETRAN.

Limites para que a CNH não seja suspensa

A pontuação da carteira depende da gravidade da infração. Quando o motorista comete uma infração leve ele perde 3 pontos. As médias são 4 pontos. As graves são 5 pontos e as gravíssimas são 7 pontos.  Ao cometer várias infrações no período inferior a um ano o motorista não pode ultrapassar 20 pontos caso não deseje ter sua CNH suspensa.

Mas existem algumas infrações que quando o motorista a comete acaba tendo o seu direito de dirigir suspenso mesmo que não tenha cometido nenhuma outra infração anteriormente. É o que acontece com quem dirige veículo automotivo bêbado, pratica racha ou excede a velocidade permitida em mais de 50% na via.

Quando o motorista comete qualquer um desses atos ou atinge a pontuação limite ele responde a um procedimento administrativo para a suspensão da CNH, também tem de fazer um curso de reciclagem para os condutores infratores, isso é obrigatório.

IPVA atrasado
Posts relacionados
prf
Tudo sobre o PRF Nada Consta

Quer vender seu carro e está atrás de toda a documentação necessária? Quando alguém compra ou vende um veículo usado […]

Leia mais…

Detran Nada Consta
Detran Nada Consta

Existem vários termos e serviços diferentes ligados ao trânsito e muitas vezes o motorista não sabe muito bem o que […]

Leia mais…