Como fazer consulta de habilitação online

Por: Redator

Publicado em 19 de dezembro de 2019 | Atualizado em 14 de junho de 2021

consulta-habilitacao

Você sabe como anda a situação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Se não, é importante consultar a habilitação, visto que algumas informações importantes como as multas e pontos precisam ser verificadas com regularidade. 

À medida em que você perde pontos na CNH, pode até perder a habilitação, assim, é importante que você saiba qual é sua situação.

Para fazer consulta de habilitação é muito simples e pode ser feito pessoalmente ou online. Veja agora:

Como consultar multas

Para fazer a consulta de habilitação é preciso tê-la em mãos, pois é nela que estão as informações necessárias para que você consulte as multas. Veja a seguir quais são as formas de fazer a consulta:

  • Acesse o site do Detran do seu estado e insira os dados necessários.
  • Acesse o site da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para ver se existem débitos em seu nome. Através do site, você tem acesso ao serviço “Nada Consta”, onde pode saber quais são as multas que seu veículo possui. Através do site, o motorista pode gerar o boleto para pagar multas que ainda estiverem em aberto.
  • Acesso o site do DOK Despachante para conferir as multas que ainda não foram pagas, de forma rápida e segura.

Em todos estes sites, você precisa inserir o número da placa e o Renavam e assim tem acesso às multas que ainda precisam ser quitadas. O número da placa pode ser facilmente encontrado, mas você sabe o que é o Renavam?

Como encontrar o número do Renavam

O Renavam é o Registro Nacional de Veículo, e todos os automóveis têm um. Com o Renavam você pode acessar todo o histórico do veículo, pois ele registra as informações como características do veículo, as multas, licenciamento, transferências, eventuais furtos, emplacamento, enfim, tudo o que fica registrado no Detran.

Como o Renavam é o registro mais importante do veículo, é feito no momento em que o carro é registrado pela primeira vez no Detran do seu estado.

Ao buscar o número do Renavam, que está no Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV), precisa se atentar ao número de dígitos: são 11 dígitos, sendo dois zeros na frente e outros nove dígitos que informam o estado em que foi cadastrado o veículo.

Em alguns casos, as pessoas acabam confundindo o código da marca e modelo com o Renavam, mas são coisas bem diferentes.

Para encontrar o número, basta olhar o topo do CRLV, pois o número estará impresso lá. 

Consulta de habilitação pessoalmente

Além de acessar os sites do Detran, PRF e DOK Despachante, você também pode consultar sua habilitação pessoalmente no Detran da sua cidade.

Para fazer a consulta pessoalmente e de forma gratuita, você precisa estar com a CNH em mãos e cópia do documento do seu veículo. Caso não tenha a CNH por motivo de roubo ou perda, apresente um boletim de ocorrência ou declaração. Na hora de retirar o documento, é preciso apresentar o protocolo e o RG.

Além disso, se o condutor não puder comparecer ao Detran, pode enviar em seu lugar alguma pessoa de sua confiança; esta pessoa também deve levar a sua CNH (cópia, pois o motorista não pode sair sem ela) e comprovante de parentesco. Na hora de retirar o documento, a pessoa de confiança do motorista precisa mostrar o protocolo, RG e comprovante de parentesco.

Como saber a pontuação de cada infração

Cada infração vale um total de pontos e quando o motorista chega a 20, sua habilitação é suspensa, aí está a necessidade de fazer sempre uma consulta de habilitação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) (art. 259), as pontuações para infrações são as seguintes:

Gravíssima – 7 pontos

Grave – 5 pontos

Média – 4 pontos

Leve – 3 pontos

Consulta de habilitação no despachante online

Como mencionado anteriormente, você pode conferir sua habilitação de forma online, pelo portal do DOK Despachante. No site, logo ao entrar, você encontra um espaço para inserir o Renavam ou a placa do automóvel e seu e-mail; após o preenchimento destes dados, você recebe em sua caixa de entrada a relação de débitos que ainda precisam ser quitados, rapidamente e de forma segura. Ademais, você consegue fazer uma busca dos pontos da sua CNH.

No DOK você encontra a possibilidade de pagar as multas parceladas em até 12x no cartão, com a segurança de que seus débitos serão quitados. Depois, você recebe todos os documentos via Correios.

Feito isso, o pagamento passa por um período de análise, tanto para o despachante quanto para o cliente. O procedimento pode tanto levar alguns minutos como dois dias. No entanto, a partir do momento em que for aprovado o pagamento, a baixa no sistema do Detran é instantânea, então quando a solicitação for aprovada, seus débitos estarão quitados.

Além de verificar quais são as multas que estão em seu nome, no site do DOK você também pode ver quando deve ser feito um novo licenciamento, bem como fazer a transferência de um veículo de forma simplificada e muito rápido, com o diferencial de um excelente atendimento virtual preparado para facilitar sua vida.

Entre os serviços oferecidos pelo despachante estão:

  • Documentação completa online
  • Pagamento de IPVA
  • 2ª via do CRLV e CRV
  • Emplacamento
  • Consultas variadas
  • Entre outros.

Fazer a consulta de habilitação é muito importante para saber quais são suas multas que ainda estão em aberto bem como a pontuação de sua CNH, já que existe um número máximo de pontos a ser atingido. Como você viu, existem algumas maneiras de fazer a consulta, seja de forma online ou pessoalmente no Detran da sua cidade.

Se você quer ver mais conteúdo como esse, acesse nosso blog, e se gostou do artigo, compartilhe!



Posts relacionados