Como fazer consulta de habilitação online

Por: Redator DOK

Publicado em 19 de dezembro de 2019 | Atualizado em 21 de dezembro de 2023

Salve, Motorista! Você sabe como anda a situação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Não? consulta de CNH é uma ferramenta útil para obter informações valiosas.

Você pode usar a consulta para verificar coisas importantes, como multas e quantos pontos você tem na sua carteira, se seu documento ainda está válido e quais veículos estão registrados no seu nome.

Neste artigo vamos te mostrar como é fácil fazer consulta de habilitação online. Continue a leitura e confira!

Como fazer consulta de habilitação?

Para fazer a consulta de habilitação é preciso tê-la em mãos, pois é nela que estão as informações necessárias para que você consulte as informações que deseja. Veja a seguir quais são as formas de fazer a consulta:

Site do Detran do seu estado

Os sites do Detran de cada estado têm uma seção na qual você pode checar a pontuação da sua CNH. Para fazer isso, basta acessar o site do Detran do estado onde você tirou sua habilitação.

Estes são alguns links de consulta de CNH em diferentes estados brasileiros:

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito oferece diversas informações relacionadas à situação da habilitação, incluindo a versão digitalizada desse documento.

Para obter orientações detalhadas sobre como fazer o primeiro acesso ao aplicativo, recomendamos consultar as instruções fornecidas no site oficial do Governo Federal, onde você também encontrará informações sobre como adquirir a Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Portal do Senatran

Você sabia que as informações que o aplicativo Carteira Digital de Trânsito oferece também podem ser encontradas no site da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito)? Esse é o novo órgão que substituiu o antigo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Para acessar as informações, você vai precisar ter uma conta gov.br, que é um cadastro com senha usado em todos os portais e serviços digitais do governo brasileiro.

No site do DOK

No site do DOK você tem acesso à consulta de multas, IPVA, licenciamento e outros possíveis débitos do seu veículo. Para isso, você precisa apenas de um e-mail, número da placa ou Renavam. O número da placa pode ser facilmente encontrado, mas você sabe o que é o Renavam? Falaremos a seguir!

Como encontrar o número do Renavam?

O Renavam é o Registro Nacional de Veículo, portanto, todos os automóveis possuem esse registro. Por meio do Renavam é possível ter acesso ao histórico do veículo e outras informações, como características do veículo, multas, licenciamento, transferências, eventuais furtos, emplacamento, entre outras.

O número do Renavam fica localizado no Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV) e é composto por uma sequência de onze dígitos, sendo dois zeros na frente e outros nove números que informam o estado em que foi cadastrado o veículo.


Saiba mais sobre CNH


Como saber a pontuação de cada infração?

Para saber quantos pontos são atribuídos a cada tipo de infração na sua CNH, você pode consultar o site do órgão de trânsito da sua cidade, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou na Carteira Digital de Trânsito. Lá, você poderá verificar o código de cada infração e a quantidade de pontos correspondentes.

Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK Despachante

Consulta de habilitação online é aqui no DOK!

Como mencionado anteriormente, você pode conferir multas, licenciamento e IPVA de forma online, pelo portal do DOK. No nosso site, logo ao entrar, você encontra um espaço para inserir o Renavam ou a placa do veículo e seu melhor e-mail.

Após o preenchimento destes dados, você receberá em sua caixa de entrada a relação de débitos que ainda precisam ser quitados, de forma segura.

ipva 2024

Aqui no DOK você também encontra a possibilidade de pagar as multas do seu veículo de forma parcelada em até 12x com até seis cartões. Aproveite!

Conclusão

A consulta de CNH online é uma ferramenta importante para todos os motoristas, pois permite que você verifique as infrações cometidas, quantos pontos recebeu por cada uma entre outras informações essenciais.

Motorista, você pode fazer isso nos sites do Detran do seu estado, no portal do Senatran e até na Carteira Digital de Trânsito. Para verificar de forma mais rápida e segura, visite o site do DOK!

Gostou do conteúdo? Em nosso blog temos muitos outros para todas as suas dúvidas! Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn


Perguntas Frequentes sobre CONSULTA DE HABILITAÇÃO

Com que frequência devo verificar minha CNH?

É uma boa prática verificar sua habilitação regularmente, pelo menos a cada seis meses, para garantir que você esteja ciente de sua situação no trânsito e possa evitar surpresas desagradáveis.

É necessário criar uma conta gov.br para verificar minha na CNH no portal Senatran?

Sim, para acessar informações sobre a sua CNH online, como a pontuação e as infrações, geralmente é necessário ter uma conta gov.br. Isso é um requisito comum para garantir a segurança e a privacidade das informações.



Posts relacionados