
Por que é preciso tirar CR exército?
O Brasil lidera o ranking de país com o maior número de veículos blindados do mundo. Segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), em 2018 o país contava com uma frota estimada em 220 mil veículos blindados. Essa frota é cinco vezes maior que o país segundo colocado, o México.
O fato é que com o aumento da violência no país, mais pessoas procuram o serviço de blindagem, porém para ter o carro blindado é preciso ter autorização do Exército, através do Certificado de Registro do Exército.
A exigência do CR vale tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica e além da permissão, é preciso blindar o veículo com o nível de blindagem adequado. Existem cinco níveis de blindagem, sendo a blindagem de nível I a mais "fraca", protegendo apenas de calibres até o .38, o nível II oferece proteção para calibres mais altos, como os encontrados no revólver 357 Magnum e pistola 9mm.
O nível III-A é o mais procurado por condutores que desejam blindar seus veículos, este oferece proteção ao disparo de qualquer arma de mão, até mesmo de submetralhadoras. A blindagem de nível III é de uso restrito no Brasil, suportando disparos até de uma AK-47, o proprietário de veículo que desejar blindar o automóvel com este nível precisa se justificar ao Exército.
O último nível é o IV, este é proibido no Brasil, sendo de uso exclusivo das Forças Armadas e chefes de Estado.
É necessário ter o Certificado de Registro do Exército, pois a blindagem precisa constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV). A mudança no CRV acontece ao levar a autorização do Exército ao Detran de registro do veículo.
Circular com veículo com características alteradas sem constar no CRV é considerada infração grave, passível de multa no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a situação ser regularizada, conforme descrito no Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
Como tirar CR exército?
O primeiro passo para ter o CR é procurar uma empresa que seja licenciada pelo Colog (Comando Logístico do Exército Brasileiro), tanto a blindadora quanto o proprietário do veículo precisam pedir autorização do Exército para realizar a blindagem.
A blindadora deve inscrever os dados do proprietário do veículo e do automóvel no Sicovab (Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas), antes de começar o serviço de blindagem. A empresa que realizou o serviço, deve emitir um Termo de Responsabilidade.
É preciso fazer a solicitação para a Região Militar onde será feito o cadastramento das informações do automóvel no sistema de controle do Exército, essas informações também serão passadas para o Detran e Denatran.
Nesse processo será exigido a cópia do Termo de Responsabilidade, requerimento do proprietário e cópias da autorização de blindagem além do certificado de licenciamento. O veículo também passará por uma vistoria do Inmetro.
Documentos para tirar o CR no exército
Os documentos para tirar o CR variam para pessoa física e pessoa jurídica. Confira a lista para cada um deles abaixo:
Pessoa Física:
- Cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- Xerox da carteira de identidade do proprietário do veículo;
- Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do proprietário do veículo;
- Fotocópia do comprovante de residência do proprietário do veículo;
- Certidão de Antecedentes Criminais da Justiça Federal do interessado, com validade de 60 dias;
- Certidão de Antecedentes Criminais da Justiça Estadual, com validade de 90 dias;
- Procuração com firma reconhecida válida permitindo terceiros dar entrada ou para retirar documento(s) na DPCRD/DECADE;
- Requerimento padronizado em 02 vias original e protocolo, Declaração de responsabilidade, com firma reconhecida;
- Certidão de Antecedentes Criminais da Justiça Militar, do interessado, com validade de 90 dias.
Pessoa Jurídica:
- Cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- Fotocópia da carteira de identidade do sócio (que consta no contrato social);
- Xérox do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do sócio;
- Cópia do comprovante de residência do sócio;
- Cópia do ato de constituição de pessoa jurídica;
- Certidão de Antecedentes Criminais da justiça Federal do sócio, com validade de 60 dias;
- Requerimento padronizado em 02 vias original e protocolo, Declaração de responsabilidade, com firma reconhecida;
- Certidão de Antecedentes Criminais da justiça Estadual do sócio, do foro da comarca onde o sócio reside, com validade de 90 dias, a partir da data de emissão;
- Procuração com firma reconhecida válida permitindo terceiros dar entrada ou para retirar documento(s) na DPCRD/DECADE;
- Certidão de Antecedentes Criminais da Justiça Militar do sócio, com validade de 90 dias.
Validade do CR exército
O Certificado de Registro do Exército para veículos blindados tem validade de três anos e deve ser renovado por quem comprar um veículo blindado usado. Para isso é necessário apresentar os documentos que comprovem que o veículo está regularizado.
Renovação de CR exercito pessoa física
A renovação é feita quando um veículo blindado usado é comprado. Para que ele seja regularizado, o comprador deve solicitar a autorização no SFPC da Região Militar em que ele reside, conforme o Art. 50 da Portaria nº 94-COLOG, de 16 de agosto de 2019.
2 via de Certificado de Registro de veículo blindado
Para emitir a segunda via do Certificado de Registro do Exército para veículos blindados é necessário preencher o Requerimento para Solicitação da 2ª via da Declaração de Blindagem. Os requerimentos são diferentes para pessoa física e jurídica e podem ser encontrados neste link.
Além do requerimento, a pessoa interessada na segunda via deve apresentar os seguintes documentos:
- Documento do veículo: CRV/CRLV;
- 1ª página e página do ato constitutivo comprovante de que o signatário é representante legal da empresa solicitante (para proprietário PJ);
- Documento de identificação (para proprietário PF);
- Documento de identificação do representante legal (para proprietário PJ).
Procurando informações sobre regularização?
Quer consultar os débitos do veículo?
O que é CR Exército?
O CR Exército é o documento que comprova que o veículo está liberado para ser blindado, dentro das normas estipuladas pelo Colog, Sicovab, Exército Brasileiro e as leis de trânsito nacionais.
Transferência de veículo blindado.
Para fazer a transferência de um veículo blindado, é preciso solicitar a Autorização de Transferência de Veículos Blindados. Na Portaria 94/2019 podemos ler “Art. 47. A transferência de propriedade de VAB Veículo Automotor Blindado deve ser precedida de autorização da Região Militar de vinculação do comprador do veículo”.
Por que é importante ter CR Exército?
É necessário ter o Certificado de Registro do Exército, pois a blindagem precisa constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV). Circular com veículo com características alteradas sem constar no CRV é considerada infração grave, passível de multa e 5 pontos na CNH.