Por que é preciso tirar CR exército?

O Brasil lidera o ranking de país com o maior número de veículos blindados do mundo. Segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), em 2018 o país contava com uma frota estimada em 220 mil veículos blindados. Essa frota é cinco vezes maior que o país segundo colocado, o México.

O fato é que com o aumento da violência no país, mais pessoas procuram o serviço de blindagem, porém para ter o carro blindado é preciso ter autorização do Exército, através do Certificado de Registro do Exército.

A exigência do CR vale tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica e além da permissão, é preciso blindar o veículo com o nível de blindagem adequado. Existem cinco níveis de blindagem, sendo a blindagem de nível I a mais "fraca", protegendo apenas de calibres até o .38, o nível II oferece proteção para calibres mais altos, como os encontrados no revólver 357 Magnum e pistola 9mm.

O nível III-A é o mais procurado por condutores que desejam blindar seus veículos, este oferece proteção ao disparo de qualquer arma de mão, até mesmo de submetralhadoras. A blindagem de nível III é de uso restrito no Brasil, suportando disparos até de uma AK-47, o proprietário de veículo que desejar blindar o automóvel com este nível precisa se justificar ao Exército.

O último nível é o IV, este é proibido no Brasil, sendo de uso exclusivo das Forças Armadas e chefes de Estado.

É necessário ter o Certificado de Registro do Exército, pois a blindagem precisa constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV). A mudança no CRV acontece ao levar a autorização do Exército ao Detran de registro do veículo.

Circular com veículo com características alteradas sem constar no CRV é considerada infração grave, passível de multa no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a situação ser regularizada, conforme descrito no Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)


Como tirar CR exército?

O primeiro passo para ter o CR é procurar uma empresa que seja licenciada pelo Colog (Comando Logístico do Exército Brasileiro), tanto a blindadora quanto o proprietário do veículo precisam pedir autorização do Exército para realizar a blindagem.

A blindadora deve inscrever os dados do proprietário do veículo e do automóvel no Sicovab (Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas), antes de começar o serviço de blindagem. A empresa que realizou o serviço, deve emitir um Termo de Responsabilidade.

É preciso fazer a solicitação para a Região Militar onde será feito o cadastramento das informações do automóvel no sistema de controle do Exército, essas informações também serão passadas para o Detran e Denatran.

Nesse processo será exigido a cópia do Termo de Responsabilidade, requerimento do proprietário e cópias da autorização de blindagem além do certificado de licenciamento. O veículo também passará por uma vistoria do Inmetro.

cr exercito despachante, ilustração de um carro com documento

Documentos para tirar o CR no exército

Os documentos para tirar o CR variam para pessoa física e pessoa jurídica. Confira a lista para cada um deles abaixo:

Pessoa Física:

  • Cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Xerox da carteira de identidade do proprietário do veículo;
  • Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do proprietário do veículo;
  • Fotocópia do comprovante de residência do proprietário do veículo;
  • Certidão de Antecedentes Criminais da Justiça Federal do interessado, com validade de 60 dias;
  • Certidão de Antecedentes Criminais da Justiça Estadual, com validade de 90 dias;
  • Procuração com firma reconhecida válida permitindo terceiros dar entrada ou para retirar documento(s) na DPCRD/DECADE;
  • Requerimento padronizado em 02 vias original e protocolo, Declaração de responsabilidade, com firma reconhecida;
  • Certidão de Antecedentes Criminais da Justiça Militar, do interessado, com validade de 90 dias.

Pessoa Jurídica:

  • Cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Fotocópia da carteira de identidade do sócio (que consta no contrato social);
  • Xérox do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do sócio;
  • Cópia do comprovante de residência do sócio;
  • Cópia do ato de constituição de pessoa jurídica;
  • Certidão de Antecedentes Criminais da justiça Federal do sócio, com validade de 60 dias;
  • Requerimento padronizado em 02 vias original e protocolo, Declaração de responsabilidade, com firma reconhecida;
  • Certidão de Antecedentes Criminais da justiça Estadual do sócio, do foro da comarca onde o sócio reside, com validade de 90 dias, a partir da data de emissão;
  • Procuração com firma reconhecida válida permitindo terceiros dar entrada ou para retirar documento(s) na DPCRD/DECADE;
  • Certidão de Antecedentes Criminais da Justiça Militar do sócio, com validade de 90 dias.

Validade do CR exército

O Certificado de Registro do Exército para veículos blindados tem validade de três anos e deve ser renovado por quem comprar um veículo blindado usado. Para isso é necessário apresentar os documentos que comprovem que o veículo está regularizado.

cr exercito despachante, ilustração de um documento com uma carteira

Renovação de CR exercito pessoa física

A renovação é feita quando um veículo blindado usado é comprado. Para que ele seja regularizado, o comprador deve solicitar a autorização no SFPC da Região Militar em que ele reside, conforme o Art. 50 da Portaria nº 94-COLOG, de 16 de agosto de 2019.

2 via de Certificado de Registro de veículo blindado

Para emitir a segunda via do Certificado de Registro do Exército para veículos blindados é necessário preencher o Requerimento para Solicitação da 2ª via da Declaração de Blindagem. Os requerimentos são diferentes para pessoa física e jurídica e podem ser encontrados neste link.

Além do requerimento, a pessoa interessada na segunda via deve apresentar os seguintes documentos:

  • Documento do veículo: CRV/CRLV;
  • 1ª página e página do ato constitutivo comprovante de que o signatário é representante legal da empresa solicitante (para proprietário PJ);
  • Documento de identificação (para proprietário PF);
  • Documento de identificação do representante legal (para proprietário PJ).

Procurando informações sobre regularização?

Licenciamento

Saiba mais

Placa Mercosul

Saiba mais

Blindagem de Carros

Saiba mais

Quer consultar os débitos do veículo?

Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

O que é CR Exército?

O CR Exército é o documento que comprova que o veículo está liberado para ser blindado, dentro das normas estipuladas pelo Colog, Sicovab, Exército Brasileiro e as leis de trânsito nacionais.

Transferência de veículo blindado.

Para fazer a transferência de um veículo blindado, é preciso solicitar a Autorização de Transferência de Veículos Blindados. Na Portaria 94/2019 podemos ler “Art. 47. A transferência de propriedade de VAB Veículo Automotor Blindado deve ser precedida de autorização da Região Militar de vinculação do comprador do veículo”.

Por que é importante ter CR Exército?

É necessário ter o Certificado de Registro do Exército, pois a blindagem precisa constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV). Circular com veículo com características alteradas sem constar no CRV é considerada infração grave, passível de multa e 5 pontos na CNH.

Tire todas as dúvidas
Consulte grátis

Aguarde, consultando seu documento =)