Como preencher o recibo de compra e venda do veículo

Por: Gregory Packs

Publicado em 10 de abril de 2017 | Atualizado em 30 de outubro de 2023

capa artigo sobre como preencher recibo de compra e venda de veículo- DOK

Salve, Motorista! Quando você decide comprar ou vender um veículo, é comum se deparar com uma série de procedimentos burocráticos para que tudo aconteça dentro da lei. Entre os documentos fundamentais nesse processo, está o recibo de compra e venda do veículo.

Neste artigo, vamos apresentar como preencher esse documento de forma correta, evitando problemas futuros e assegurando uma venda, ou compra, tranquila entre as partes envolvidas. Continue a leitura e acompanhe!

O que é o recibo de compra e venda do veículo?

Com certeza você já ouviu falar no recibo de compra e venda do veículo, Motorista. Esse documento também pode ser chamado de Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou, ainda, Documento Único de Transferência (DUT).

Mas, independente do nome, ele serve para mostrar que a transferência de um determinado veículo foi feita de maneira correta e segura.

Esse papel é super importante porque oficializa a troca de donos do veículo. Ou seja, é a maneira oficial de dizer que o automóvel agora pertence a outro proprietário.

Por isso, é tão importante que o vendedor preencha o recibo corretamente, enquanto o comprador precisa registrar essa mudança de propriedade nos órgãos competentes. Cada passo conta para que tudo corra bem. Veremos mais abaixo.

Por que o recibo de compra e venda é importante?

Imagine um cenário em que o recibo de compra e venda do veículo não é preenchido adequadamente. Isso pode levar a dores de cabeça indesejadas no futuro. Se o recibo não estiver corretamente preenchido e assinado, você pode estar deixando brechas para problemas.

Isso porque multas e complicações legais podem surgir, já que as autoridades podem não reconhecer a mudança de propriedade. Além disso, você pode ser responsabilizado por problemas relacionados ao veículo, mesmo após a venda.

Parece uma situação complicada, não é mesmo? Ao preencher o recibo de compra e venda de forma correta, você evita essas situações desagradáveis.


Saiba mais sobre Documentação!

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, temos outros artigos que podem te interessar. Confira:


Como preencher o recibo de compra e venda do veículo?

Preencher o recibo de compra e venda é muito mais simples do que parece. É como preencher um formulário com as informações que o próprio documento pede. Alguns desses dados são:

  • Valor da venda: Neste campo você anota o valor pelo qual o automóvel está sendo vendido.
  • Identificação do comprador: Aqui, você vai começar fornecendo as informações do comprador. Preencha com nome completo, CPF, RG e endereço de forma legível e correta. É importante que esses dados estejam precisos.
  • Identificação do vendedor: Preencha com os dados do vendedor: nome completo, CPF ou CNPJ, RG ou Razão Social (caso seja uma empresa) e endereço. Certifique-se de conferir tudo antes de prosseguir.
  • Descrição do veículo: Nesta etapa, anote a marca, modelo, ano de fabricação, placa e número do chassi do veículo. Dê uma atenção aos documentos do automóvel para ter certeza de que todas as informações estão corretas.
  • Reconhecimento de firma: Agora é hora das assinaturas. Tanto o comprador quanto o vendedor devem assinar o documento. O reconhecimento de firma é uma maneira de confirmar que as assinaturas são realmente de ambas as partes. Para isso, é só levar o CRV a um cartório e assinar na frente do tabelião.
  • Data e local: Coloque a data em que o documento está preenchido e a cidade em que isso está acontecendo a transação.
  • Autenticidade da documentação: Antes de encerrar, verifique se todas as informações estão preenchidas corretamente e se os documentos necessários estão anexados. Isso pode incluir cópias autenticadas do RG e CPF do comprador, além de um comprovante de residência.

Vale lembrar que a forma como esse processo é feito pode variar dependendo do Detran da sua região. Isso porque cada lugar pode ter suas regras. Então, antes de tudo, é bom confirmar os passos e prazos com o Detran no qual o veículo está registrado.

Perdi o meu recibo, o que fazer?

Se você perdeu o recibo de compra e venda do seu veículo, não precisa se desesperar. Mesmo em situações de perda, furto, roubo ou quando o recibo não está em boas condições, é possível obter uma segunda via. Aqui estão os passos simples para fazer isso através da plataforma do Detran SP:

  • Acesse o site do Detran SP.
  • Preencha o formulário de agendamento – é um passo necessário.
  • Siga as orientações adicionais que estão disponíveis no site.

Caso tenha perdido o recibo em outras partes do país, recomendamos visitar o site oficial do Detran do seu estado para encontrar informações sobre como solicitar a segunda via ou acesse este artigo.

Consulte a documentação do seu veículo com o DOK!

Com o DOK, você pode realizar uma consulta completa dos débitos do seu veículo em questão de minutos. Tudo o que você precisa fazer é acessar o nosso site, inserir a placa do seu veículo, juntamente à um e-mail válido e pronto!

A melhor parte? Além de facilitar a consulta, o DOK também oferece diversas opções para o pagamento de débitos. Se o seu veículo tem pendências como multas ou licenciamento atrasado, é possível parcelar em até 12 vezes no crédito e utilizar até 6 cartões diferentes para realizar o pagamento. Simples e flexível, não é mesmo?

ipva 2024

Com o DOK, você não precisa se preocupar com surpresas desagradáveis quando se trata de débitos do seu veículo.

Conclusão

Preencher o recibo de compra e venda do veículo pode parecer um processo burocrático, mas é uma etapa fundamental para garantir a segurança e legalidade da transação.

Lembre-se de que o recibo não é apenas um papel, mas sim um documento que formaliza a transferência de propriedade e protege tanto o comprador quanto o vendedor.

Além disso, o preenchimento adequado do recibo de compra e venda é uma maneira de garantir que a transferência de veículo seja tranquila e livre de obstáculos.

Perguntas Frequentes sobre RECIBO DE COMPRA E VENDA DE VEÍCULO

É possível preencher o recibo de compra e venda de forma online?

Alguns Detrans oferecem a opção de agendamento e preenchimento online do recibo. No entanto, é importante verificar as opções disponíveis no Detran da sua região.

E se o veículo for financiado, como devo fazer o preenchimento do recibo?

Caso o veículo ainda esteja sendo financiado, é fundamental comunicar à instituição financeira e seguir as orientações específicas. Geralmente, há algumas outras etapas no processo de transferência de propriedade nesses casos.



Posts relacionados