Exame psicotécnico: saiba todos os detalhes para passar no teste

Por: Gregory Packs

Publicado em 10 de novembro de 2022 | Atualizado em 12 de dezembro de 2023

Capa de artigo exame psicotécnico | DOK Despachante Descrição: imagem em preto e branco de mão segurando com firmeza lápis sobre uma folha de papel com vários riscos alinhados verticalmente.

Salve, Futuro Motorista! Ansioso para tirar habilitação e com medo de reprovar no exame psicotécnico?

Então, continue a leitura para saber tudo o que você precisa sobre a avaliação psicológica exigida pelo Detran.

O que é exame psicotécnico? 

O que é popularmente chamado de Exame Psicotécnico do Detran é, na verdade, uma avaliação psicológica composta por, pelo menos, três etapas: entrevistas, testes psicológicos e, obviamente, testes psicotécnicos.  

O psicotécnico, nada mais é que uma categoria de teste psicológico que busca compreender aspectos cognitivos, de personalidade e de habilidade técnica, ao mesmo tempo. 

ipva 2024

Obrigatórios para tirar a CNH provisória, o exame psicotécnico e outras etapas em conjunto, buscam analisar o processo que todo ser humano faz, dentro de sua cabeça, de transformar pensamento em realidade por meio de funções mentais como sensações, atenção, memória, raciocínio lógico etc.  

Complexo, não é mesmo? Por isso, é fundamental que ele seja aplicado somente por profissionais habilitados e capacitados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), além de credenciados ao Detran. Continue a leitura para entender melhor! 

Por que o exame psicotécnico para habilitação é necessário? 

Infelizmente, o Brasil é um dos recordistas mundiais em acidentes de trânsito. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2017, a principal causa de mortes de crianças entre 5 e 14 anos foi o trânsito brasileiro.

O tráfego precisa de pessoas sensatas, responsáveis e que ofereçam o menor risco possível a si mesmas e aos outros durante a condução. 

Por isso, o exame psicotécnico, entre outros exames, como o de vista, é fundamental na construção de um trânsito seguro, uma vez que conclui se a pessoa está ou não apta a dirigir defensivamente.  

Como é feito o exame psicotécnico do Detran? 

A avaliação psicológica analisa o candidato sob diversos aspectos (que serão falados mais adiante) e busca compreender desde o comportamento, a personalidade e até a noção espacial do examinado. 

O exame é feito nos consultórios de Psicologia credenciados ao Detran e possuem etapas individuais, como a entrevista e entrega do resultado, além da etapa coletiva, como o momento da realização dos testes. 

Existem normas que regem o ambiente no qual o exame psicotécnico será realizado, como número máximo de pessoas por sala, isolamento acústico nos locais de entrevista, ventilação e temperatura adequadas. 

Tudo isso serve para garantir o conforto dos avaliados e evitar que o ambiente prejudique o desempenho durante a avaliação. 

Exame psicotécnico simulado

Como dito anteriormente, o teste psicotécnico só pode ser aplicado por psicólogos habilitados pelo CFP e credenciados ao Detran. Dessa forma, não é recomendado fazer “simulados” para o exame, uma vez que não existe certo ou errado durante essa avaliação.  

Uma boa dica de treino e preparo, não só para o psicotécnico mas também para estimular o desempenho mental como um todo, é criar o hábito de passar o tempo com jogos que trabalhem raciocínio, memória, tridimensionalidade e atenção. 

Vale ressaltar que é sempre bom desconfiar de pessoas que vendem simulados ou outras soluções para o exame psicotécnico, uma vez que essa prática não é autorizada pelo Conselho de Psicologia. Mais adiante, falaremos sobre o que é avaliado durante o processo do psicotécnico do Detran.  

O que cai no exame psicotécnico?

A avaliação psicológica do Detran não é como um teste tradicional, então não dá para prever o que será questionado, pois não existe uma lista de coisas que você precisa estudar antes. 

Segundo o Conselho Regional de Psicologia, a avaliação como um todo analisa o futuro condutor de maneira integral, passando por quatro pontos principais: 

Tomada de Informação 

Aqui é analisada a maneira que o motorista ou futuro condutor capta a informação do meio, sua atenção em diferentes níveis e percepção. 

Veja alguns tópicos desse aspecto: 

  • Atenção alternada;
  • Capacidade de perceber e identificar diferenças;
  • Atenção concentrada;
  • Capacidade de perceber e interpretar sinais específicos dentro de um contexto;
  • Atenção dividida.

Processamento de Informação e Tomada de Decisão 

Basicamente, esse eixo de análise se refere à inteligência, memória e decisão.  

Se você é uma daquelas pessoas com baixa autoestima intelectual ou colecionador de boletins vermelhos, fique calma, pois não há nenhum motivo para desespero. 

Inteligência, em linhas gerais, é a capacidade de relacionar ideias, resolver problemas e de aprender, que vai muito além do sistema de pontuação escolar.  

Ou seja, o exame psicotécnico para habilitação não está nem um pouco preocupado se você tirava zero ou 10 em Matemática, mas sim em como você absorve as informações recebidas pelo meio, no caso o trânsito, e reage a elas. 

Confira alguns tópicos dentro desse aspecto: 

  • Capacidade de resolver problemas novos;
  • Capacidade de relacionar ideias;
  • Entendimento de consequências;
  • Memória em curto prazo;
  • Memória de longo prazo;
  • Orientação espacial;
  • Julgamento ou juízo crítico;
  • Tomada de decisão.

Comportamento 

Esse aspecto é analisado principalmente na entrevista, mas não deixa de ser relevante para os testes psicológicos.  

Confira alguns tópicos abordados: 

  • Tempo de reação;
  • Coordenação visual;
  • Coordenação audio-motora;
  • Capacidade de perceber se determinados comportamentos são adequados ou não em certas situações.

Traços de Personalidade 

Para saber se você e a condução de um veículo dão match, o Detran também precisa analisar diversos aspectos da sua personalidade para não correr o risco de colocá-los em um date ruim.  

Até porque, quando o assunto é trânsito, não só a sua vida, mas também a de todos ao seu redor podem correr riscos.  

Conhece o teste do risquinho? Então, é aqui que ele entra! Falaremos melhor sobre ele mais abaixo. 

Confira alguns traços que são analisados: 

  • Controle Emocional;
  • Impulsividade;
  • Ansiedade;
  • Agressividade.

Vale ressaltar que os resultados devem ser compatíveis com as exigências para condutores que exerçam atividade remunerada ou não.  

Ao contrário do que muitos pensam, a ausência de impulsividade, ansiedade e agressividade não é interessante para o trânsito. Você sabia disso?  

A avaliação psicológica busca analisar se os diferentes aspectos da sua personalidade estão equilibrados, de acordo com as regras da Resolução Nº 001/2019 do CFP. Ou seja, ela verifica se esses aspectos não estão muito intensos nem muito fracos.

infográfico sobre o que é avaliado no exame psicotécnico do Detran - DOK

Exame psicotécnico do risquinho: como funciona?

O “teste dos risquinhos” ou “teste dos pauzinhos” é o apelido carinhoso e popular do chamado exame palográfico.  

Desenvolvido na Espanha, esse teste chegou ao Brasil na década de 1970 e busca analisar traços de personalidade mais expressivos, construindo o perfil comportamental de quem faz os “risquinhos”.  

Por isso, não adianta tentar “trapacear” no psicotécnico, porque não vai dar certo. O exame procura ser um reflexo de quem você é e permite ao examinador identificar se para você, o ato de dirigir é, de fato, seguro para todos.  

Dicas para passar no exame psicotécnico 

Como dito anteriormente, a avaliação psicológica do Detran, popularmente chamada de psicotécnico, é um processo que consiste em várias etapas nas quais não existe certo ou errado.  

Por isso, o melhor a se fazer no dia do exame é manter a calma e evitar procurar métodos milagrosos e nada confiáveis na tentativa de “colar” ou burlar o teste.

Lembre-se de que você pode acabar se prejudicando na tentativa de ser aprovado a todo custo. 

Confira a seguir, algumas dicas para o momento do exame psicotécnico: 

  • Prefira roupas confortáveis;
  • Vá bem alimentado, afinal, ninguém consegue pensar direito com fome;
  • Leve uma garrafa de água e se mantenha hidratado;
  • Saia mais cedo de casa para evitar atrasos;
  • Mantenha a calma;
  • Durma bem na noite anterior;
  • Preste muita atenção às instruções dadas durante a avaliação;
  • Desligue o celular e guarde-o durante todo o exame para evitar distrações;
  • Não finja ser alguém que você não é.

Ei, Futuro Motorista! Já aproveite também para ficar por dentro de dicas para passar na prova prática do Detran! 


Saiba mais sobre Habilitação  

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Onde fazer exame psicotécnico?

Como dito anteriormente, é fundamental que a clínica de exame psicotécnico seja habilitada pelo CFP e credenciada ao Detran.

Só assim você poderá confiar no resultado do teste e ter a garantia de que o consultório segue todas as normas essenciais no processo avaliativo. Entenda, a seguir, como funciona a escolha da clínica. 

Clínica de exame psicotécnico: como escolher? 

O Detran conta com um sistema de divisão igualitária de exames psicotécnicos. Por isso, você não precisa se preocupar em escolher um consultório.   

Esse método faz a distribuição dos agendamentos, tanto psicológicos quanto médicos, de forma aleatória e impessoal dentre os profissionais credenciados pelo Detran. 

A escolha de médico e psicólogo pelo sistema é feita no momento de início do processo de habilitação ou renovação, no caso de EAR e categorias C, D e E. 

Isso é feito devido ao caráter de perícia que os exames médicos e psicológicos necessários têm para emitir a CNH, o que exige imparcialidade bastante rigorosa. 

Documentos necessários para exame psicotécnico

Para realizar o psicotécnico é necessário dar início ao processo de habilitação, renovação (somente para motoristas profissionais) ou reabilitação de CNH, caso ela tenha sido cassada. 

Além disso, é obrigatório ter em mãos, o documento de identificação pessoal com foto, como o RG, no dia da perícia psicológica. 

Infográfico sobre dicas para passar no psicotécnico -DOK

Como consultar o resultado do exame psicotécnico Detran?

Para a alegria dos ansiosos, o resultado do exame psicotécnico sai em aproximadamente 30 minutos após encerrada a avaliação. 

O psicólogo examinador faz devolutivas individuais de maneira objetiva, em sala privada com isolamento acústico, indicando se a pessoa é apta ou inapta (com possibilidade de readequação ou não) e a norteia em relação aos próximos passos.  

Além disso, o resultado deve ser arquivado junto ao protocolo dos testes e outros métodos usados, de acordo com as normas do CFP.  

O que fazer ao reprovar no exame psicotécnico? 

No caso de reprovação na perícia psicológica do Detran, é possível refazer o exame quando o resultado for de inaptidão temporária, ou seja, com possibilidade de readequação.  

Já nos casos de inaptidão, o Detran permite que o examinado conteste o resultado do exame, tanto psicológico quanto médico, a partir da entrada de recurso em 1a Instância. Saiba como neste link.  

Por quanto tempo vale o psicotécnico?  

A avaliação psicológica é feita somente durante o processo de emissão da Permissão Para Dirigir (PPD) nos casos de motoristas que não exerçam atividade remunerada. 

Já motoristas profissionais, como os de aplicativo e carreteiros,  precisam passar pela avaliação psicológica toda vez que forem renovar a CNH. 

Entretanto, isso tudo pode mudar com o Projeto de Lei 98/2015, ainda em tramitação, que visa a obrigatoriedade do exame psicotécnico para todos os motoristas a cada renovação de CNH, você sabia disso? 

Teste psicotécnico e psicológico para CNH: qual a diferença?  

Palavras parecidas às vezes nos deixam confusos, não é mesmo? Mas calma que vamos explicar melhor.  

Uma avaliação psicológica é um processo feito em várias etapas, as quais geralmente são: entrevistas e testes psicológicos, com uma finalidade específica.  

Testes psicológicos são os métodos científicos usados por profissionais da Psicologia especializados em “medir” características e buscar compreender diversos aspectos do ser humano: inteligência, nível de estresse, identificar patologias ou transtornos e entre outros. 

Já o teste psicotécnico, é um tipo de teste psicológico direcionado a entender características de personalidade e cognição junto às habilidades técnicas necessárias para desempenhar alguma função. 

Diferença entre avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental  

O exame de aptidão física e mental, também conhecido por exame médico, é realizado por um profissional especializado da medicina. 

Esse exame, além de observar condições físicas como visão, condição cardiovascular e audição, busca avaliar também aspectos neurológicos ou conflitos mentais que possam trazer risco à condução de veículos, tais como: 

  • Distúrbios de sono;
  • Desorientação ou perturbação de percepção e atenção;
  • Compreensão da realidade;
  • Controle de impulsos;
  • Indícios de uso de substâncias psicoativas.

Já a avaliação psicológica, conforme dito anteriormente, é realizada por um profissional da Psicologia especializado e visa compreender os aspectos mentais do ser humano, como cognição, inteligência e personalidade. 

ipva 2024

Conclusão

Neste artigo, você pôde entender o que é teste psicotécnico, seu histórico, como funciona, o que é avaliado, quem aplica, quem precisa fazer, como é feito, validade e importância. 

Além disso, conferiu dicas para ser aprovado no psicotécnico, documentos necessários e muito mais!  

Agora que você sabe tudo sobre o exame psicotécnico, continue acompanhando nosso blog e nos siga no YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram para ficar por dentro de mais dicas de trânsito. 

TAGS: exame psicotécnico detran / prova psicotécnico detran / teste psicotécnico detran / teste psicológico detran / exame psicológico detran / psicotécnico detran

separador | DOK Despachante

Perguntas frequentes sobre EXAME PSICOTÉCNICO

O que acontece se eu não passar no exame psicotécnico?

Se você não for aprovado no exame psicotécnico, será necessário aguardar um período determinado e então repetir a avaliação. O tempo de espera pode variar de acordo com as normas do Detran em sua região.

Qual é a finalidade do exame psicotécnico no processo de habilitação?

O exame psicotécnico no processo de habilitação tem como finalidade garantir que os candidatos estejam mentalmente aptos a conduzir veículos de forma segura.



Posts relacionados