Como funciona o exame de vista do DETRAN?

Por: Redator DOK

Publicado em 05 de dezembro de 2023 | Atualizado em 19 de dezembro de 2023

Capa Artigo Saiba tudo sobre o exame de vista do DETRAN | DOK

Salve, Motorista! Para quem enxerga um futuro brilhante na direção, o exame de vista é essencial!

Brincadeiras à parte, essa etapa da obtenção ou renovação da carteira de habilitação é de extrema importância e promove um trânsito mais seguro e fluido.

No entanto, o exame costuma gerar muitas dúvidas. Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo completo sobre o exame de vista. Valores, funcionamento e leis que regem esse teste serão alguns dos temas abordados. 

Independentemente da fase em que você se encontra como condutor, vale a pena acessar esses conhecimentos que podem, inclusive, te livrar de uma multa.

Dica de ouro

Aprenda tudo sobre o exame de vista e lembre-se de favoritar esse texto ou até mesmo enviá-lo para alguém que está prestes a conseguir ou renovar a CNH. Boa leitura! 

O que é o exame de vista do DETRAN?

Trata-se de um teste aplicado em motoristas de diversas categorias de habilitações para comprovar a sua saúde óptica. A ideia é evitar acidentes de trânsito e garantir que todos tenham uma visibilidade adequada, proporcionando ruas mais seguras.

Normalmente, o exame de vista é aplicado no momento da obtenção da primeira carteira de habilitação, na renovação dela ou a cada dez anos para pessoas com menos de 50 anos,  e a cada 5 anos para pessoas entre 50 e 70 anos.

Como é feito o exame de vista? 

O exame de vista é feito por um profissional da medicina oftalmológica. De maneira geral, é um procedimento rápido que avalia requisitos básicos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro para que um indivíduo possa dirigir.

É provável que as habilidades de distinção de cores e de foco visual (o famoso teste das letras para exame de vista) sejam analisadas, justamente para garantir que você, motorista, possa entender os semáforos ou ver carros e motos que estão distantes. 

Se for comprovada a sua capacidade de ter uma percepção do ambiente boa o suficiente, você será aprovado.

Vetor sobre como é feito o exame de vista com um oftalmologista | DOK
Vetor elaborado por Bruna Florentino | DOK

Onde fazer exame de vista do DETRAN?

O agendamento do exame de vista deve ser feito por meio dos portais oficiais da instituição. Uma vez marcado, você poderá ir ao consultório credenciado indicado para analisar se a sua visão central e periférica está adequada às normas de trânsito brasileiras. 

O médico oftalmologista responsável tem como missão garantir que você seja capaz de enxergar claramente pedestres, placas de trânsito e movimentações que possam vir a acontecer em situações reais de ruas ou rodovias.

Exame de vista para renovar CNH pode ser particular?

Apesar de ser um procedimento pago pelo motorista, o exame de vista do DETRAN não pode ser feito de maneira totalmente particular. 

É preciso verificar o site da instituição para descobrir qual é o médico oftalmologista credenciado mais próximo. Qualquer documento emitido por um profissional que não seja reconhecido poderá ser negado.


Saiba mais sobre CNH

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Exame de vista para renovar CNH: qual o valor?

É claro que você deve estar se perguntando quanto custa fazer o exame de vista do DETRAN, não é mesmo, motorista? No momento em que este artigo foi escrito, o valor no Detran- SP era de R$113,06. 

É importante ressaltar que esse número pode passar por alterações provenientes de localidades, reajustes, tarifas e adaptações do sistema legal de trânsito brasileiro.

Reprovei no exame de vista do DETRAN tenho que pagar?

Sim, mesmo que você tenha sido considerado inapto a dirigir no exame de vista, a etapa foi concluída e o pagamento deve ser feito. 

No reagendamento, o valor dependerá da sua região. Isso porque, em alguns locais, esse processo é gratuito e, em outros, é cobrada uma taxa um pouco menor do que a original.

Como se preparar para o exame de vista?

Uma ótima dica para preparar os seus olhos é manter a luz apagada. Isso vai estimular a visão noturna, bem como a abertura da pupila. Também é interessante fazer exercícios de forma revezada entre os olhos.

Motorista, lembre-se de evitar usar lentes de contato nos dias anteriores, concentre-se no momento de responder às perguntas que o médico fará e seja sincero em todos os momentos. Além disso, busque respirar e fazer exercícios de relaxamento para não ficar nervoso.

O conhecimento sobre o trânsito é sempre a melhor maneira de se sair bem em todas as etapas e obter ou renovar a sua CNH. 

Por isso, vale a pena conhecer o DOK Despachante! Temos anos de experiência em ajudar motoristas a terem uma relação melhor com o trânsito e uma condução mais segura, mantendo seus veículos sempre de acordo com as leis.

Vetor sobre o exame de vista do Detran para CNH | DOK
Vetor elaborado por Bruna Florentino | DOK

Conclusão

Motorista, neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o exame de vista Detran. Essa etapa não apenas assegura a aptidão para dirigir, mas também contribui para a construção de um trânsito mais seguro.  

Ao entender os detalhes desse procedimento, desde o agendamento até a relevância de manter a visão em boas condições, é possível se preparar adequadamente para ter sucesso no exame. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: exame de vista para renovar cnh valor, exame de vista cnh nova lei, exame de vista detran renovação, como é o exame de vista do detran


Perguntas frequentes sobre exame de vista

Como é feito o exame de vista para o Detran?

São usados aparelhos de medicina oftalmológica para testar os reflexos e a capacidade de visão central e periférica do motorista. Questões como a percepção de cores e o foco ocular também são avaliadas para promover mais segurança no trânsito.

O que reprova no exame de vista do Detran?

A baixa capacidade de identificar cores, visualizar figuras a distâncias que simulam a realidade e a falha na visão periférica. Basicamente, tudo o que indica que o motorista poderia ter dificuldades de condução na vida real são fatores decisivos para a aprovação ou reprovação.

Quais as letras que aparecem no exame de vista do Detran?

As letras que aparecem no exame de vista do DETRAN são trocadas constantemente e, por isso, não há como prevê-las. Além disso, isso iria contra as condutas éticas. A ideia do exame de vista é promover o bem-estar no trânsito e, por isso, fazer o procedimento corretamente é crucial.

Onde agendar exame de vista do Detran?

Acesse os portais online do Detran e confira as listas de médicos oftalmologistas mais próximos da sua casa. Pague a taxa e compareça no horário escolhido para fazer o seu exame de vista.



Posts relacionados