Regularizar troca de motor

Precisa trocar o motor do seu carro e quer saber como regularizar troca de motor? Antes de fazer o processo de troca é necessário ter conhecimento acerca das regras do Detran para evitar problemas futuros com a fiscalização – multas, apreensão do veículo e por aí vai.

O que pode gerar a necessidade de troca de motor?

Se você está em dúvida se o seu caso de fato se enquadra em uma das situações que demandam a troca de motor, conheça alguns dos motivos mais comuns:

  • Estragos no motor provocados por enchentes;
  • Acidentes de veículos que provoquem danos no motor;
  • Manutenção incorreta do motor que provoque danos irreparáveis.

Além disso existe a hipótese de problemas no motor oriundos de defeito de fabricação, e que podem gerar a necessidade de sua troca definitiva. Se a situação do seu veículo se enquadra em uma dessas ou em qualquer outro caso que tenha provocado o dano irreparável no motor, é necessário fazer a troca e também regularizar troca de motor no documento.

Quais as regras para a troca de motor?

Sobre as regras para a troca de motor é importante que o proprietário fique atento, pois o entendimento das normas do Contran podem variar de estado para estado. Por isso, o ideal é que antes de fazer a troca, o dono do veículo que terá o motor substituído se dirija a unidade mais próxima do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e esclareça todas as suas dúvidas.

Algumas as características do motor que não podem mudar após a troca:

  • Troca de motor a gasolina por motor a diesel em carros de passeio;
  • Aumento superior a 10% de potência do motor novo em relação ao original.

Quais os documentos necessários para regularizar troca de motor?

Você pode regularizar troca de motor pelo DOK Despachante se você for de Sorocaba-SP. Para isso, basta dar entrada aqui no site e comparecer em nosso endereço com os documentos necessários. São eles:

  • Certificado de Registro de Veículo – CRV
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV
  • Vistoria e decalque do chassi para confirmação dos dados
  • Documento de Identificação Oficial com Foto
  • CPF do proprietário

Caso você não tenha o Registro de Compra e Venda (CRV) ou tenha preenchido de forma incorreta, o DOK Despachante também faz a emissão da segunda via. É possível solicitar pelo site!

Vale lembrar que não será possível regularizar troca de motor se o veículo possuir quaisquer débitos pendentes – licenciamento, multas, IPVA, dpvat. Portanto, nesse caso, será necessário quitar tudo isso para só então dar início ao processo.

Para facilitar a sua vida, no DOK Despachante é possível quitar todos os débitos usando até 6 cartões de crédito diferentes e até 12 parcelas. Veja a seguir como consultar a atual situação do seu veículo agora mesmo, pela internet.

Como consultar a situação do seu veículo pela internet

Não é possível regularizar troca de motor se houver o registro de débitos pendentes em seu veículo. Por isso, o ideal é que uma etapa anterior a de dar entrada no processo é consultar a situação do veículo e quitar todos os débitos.

Veja o passo a passo para consultar o seu veículo pelo site do DOK Despachante:

  • Informe a Placa ou Renavam do veículo – ao acessar o site do DOK você verá logo na página inicial o campo de "Consulta de veículos". Nesse campo você deve informar a Placa ou o Renavam do carro;
  • Informe o seu e-mail – Depois de fazer a consulta do seu veículo o orçamento incluindo os débitos e taxa de serviço será enviado ao seu e-mail.
  • Escolha a forma de pagamento – Para dar continuidade ao pagamento dos débitos, é necessário que você selecione a forma de pagamento. Atualmente trabalhamos com boleto à vista ou cartão de crédito em até 12 vezes.

Depois de seguir todos os passos e o pagamento estiver devidamente aprovado no Detran, o seu documento será enviado no endereço escolhido. E com o veículo em dia você poderá dar entrada ao processo de regularizar troca de motor.

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Porque preciso regularizar o motor?

Quando houver troca de motor, troca de chassi ou qualquer alteração no motor é necessário e haja a regularização do motor.

Como regularizar motor

Aqui no DOK Despachante é possível fazer tudo sem nenhuma burocracia, é só apresentar a documentação presencialmente do escritório de Sorocaba-SP.

Quanto custa para regularizar motor

No DOK Despachante o valor é de R$250.

Quais documentos são necessários?

  1. Certificado de Registro de Veículo – CRV.
  2. Fotocópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV.
  3. Vistoria e decalque do chassi e motor para confirmação dos dados.
  4. Comprovante de residência.
  5. RG/CPF ou CNH.
Tire todas as dúvidas
Consulte grátis
GIF de Loading

Aguarde, consultando seu documento =)