Novo Volkswagen Golf: quando o modelo virá para o Brasil?
Salve, Motorista! O Volkswagen Golf, lendário no Brasil e no mundo, foi aposentado por aqui em 2020, mas continua disponível e evoluindo pela Europa.
Continue a leitura e descubra tudo sobre a história do Golf, assim como notícias sobre o possível retorno do sapão para o Brasil!
VW Golf: mais de 50 anos de história
A história do Golf começou oficialmente na Europa em 29 de março de 1974 e, desde então, o hatch vem conquistando o mundo com seu design, potência, tecnologia e dirigibilidade.
Com mais de 37 milhões de unidades fabricadas em 50 anos, o Golf é um dos carros mais vendidos da Volkswagen e um dos três modelos mais populares desde a invenção do automóvel.
No Brasil, a paixão pelo Golf começou um pouquinho mais tarde, em 1995, quando a primeira geração desembarcou por aqui, já na sua terceira fase global. Mas foi em 1999 que a história do Golf ficou ainda mais brasileira, com a inauguração da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
De lá até 2020, a fábrica produziu até a 8ª geração do hatch, com suas várias versões, em especial a GTI, conquistando os corações dos motoristas e sendo eternizada até mesmo em miniaturas da Hot Wheels de carros brasileiros.
Golf saiu de linha no Brasil?
Em 2020, a Volkswagen deu adeus à produção local do Golf, um modelo que marcou a história do automobilismo por 25 anos no Brasil.
Essa decisão pode ser resumida em: os tempos mudaram. Assim, continuar a produção do Golf por aqui não estava sendo mais lucrativo para a Volkswagen por uma série de motivos. Confira:
- Vendas do Golf em forte declínio;
- Aumento da popularidade dos SUVs;
- Alto custo de produção do modelo.
No entanto, o Golf segue rodando pelo exterior e pode ser que retorne para o Brasil em um futuro breve. E você, motorista, iria gostar desse retorno?
Enquanto o Volkswagen Golf segue aposentado em terras tupiniquins, seus fãs podem encontrar conforto com as unidades usadas que continuam disponíveis no mercado.
Saiba a melhor maneira de comprar um carro seminovo neste outro artigo do Blog.
Linha do tempo do Volkswagen Golf
Histórico e praticamente uma lenda, é claro que o Golf foi se transformando ao longo do tempo. Confira a linha do tempo com as gerações do Golfão:
Primeira geração
Lançada em 1974, a primeira geração contava com motores variando de 1.1 a 1.6. O GTI 1.6 de 110 cv foi um destaque devido ao seu desempenho. Embora tenha sido aposentada na Alemanha em 1983, a linha continuou na África do Sul, onde foi comercializada como Citigolf até 2009.

Segunda geração
De 1983 a 1991, o Golf cresceu, oferecendo mais espaço para os consumidores. Durante esse período, foi lançada a segunda geração do Golf GTI que, inicialmente, vinha equipado com um motor 1.8 de 8 válvulas e 112 cv, mas logo surgiu a opção de 16 válvulas, que alcançava 139 cv.
Além disso, foi introduzido o Golf GTI G60, equipado com um motor 1.8 de 16 válvulas e compressor volumétrico, entregando 210 cv.

Terceira geração
A terceira encarnação do Golf foi lançada na Europa em 1991, marcando uma nova fase para o hatch, e chegou ao Brasil com um pequeno atraso de 3 anos, trazendo consigo diversas opções de motores.
Dentre elas, destacavam-se o GL de 1.8 com 90 cv e o GLX de 2.0, que entregava 114 cv, oferecendo uma variedade de escolhas para os consumidores em termos de potência e desempenho.

Quarta geração
Em 1997, foi lançada a quarta geração do Golf, conhecida como “sapão” devido aos seus faróis arredondados.
Este foi o primeiro Golf a ser produzido no Brasil, logo em 1998. Os motores disponíveis incluíam opções de 1.6, 2.0 e 1.8 turbo, com potências variando de 150 cv a 193 cv.
Além disso, o “sapão” é um sucesso entre os fãs de carros rebaixados no Brasil até hoje.
Na Europa, o destaque em motorização foi a introdução do 1.9 TDI, o primeiro diesel de injeção direta da marca, amplamente elogiado na época.

Quinta geração
Durante o período de 2003 a 2008, o GTI quase decolou em sua motorização. A estreia do primeiro motor 2.0 TSI a gasolina representou um marco importante, fornecendo 200 cv de potência, acompanhado por um câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas.
Além disso, durante esse período, foi introduzido o GTI W12, um protótipo único equipado com um motor 12 cilindros em W montado na posição central traseira. Com um propulsor de 6.0 litros capaz de gerar 650 cv, fazendo o modelo atingir 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

Sexta geração
Já a sexta geração, de 2008 e 2013, conquistou reconhecimentos importantes, como cinco estrelas no teste de impacto do EuroNCAP e o título de “Carro Mundial do Ano” em 2009.
Com destaque para segurança e desempenho, o Volkswagen Golf manteve o câmbio DSG de seis velocidades, já presente em seu antecessor.

Sétima geração
A sétima geração do hatchback chegou em duas versões: o modelo esportivo GTI 2.0 e o Highline 1.4 TSI, disponível com câmbio automático de dupla embreagem de seis ou sete marchas.
Mais tarde, o câmbio de sete marchas foi substituído pelo Tiptronic automático de seis velocidades.

Oitava geração
O Golf 8, lançado em 2019, apresenta uma ampla gama de versões para atender às diferentes necessidades dos consumidores. Desde a versão econômica 1.0 TSI, ideal para quem busca economia de combustível e um preço acessível, até o esportivo GTI e R, que oferecem uma experiência de condução dinâmica e visual diferenciado.
Além disso, o Golf também inclui opções híbridas, como o GTE, que combina eficiência energética com tecnologia inovadora, proporcionando uma autonomia elétrica impressionante.

Saiba mais sobre veículos
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Novo Golf no Brasil
Considerado a evolução turbinada do Golf 8, o Novo Golf mantém a originalidade desse clássico que tanto amamos e é ideal para:
- Motoristas experientes;
- Amantes de tecnologia;
- Pessoas que valorizam o estilo.
Porém, a má notícia, motorista, é que o Novo Golf só está disponível na Europa. Embora haja estudos em andamento sobre o retorno do Golf para o mercado brasileiro, ainda não há previsão de chegada, configurações e nem preços do Volkswagen Golf 2024 no Brasil.
O que se sabe até o momento é que a Volkswagen está considerando trazer de volta a versão GTI ou a R, com maior desempenho e tração integral.
Vantagens e desvantagens do novo Volkswagen Golf 2024
Enquanto o nosso “sapão” não volta para cá, que tal conferir as vantagens e desvantagens do modelo europeu?
Conheça as principais vantagens:
- Variedade de opções de motores, desde econômicos motores a gasolina até potentes motores turbo;
- Dirigibilidade precisa e ágil;
- Interior espaçoso para passageiros e carga;
- Histórico de longa duração.
Conheça as principais desvantagens:
- Visibilidade traseira limitada devido ao design dos pilares traseiros;
- Manutenção custosa, embora o carro seja confiável.
Conclusão
Neste artigo, você pôde conhecer e relembrar a história do Volkswagen Golf no Brasil e no mundo, suas versões, além de notícias sobre o retorno do “sapão” ao Brasil, que segue ainda sem previsão.
Motorista, se você adquiriu um Volkswagen Golf ou está pensando em comprá-lo, lembre-se da importância de mantê-lo regularizado. Para fazer isso de forma prática, fácil e sem burocracia, basta acessar o site do DOK e conhecer as opções de pagamento que se adequam ao seu orçamento.
Aqui no DOK, você pode realizar o licenciamento online e ficar em dia com IPVA, multas e outros débitos veiculares sem pesar no bolso, tudo isso sem sair de casa.
Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.
Tags: volkswagen golf configurações, vr6 volkswagen golf, notícias sobre volkswagen golf
Perguntas frequentes sobre Volkswagen Golf
Os preços médios no mercado de seminovos para o Golf são: cerca R$ 70 mil a R$ 85 mil, para a versão 1.0 TSI 2020, e em torno de R$ 85 mil e R$ 100 mil, para a versão 1.6 MSI 2020.
As médias de consumo para o Golf 1.0 TSI 2020 é de 8,7 km/L, na cidade, e 11,8 km/L na estrada quando movido a gasolina.
O Volkswagen Golf 2024 apresenta novos faróis dianteiros e luzes traseiras de LED, um assistente de voz integrado, desenvolvido em parceria com a Cerence, além de interior renovado com uma nova central multimídia e motor híbrido plug-in, oferecendo cerca de 100 km de autonomia elétrica. Esse modelo não está disponível no Brasil.
Qual a sua nota para este texto?
Clique nas estrelas
Nota 0,0 / 5 de 0 avaliação
Deixe um comentário