Pista de rolamento: o que é, leis, multas e muito mais

Por: Gregory Packs

Publicado em 18 de dezembro de 2023 | Atualizado em 18 de dezembro de 2023

Capa Artigo Pista de rolamento o que é, leis, multas e muito mais | DOK

Salve, Motorista! A pista de rolamento é uma parte importante da vida no trânsito. Presentes em qualquer trajeto que conecta cidades, estados e até países, essas pistas estão lá para proporcionar segurança e bem-estar aos condutores. Ainda assim, há quem tenha dúvidas sobre como pode ser usada.

A verdade é que, com uma simples leitura, você poderá entender que a pista de rolamento é uma grande aliada na direção, desde que você saiba como usá-la e respeite as normas estabelecidas. 

Para te ajudar, elaboramos este guia que vai responder questões como “posso parar na pista de rolamento” e “quais são os tipos existentes no país”. Lembre-se de salvar este artigo para consultá-lo quando precisar e tenha uma boa leitura!

O que é a pista de rolamento?

Trata-se de uma superfície ou faixa construída para facilitar a locomoção em estruturas e vias com um fluxo intenso e contínuo de tráfego de veículos. Em termos populares, a pista de rolamento pode ser interpretada como uma rodovia ou uma estrada.

Quer manter seu veículo em dia?

Ressaltamos que essa definição pode ser alterada de acordo com o contexto. Por exemplo, em um aeroporto, a pista de rolagem define o local onde os aviões pousam e decolam. Já em uma ferrovia, trata-se dos trilhos onde passam os trens.

Para que serve a pista de rolamento?

A ideia é controlar e facilitar o movimento de veículos dos mais variados tipos em ambientes de fluxo intenso, separando-os de qualquer faixa de pedestre.

Nesses espaços, há uma série de normas indicadas para que, mesmo com diferentes cenários, tipos de carros e intenções, todos os motoristas consigam respeitar o mesmo ritmo e chegar aos seus destinos com segurança e agilidade.

Além de ser usada para viagens de trabalho e lazer, a pista de rolamento também cumpre um papel importante na nossa sociedade: garantir que alimentos, medicamentos e mercadorias em geral alcancem todas as partes do país.

Posso parar na pista de rolamento?

Vamos à pergunta de ouro: afinal, é permitido pela lei parar na pista de rolamento? A resposta é não!

Por se tratar de um trajeto com uma velocidade um pouco acima da média, o ato de parar, seja abruptamente ou não, oferece um enorme perigo para os outros veículos. Além de gerar acidentes gravíssimos, isso também pode resultar em congestionamento e até mesmo engavetamentos.

A seguir, você confere um resumo do que o artigo 182 do Código Brasileiro de Trânsito alega sobre esse tema:

Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES

Art. 182

Parar o veículo:

[…]

V – na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das demais vias dotadas de acostamento:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

[…]

Qual é a multa por parar na pista de rolamento?

Motorista, agora que você já sabe da gravidade de parar na pista de rolamento, pode estar se perguntando quais são as penalizações por isso.

Por ser considerada uma infração grave, esse ato pode gerar uma adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a aplicação de uma multa de aproximadamente R$195,23.


Saiba mais sobre multas de trânsito

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Tipos de faixa de rolamento

Como você já descobriu, a faixa de rolamento se aplica tanto a automóveis comuns, como carros e motos, quanto a ambientes mais complexos, como aeroportos e ferrovias. Conheça os tipos de faixa de rolamento:

  • Faixa de rolamento simples: envolve uma única faixa que segue em apenas uma direção;
  • Faixa de rolamento múltipla: se uma via tiver mais de uma faixa de rolamento no mesmo sentido, passa a permitir ultrapassagens, sendo da categoria múltipla;
  • Faixa exclusiva: é destinada a veículos específicos, como bicicletas ou ônibus;
  • Faixa compartilhada: é usada por vários tipos de veículos simultaneamente;
  • Faixa de conversão: serve para facilitar as manobras de veículos que farão conversões para a direita ou para a esquerda;
  • Faixa de emergência: usada para situações emergenciais, geralmente posicionada na lateral da via.
Infográfico sobre tipos de faixa de rolamento | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Levei uma multa por parar na pista de rolamento: e agora?

Se você não conhecia as regras de condução em uma pista de rolamento e acabou cometendo uma infração, não se preocupe! Existe um caminho para quitar as multas de forma rápida e muito prática.

No site do DOK Despachante, você encontrará nosso formulário de consulta, que permite a visualização de todos os débitos em aberto para o veículo. Para realizar essa consulta, basta inserir a placa do automóvel e um e-mail válido.

Depois, caso haja uma multa, você pode fazer o parcelamento em até 12 vezes, além de poder utilizar até seis cartões de crédito diferentes.

Conclusão

Motorista, como podemos ver, a pista de rolamento desempenhando um papel fundamental na fluidez do trânsito. Por isso, conhecer as normas e respeitar as regras que regem o uso dessas faixas é muito importante para assegurar a sua própria segurança e a de todos os outros condutores que estão na via.

Lembre-se, caso haja multas em aberto, conte com o DOK para quitar os débitos do seu veículo em até 12 vezes e sem precisar sair de casa. No DOK, o pagamento é simples, rápido e eficiente!

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn

Tags: quando uma pista de rolamento, divisor de pista de rolamento, multa por parar na faixa de rolamento


Perguntas frequentes sobre pista de rolamento

Pode parar na pista de rolamento?

Não pode parar na pista de rolamento. Isso é considerado uma infração grave e está passível de multa e adição de pontos na Carteira Nacional de Habilitação do motorista que ignorar as normas de tráfego nesse espaço.

O que é pista de rolamento e acostamento?

A pista de rolamento é a via destinada ao tráfego de veículos. Já o acostamento é uma via lateral e que deve ser usada apenas em casos emergenciais.

Qual é a punição por estacionar sobre a pista de rolamento?

Por ser uma infração grave, esse ato pode gerar uma adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e gerar uma cobrança de R$195,23.

Onde pagar multa por estacionar na pista de rolamento?

No DOK Despachante, uma plataforma reconhecida pelo Detran, que permite o parcelamento de multas em até 12 vezes e com diversos cartões.



Posts relacionados