Seguro RCF e sua proteção para além do básico: descubra como se proteger contra prejuízos financeiros nos casos de responsabilidade civil no trânsito

Por: Gregory Packs

Publicado em 25 de maio de 2023 | Atualizado em 19 de dezembro de 2023

Capa mostra pessoa sentada na rua em frente ao carro com capô aberto pois o veículo quebrou | DOK Despachante

Salve, Motorista! Você sabe o que é o seguro RCF? O que ele cobre? Com o que você deve se preocupar ao contratar? 

Veja tudo isso e muito mais neste artigo! 

Mas, se ainda não possui um seguro auto, confira a seguir três seguradoras que são parceiras do DOK Despachante: 

Ou, se procura especificamente o seguro de moto, acesse o artigo abaixo: 

RCF seguro: o que é? 

O Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V ou RCF) garante ao segurado que o contratou o reembolso da indenização que for obrigado a pagar em decorrência de acidentes de trânsito que causem danos corporais, materiais e morais a terceiros, desde que os acidentes tenham ocorrido de forma involuntária. 

Apesar de ser contratado, ele apenas é acionado quando o valor a ser pago superar valor do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores em Vias Terrestres (DPVAT). 

O papel do seguro RCF, como o nome indica, é tratar de assuntos que estão relacionados à responsabilidade civil, implicando, portanto, na obrigação de arcar com os prejuízos decorrentes de acidentes de trânsito não intencionais. 

Seguro RCF cobre o que? 

A cobertura RCF é dividida principalmente em três aspectos: 

Confira cada um deles nos tópicos abaixo! 

Seguro RCF em danos materiais 

O seguro RCF contra danos materiais cobre tanto o veículo do terceiro (aquele que teve o automóvel atingido) e qualquer outro veículo que também seja atingido, quanto qualquer outro objeto que venha a ser danificado, podendo ser: 

  • O muro de uma residência;
  • Postes, placas, cercas, portões;
  • Imóveis e residências.

Tudo que for material e tiver sido danificado pelo acidente que você causou será pago pela seguradora com base na indenização cobrada de você. 

Seguro RCF nos danos corporais a terceiros 

Dentro RCF, os danos corporais entram como de 2º risco. 

Portanto, primeiramente, recorre-se ao DPVAT, e se o valor a ser cobrado for maior, aí então aciona-se o seguro RCF. 

Toda pessoa atingida pelo seu veículo em um acidente de trânsito que você causou é considerada como terceiro. 

Isso inclui motoristas e passageiros de outros veículos, pedestres, cliclistas, motociclistas, enfim, todas as pessoas que estiverem fora do seu veículo. 

O Seguro RCF serve justamente para cobrir as despesas médicas, hospitalares, odontológicas, invalidez total ou parcial, e morte de pessoas.  

Danos morais no seguro auto RCF 

Os danos morais no seguro RCF é o menos contratado entre os três. 

No trânsito, ele geralmente é solicitado quando algum profissional deixa de poder ir para o trabalho por conta do acidente, mas esse pedido deve ser juridicamente justificado e comprovado. 

Apesar disso, a maioria das solicitações de indenização por danos morais é proveniente dos danos materiais e corporais provocados. 

Infográfico mostra a cobertura de danos materiais, corporais e morais do seguro RCF | DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino de Almeida | DOK Despachante

Faça a cotação do seu seguro RCF! 

Muitas seguradoras oferecem a possibilidade de contratar, junto ao seguro auto, o seguro RCF. 

Entre em contato pelo WhatsApp com o corretor de seguros do DOK Despachante e pergunte quais são as nossas seguradoras parceiras que oferecem o RCF para complementar seu seguro auto. 


Saiba mais sobre seguros 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Confira algumas dicas sobre o seguro RCF-V 

Nos tópicos abaixo, você encontra seis dicas sobre o seguro RCF, incluindo informações tanto para o segurado quanto para o terceiro. 

Confira! 

Proteja quem você ama 

Como já mencionado no decorrer do texto, o seguro RCF apenas cobre terceiros. Portanto, aqueles que estiverem dentro do veículo, como você, não podem ser indenizados. 

Além disso, familiares, pessoas que moram na mesma residência que você e pessoas de quem você depende também não são cobertas pelo seguro RCF. 

Para essas situações, é necessário contratar o seguro de Acidentes Pessoais por Passageiro (APP), que deve ser contratado separadamente. 

De quem é a culpa no acidente? 

Você apenas pode acionar o seguro RCF contratado se ultrapassar a cobertura do DPVAT e assumir a culpa como causador do acidente. 

No entanto, se você se envolver em algum acidente com um familiar ou amigo e, de forma proposital, assumir a culpa apenas para que essa(s) pessoa(s) receba(m) a indenização, tal situação configura fraude. 

Se a perícia do acidente conseguir constatar essa relação estabelecida, você perderá direito ao seguro RCF e terá de responder juridicamente por seus atos. Portanto, nunca faça isso! 

A cobertura do RCF do veículo de terceiros não tem franquia 

Ao causar um acidente de trânsito e acionar a seguradora para fazer o reparo no veículo de terceiros, não é preciso pagar sua franquia do seguro.

Porém, a situação muda quando você aciona a seguradora para reparar o seu próprio veículo, nesse caso é preciso pagar a franquia. 

Existe também outro lado dessa situação. Se você é quem foi prejudicado no acidente e o outro motorista já assumiu a culpa, caso ele se ofereça para chamar a própria seguradora, não existe obrigatoriedade nenhuma de você pagar pela franquia dele. Afinal, não foi você que causou o acidente e o transtorno. 

Deixe claro ao terceiro que ele pode escolher a oficina que quiser 

A pessoa que foi vítima de um acidente de trânsito causado por você (o terceiro) está livre para escolher qualquer oficina para fazer os reparos em seu veículo – não precisando ser uma oficina conveniada com o seguro do causador do acidente.  

No entanto, ao aceitar uma oficina conveniada pela seguradora do motorista responsável pelo acidente, o serviço oferecido recebe a garantia tanto da oficina quanto da seguradora. 

Portanto, é recomendável orientar o terceiro a fazer isso. 

Não é obrigatório fazer a indenização de perda total pela tabela FIPE 

O valor de indenização por perda total ou parcial, de acordo com a tabela FIPE, é acordado entre o segurado e a seguradora, não envolvendo o terceiro da situação. 

Isso abre margem para conversas entre as partes envolvidas, levando a possibilidade de firmar acordos para o pagamento da indenização. 

Porém, isso também pode ir para um outro lado, abrindo margem para o terceiro pedir um valor superior ao da tabela FIPE e, possivelmente, entrar com processo judicial ou extrajudicial. 

Portanto, é importante que converse com a sua seguradora e mantenha um diálogo respeitoso com o terceiro para tentar evitar que essa situação ocorra. 

Observe com atenção o valor contrato do seguro RCF 

Muitas seguradoras estipulam um valor padrão da cobertura do seguro RCF. No entanto, esse valor geralmente é muito menor do que o preço de custo dos veículos que estão em circulação. 

Portanto, verifique muito bem qual é o valor a ser coberto nos casos de acionamento, pois o valor pode não ser suficiente para cobrir todas as indenizações necessárias. 

Infográfico mostra seis dicas sobre o seguro RCF  que valem para segurados e terceiros | DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino de Almeida | DOK Despachante

Conclusão 

O seguro RCF é feito em benefício do segurado, é claro, mas também dos terceiros, já que ele cobra as idenizações por danos materiais, corporais e morais. 

Ao causar um acidente de transito e assumir a culpa, o motorista deve responder pelos processos e indenizações dos envolvidos. 

ipva 2024

Em primeiro lugar, o motorista deve recorrer ao DPVAT, e se o valor a ser coberto for maior do que é possível cobrir, deve acionar o seguro RCF, contratado com a seguradora de seu seguro auto. 

É importante mencionar que ao causar um acidente de trânsito, também é provável que se cometa alguma(s) infração(ões) e, por consequência, tenha que pagar multa(s) de trânsito. 

Se isso acontecer, acesse o site DOK Despachante e faça uma consulta dos débitos do veículo e pague tudo em até 12x no cartão. 

TAGS: o que significa rcf no seguro/ seguro rcf o que significa/ o que é rcf/ seguro rcf valor 


Perguntas frequentes sobre o seguro RCF 

O que é seguro RCF? 

O seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF ou RCF-V), como o nome indica, não é obrigatório e trata do suporte oferecido aos motoristas no pagamento de indenizações a terceiros em caso de acidentes de trânsito.

Qual a diferença entre seguro RCF e seguro APP? 

Enquanto o seguro RCF trata da indenização de terceiros, o seguro de Acidentes Pessoais por Passageiro (APP) indeniza os indivíduos que estavam dentro do veículo no momento do acidente, assim como seus respetivos familiares.

O que o seguro RCF não cobre? 

O seguro RCF não possui a mesma cobertura dos planos básicos de seguro, ou seja, não cobre roubo, furto, colisão, etc.



Posts relacionados