Adesivo anti radar: como funciona, é permitido?

Por: Matheus Packs

Publicado em 24 de janeiro de 2024 | Atualizado em 24 de janeiro de 2024

Capa Artigo Adesivo anti-radar como funciona, é permitido | DOK

Salve, Motorista! Você já ouviu falar sobre o adesivo anti radar? Esse dispositivo tem se tornado cada vez mais popular e também é conhecido como trava radar, bloqueador de radar ou película anti radar.

Esses são dispositivos que prometem bloquear ou dificultar a detecção de um veículo por radares de velocidade. No entanto, seu uso é proibido no Brasil e pode acarretar em multas e outras penalidades.

Neste artigo, vamos explicar como esses adesivos funcionam, quais são os tipos existentes, as penalidades previstas para o seu uso e porque você não deve utilizá-los. Acompanhe o conteúdo até o fim e fique por dentro dos detalhes. Boa leitura!

O que é um dispositivo anti radar?

Os dispositivos anti radar operam de diferentes maneiras, desde interferir nas ondas de rádio até impedir a leitura das informações pelo medidor de velocidade. Assim, também são conhecidos como “anti multas”.

Em resumo, esses dispositivos ilegais buscam criar uma espécie de “invisibilidade” perante os radares, permitindo que os condutores excedam limites de velocidade sem serem flagrados ao cometer uma infração.

Como funciona o aparelho anti radares?

Esses aparelhos funcionam principalmente por meio da detecção e interferência nas ondas de rádio emitidas pelos radares de trânsito. Ao captá-las, o dispositivo cria uma interferência, dificultando a leitura precisa das informações pelo radar.

Quais são os tipos de “trava radar” existentes?

É importante esclarecer que não existe um único dispositivo conhecido como “trava radar” no mercado. Atualmente, há três tipos, sendo eles:

  • Detectores baseados em banda Ka: captam as frequências mais comuns usadas pelos radares modernos;
  • Detectores baseados em banda Ku: detectam radares convencionais, mas não dos modelos mais recentes;
  • Detectores baseados em laser: identificam radares laser, a tecnologia mais avançada, mas também a mais difícil de detectar.

Abaixo, estão alguns exemplos de detectores de radar populares no mercado:

  • Escort Passport Max CI: um detector topo de linha com detecção Ka, Ku, laser e GPS integrado;
  • Cobra RAD 450: detecta Ka, Ku e laser a um preço mais baixo que os demais dispositivos;
  • Valentine One Gen5: conhecido por sua alta sensibilidade e imunidade em relação aos detectores de velocidade.
Infográfico sobre tipos de dispositivo anti radar | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Gel anti radar

O gel anti radar é um produto relativamente novo, aplicado diretamente na placa, criando uma película reflexiva que, supostamente, dificulta a leitura da mesma pelos equipamentos de fiscalização.

O dispositivo, quando exposto a essa luz, produz um forte reflexo que, em tese, ofusca a imagem da placa, tornando-a ilegível. Porém, essa “eficácia” é questionável.

Sua composição pode variar, mas muitos desses produtos contêm substâncias que afetam as propriedades das ondas de rádio, como metais e compostos químicos específicos.

Adesivo que deixa a placa invisível

Assim como o gel anti radar, os adesivos são películas aplicadas sobre as placas de veículos com o objetivo de torná-las ilegíveis para radares.

A película em questão funciona por meio de um revestimento especial que reflete a luz infravermelha emitida pelos fiscalizadores de velocidade.


Saiba mais sobre Multas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Afinal, usar dispositivo anti radar é proibido?

Sim! Usar dispositivo anti radar é ilegal no Brasil. O Artigo 230, inciso III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração gravíssima conduzir o veículo com esse tipo de equipamento, sujeita a multa e apreensão do automotor.

Multa por usar adesivo anti radar

Tendo em vista que o CTB classifica como infração gravíssima o uso de qualquer dispositivo que dificulte a identificação do veículo pelo radar, as penalidades são as seguintes:

  • Infração – gravíssima (R$ 293,47);
  • Penalidade – multa e apreensão do veículo;
  • Medida administrativa – remoção do veículo;
  • Acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como e onde pagar multa por usar bloqueador de radar?

Caso você tenha sido penalizado por usar algum tipo de dispositivo anti radar, é importante saber onde pagar a multa para evitar outras dores de cabeça por circular com o veículo irregular.

E, aqui no DOK Despachante, sabemos que os condutores jamais querem ser multados, mas imprevistos financeiros podem acontecer. Por isso, diferentemente dos bancos, permitimos o parcelamento das multas em até 12 vezes no cartão de crédito.

No site do DOK, é muito fácil regularizar as pendências do veículo. Tudo pode ser feito pela internet, diretamente da tela do seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet) ou computador, basta informar a placa do automotor e um e-mail válido.

Conclusão

Motorista, como você pôde perceber, o uso de dispositivos anti radar, como adesivos, gel e outros métodos, é uma prática proibida no Brasil.

ipva 2024

Ao criar uma “invisibilidade” perante os radares, esses dispositivos prometem facilitar a infração de limites de velocidade sem detecção. Contudo, o CTB classifica tal prática como infração gravíssima, sujeita a multa e apreensão do veículo.

E caso tenha sido penalizado, o DOK oferece a conveniência do parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, facilitando o processo de regularização das pendências.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: dispositivo anti multas , adesivo refletivo placa radar, bloqueador de radar na placa


Perguntas frequentes sobre adesivo anti radar

Como funciona o adesivo anti radar?

O adesivo anti radar funciona através de um revestimento especial que reflete a luz infravermelha emitida pelos radares, dificultando a leitura da placa.

Pode usar adesivo anti radar?

O uso de adesivo anti radar é proibido no Brasil. Conforme o CTB, é considerado infração gravíssima, sujeita a multa, apreensão do veículo, remoção e acréscimo de sete pontos na CNH.

Onde pagar multa por usar adesivo anti radar?

Caso seja multado por utilizar adesivo anti radar, é possível pagar a multa online. O DOK Despachante oferece a praticidade do parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.



Posts relacionados