Adesivo anti radar: como funciona, é permitido?

Por: Matheus Packs

Publicado em 24 de janeiro de 2024 | Atualizado em 23 de maio de 2024

Capa Artigo Adesivo anti-radar como funciona, é permitido | DOK

Salve, Motorista! Você já ouviu falar sobre o adesivo anti radar? Esse dispositivo tem se tornado cada vez mais popular e também é conhecido como trava radar, bloqueador de radar ou película anti radar.

Esses são dispositivos que prometem bloquear ou dificultar a detecção de um veículo por radares de velocidade. No entanto, seu uso é proibido no Brasil e pode acarretar em multas e outras penalidades.

Neste artigo, vamos explicar como esses adesivos funcionam, quais são os tipos existentes, as penalidades previstas para o seu uso e porque você não deve utilizá-los. Acompanhe o conteúdo até o fim e fique por dentro dos detalhes. Boa leitura!

O que é um dispositivo anti radar?

Os dispositivos anti radar operam de diferentes maneiras, desde interferir nas ondas de rádio até impedir a leitura das informações pelo medidor de velocidade. Assim, também são conhecidos como “anti multas”.

Descubra multas (mobile) [CTA]

Em resumo, esses dispositivos ilegais buscam criar uma espécie de “invisibilidade” perante os radares, permitindo que os condutores excedam limites de velocidade sem serem flagrados ao cometer uma infração.

Como funciona o aparelho anti radares?

Esses aparelhos funcionam principalmente por meio da detecção e interferência nas ondas de rádio emitidas pelos radares de trânsito. Ao captá-las, o dispositivo cria uma interferência, dificultando a leitura precisa das informações pelo radar.

Quais são os tipos de “trava radar” existentes?

É importante esclarecer que não existe um único dispositivo conhecido como “trava radar” no mercado. Atualmente, há três tipos, sendo eles:

  • Detectores baseados em banda Ka: captam as frequências mais comuns usadas pelos radares modernos;
  • Detectores baseados em banda Ku: detectam radares convencionais, mas não dos modelos mais recentes;
  • Detectores baseados em laser: identificam radares laser, a tecnologia mais avançada, mas também a mais difícil de detectar.

Abaixo, estão alguns exemplos de detectores de radar populares no mercado:

Descubra multas (mobile) [CTA]
  • Escort Passport Max CI: um detector topo de linha com detecção Ka, Ku, laser e GPS integrado;
  • Cobra RAD 450: detecta Ka, Ku e laser a um preço mais baixo que os demais dispositivos;
  • Valentine One Gen5: conhecido por sua alta sensibilidade e imunidade em relação aos detectores de velocidade.
Infográfico sobre tipos de dispositivo anti radar | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Gel anti radar

O gel anti radar é um produto relativamente novo, aplicado diretamente na placa, criando uma película reflexiva que, supostamente, dificulta a leitura da mesma pelos equipamentos de fiscalização.

O dispositivo, quando exposto a essa luz, produz um forte reflexo que, em tese, ofusca a imagem da placa, tornando-a ilegível. Porém, essa “eficácia” é questionável.

Sua composição pode variar, mas muitos desses produtos contêm substâncias que afetam as propriedades das ondas de rádio, como metais e compostos químicos específicos.

Adesivo que deixa a placa invisível

Assim como o gel anti radar, os adesivos são películas aplicadas sobre as placas de veículos com o objetivo de torná-las ilegíveis para radares.

Descubra multas (mobile) [CTA]

A película em questão funciona por meio de um revestimento especial que reflete a luz infravermelha emitida pelos fiscalizadores de velocidade.


Saiba mais sobre Multas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Afinal, usar dispositivo anti radar é proibido?

Sim! Usar dispositivo anti radar é ilegal no Brasil. O Artigo 230, inciso III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração gravíssima conduzir o veículo com esse tipo de equipamento, sujeita a multa e apreensão do automotor.

Multa por usar adesivo anti radar

Tendo em vista que o CTB classifica como infração gravíssima o uso de qualquer dispositivo que dificulte a identificação do veículo pelo radar, as penalidades são as seguintes:

Parcelar multa
  • Infração – gravíssima (R$ 293,47);
  • Penalidade – multa e apreensão do veículo;
  • Medida administrativa – remoção do veículo;
  • Acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como e onde pagar multa por usar bloqueador de radar?

Caso você tenha sido penalizado por usar algum tipo de dispositivo anti radar, é importante saber onde pagar a multa para evitar outras dores de cabeça por circular com o veículo irregular.

E, aqui no DOK Despachante, sabemos que os condutores jamais querem ser multados, mas imprevistos financeiros podem acontecer. Por isso, diferentemente dos bancos, permitimos o parcelamento das multas em até 12 vezes no cartão de crédito.

No site do DOK, é muito fácil regularizar as pendências do veículo. Tudo pode ser feito pela internet, diretamente da tela do seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet) ou computador, basta informar a placa do automotor e um e-mail válido.

Conclusão

Motorista, como você pôde perceber, o uso de dispositivos anti radar, como adesivos, gel e outros métodos, é uma prática proibida no Brasil. 

Descubra multas (mobile) [CTA]

Ao criar uma “invisibilidade” perante os radares, esses dispositivos prometem facilitar a infração de limites de velocidade sem detecção. Contudo, o CTB classifica tal prática como infração gravíssima, sujeita a multa e apreensão do veículo.

E caso tenha sido penalizado, o DOK oferece a conveniência do parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, facilitando o processo de regularização das pendências.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: dispositivo anti multas , adesivo refletivo placa radar, bloqueador de radar na placa

Descubra multas

Perguntas frequentes sobre adesivo anti radar

Como funciona o adesivo anti radar?

O adesivo anti radar funciona através de um revestimento especial que reflete a luz infravermelha emitida pelos radares, dificultando a leitura da placa.

Pode usar adesivo anti radar?

O uso de adesivo anti radar é proibido no Brasil. Conforme o CTB, é considerado infração gravíssima, sujeita a multa, apreensão do veículo, remoção e acréscimo de sete pontos na CNH.

Onde pagar multa por usar adesivo anti radar?

Caso seja multado por utilizar adesivo anti radar, é possível pagar a multa online. O DOK Despachante oferece a praticidade do parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.



Posts relacionados