Como pagar IPVA pela internet?

Por: Gregory Packs

Publicado em 26 de novembro de 2020 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

como pagar ipva pela internet homem pagando online

Salve, Motorista! O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve ser pago todo começo do ano por todos os proprietários de veículos terrestres.

Sem o pagamento desse imposto, o proprietário não consegue fazer o licenciamento do veículo, o que causa irregularidade, resultando em penalidades para o condutor.

Quer saber como pagar o IPVA pela internet? Continue lendo esse artigo e saiba mais!

Primeiro passo: como consultar o IPVA pela internet

Muitas pessoas atribuem, de forma errada, o IPVA ao Detran, como se esse tributo fosse de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito. Porém, o imposto é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

ipva 2024

Por conta dessa confusão, existe uma aba no site do Detran dedicada ao IPVA, mas não é possível fazer a consulta nesse portal. Ao clicar na opção para saber mais sobre débitos ou isenção, você é direcionado para a página da Secretaria da Fazenda.

Continue a leitura para saber como fazer a consulta pelo portal da Sefaz. E logo no próximo tópico você já fica sabendo como fazer a consulta pelo DOK Despachante.

Consultar IPVA com DOK Despachante Grátis

Com o DOK Despachante você pode fazer sua consulta de IPVA de forma grátis, prática e rápida.

Para isso, acesse nossa página de IPVA e preencha o formulário de consulta usando a placa do carro ou o número do Renavam. Confira o passo a passo a seguir:

  • No formulário, insira a placa ou Renavam do veículo;
  • Depois, insira um e-mail válido e clique em Consulte Grátis;
  • Visualize seus débitos na coluna da esquerda;
  • Escolha como deseja pagar, na coluna da direita.

Além de consultar seu IPVA, você pode consultar todos os débitos do seu veículo e fazer o pagamento em até 12 vezes!

Consultar IPVA no site da Secretaria da Fazenda

O IPVA é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda e é possível fazer a consulta por meio do portal online. Para isso, é só acessar o site da Sefaz do estado em que o automóvel está registrado.

No caso do estado de São Paulo, basta acessar o Portal da Fazenda para ter mais informações sobre o Imposto, ou na Calculadora da Fazenda para fazer sua consulta. Use o número do Renavam e a placa do veículo a ser consultado.

Como pagar IPVA 2024 pela internet

Existem meios de fazer o pagamento do IPVA on-line. O pagamento pode ser feito através do internet banking, se o proprietário do veículo for correntistas em um dos bancos credenciados.

Os bancos autorizados a receber o pagamento do IPVA são:

  • Bancoob;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Daycoval;
  • Itaú Unibanco;
  • Mercantil do Brasil;
  • Rendimento;
  • Safra;
  • Santander.

Vale ressaltar que os bancos autorizados podem mudar conforme o estado!

Para aqueles que não são correntistas dos bancos credenciados, mas querem realizar o pagamento on-line, no DOK é possível!

Para isso, é só realizar sua consulta gratuita no nosso site e escolher a forma de pagamento, que pode ser realizado em até 12 vezes.

Confira como consultar e pagar o IPVA pelo aplicativo do DOK no link!

Como pagar IPVA com cartão de crédito pela internet

De acordo com a Resolução nº 736 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é possível fazer o pagamento do IPVA com cartão de crédito.

Esse serviço fica por conta das empresas credenciadas para oferecer essa modalidade de pagamento ou dos despachantes credenciados.

Essa forma de pagamento será acrescida de juros. A taxa de juros vai depender da empresa.

No DOK, além de poder parcelar em até 12 vezes, você também pode usar até 6 cartões de crédito diferentes!


Saiba mais sobre IPVA

Para saber mais sobre IPVA, acesse os links abaixo:


Como baixar o IPVA pela internet

É possível emitir o boleto do IPVA pelo site oficial da Secretaria da Fazenda. Confira o passo a passo:

  • Primeiro de tudo, esteja com os documentos do veículo em mãos;
  • Acesse o site oficial da Secretaria da Fazenda;
  • Escolha a opção ‘IPVA’, localizado no lado direito da tela;
  • Selecione a opção ‘Consulta de Débitos’;
  • Preencha com atenção os campos solicitados;
  • Clique em ‘Consultar’;
  • Agora é só clicar em ‘imprimir boleto’.

Apesar do juros, o parcelamento por empresas ou despachantes credenciados é uma boa saída para quem precisa parcelar o imposto em mais de três vezes, que é o oferecido pelo governo.

Lembre-se de prestar atenção na hora de acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado correto.

Como imprimir meu IPVA pela internet

Após o pagamento do IPVA o condutor terá acesso ao seu CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que em 2020 passou a ser digital para o estado de São Paulo.

Agora, os condutores terão duas opções de como apresentar esse documento. Ele pode ser apresentado de forma digital, que ficará disponível no próprio smartphone do condutor, ou quem preferir pode imprimir o CRLV em uma folha A4 comum.

Para usar o CRLV Digital, o condutor deve ter o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito baixado no smartphone.

Para imprimir o CRLV, é preciso acessar o Portal de Serviços Denatran, clicar em “meus veículos”, acessar a conta e clicar na palavra CRLV Digital para imprimir o documento.

Por fim, também existe a opção de solicitar a opção impressa na hora de fazer seu pedido com a gente, você recebe o documento impresso em um lindo papel timbrado.

Documento CRLV-e impresso em carteira personalizada DOK Despachante

Como parcelar IPVA atrasado pela internet

Perdeu o prazo para o pagamento do IPVA e não vai conseguir quitar a dívida de uma só vez? Não se preocupe!

Aqui no DOK Despachante você pode parcelar seu IPVA atrasado em até 12 vezes, usando até 6 cartões de crédito diferentes ou com uma entrada no boleto bancário e o parcelamento do restante.

Faça a consulta grátis no nosso site e veja qual a melhor forma de pagamento para você.

ipva 2024

Conclusão

Motorista, como você pôde notar, manter o seu IPVA em dia é muito importante! A falta de pagamento pode causar penalidades, como multas, além de te impedir de realizar o licenciamento anual.

Para evitar dor de cabeça, após consultar o calendário de IPVA do seu estado, escolha o meio pelo qual você deseja realizar o pagamento, seja pelo portal da fazenda estadual ou por despachantes credenciados, como o DOK.

Por último, depois do pagamento, não se esqueça que é possível emitir e imprimir o boleto do IPVA. Contudo, também é possível apresentar o documento por meio do seu próprio smartphone!

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn



Perguntas Frequentes

Como pagar o IPVA pela internet?
É possível pagar o IPVA por meio de internet banking, caso o condutor seja correntista de algum banco credenciado. Caso essa não seja sua situação, também dá para quitar o imposto por meio de um despachante on-line, como o DOK.
Como pagar IPVA atrasado pela internet?
Para pagar o tributo atrasado é necessário acessar o portal de consulta de IPVA do seu estado e emitir um novo boleto, também é possível pagar a tarifa em despachante on-line, como o DOK.
Como baixar o IPVA pela internet?
Para baixar o boleto do ipva, basta acessar o portal de consulta do tributo do seu estado, preencher os campos com o Renavam e placa do veículo, realizar a consulta e por fim baixar o boleto.
Posts relacionados