Como calcular o IPVA em 2021?

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 22 de abril de 2021 | Atualizado em 14 de junho de 2021

como calcular o ipva Dok Despachante capa blog

Saber como calcular o IPVA é fundamental para ter certeza de que está pagando o valor correto do Imposto, além de ficar a par do que realmente está sendo cobrado e é sobre isso que falaremos neste artigo, mas antes é importante saber o que é o IPVA.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto cobrado anualmente pelo governo estadual e todos os proprietários de automóvel terrestre devem pagar a taxa no começo de cada ano. O IPVA foi criado em 1986 para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), que tinha como objetivo fazer melhorias nas ruas e estradas do país.

Diferente da TRU, o dinheiro arrecadado com o IPVA não é destinado inteiramente para melhorias das vias públicas do Brasil, o valor arrecadado é dividido entre o estado e o município em que o veículo está registrado.

O principal objetivo desse Imposto é a manutenção de serviços de segurança, saúde, educação e transporte, relacionados com o trânsito e vias municipais e estaduais do país.

como calcular o ipva Dok Despachante infografico

Afinal, como calcular o valor do IPVA?

Para calcular o IPVA é preciso saber o valor venal do veículo na tabela FIPE e a porcentagem da alíquota em seu estado. O cálculo é a multiplicação desses dois valores.

No sudeste o valor da alíquota costuma ser mais alto, por ter um número maior de veículos circulando nas vias públicas, o que faz com que o valor do Imposto também seja mais alto que nos demais estados.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consultar IPVA

Parcele seu IPVA
em até 12x

Ao pesquisar o valor venal do veículo na tabela FIPE é necessário preencher os campos com o tipo de veículo, modelo, versão e ano.

O que é tabela FIPE?

A tabela FIPE foi criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, com o intuito de ajudar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

IPVA atrasado? Parcele em até 12 vezes com 6 cartões diferentes.

Os dados da tabela são baseados nos preços de carros, caminhões e motos de todo território brasileiro, envolvendo veículos novos, seminovos e usados. A tabela é atualizada todo mês.

Além de servir de parâmetro para o valor cobrado na hora de vender um veículo, a tabela FIPE também é usada na para o cálculo de seguros e tributos, como o IPVA.

Tabela de alíquotas do IPVA 2021 por estado

Alíquota é a porcentagem estipulada por cada estado e que pode variar de acordo com o tipo de combustível e modelo do veículo. Essa porcentagem é utilizada, junto com o valor venal do veículo, para fazer o cálculo do IPVA.

Confira a tabela da média das alíquotas de cada estado abaixo:

EstadosPorcentagem
São Paulo4%
Rio de Janeiro4%
Minas Gerais4%
Goiás3,75%
Distrito Federal3,5%
Mato Grosso do Sul3,5%
Paraná3,5%
Alagoas3%
Amazonas3%
Amapá3%
Pernambuco3%
Rio Grande do Norte3%
Rio Grande do Sul3%
Roraima3%
Bahia2,5%
Ceará2,5%
Maranhão2,5%
Pará2,5%
Paraíba2,5%
Piauí2,5%
Sergipe2,5%
Acre2%
Espírito Santo2%
Mato Grosso2%
Rondônia2%
Santa Catarina2%
Tocantins2%

Como calcular o IPVA 2021?

Como citado nos tópicos acima, o cálculo para saber o valor do IPVA é feito pela multiplicação do valor venal do veículo, estipulado pela tabela FIPE, e a porcentagem da alíquota.

O valor da alíquota, além de mudar de estado para estado, também pode sofrer alterações de acordo com o modelo do automóvel. Para saber o valor exato do modelo do seu veículo no seu estado é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Existe diferença em como calcular o IPVA 2020 ou 2021?

Não há diferença em como calcular o IPVA de 2020 para 2021, já que a fórmula para o cálculo é a mesma. O que muda é a porcentagem da alíquota que sofreu alterações de um ano para o outro.

Existe diferença em como calcular o IPVA do carro e da moto?

Mais uma vez, não existe diferença entre o cálculo de IPVA para carro para os IPVA de moto, o que muda é o valor da alíquota. Essa variação de valor vai de 1% até 6%. Normalmente, para carros, a variação é de 2% a 4% e, para motos, a diferença é bem significativa, sendo de 1% a 6 %.

Como calcular IPVA com Renavam?

Para calcular o IPVA usando o número de Renavam do veículo, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado ou fazer este serviço por um despachante credenciado, como o DOK.

Basta preencher o campos necessários com o número do Renavam e demais informações referentes ao veículo.

O que é a Calculadora de IPVA da SEFAZ?

A Calculadora de IPVA da Secretaria da Fazenda é uma ferramenta que fica disponível no site da SEFAZ para que o usuário tenha acesso ao valor do IPVA de forma rápida e prática. Para utilizá-la o usuário deve informar o número de Renavam e a placa do veículo.

O valor do IPVA aparece atualizado, e em casos de atraso já aparece com o juros. Confira a calculadora clicando aqui.

E os juros do IPVA atrasado, como posso calcular?

Em São Paulo, é aplicado 0,33% de juros por dia, quando o atraso chega a 60 dias, a porcentagem do juros é congelada em 20% do valor do imposto.

Porém, o não pagamento do IPVA pode acarretar em Dívida Ativa e nesse caso, a porcentagem sobe de 20% para 40% do valor do imposto para os inscritos até outubro de 2017. Para quem se inscreveu após essa data, a porcentagem sobe para 100%.

Quem está isento de pagar o IPVA em 2021?

Desde 1998 existem casos onde alguns proprietários recebem o direito à isenção de pagamento do IPVA, de acordo com algumas categorias. Essas categorias são: proprietários de veículos em uso para prestação de veículos, como táxis e transportes, ônibus fretado e transporte escolar, deficientes físicos e entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático.

Existe também a isenção por ano de fabricação do veículo. Em alguns estados, o veículo precisa ter sido fabricado 20 anos atrás, em outros, 10 anos.

Os PCDs que desejam fazer uso do direito de isenção devem apresentar um laudo médico, com assinatura do responsável onde foi realizado o exame ao órgão de trânsito responsável. A isenção para PCD é garantida por lei, desde 1995, e tem validade até dezembro de 2021. A Lei 8.989, foi criada para facilitar a locomoção de pessoas com restrições para realizar movimentos básicos, como dirigir ou se deslocar por outros meios.

Onde é utilizado o dinheiro arrecadado do IPVA?

De todo o valor arrecadado, 20% é direcionado ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). 40% vai para o estado e os 40% restantes vai para o município em que o veículo está registrado.

Onde consultar o IPVA gratuitamente?

O IPVA pode ser consultado gratuitamente no site do DOK Despachante, basta acessar a página de consulta de IPVA e informar a placa ou Renavam do veículo e clicar em “Consulte Grátis”. Com esse mesmo processo é possível consultar todos os débitos que o veículo possui.

Também é possível fazer a consulta pelo site da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado. Para descobrir o endereço eletrônico, basta seguir a estrutura: www.fazenda.[seu estado].gov.br e utilizar a sigla de seu estado no lugar de [seu estado]. Por exemplo, para o estado de São Paulo, o link ficaria: www.fazenda.sp.gov.br

IPVA atrasado? Parcele em até 12 vezes com 6 cartões diferentes.

Saiba mais sobre documento do veículo

Confira os artigos abaixo para saber mais sobre documento do veículo.

TAGS: como calcular o valor do ipva mg / como calcular o ipva rj / como calcular o ipva em sc / como calcular o ipva em sp / como calcular o ipva rs / como é calculado o ipva em goias / como calcular o ipva pr / como calcular o ipva df



Posts relacionados
ciclomotor Dok Despachante capa
Tudo sobre ciclomotor

Existe um debate entre os apaixonados pelos veículos de duas rodas sobre ciclomotor ser ou não considerado motocicleta. A verdade […]

Leia mais…