Saiba o que é o Renach e como consultar

Por: Gregory Packs

Publicado em 16 de junho de 2020 | Atualizado em 12 de dezembro de 2023

Capa de artigo sobre o que é o Renach | DOK Despachante

Salve, Motorista! Além da Permissão para Dirigir (PPD) e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), todo condutor terá o registro Renach, que ainda causa certa dúvida quanto à sua relação com os principais órgãos de trânsito. 

O Renach apresenta todas as informações sobre o motorista dentro de um sistema unificado. Para entender a sua importância, continue a leitura e saiba tudo o que é registrado em seu cadastro. 

O que é Renach? 

O significado de Renach é o Registro Nacional de Condutores Habilitados. Esse registro é um banco de dados com todo o histórico de cada motorista, que contém informações como: 

  • Resultados dos exames que o candidato é submetido para tirar a habilitação;
  • Informações pessoais, como mudança de endereço e estado civil;
  • Informações da CNH;
  • Penalidades e pontos.

Assim que o motorista dá entrada no processo de CNH, ele já recebe um número de registro, e as informações sobre o processo de primeira habilitação começam a ser computadas. 

Para que serve o Renach? 

O Renach serve para que os órgãos responsáveis pelo perímetro – Detran, Polícia Federal etc – tenham acesso rápido a todo histórico do motorista e possam consultá-lo em um único lugar. 

Desse modo, qualquer atualização no cadastro do motorista é automaticamente atualizada e unificada aos dados já existentes. 

É por meio do Renach que o condutor pode ter sua CNH suspensa, pois o órgão autuador terá acesso a todas as infrações cometidas. 

Quem pode ter acesso ao Renach?

Confira a lei do Código de Trânsito Brasileiro sobre os órgãos e entidades responsáveis pelo acesso ao Renach: 

“Art. 7º Compõem o Sistema Nacional de Trânsito os seguintes órgãos e entidades:  

I – o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo; 

II – os Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRAN e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal – CONTRANDIFE, órgãos normativos, consultivos e coordenadores; 

III – os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; 

IV – os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; 

V – a Polícia Rodoviária Federal; 

VI – as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal; e VII – as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI.”  
 

Vale destacar que as informações do Renach não podem ser apagadas ou alteradas por nenhum órgão de trânsito, nem mesmo pelo próprio Senatran, tampouco pelos condutores. 

Onde fica o Renach na CNH? 

Achar o número do Renach na nova CNH é bem simples. Ele está localizado no verso do documento, abaixo da data de emissão, seguindo o formato: 

01234567890 (11 números)
SP123456789 (UF e nove números)

Na CNH digital, a localização do número Renach é a mesma. Ao acessar o aplicativo CNH digital, basta ir até a segunda imagem, onde constam as informações do verso. 

Em geral, o número Renach será de maior importância para os órgãos fiscalizadores do que para os próprios condutores. Seu registro diz respeito à legalidade do condutor em dirigir. 

É possível consultar o Renach pelo CPF?

Infelizmente, a consulta online pelo CPF ainda não é possível. 

Se o motorista quiser conferir algum dado referente ao seu registro, o Renach pode ser consultado com o código da CNH e outras informações diretamente pelo site do Detran de cada estado. 

Porém, a consulta do Renach online não está disponível para todos os estados, sendo necessário ir até a unidade do Detran para solicitar os dados presencialmente. 

Para saber se é possível fazer a consulta online no seu estado, siga as recomendações a seguir: 

  • Acesse o site do Detran onde seu veículo está registrado;
  • Na barra de serviços clique em “CNH” e, em seguida, em “Habilitação;
  • Vá em “Consultar as informações disponíveis” e faça o login.

Por se tratar de informações de importância das autoridades de trânsito, muitos dados do Renach ficarão ocultos para as consultas feitas pelo motorista. 

Infográfico sobre como consultar o RENACH | DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino de Almeida | DOK

Saiba mais sobre DOCUMENTAÇÃO VEICULAR 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Posso consultar licenciamento e o IPVA pelo Renach?

O Renach trata de informações referentes ao motorista e não ao veículo.

Portanto, não é possível consultar dados de licenciamento ou IPVA, bem como valores de multas recebidas. 

Estarão documentadas no Renach as penalidades aplicadas ao motorista, a quantidade de pontos e infrações cometidas, que também ficam registradas e são integradas ao Renach por meio do RENAINF (Registro Nacional de Infrações de Trânsito). 

Para acessar documentações pendentes e valores de multa, basta fazer uma consulta grátis com o DOK. 

Em nosso site, preencha o número da placa do veículo ou Renavam, informe seu e-mail e pronto! Todos os débitos relacionados ao veículo estarão disponíveis na sua tela, inclusive as pendências em atraso. 

Perdi o meu Renach, e agora? 

Outra dúvida frequente em relação ao Renach é quando há perda da CNH, pois é comum que os motoristas pensem que é necessário fazer um novo Renach. 

O Renach não é um documento, mas sim um registro de banco de dados. Nesse caso, o número Renach não é perdido. 

Cada condutor possui um único registro. Ao tirar a segunda via da sua carteira de habilitação, constará o mesmo número. 

Segunda via do Renach

Conforme já citado, Motorista, o número do Renach não é perdido, portanto, não precisa de segunda via. 

O Renach será utilizado pelo motorista para as exigências do processo da CNH, como o exame psicotécnico e início das aulas teóricas. 

Se por algum motivo o Renach impresso for danificado ou perdido, ele pode ser novamente solicitado para o atendente da autoescola, que precisará de apenas algumas informações para emitir a segunda via. 

Como dar baixa no Renach? 

O cancelamento do Renach é dado apenas em casos específicos, por exemplo, ao reiniciar o processo de primeira habilitação em outro estado ou no caso de falecimento no condutor, para evitar problemas com a utilização indevida do documento. 

A solicitação deve ser feita presencialmente no Detran, mediante um agendamento prévio online. Na maioria dos casos, o solicitante deverá preencher um requerimento e anexar com a cópia da CNH para dar entrada ao processo. 

Conclusão  

O Renach é um sistema inteligente que unifica todas as informações de cada motorista, sendo um meio de consulta muito importante para as autoridades de trânsito. 

ipva 2024

Por meio dele, é possível comprovar um bom histórico e consultar qualquer informação que poderá ser necessária no futuro. 

Além disso, existe a segurança de que as informações não podem ser alteradas propositalmente por nenhum agente ou instituição, garantindo a transparência dos dados. 

Gostou das informações, Motorista? Fique sempre informado sobre documentações e atualizações dos assuntos auto acompanhando as nossas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook e TikTok. 

TAGS: renarch/ consultar renach/ renach cnh/ renach detran/ renach significado 


Perguntas frequentes sobre RENACH 

O que é formulário Renach? 

O formulário Renach é o documento entregue pelo Detran quando o indivíduo inicia o processo de obter ou renovar a CNH, sendo necessário apresentá-lo para realizar o exame médico e a avaliação psicológica.

Como saber o meu Renach da primeira habilitação? 

O número Renach pode ser consultado na autoescola do candidato ou pelo site do Detran, caso a consulta seja disponibilizada no estado do cadastro. Ao receber a PPD ou a primeira CNH, o número Renach estará impresso no verso do documento.

Como consultar a CNH pelo Renach?

Não é possível fazer a consulta da CNH pelo Renach. Você pode acessar a CNH por meio do aplicativo CNH digital, cadastrando-se no site gov.com.

Como consultar o Renach no Detran?

Se o Detran estadual disponibilizar a consulta virtual, vá até a sessão “CHN”, depois em “Habilitação”, preencha os campos com seus dados e, em seguida, tenha acesso ao seu Renach. A consulta também pode ser feita presencialmente junto ao órgão.



Posts relacionados