Código de segurança da CNH [incluída versão Digital 2021]

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 19 de abril de 2021 | Atualizado em 19 de maio de 2021

código de segurança cnh Dok Despachante capa blog

Com a digitalização do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), houve muita confusão quanto ao código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV), isso porque para ter acesso ao CRLV digital (CRLV-e) é preciso informar o código de segurança do CRV e para ter acesso à Carteira Digital de Trânsito, é preciso informar o código de segurança da CNH.

Neste artigo iremos falar da diferença entre todos esses códigos, para que cada um deles serve, onde encontrá-los e outras informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação e sua nova versão digital. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

código de segurança cnh Dok Despachante infografico

Não confundir: código de segurança CRV ou CRLV com código de segurança CNH

Todos os documentos do veículo possuem um código de segurança, esse código, como o próprio nome diz, tem como finalidade a segurança do documento, servindo como senha que comprove a posse do documento.

No CRLV, este código recebe o nome de número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), já no CRV que é o documento que comprova a propriedade do veículo, o código fica presente logo abaixo do número do documento.

Na CNH, tecnicamente existem dois códigos de segurança, um fica na parte interna do documento e desde 2017 ganhou o formato de QR code, que valida a autenticidade da CNH, o outro código fica próximo ao código de RENACH na parte traseira do documento, esse é usado para consultar multas e pontos na Carteira com o Detran de registro do veículo.

Afinal, onde fica o código de segurança da CNH?

Como citado no tópico acima, existem dois códigos usados para fins diferentes. Se o que você precisa é realizar a consulta de multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação, o código que deve ser usado é o localizado na parte traseira do documento, no canto inferior direito ao lado da assinatura do responsável pela emissão do documento no Detran.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consulte grátis

Regularize seu documento
em até 12x

Já o código que ajuda a evitar fraudes e falsificações, além de ser utilizado para habilitar a Carteira Digital de Trânsito, fica localizado na parte interna da CNH física, em forma de QR Code.

Número de segurança da CNH na versão impressa

O número de segurança da CNH na versão impressa fica localizado na parte interna do documento e para ter acesso é preciso retirar o documento do plástico protetor e desdobrar a CNH, assim o QR code fica exposto.

Atenção: Código de segurança da CNH é diferente de número da CNH

Já vimos quais são os códigos de segurança da CNH, onde estão localizados e para que servem, porém tem outra sequência de números na Carteira de Habilitação que também gera dúvidas nas pessoas.

Esse número é o “número de registro”, também conhecido como “número da CNH”, ele funciona como um RG do documente. Ele é encontrado embaixo da foto do motorista e diferente de todos os outros números presentes no documento, que são impressos em preto, ele é impresso em vermelho.

O que é número do espelho da CNH?

O número do espelho da CNH é mais um número de identificação do documento. Este número é composto por 9 caracteres e um dígito verificador de segurança, sendo controlado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O número do espelho é encontrado na lateral da parte frontal da CNH, ele fica ao lado da foto do motorista.

Como encontrar o código de segurança CNH Digital

Para ter o primeiro acesso a CNH Digital é preciso informar o número de segurança presente na CNH física. Se a CNH física foi emitida depois de 2017 ela terá o QR Code, se foi emitida antes de 2017, o código exigido é o que fica na parte traseira do documento, em cima do número de RENACH.

Para não confundir, o número de segurança não contém letras, já o número do RENACH começa com a sigla do estado em que o veículo foi registrado.

A versão digital da CNH é idêntica a versão impressa, contendo o código de segurança em números e em QR Code. Na versão digital, o QR Code fica em uma página sozinho.

Código segurança CNH com o App CDT (Carteira Digital de Trânsito)

Com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, ficou mais prático circular com todos os documentos de porte obrigatório. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Digital fica disponível no mesmo aplicativo que a CNH Digital.

Com a praticidade de ter todos os documentos em um único lugar, ainda mais no celular que é um objeto que hoje em dia ninguém vive sem, e com a opção de acessar os arquivos mesmo estando off-line, a vida dos condutores ficou mais fácil.

Como baixar a CNH Digital e acessar o código?

Para ter acesso à CNH Digital é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, na Play Store e na Apple Store.

Após concluir o download, é preciso se cadastrar no aplicativo e habilitar a CNH Digital para ter acesso ao documento mesmo se não tiver conexão com a internet.

CNH Digital sem QR code

Desde que a CNH física deixou de ser emitida pelo Detran, quando o documento precisa ser renovado ou em casos de roubou ou furto, em que um novo documento deve ser emitido, será feito a versão digital da CNH.

Para isso, é preciso entrar no site do Detran conferir se os dados estão atualizados, pagar a taxa a esperar. Em casos de furto ou roubo, caso existe um B.O, a taxa é isenta. Quando o Detran realizar a transação de emissão da CNH com os dados do condutor, o Denatran vai encaminhar um e-mail para o condutor com o código de segurança, que permite baixar a CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Como funciona o rastreamento da CNH?

O rastreamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) era utilizado quando a CNH física demorava para chegar até o endereço do condutor que solicitou sua entrega. O prazo de entrega do Detran é de 7 dias, se o documento não chegasse dentro desse prazo, era possível fazer o rastreamento para conferir se os dados de endereço estavam corretos, se o documento foi extraviado, entre outras situações.

Para realizar o rastreamento, é necessário acessar o portal online do Detran em que o veículo está registrado, escolher a opção de rastreamento e preencher os dados necessários.

Como fazer a validação da CNH?

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponibiliza três maneiras de validar a CNH Digital, sendo elas: reconhecimento facial; com certificado digital; sem certificado digital.

Para validar com o reconhecimento facial é preciso clicar em “CNH Digital”, escolher a opção “validação pelo celular” e em seguida em “validar pelo celular”. Após esse processo, insira o CEP do endereço informado quando sua CNH foi emitida ou renovada e clique em “avançar”.

Nesse caso o aplicativo exige a leitura do QR Code da CNH física, são cinco tentativas. Em seguida será a vez de fazer o reconhecimento facial, nessa etapa o usuário terá 10 tentativas. Caso não seja possível concluir o procedimento com sucesso, o usuário deverá realizar a validação dos dados da CNH via certificado digital ou indo presencialmente ao Detran.

Quem tiver o certificado digital pode fazer a validação diretamente no site do Denatran, para isso é preciso clicar em “CNH Digital”, escolher a opção “possuindo certificado digital” e fazer o login usando o certificado. Clique em “meus dados”, preencha o formulário e clique no botão “alterar”, em seguida, para concluir a ativação, clique em “CNH Digital – Ativação”, e depois clique no botão “ativar”.

O usuário que não possui o certificado digital e não conseguir fazer a validação por reconhecimento facial deve ir ao Detran de registro do veículo para fazer a validação dos dados da CNH digital presencialmente. Após validar os dados é preciso cadastrar o documento no aplicativo, informando o número da CNH e em seguida o código de segurança da CNH, que vem impresso no documento. Após a conferência, clique no botão “OK” e, em seguida, em “baixar CNH”. O aplicativo irá pedir a criação de uma chave de acesso, um PIN de quatro números a ser utilizado para acessar o documento.

Existem novidades para a nova CNH? O código de segurança é o mesmo?

Não há diferença entre a CNH física e a digital, a validade jurídica é a mesma, os dados e o layout também são os mesmos. O que muda é apenas o fato de uma ser impressa e a outra ser digital.

Saiba mais sobre documento do veículo

Para saber mais sobre documentos obrigatórios de veículo, leia os artigos abaixo.

TAGS: número de segurança do crv / onde fica o código de segurança da cnh/ qual é o código de segurança da cnh / como descobrir o número do espelho da cnh / número da carteira de motorista



Posts relacionados