Veja como identificar o código de segurança da CNH [versão Digital 2021]

Por: Gregory Packs

Publicado em 19 de abril de 2021 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

código de segurança cnh Dok Despachante capa blog

Com a digitalização do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), houve muita confusão quanto ao código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV), isso porque para ter acesso ao CRLV digital (CRLV-e) é preciso informar o código de segurança do CRV e para ter acesso à Carteira Digital de Trânsito, é preciso informar o código de segurança da CNH.

Neste artigo iremos falar da diferença entre todos esses códigos, para que cada um deles serve, onde encontrá-los e outras informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação e sua nova versão digital. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

código de segurança cnh Dok Despachante infografico

Não confundir: código de segurança CRV ou CRLV com código de segurança CNH

Todos os documentos do veículo possuem um código de segurança, esse código, como o próprio nome diz, tem como finalidade a segurança do documento, servindo como senha que comprove a posse do documento.

No CRLV, este código recebe o nome de número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), já no CRV que é o documento que comprova a propriedade do veículo, o código fica presente logo abaixo do número do documento.

ipva 2024

Na CNH, tecnicamente existem dois códigos de segurança, um fica na parte interna do documento e desde 2017 ganhou o formato de QR code, que valida a autenticidade da CNH, o outro código fica próximo ao código de RENACH na parte traseira do documento, esse é usado para consultar multas e pontos na Carteira com o Detran de registro do veículo.

Afinal, onde fica o código de segurança da CNH?

Como citado no tópico acima, existem dois códigos usados para fins diferentes. Se o que você precisa é realizar a consulta de multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação, o código que deve ser usado é o localizado na parte traseira do documento, no canto inferior direito ao lado da assinatura do responsável pela emissão do documento no Detran.

Já o código que ajuda a evitar fraudes e falsificações, além de ser utilizado para habilitar a Carteira Digital de Trânsito, fica localizado na parte interna da CNH física, em forma de QR Code.

Número de segurança da CNH na versão impressa

O número de segurança da CNH na versão impressa fica localizado na parte interna do documento e para ter acesso é preciso retirar o documento do plástico protetor e desdobrar a CNH, assim o QR code fica exposto.

Atenção: Código de segurança da CNH é diferente de número da CNH

Já vimos quais são os códigos de segurança da CNH, onde estão localizados e para que servem, porém tem outra sequência de números na Carteira de Habilitação que também gera dúvidas nas pessoas.

Esse número é o “número de registro”, também conhecido como “número da CNH”, ele funciona como um RG do documente. Ele é encontrado embaixo da foto do motorista e diferente de todos os outros números presentes no documento, que são impressos em preto, ele é impresso em vermelho.

O que é número do espelho da CNH?

O número do espelho da CNH é mais um número de identificação do documento. Este número é composto por 9 caracteres e um dígito verificador de segurança, sendo controlado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O número do espelho é encontrado na lateral da parte frontal da CNH, ele fica ao lado da foto do motorista.

Como encontrar o código de segurança CNH Digital

Para ter o primeiro acesso a CNH Digital é preciso informar o número de segurança presente na CNH física. Se a CNH física foi emitida depois de 2017 ela terá o QR Code, se foi emitida antes de 2017, o código exigido é o que fica na parte traseira do documento, em cima do número de RENACH.

Para não confundir, o número de segurança não contém letras, já o número do RENACH começa com a sigla do estado em que o veículo foi registrado.

A versão digital da CNH é idêntica a versão impressa, contendo o código de segurança em números e em QR Code. Na versão digital, o QR Code fica em uma página sozinho.

Código segurança CNH com o App CDT (Carteira Digital de Trânsito)

Com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, ficou mais prático circular com todos os documentos de porte obrigatório. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Digital fica disponível no mesmo aplicativo que a CNH Digital.

Com a praticidade de ter todos os documentos em um único lugar, ainda mais no celular que é um objeto que hoje em dia ninguém vive sem, e com a opção de acessar os arquivos mesmo estando off-line, a vida dos condutores ficou mais fácil.

Como baixar a CNH Digital e acessar o código?

Para ter acesso à CNH Digital é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, na Play Store e na Apple Store.

Após concluir o download, é preciso se cadastrar no aplicativo e habilitar a CNH Digital para ter acesso ao documento mesmo se não tiver conexão com a internet.

CNH Digital sem QR code

Desde que a CNH física deixou de ser emitida pelo Detran, quando o documento precisa ser renovado ou em casos de roubou ou furto, em que um novo documento deve ser emitido, será feito a versão digital da CNH.

Para isso, é preciso entrar no site do Detran conferir se os dados estão atualizados, pagar a taxa a esperar. Em casos de furto ou roubo, caso existe um B.O, a taxa é isenta. Quando o Detran realizar a transação de emissão da CNH com os dados do condutor, o Denatran vai encaminhar um e-mail para o condutor com o código de segurança, que permite baixar a CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Como funciona o rastreamento da CNH?

O rastreamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) era utilizado quando a CNH física demorava para chegar até o endereço do condutor que solicitou sua entrega. O prazo de entrega do Detran é de 7 dias, se o documento não chegasse dentro desse prazo, era possível fazer o rastreamento para conferir se os dados de endereço estavam corretos, se o documento foi extraviado, entre outras situações.

Para realizar o rastreamento, é necessário acessar o portal online do Detran em que o veículo está registrado, escolher a opção de rastreamento e preencher os dados necessários.

Como fazer a validação da CNH?

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponibiliza três maneiras de validar a CNH Digital, sendo elas: reconhecimento facial; com certificado digital; sem certificado digital.

Para validar com o reconhecimento facial é preciso clicar em “CNH Digital”, escolher a opção “validação pelo celular” e em seguida em “validar pelo celular”. Após esse processo, insira o CEP do endereço informado quando sua CNH foi emitida ou renovada e clique em “avançar”.

Nesse caso o aplicativo exige a leitura do QR Code da CNH física, são cinco tentativas. Em seguida será a vez de fazer o reconhecimento facial, nessa etapa o usuário terá 10 tentativas. Caso não seja possível concluir o procedimento com sucesso, o usuário deverá realizar a validação dos dados da CNH via certificado digital ou indo presencialmente ao Detran.

ipva 2024

Quem tiver o certificado digital pode fazer a validação diretamente no site do Denatran, para isso é preciso clicar em “CNH Digital”, escolher a opção “possuindo certificado digital” e fazer o login usando o certificado. Clique em “meus dados”, preencha o formulário e clique no botão “alterar”, em seguida, para concluir a ativação, clique em “CNH Digital – Ativação”, e depois clique no botão “ativar”.

O usuário que não possui o certificado digital e não conseguir fazer a validação por reconhecimento facial deve ir ao Detran de registro do veículo para fazer a validação dos dados da CNH digital presencialmente. Após validar os dados é preciso cadastrar o documento no aplicativo, informando o número da CNH e em seguida o código de segurança da CNH, que vem impresso no documento. Após a conferência, clique no botão “OK” e, em seguida, em “baixar CNH”. O aplicativo irá pedir a criação de uma chave de acesso, um PIN de quatro números a ser utilizado para acessar o documento.

Existem novidades para a nova CNH? O código de segurança é o mesmo?

Não há diferença entre a CNH física e a digital, a validade jurídica é a mesma, os dados e o layout também são os mesmos. O que muda é apenas o fato de uma ser impressa e a outra ser digital.

Saiba mais sobre documento do veículo

Para saber mais sobre documentos obrigatórios de veículo, leia os artigos abaixo.

TAGS: número de segurança do crv / onde fica o código de segurança da cnh/ qual é o código de segurança da cnh / como descobrir o número do espelho da cnh / número da carteira de motorista



Posts relacionados