Tudo sobre CNH vencida: prazos, como renovar, multas e mais!

Por: Matheus Packs

Publicado em 22 de dezembro de 2023 | Atualizado em 17 de maio de 2024

Capa Artigo CNH vencida saiba como regularizar o documento | DOK

Salve, Motorista! Se existe um medo que atinge praticamente todos os motoristas, com certeza é o de lidar com a CNH vencida. Afinal, um pequeno descuido nos prazos pode ser suficiente para comprometer a sua situação perante as entidades de fiscalização de trânsito.

Mas, a verdade é que muito do que as pessoas acreditam sobre a CNH vencida não passam de mitos. Na prática, a regularização pode ser rápida, eficiente e econômica, desde que seja feita da maneira certa.

A seguir, falaremos um pouco sobre a CNH vencida e quais são as consequências dessa condição. Continue a leitura!

O que significa estar com a CNH vencida?

A CNH vencida ocorre quando o prazo de validade desse documento expira. Como você já deve saber, motorista, a CNH é um registro emitido por órgãos de trânsito qualificados, que atestam que um motorista tem as habilidades necessárias para conduzir veículos motorizados das categorias para as quais foi treinado e aprovado.

Recebeu multa?

No entanto, não basta passar na prova da habilitação e achar que isso te garante o direito definitivo de dirigir. Muito pelo contrário, periodicamente, você precisará comprovar que está consciente das normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e que ainda possui os reflexos necessários para dirigir de forma segura.

O intervalo entre as renovações da CNH dependerá de fatores como idade e categoria em questão. Dirigir com esse documento vencido é uma infração de trânsito e pode acarretar consequências sérias. Falaremos um pouco mais sobre isso a seguir.

Qual é o valor da multa por dirigir com CNH vencida?

Dirigir com a CNH vencida é considerado uma infração gravíssima. Esse ato é tão significativo que pode resultar na retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado para recuperá-lo.

A penalização também é grave, acarretando sete pontos na CNH e uma multa no valor de R$293,47. Com todos esses elementos reunidos, fica evidente a importância de manter-se sempre em dia com essa questão e realizar a renovação da CNH vencida antes do vencimento.

Descubra débitos

Dirigir com CNH vencida é crime?

Apesar de não ser classificado como um crime, o ato de dirigir com a CNH vencida é interpretado como uma infração gravíssima, como mencionado anteriormente, podendo resultar na perda dos direitos de condução no território nacional, de forma semelhante a dirigir sem CNH.

Caso o prazo da sua Carteira expire, pare imediatamente de dirigir. Até mesmo trajetos curtos podem acarretar penalidades.

Qual é o prazo para renovar CNH vencida?

Diferentemente do que muitos pensam, não há um tempo tolerável para dirigir com a CNH vencida. Uma vez que o prazo determinado no documento expira, o motorista deve afastar-se imediatamente do volante.

No entanto, isso não significa que a renovação de CNH seja obrigatória. Caso o condutor não tenha interesse, não precisa passar pelo processo, desde que decida não dirigir mais. Se ele mudar de ideia posteriormente, pode buscar a atualização de sua carteira.

Recebeu multa?

Então, para quem se pergunta “quanto tempo posso andar com a CNH vencida”, a resposta é: nenhum dia.

Além disso, muita gente se pergunta se CNH vencida vale como documento. Recentemente, algumas instituições passaram a aceitá-la, mas, na dúvida, é melhor ter outro registro como reserva.


Saiba mais sobre CNH

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


CNH vencida há mais de 1 ano, posso renovar?

Sim, é claro! Muita gente acha que o tempo é um impedimento para a renovação da CNH. No entanto, reforçamos que essa prática não é obrigatória. Se um motorista está com a carteira vencida, parou de dirigir e decide que deseja voltar, ele pode continuar o processo a qualquer momento.

Descubra débitos

O que não é permitido é continuar dirigindo com a CNH expirada. Se isso acontecer, o motorista estará cometendo uma infração gravíssima. A mesma resposta vale para a CNH vencida a mais de 5 anos.

É possível renovar CNH vencida pela internet?

Tentando descobrir como renovar CNH vencida online? Hoje em dia, esse processo tornou-se muito mais simples e prático, podendo, sim, ser iniciado pela internet. Veja como fazer:

  • Acesse o site do Detran da sua região;
  • Procure pela aba “CNH – Habilitação” ou similar;
  • Vá até a categoria “Renovação Online” e clique em “Acesse o Serviço”.
  • Poderá ser necessário fazer um cadastro ou o login e, então, preencher as informações solicitadas pelo portal;
  • Após o cadastramento dos dados, você poderá agendar os exames e outros processos solicitados em uma data disponível.

Vale lembrar que este processo pode variar de acordo com o portal regional de cada Detran.

Infográfico sobre se é possível renovar CNH vencida pela internet | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Onde fica o prazo de validade da CNH?

Motorista, a melhor maneira de você garantir que nunca dirigirá com a CNH definitiva ou com uma CNH provisória vencida é ficar de olho nos prazos determinados pelos órgãos responsáveis de trânsito.

Recebeu multa?

A boa notícia é que essa informação está sempre disponível para consulta, se você quiser conferi-la agora mesmo, basta pegar a sua carteira de habilitação.

Geralmente, o prazo de validade da CNH se encontra na parte frontal e está em uma posição de destaque, bem visível. É comum achar essa informação na parte inferior direita da carteira, logo ao lado da fotografia do condutor. 

Mas atenção: se o prazo está chegando, não adianta esperar ele passar para só então começar a se planejar. Até mesmo um dia de direção irregular pode ser suficiente para gerar problemas e comprometer a sua condição diante da lei.

Como pagar multa por dirigir com CNH vencida?

Motorista, se você foi penalizado com uma multa CNH vencida, o primeiro passo é quitá-la para começar a regularizar a sua situação. Para isso, acesse o site do DOK Despachante e verifique os débitos que estão em aberto para o seu veículo.

Descubra débitos

Se esta multa realmente constar nos registros, você poderá pagá-la em até 12 vezes diretamente na nossa plataforma.

Aqui no DOK é possível pagar IPVA, licenciamento e vários tipos de multas, inclusive para casos de multa sem habilitação. Não fique sem dirigir, motorista! Comece hoje mesmo a regularizar sua situação. Com o DOK é fácil, rápido e seguro! 

Conclusão

Neste artigo, podemos ver que permanecer com a CNH vencida não é apenas um inconveniente, mas uma infração gravíssima que pode resultar em penalidades sérias, como pontuação na carteira, apreensão do veículo e multa.  

Por isso, manter a CNH regularizada é fundamental. Ficar atento aos prazos estabelecidos pelos órgãos de trânsito e renovar o documento é a melhor maneira de garantir a conformidade com as normas de trânsito.  

Descubra débitos

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn.

Tags: como renovar cnh vencida, renovação cnh vencida, cnh vencida a mais de 1 ano posso renovar


Perguntas frequentes sobre CNH vencida

Qual o prazo para renovar CNH vencida?

O ideal é começar o processo ao menos 30 dias antes do vencimento. Se o prazo expirar, é preciso parar de dirigir imediatamente.

Estou com a CNH vencida há 2 anos, posso renovar?

Sim! Consulte o DETRAN local e obtenha informações sobre a renovação para o seu caso.

O que fazer com a CNH vencida?

É preciso procurar o DETRAN e verificar quais são os procedimentos indicados para a renovação. Pare imediatamente de dirigir até que a situação seja regularizada.



Posts relacionados